A montadora chinesa JAC traz a
T8, inédita no mercado
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: JAC Motors
A proposta Ă© realmente ousada:
trazer um modelo de carro de luxo para um segmento em ligeira alta. Foi
acreditando na estabilidade do mercado em 2014, na preferĂªncia de consumidores
com famĂlias grandes e em empreendimentos voltados Ă copa do mundo que a JAC
MOTORS resolveu lançar seu modelo gigante, a T8.
O carro que comporta
confortavelmente 7 passageiros mais carga, pode ser chamado de carrĂ£o. Com 5,1 metros de
comprimento, 1,84 metro
de largura e 1,97 metro
de altura, o veĂculo “compacto” para transporte de passageiros frente Ă s vans,
oferece toda a comodidade que suas “concorrentes” nĂ£o possuem.
Ela Ă©
configurada no formato 2+2+3, onde as poltronas da fileira intermediĂ¡ria sĂ£o
individuais, reclinĂ¡veis, removĂveis e giram 360 graus. E isso nĂ£o Ă© tudo: o
novo JAC é equipado com bancos dianteiros com aquecimento e ajuste elétrico,
teto solar, ar-condicionado com controle independente para o compartimento
traseiro, luzes individuais de leitura, central multimĂdia com entrada USB e
Bluetooth; entre outros itens.
A distĂ¢ncia entre - eixos de 3,08 metros elimina
quaisquer problemas quanto Ă acomodaĂ§Ă£o das pernas de cada passageiro. E o
espaço para bagagem, depois da Ăºltima fileira de bancos, permanece generoso:
sĂ£o 1.310 litros ,
mesmo assim, todos os bancos traseiros podem ser retirados, aumentando para 3.550 litros ou 4.800 litros se
retirados também os dois centrais.
Eu foi convidado a conhecer e
testar essa novidade nas ruas de SĂ£o Paulo e na estrada, a caminho da cidade de
Itu. Embarcamos nessa viagem, foram 6 pessoas que se revezaram nos assentos e
dirigindo a T8. O conforto interno Ă© rapidamente sentido em um dia muito quente
na cidade, o ar condicionado climatiza o carro todo em questĂ£o de minutos. O
ambiente interno Ă© muito agradĂ¡vel devido a sua altura e posicionamento dos
bancos em relaĂ§Ă£o a passageiros e condutor. A opĂ§Ă£o em nĂ£o se utilizar motor
diesel proporciona um menor nĂvel de ruĂdo interno.
O motor 2 litros , com 16 vĂ¡lvulas
e turbo compressor, assistido por intercooler da T8 Ă© suficiente para enfrentar
os desafios do trĂ¢nsito e das rodovias, isso acoplado a uma caixa transmissĂ£o
manual de seis velocidades, que proporciona uma potĂªncia mĂ¡xima de 175 cv a
apenas 5.400 rpm, com o torque mĂ¡ximo de 260 Nm mantendo-se constante de 2.000 a 4.000 rpm. Com uma
capacidade de 80 litros
no tanque de gasolina, a JAC T8 possui grande autonomia.
O detalhe Ă© que deve ser dirigida
como um utilitĂ¡rio e nĂ£o um automĂ³vel. As retomadas de velocidade sĂ£o
normalmente mais lentas e as perspectivas de dirigibilidade diferem muito de um
carro de passeio. Ela tem uma excelente visĂ£o de todo o veĂculo, mas depende de
um certo grau de entendimento para se conduzir sem atrapalhar os outros
motoristas.
Como todos os modelos da marca jĂ¡
vĂªm completa: as rodas de 17”
sĂ£o em liga de alumĂnio com pneus 225/60 e os freios tanto dianteiros como
traseiros sĂ£o a disco ventilado com ABS e EBD, airbag duplo, cintos traseiros
laterais de 3 pontos, travamento automĂ¡tico das portas a 15 km/h , sensor de estacionamento
traseiro com cĂ¢mera, portas com barras de proteĂ§Ă£o lateral, trava central e
chave com destravamento remoto das portas, alĂ©m de alarme antifurto. Tem trĂªs
opções de cores e jĂ¡ esta nas concessionĂ¡rias pelo valor de R$ 114.990.
Segundo Sergio Habib, presidente
da JAC Motors do Brasil, a intenĂ§Ă£o Ă© vender esse ano entre 1.000 e 2.000
unidades do novo veĂculo, dentro da cota que Ă© estabelecida para a montadora no
programa Inovar Auto, uma proposta ousada para um segmento tĂ£o especial, o que,
aliĂ¡s, nos faz lembrar que ousadia nunca faltou Ă marca nem ao seu presidente.
0 ComentĂ¡rios