O carro da montadora japonesa
entrega o que se compra: economia, conforto e tecnologia
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Honda
JĂ¡ sĂ£o 11 anos de estrada e o
compacto japonĂªs caiu definitivamente no gosto do consumidor. NĂ£o se trata
apenas de um carro pequeno, fĂ¡cil de guiar, manobrar e que tem um sobrenome
imponente, o Honda Fit Ă© um modelo acima de qualquer suspeita.
Eu pude avaliar o carro durante
uma semana nas mais diversas condições de trĂ¡fego e climĂ¡ticas, andando na
cidade e em rodovia, sempre exigindo o que a montadora alardeia como sendo seu
ponto forte: o produto Ă© muito confiĂ¡vel.
Começando pela parte mecĂ¢nica,
optei por usar um modelo de cĂ¢mbio manual por considerar esse sempre a primeira
opĂ§Ă£o na hora da compra. O motor 1.5 i-VTEC FlexOne, equipa toda a linha, gera
116 cv de potĂªncia a 6.000 rpm e 15,3 kgf.m de torque a 4.800 rpm quando abastecido
com etanol. Esse modelo jĂ¡ vem com a tecnologia que dispensa o tanquinho de
partida a frio, o sistema FlexOne, e tem como opĂ§Ă£o o cĂ¢mbio automĂ¡tico CVT,
menor no peso e maior na economia de combustĂvel.
O modelo que estĂ¡ em sua terceira
geraĂ§Ă£o, tem uma nova identidade visual, ficou com uma cara mais brava e
esteticamente mais clean. Andei por ruas e avenidas da cidade de SĂ£o Paulo em
vĂ¡rios horĂ¡rios e com condições de trĂ¡fego distintas. Fora dos horĂ¡rios de pico
quando o trĂ¢nsito flui sem problemas, o carro Ă© muito confortĂ¡vel de se dirigir
e Ă© possĂvel manter a velocidade limite das vias sem trocas de marchas, isso gera
uma economia de combustĂvel enorme. Para se ter uma idĂ©ia, abastecido com
etanol, durante esses percursos foi possĂvel fazer uma mĂ©dia de 9 km/l, um
nĂºmero muito bom dentro da cidade.
JĂ¡ em uma situaĂ§Ă£o de trĂ¡fego
intenso e congestionamento, o consumo aumenta, cerca de 7 km/l foi a média
indicada no computador de bordo. Mesmo nessas condições, o Honda Fit é um carro
muito gostoso de dirigir. Ele vem equipado com o EPS (Electric Power Steering), um sistema de direĂ§Ă£o eletricamente
assistida, que torna a sua conduĂ§Ă£o mais leve em manobras em baixas velocidades
e mais firme em altas, isso trĂ¡s conforto e segurança para o motorista, nĂ£o
cansa em situações de mudanças freqĂ¼entes de faixa.
Com trĂªs pessoas a bordo, o carro
Ă© confortĂ¡vel sempre, a sensaĂ§Ă£o de aumento de espaço no interior Ă© evidente e
os itens de conveniĂªncia como ar condicionado, vidros verdes com filtro UV,
rĂ¡dio AM/FM 2DIN com Bluetooth e entrada USB criam uma atmosfera menos pesada
quando enfrentei congestionamentos gigantescos, sob sol e chuva.
Saindo da cidade e aventurando-se
pela estrada, o Honda Fit Ă© muito forte e tem um rĂ¡pido aumento de velocidade
quando assim Ă© exigido. Com a lotaĂ§Ă£o quase completa, fiz um percurso de 85 km em direĂ§Ă£o ao interior
do estado, usando uma rodovia com muitas retas e curvas de Ă¢ngulos suaves. A
velocidade limite é logo alcançada sem a necessidade de muitas trocas de
marcha, nem mesmo em momentos de ultrapassagem, apenas uma reduĂ§Ă£o para a 4ª
marcha Ă© suficiente para superar veĂculos mais lentos nas subidas, nas retas, Ă©
simplesmente desnecessĂ¡rio.
A parte da viagem mais espantosa
é o consumo, com dados do computador de bordo, o Honda Fit fez uma média de
12,5 km/l, um nĂºmero pra lĂ¡ de bom em se tratando da motorizaĂ§Ă£o e do peso que
levava. Claro que a segurança é evidente no modelo, que tem freios ABS, airbags
frontais, janelas generosamente grandes que permitem uma visĂ£o completa do que
ocorre ao redor e um acessĂ³rio muito interessante, junto com painel de
instrumentos onde se encontram o tacĂ´metro, velocĂmetro, relĂ³gio, hodĂ´metros
total e parcial, indicador de consumo mĂ©dio e instantĂ¢neo (em km/l), medidor de
combustĂvel, existe tambĂ©m o indicador ecolĂ³gico, cuja funĂ§Ă£o Ă© informar ao
motorista se ele esta dirigindo de forma econĂ´mica, para isso, deve-se manter a
luz verde acesa a maior parte do percurso. Pode até parecer supérfluo, mas faz
muita diferença no consumo final.
Encontrado nas cores Azul Netuno
MetĂ¡lico (novo), Cinza Barium MetĂ¡lico (novo), Cinza Iridium MetĂ¡lico, Vermelho
Rally SĂ³lido, Preto Cristal Perolizado, Prata Global MetĂ¡lico e Branco Taffeta
SĂ³lido, trĂªs anos de garantia sem limite de quilometragem e preços que variam
entre EXL CVT R$ 65.900, EX CVT R$ 62.900, LX CVT R$ 58.800, LX MT R$ 54.200,
DX CVT R$ 54.500 e DX MT R$ 49.900, o novo Honda Fit Ă© um carro para estar
sempre nos planos na hora de se comprar um veĂculo novo.
Ficha TĂ©cnica Fit 2015
Motor
|
EXL
|
EX
|
LX
|
DX
|
Motor
|
4 cil. linha
|
←
|
←
|
←
|
Cilindrada (cm3)
|
1497
|
←
|
←
|
←
|
PotĂªncia (cv/rpm)
|
116 / 6000 (E)
115 / 6000 (G) |
←
|
←
|
←
|
Torque (kgf.m/rpm)
|
15.3 / 4800 (E)
15.2 / 4800 (G) |
←
|
←
|
←
|
DiĂ¢metro x Curso (mm)
|
73 x 89.4
|
←
|
←
|
←
|
Taxa de compressĂ£o
|
11.4:1
|
←
|
←
|
←
|
Trem de vĂ¡lvulas
|
16-Valvulas OHC i-VTEC®
|
←
|
←
|
←
|
TransmissĂ£o
|
EXL
|
EX
|
LX
|
DX
|
CVT
|
O
|
O
|
O
|
O
|
Frente
|
2.526 ~ 0.408
|
←
|
←
|
←
|
RĂ©
|
2.706 ~ 1.382
|
←
|
←
|
←
|
Diferencial
|
4,992
|
←
|
←
|
←
|
Manual 5 velocidades
|
X
|
X
|
O
|
O
|
1a
|
-
|
-
|
3,461
|
←
|
2a
|
-
|
-
|
1,869
|
←
|
3a
|
-
|
-
|
1,235
|
←
|
4a
|
-
|
-
|
0,948
|
←
|
5a
|
-
|
-
|
0,767
|
←
|
RĂ©
|
-
|
-
|
3,307
|
←
|
Diferencial
|
-
|
-
|
4,625
|
←
|
SUSPENSĂƒO / DIREĂ‡ĂƒO / FREIO
/ RODAS
|
EXL
|
EX
|
LX
|
DX
|
SuspensĂ£o dianteira
|
Mac Pherson
|
←
|
←
|
←
|
SuspensĂ£o traseira
|
Eixo de TorĂ§Ă£o
|
←
|
←
|
←
|
DireĂ§Ă£o - tipo
|
Eletroassistida progressiva
(EPS)
|
←
|
←
|
←
|
DireĂ§Ă£o - voltas batente a
batente
|
3
|
|
|
|
DiĂ¢metro de Giro (m)
|
10,28
|
←
|
←
|
←
|
Freio Dianteiro
|
Disco ventilado
|
←
|
←
|
←
|
Freio Traseiro
|
Tambor
|
←
|
←
|
←
|
Pneus
|
185 / 55 R16
|
←
|
185 / 60 R15
|
←
|
Rodas
|
Aluminio, 16 x 6J
|
←
|
Aluminio, 15 x 6J
|
Aço, 15 x 6J
|
Estepe (Roda - Pneu)
|
T135/80 D15 - Aço, 14 x 4T
|
←
|
←
|
←
|
DIMENSĂ•ES E CAPACIDADES
|
EXL
|
EX
|
LX
|
DX
|
Entre-eixos (mm)
|
2530
|
←
|
←
|
←
|
Comprimento (mm)
|
3998
|
←
|
←
|
←
|
Altura (mm)
|
1535
|
←
|
←
|
←
|
Largura (mm)
|
1695
|
←
|
←
|
←
|
Bitola (mm, diant/tras)
|
1482 / 1472
|
←
|
←
|
←
|
Altura livre do solo (mm)
|
145,3
|
←
|
←
|
←
|
Massa em ordem de marcha -
CVT (kg)
|
1101
|
1099
|
1080
|
1072
|
Massa em ordem de marcha -
MT (kg)
|
-
|
-
|
1060
|
1052
|
Capacidade to tanque de
combustĂvel (litros)
|
45,7
|
←
|
←
|
←
|
Capacidade do porta malas
(litros) VDA
|
363
|
←
|
←
|
←
|
Capacidade porta malas com
banco traseiro rebatido (litros)
|
906
|
←
|
←
|
←
|
Capacidade porta malas com
banco traseiro rebatido (litros) *dianteiro mĂ¡ximo p/ frente
|
1045
|
←
|
←
|
←
|
Passageiros
|
5
|
←
|
←
|
←
|
Headroom dianteiro (mm) (altura livre para o tronco)
|
1003
|
←
|
←
|
←
|
Headroom traseiro (mm) (altura livre para o tronco)
|
953
|
←
|
←
|
←
|
Legroom dianteiro (mm) (espaço livre para pernas)
|
1052
|
←
|
←
|
←
|
Legroom traseiro (mm) (espaço livre para pernas)
|
997
|
←
|
←
|
←
|
Shoulder room - dianteiro
(mm) (espaço livre para os ombros)
|
1393
|
←
|
←
|
←
|
Shoulder room - traseiro
(mm) (espaço livre para os ombros)
|
1336
|
←
|
←
|
←
|
CONSUMO (Programa
Brasileiro de Etiquetagem Veicular) - Medições Honda
|
EXL
|
EX
|
LX
|
DX
|
CVT - Programa Brasileiro
Etiquetagem Veicular (Cidade, km/l, Etanol / Gasolina)
|
8.3 / 12.3
|
←
|
←
|
←
|
CVT - Programa Brasileiro
Etiquetagem Veicular (Estrada, km/l, Etanol / Gasolina)
|
9.9 / 14.1
|
←
|
←
|
←
|
MT - Programa Brasileiro
Etiquetagem Veicular (Cidade, km/l, Etanol / Gasolina)
|
8.3 / 11.6
|
←
|
←
|
←
|
MT - Programa Brasileiro
Etiquetagem Veicular (Estrada, km/l, Etanol / Gasolina)
|
9.5 / 13.6
|
←
|
←
|
←
|
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