A montadora chinesa JAC traz a T8, inédita no mercado

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: JAC Motors

A proposta Ă© realmente ousada: trazer um modelo de carro de luxo para um segmento em ligeira alta. Foi acreditando na estabilidade do mercado em 2014, na preferĂªncia de consumidores com famĂ­lias grandes e em empreendimentos voltados Ă  copa do mundo que a JAC MOTORS resolveu lançar seu modelo gigante, a T8.


O carro que comporta confortavelmente 7 passageiros mais carga, pode ser chamado de carrĂ£o. Com 5,1 metros de comprimento, 1,84 metro de largura e 1,97 metro de altura, o veĂ­culo “compacto” para transporte de passageiros frente Ă s vans, oferece toda a comodidade que suas “concorrentes” nĂ£o possuem. 


Ela Ă© configurada no formato 2+2+3, onde as poltronas da fileira intermediĂ¡ria sĂ£o individuais, reclinĂ¡veis, removĂ­veis e giram 360 graus. E isso nĂ£o Ă© tudo: o novo JAC Ă© equipado com bancos dianteiros com aquecimento e ajuste elĂ©trico, teto solar, ar-condicionado com controle independente para o compartimento traseiro, luzes individuais de leitura, central multimĂ­dia com entrada USB e Bluetooth; entre outros itens. 


A distĂ¢ncia entre - eixos de 3,08 metros elimina quaisquer problemas quanto Ă  acomodaĂ§Ă£o das pernas de cada passageiro. E o espaço para bagagem, depois da Ăºltima fileira de bancos, permanece generoso: sĂ£o 1.310 litros, mesmo assim, todos os bancos traseiros podem ser retirados, aumentando para 3.550 litros ou 4.800 litros se retirados tambĂ©m os dois centrais.


Eu foi convidado a conhecer e testar essa novidade nas ruas de SĂ£o Paulo e na estrada, a caminho da cidade de Itu. Embarcamos nessa viagem, foram 6 pessoas que se revezaram nos assentos e dirigindo a T8. O conforto interno Ă© rapidamente sentido em um dia muito quente na cidade, o ar condicionado climatiza o carro todo em questĂ£o de minutos. O ambiente interno Ă© muito agradĂ¡vel devido a sua altura e posicionamento dos bancos em relaĂ§Ă£o a passageiros e condutor. A opĂ§Ă£o em nĂ£o se utilizar motor diesel proporciona um menor nĂ­vel de ruĂ­do interno.


O motor 2 litros, com 16 vĂ¡lvulas e turbo compressor, assistido por intercooler da T8 Ă© suficiente para enfrentar os desafios do trĂ¢nsito e das rodovias, isso acoplado a uma caixa transmissĂ£o manual de seis velocidades, que proporciona uma potĂªncia mĂ¡xima de 175 cv a apenas 5.400 rpm, com o torque mĂ¡ximo de 260 Nm mantendo-se constante de 2.000 a 4.000 rpm. Com uma capacidade de 80 litros no tanque de gasolina, a JAC T8 possui grande autonomia.


O detalhe Ă© que deve ser dirigida como um utilitĂ¡rio e nĂ£o um automĂ³vel. As retomadas de velocidade sĂ£o normalmente mais lentas e as perspectivas de dirigibilidade diferem muito de um carro de passeio. Ela tem uma excelente visĂ£o de todo o veĂ­culo, mas depende de um certo grau de entendimento para se conduzir sem atrapalhar os outros motoristas.


Como todos os modelos da marca jĂ¡ vĂªm completa: as rodas de 17” sĂ£o em liga de alumĂ­nio com pneus 225/60 e os freios tanto dianteiros como traseiros sĂ£o a disco ventilado com ABS e EBD, airbag duplo, cintos traseiros laterais de 3 pontos, travamento automĂ¡tico das portas a 15 km/h, sensor de estacionamento traseiro com cĂ¢mera, portas com barras de proteĂ§Ă£o lateral, trava central e chave com destravamento remoto das portas, alĂ©m de alarme antifurto. Tem trĂªs opções de cores e jĂ¡ esta nas concessionĂ¡rias pelo valor de R$ 114.990.



Segundo Sergio Habib, presidente da JAC Motors do Brasil, a intenĂ§Ă£o Ă© vender esse ano entre 1.000 e 2.000 unidades do novo veĂ­culo, dentro da cota que Ă© estabelecida para a montadora no programa Inovar Auto, uma proposta ousada para um segmento tĂ£o especial, o que, aliĂ¡s, nos faz lembrar que ousadia nunca faltou Ă  marca nem ao seu presidente.