Com capacidade para recapar cerca de oito mil pneus mensais, investimento em Atibaia ultrapassa a casa dos milhões de reais
Texto: Eduardo Abbas / DPaschoal
Fotos: DPaschoal
Vivemos em um planeta finito, as coisas que construímos ou fabricamos tem sempre um prazo de validade. Foi assim durante séculos, quando os homens não pensavam em reaproveitar tudo aquilo que um dia já foi útil, fazendo surgir os enormes lixões e praticamente levando a população mundial ao soterramento. Desde o fim do século passado, uma atitude vem tentando mudar lentamente esse nosso destino de sermos soterrados por uma avalanche de detritos, é a chamada reciclagem, que tem no objetivo principal utilizar novamente o que um dia já foi novo em folha.
Os pontos que mais são atacados nesse novo mundo reaproveitável são os plásticos e os pneus, que antigamente, em um passado não tão distante, formavam pilhas de detritos dentro das grandes cidades. É com essa veia politicamente e socialmente correta que no dia 11 de dezembro, o Grupo DPaschoal inaugurou mais uma indústria de recapagem, desta vez, na cidade de Atibaia/SP, distante 65 km da capital paulista e estrategicamente implantada para alcançar toda a Grande São Paulo, além das regiões de Jundiaí/SP, Campinas/SP, Vale do Paraíba e Baixada Santista.
Para quem não sabe, recapagem significa dar nova vida a pneus que já foram novos e ganham uma nova banda de rodagem. Essa sobrevida não chega ao número de vidas de um gato, mas podem ser feitas três durante o tempo de utilização da carcaça do pneu. É um ponto importante para a economia do país, os pneus recuperados são dos caminhões que levam as nossas cargas pelas descuidadas estradas do Brasil, custam caro, e essa opção que a DPaschoal oferece é mais que dinheiro no bolso do caminhoneiro, é uma forma prática e inteligente de manter os caminhões sempre rodando, pois além do trabalho bem feito tem uma coisa que as outras não tem: 2 anos de garantia!
Com área construída de 1.574 m², foram investidos cerca de R$ 2 milhões para montagem e implantação da unidade que contempla o aproveitamento de luz natural, equipamentos ergonômicos em todas as etapas do trabalho para contribuir com a saúde de seus técnicos e a maior capacidade de maquinário instalada.
O Grupo, que possui mais de 30 anos de atuação nesse segmento, já atingiu a marca de dois milhões de pneus recapados e agora passa a contar com 11 indústrias recapadoras, que trabalham de modo padronizado e com todas as certificações necessárias e estabelecidas pelo INMETRO - ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001.
OS DIFERENCIAIS
Presente em mais de 120 cidades, com uma equipe de venda composta de 400 profissionais aproximadamente, a empresa atende mais de um milhão de caminhoneiros e frotistas por ano.
Para ajudar seus consumidores, há 30 anos foi desenvolvido o Serviço de Atendimento e Formação a Frota (SAFF), que oferece treinamento para o segmento de linha pesada, incluindo os veículos agrícolas. Desde sua criação, a atividade já treinou 137 mil profissionais e analisou 4,5 milhões de carcaças. O trabalho desenvolvido aborda além da educação a qualificação profissional, por meio da orientação ao frotista sobre a melhor forma de aprimorar o desempenho dos pneus e das recapagens, focando na diminuição do consumo de combustível e do custo por quilômetro rodado. Foram realizadas nestes 30 anos de serviço, 50 mil análises de frotas. Elas mostram as variáveis que influenciam o desempenho do pneu apontando o que está bom e deve ser mantido, bem como as oportunidades de melhoria da frota na gestão e utilização de pneus.
Para ajudar seus consumidores, há 30 anos foi desenvolvido o Serviço de Atendimento e Formação a Frota (SAFF), que oferece treinamento para o segmento de linha pesada, incluindo os veículos agrícolas. Desde sua criação, a atividade já treinou 137 mil profissionais e analisou 4,5 milhões de carcaças. O trabalho desenvolvido aborda além da educação a qualificação profissional, por meio da orientação ao frotista sobre a melhor forma de aprimorar o desempenho dos pneus e das recapagens, focando na diminuição do consumo de combustível e do custo por quilômetro rodado. Foram realizadas nestes 30 anos de serviço, 50 mil análises de frotas. Elas mostram as variáveis que influenciam o desempenho do pneu apontando o que está bom e deve ser mantido, bem como as oportunidades de melhoria da frota na gestão e utilização de pneus.
O SAFF analisou um milhão de pneus sucateados. A importância desta análise é mostrar os principais motivos deste sucateamento e a partir daí são traçadas as diretrizes de trabalho para prolongar a vida útil dos pneus.
Os profissionais do setor sabem que, um dos principais motivos do pneu sair de circulação de maneira antecipada são consertos mal feitos e uso de produtos de baixa qualidade. Por isso, a DPaschoal criou o conceito RecMAXX, que contém o processo PERMAFIX. Essa tecnologia alemã possui garantia permanente e de alta qualidade, fornecendo um conserto definitivo.
Outro diferencial da recapagem DPaschoal é a estrutura de treinamento, nossos profissionais são capacitados dentro da linha de produção do fabricante de bandas e pneus, acompanhando a vulcanização de todas as recapagens e garantindo uniformidade ao processo, o que resulta em melhores resultados aos clientes.
Todas as unidades do segmento possuem uma sala climatizada, onde os insumos de borracha são conservados para garantir as condições originais do produto, além um espaço reservado para realizar o serviço, a fim de não contaminar o trabalho e preservar a qualidade executada.
Outro diferencial da recapagem DPaschoal é a estrutura de treinamento, nossos profissionais são capacitados dentro da linha de produção do fabricante de bandas e pneus, acompanhando a vulcanização de todas as recapagens e garantindo uniformidade ao processo, o que resulta em melhores resultados aos clientes.
Todas as unidades do segmento possuem uma sala climatizada, onde os insumos de borracha são conservados para garantir as condições originais do produto, além um espaço reservado para realizar o serviço, a fim de não contaminar o trabalho e preservar a qualidade executada.
POLO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO EM RECAPAGEM
Com a maior capacidade de maquinário instalada diante das outras unidades, Atibaia inicialmente trabalhará em dois turnos. Segundo André Teixeira, Gerente de Recapagem da DPaschoal, a plataforma funcionará com três autoclaves e seis cavaletes de escareação, e a expectativa é atender a caminhoneiros e frotistas de toda a região de Atibaia, Campinas, Jundiaí, Baixada Santista, Vale do Paraíba e capital.
A nova planta será o Polo de Desenvolvimento Tecnológico em Recapagem da empresa e está preparada para servir aos fornecedores e parceiros, por meio do desenvolvimento de novas tecnologias, produtos e soluções para o setor. Inclusive, para 2015, já estão previstas algumas inovações em equipamentos e processos de serviço, além da operação do terceiro turno, elevando a capacidade de produção.
Teixeira explica que toda inovação da DPaschoal em recapagem será desenvolvida e avaliada nesta unidade e, se aprovada, será adotada nas demais plantas. “Com essa nova indústria, vamos nos aproximar dos clientes da região, principalmente por estarmos às margens das Rodovias Fernão Dias e Dom Pedro I, o que agilizará o tempo de entrega do serviço”, conclui.
As demais indústrias do Grupo estão distribuídas em seis estados, nas cidades de Cascavel/PR, Curitiba/PR, Canoas/RS, Ribeirão Preto/SP, Bauru/SP, São José do Rio Preto/SP, Pouso Alegre/MG, Uberlândia/MG, Duque de Caxias/RJ e Criciúma/SC.
RECAPAGEM: ALIADA DO MEIO AMBIENTE E DO FROTISTA
A recapagem é a grande aliada do frotista para economizar. “O pneu de um veículo pesado pode ser recapado, em média, duas vezes, dependendo das condições da carcaça, e a economia gerada pode representar quase 60% para o caminhoneiro. A durabilidade é similar à primeira vida do novo e a reforma deve ser vista como uma estratégia de negócio, pois gera resultado econômico, técnico e ambiental”, explica André Teixeira.
Em 2014, o Grupo DPaschoal recebeu o prêmio “Os Mais Importantes No Varejo”, na categoria sustentabilidade, devido à diversas ações, inclusive na área de recapagem. “Todos os resíduos gerados no processo de recapagem possuem uma destinação ambientalmente correta e os clientes recebem ainda um Laudo Verde, comprovando a destinação da carcaça recusada”, conclui Teixeira.
A PALAVRA DO CEO
Estive na inauguração do novo centro de recapagem e pude conhecer melhor o CEO dessa grande estrutura chamada DPaschoal. Roberto Szachnowicz é quem manda no pedaço, é um jovem com visão de futuro e grande preocupação não apenas em reformar ou vender pneus, mas formar profissionais capacitados para esse fim: Nós temos hoje três pilares de formação de profissionais diretos e indiretos. A nossa UNIVERSIDADE é onde treinamos e capacitamos todos os três mil funcionários do grupo, aqui o jovem não aprende apenas a reparar ou vender pneus, nós cuidamos da formação geral, nossos colaboradores são nosso maior bem. O segundo pilar de formação é o que chamamos de CTT, é onde o nosso profissional vai aprender todos os procedimentos, desde receber um cliente até a entrega do produto nas condições que a DPaschoal formou como padrão, e finalmente o MAXI TRAINING, que é feito com colaboradores externos, treinamos os nossos "funcionários" indiretos para dar a todos uma chance de crescer em seus segmentos.
Segundo Roberto, a prática da recapagem é necessária e importante para a economia do país, por isso, centros como esse custam em média, contando com os treinamentos, montagem das estruturas do prédio, cadeia de coleta, máquinas, preparação para o descarte ecológico das carcaças inutilizadas e restos de borracha, entre R$ 5 e R$ 10 milhões de reais. É um investimento alto, mas que garante ao grupo os mais importantes certificados de operação.
CERTIFICAÇÃO DO INMETRO
Desde 2010, os reformadores de pneus contam com um aliado para fortalecer a imagem perante o setor, e mostrar que comercializam uma atividade de qualidade e segurança. A Portaria n° 444, do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade (Inmetro), trouxe às empresas reformadoras, a obrigatoriedade de um rígido sistema de controle de processo e produto, para que se obtenha o Registro de Declaração de Conformidade de Fornecedor. O prazo para adequação se encerrou em novembro de 2012, ou seja, a partir desta data toda recapagem obrigatoriamente tem que ter o registro do Inmetro para operar.
As consequências para aqueles que não procuram a certificação obrigatória podem ser variadas. Sem a regulamentação, as unidades estão sujeitas à multas e advertências, correndo o risco de terem suas atividades suspensas. Quem corre o risco também são os consumidores, que comprarão um produto fora dos padrões exigidos, comprometendo sua segurança.
Para obter a cerificação do Inmetro e estar regulamentada perante a Portaria n° 444, a empresa deve seguir os seguintes passos: Solicitação de Abertura do Processo via web; Pagamento de Taxas e Envio de Documentos; Auditoria do Processo fabril; Teste dos Pneus em laboratório independente e pertencente à RBC; Obtenção do Registro.
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