• Segmento aventureiro vem conquistando a preferência do motorista brasileiro nos últimos quatro anos;
  • Continental expande sua linha com um modelo totalmente adaptado para as necessidades do motorista aventureiro;
  • Formada por grandes blocos estrategicamente escalonados, a banda de rodagem do ContiCrossContact™ AT reduz o nível de ruído, proporcionando ao motorista um rodar mais silencioso, com dirigibilidade e estabilidade tanto na terra como no asfalto;
  • Avançado composto empregado em sua produção assegura uma resistência superior ao desgaste, ampliando a quilometragem;

Texto: Continental e Eduardo Abbas
Fotos: Continental

A Continental, uma das maiores fabricantes de pneus do mundo, anuncia a extensão de sua linha ContiCrossContact™ AT com o lançamento de um modelo totalmente adaptado para as necessidades do motorista aventureiro que faz a opção por um veículo de uso misto. Tendo chegado ao mercado nacional em 1999, o segmento aventureiro vem apresentando um sólido crescimento no país, principalmente a partir de 2010. Apenas nesse período, o segmento comercializou aproximadamente 1 milhão de unidades no Brasil*.


O mais novo integrante do portfólio da Continental é capaz de oferecer um desempenho superior tanto no asfalto como em superfícies não pavimentadas e seu visual impactante e agressivo deixa clara a sua personalidade voltada para enfrentar e superar desafios, sejam eles urbanos ou off-road.
Os engenheiros da marca idealizaram para o ContiCrossContact™ AT uma banda de rodagem não-direcional com blocos estrategicamente escalonados. Ela reduz o nível de ruído, proporcionando ao motorista conforto, dirigibilidade e estabilidade tanto na terra como no asfalto. A banda de rodagem também foi ampliada de modo a permitir uma área maior de contato com o solo, o que se traduz em melhor distribuição de carga, maior aderência no asfalto e tração na terra, bem como em um ótimo desempenho nas curvas.
“Com a chegada do ContiCrossContact™ AT reforçamos nosso portfolio de produtos que combinam o uso misto. O diferencial tecnológico da Continental fica evidente nesse novo modelo, que consegue conciliar baixo nível de ruído com robustez, entregando um desempenho invejável tanto no asfalto como na terra. Estamos certos de que ele  será um sucesso de vendas”, comenta Renato Sarzano, diretor-superintendente da Continental Pneus para o Mercosul.


Os resultados dos expressivos investimentos realizados pela Continental em pesquisa e desenvolvimento estão refletidos nesse novo pneu, que proporciona uma maior quilometragem e grande resistência sem qualquer comprometimento do conforto. Seus ombros largos permitem um melhor escoamento da água, evitando situações de aquaplanagem, além de propiciarem uma excelente tração em estradas de terra.
Um moderno composto utilizado na produção do ContiCrossContact™ AT confere ao pneu, que tem carcaça reforçada, maior resistência ao desgaste, cortes e lacerações. A presença de grande quantidade de arestas de contato melhoram o escoamento de água e aumentam a capacidade de tração do veículo em estradas off-road e também no asfalto molhado.


O avançado desenho do ContiCrossContact™ AT faz com que seus sucos angulares gerem um efeito autolimpante na banda de rodagem, dificultando a retenção de pedras e cascalhos. Por ser plana, a banda viabiliza um maior contato do pneu com o solo e um melhor desempenho nas frenagens, oferecendo assim uma maior segurança ao condutor. Uma nervura na borda protege a roda contra ralados, revelando toda a atenção da Continental também para com os detalhes.
“Esse lançamento é muito importante para a marca, pois possibilita a nossa entrada em um segmento em expansão no país com um produto extremamente competitivo por seu equilíbrio de desempenho oferecido tanto no asfalto com na terra. Um dos grandes diferenciais do ContiCrossContact™ AT é a versatilidade. Ele proporciona um rodar silencioso tanto no uso urbano como no off-road. Com ele, o motorista realmente não precisa se limitar pelo caminho”, explica Eduardo Roveri, coordenador de produto para pneus de passeio e caminhonete da Continental Pneus para o Mercosul.


Eu fui convidado para testar essa novidade que é na verdade um novo segmento para a fabricante, a Continental parte do zero nessa nova empreitada pois não fabricava esse tipo de pneu nem atingia esse mercado. O teste consistia em se rodar com três tipos de veículos em condições extremas de cada configuração.
Foram preparados um off-road legítimo (Land Rover) um S.U.V. compacto (Duster) e um carro de passeio com características de minivan (IDEA), todos utilizando os novos pneus e por percursos previamente traçados.


No primeiro teste, com a Land Rover de tração integral, pudemos andar por uma trilha de terra solta, com subidas ingrimes, descidas desafiadoras e até colocar o carro em um ângulo de 45º. Dentro do percurso, o carro atravessou uma piscina de água com cerca de 50 cm de profundidade sem maiores problemas.


A aderência no piso molhado é tão boa quanto na terra batida ou mesmo solta, claro que, no controle da velocidade do veículo, sem abusar, a travessia é uma coisa simples e fácil, não aconteceram derrapagens nem perda de aderência do pneu com o solo.


No teste de ângulo, o pneu não se deforma, mantém as condições originais de posição e garante uma saída segura nessa situação extrema de performance.


Já com o Duster, a intenção não era ser tão radical. O objetivo era comprovar que, mesmo em veículos sem tração e com situações semelhantes ao off-road, o pneu se comporta de maneira segura e fornece toda a estabilidade exigida. Fizemos um exercício de slalon em pedras soltas e um outro onde o objetivo era acertar com os retrovisores algumas bolas de tênis penduradas em bambus.


O comportamento do carro calçado com esses novos pneus é firme e preciso, as manobras são seguras e muito dificilmente se perde o controle. A aderência em pedras soltas e em terra batida é praticamente a mesma, claro que dependendo da velocidade empregada, mas não deixa dúvidas sobre a real condição de estar sempre em contato com o solo e de forma constante.


No último teste com o IDEA, os objetivos eram verificar o nível de ruído que esse tipo de pneu tem em contato com o asfalto e, num teste mais radical, garantir que o produto em piso molhado não perde o contato com o solo e garante segurança para quem dirige.


Na primeira parte, seguimos para um slalon com cones e piso molhado. Mesmo se tratando de um carro que não prima pela estabilidade por ter uma traseira muito alta, fiz por duas vezes a passagem pelos cones com uma velocidade de 50 km/h. O carro não desgarrou na parte traseira nem perdeu a ação do volante, mesmo com o asfalto encharcado a impressão era de se estar em piso seco tamanha a aderência que o pneu oferece.


Depois passamos para o teste de frenagem em piso molhado com saída lateral à esquerda. Com uma velocidade de 70 km/h, freando no ponto indicado, o carro que tem ABS respondeu perfeitamente ao que foi exigido. A parada foi rápida e segura, sem arrastar os pneus nem perder o controle do carro, mesmo na manobra brusca.


Na volta para o ponto de partida, pude comprovar o nível de ruído que o novo pneu produz. Não é um silêncio completo, afinal trata-se de um produto para um segmento específico, mas é muito menor que o normal, não tem aquele "ronco" característico muito alto, é suave e meio abafado, mesmo andando sempre no asfalto, não acredito que isso venha a incomodar alguém que viaje no carro.


Disponível em cinco medidas nos aros 14, 15 e 16**, o ContiCrossContact™ AT é uma opção perfeita para um amplo universo de modelos produzidos por algumas das principais montadoras presentes no mercado brasileiro, entre as quais a FIAT (Palio Weekend Trekking, Weekend Adventure, Strada Trekking, Strada Adventure, Doblo Adventure, Ideia); Ford (EcoSport); e VW (Saveiro Cross, Cross Fox).
O ContiCrossContact™ AT integra a linha de pneus produzidos na fábrica da Continental na Bahia. Para conhecer em detalhes a linha completa de pneus comercializados pela Continental no Brasil através de sua rede de revendas oficiais, visite www.conti.com.br


* Fonte: projeção da Continental Pneus baseada em dados de pesquisa da ADK
** Confira as medidas disponíveis do ContiCrossContact™ AT, do aro 14 ao 16, e suas principais aplicações:


Dimensões
Aplicação
175/70R14
Linha FIAT Trekking: Palio Weekend Trekking e Strada Trekking
205/70R15
Linha FIAT Adventure: Weekend Adventure, Doblo Adventure, Ideia Adventure, Strada Adventure
205/65R15
FORD EcoSport
205/60R15
VW Cross: Saveiro Cross, Cross Fox
205/60R16
Novo Ford EcoSport, FIAT Weekend Adventure