ZF fornecerĂ¡ 100% das transmissões automĂ¡ticas na maior venda de chassi de Ă´nibus da Scania na AmĂ©rica Latina
A ZF-Ecolife, transmissĂ£o automĂ¡tica de seis marchas, serĂ¡ fornecida para os 269 chassis de Ă´nibus K250 IB 4x2 vendidos pela Scania ao ConsĂ³rcio Tranzit, de BogotĂ¡, capital da ColĂ´mbia
Texto e fotos: ZF
A transmissĂ£o automĂ¡tica ZF-Ecolife equiparĂ¡ todos os 269 chassis de Ă´nibus urbanos que a Scania vendeu para o ConsĂ³rcio Tranzit, de BogotĂ¡, na ColĂ´mbia. Trata-se do maior contrato de exportaĂ§Ă£o de Ă´nibus urbanos jĂ¡ realizado pela fabricante sueca no Brasil. De acordo com comunicado oficial da Scania, o valor deste contrato Ă© da ordem de US$ 32 milhões. Para Alexandre Marreco, gerente de Desenvolvimento de NegĂ³cios de Sistemas de TransmissĂ£o da ZF, para atender a exigente demanda do moderno transporte urbano de passageiros em BogotĂ¡, a Scania optou por equipar seus veĂculos com o que hĂ¡ de mais sofisticado em transmissões automĂ¡ticas no mundo. “A escolha pela ZF para uma frota que atua no mercado ‘sĂmbolo’ da excelĂªncia em transporte pĂºblico na AmĂ©rica Latina comprova todas as qualidades de rentabilidade que a nossa transmissĂ£o ZF-Ecolife entrega durante suas aplicações”, declara Marreco.
“Hoje, a transmissĂ£o automĂ¡tica estĂ¡ presente em veĂculos articulados e biarticulados, seja em operações de corredores BRT ou nĂ£o. Mundialmente, inclusive na AmĂ©rica do Sul, ela tambĂ©m se faz presente em veĂculos Padron”, explica o executivo.
AlĂ©m de jĂ¡ ter uma presença forte no segmento de Ă´nibus no Brasil, a ZF se mantem atuante tambĂ©m na ColĂ´mbia, um importante centro de negĂ³cios desta Ă¡rea na regiĂ£o norte da AmĂ©rica do Sul. Os produtos ZF estĂ£o presentes em frotas das principais cidades colombianas, como BogotĂ¡, CĂ¡li, Barranquilla e MedellĂn, e sĂ£o fornecidos a montadoras como Mercedes-Benz, Scania, Volvo e Bonluck.
O consĂ³rcio Tranzit serĂ¡ responsĂ¡vel pela operaĂ§Ă£o de novas linhas perifĂ©ricas para transportar passageiros entre bairros e tambĂ©m aos principais terminais da capital colombiana, um trajeto do Sistema Integrado de Transporte PĂºblico (SITP), parte das operações de transporte coletivo Transmilenio, uma referĂªncia latino-americana em aplicações bem sucedidas de BRTs (Bus Rapid Transit).
A tecnologia ZF, aplicada na transmissĂ£o automĂ¡tica ZF-Ecolife, que equiparĂ¡ os chassis oferece uma sĂ©rie de benefĂcios, como: baixo consumo de combustĂvel (possĂvel por conta das seis marchas); aumento de produtividade da operaĂ§Ă£o (sem trocar de marcha, o motorista Ă© capaz de dirigir mais descansado e com mais atenĂ§Ă£o ao trĂ¢nsito); e menos impacto ao meio ambiente (itens como o retardador primĂ¡rio evitam que freios sejam utilizados e, consequentemente, que quantidades menores de pĂ³ de freio sejam expelidas).
O software TopoDyn Life Ă© responsĂ¡vel pela troca de marchas e reconhece a topografia e o peso transportado pelo veĂculo. A escolha Ă© feita pela “inteligĂªncia artificial” do programa, que calcula rapidamente qual Ă© a marcha necessĂ¡ria.
Outro destaque das transmissões Ă© o retardador hidrĂ¡ulico primĂ¡rio, que freia o veiculo atĂ© uma velocidade de 6 km/h sem a utilizaĂ§Ă£o dos freios. Um sistema que se mostra ideal para as aplicações urbanas, onde os deslocamentos lentos sĂ£o comuns por conta do forte trĂ¡fego.
Junto a esse fornecimento, a ZF jĂ¡ tinha reforçado sua presença na ColĂ´mbia e nos outros paĂses da regiĂ£o norte da AmĂ©rica do Sul, quando em dezembro de 2013 inaugurou seu escritĂ³rio comercial em BogotĂ¡. Consultores de vendas da empresa atuam em conjunto com o cliente, checando quais sĂ£o as necessidades atuais e futuras com relaĂ§Ă£o Ă s peças de reposiĂ§Ă£o.
0 ComentĂ¡rios