Treinamento de Vendas do up! Ă© o maior da histĂ³ria da Volkswagen do Brasil
 
  • NĂºmero recorde: 3.620 profissionais de vendas sĂ£o treinados presencialmente em todo o Brasil
  • Pela primeira vez, marca utiliza a infraestrutura completa de todos os seus Centros Regionais de Treinamento no PaĂ­s
  • Marca estĂ¡ investindo R$ 20 milhões na abertura de oito Centros de Treinamento no Brasil, sendo que cinco jĂ¡ foram inaugurados oficialmente
  • Volkswagen up! Ă© o compacto mais seguro fabricado no Brasil e o carro equipado mais econĂ´mico do PaĂ­s

Texto e fotos: Volkswagen
 
A Volkswagen do Brasil estĂ¡ promovendo o Treinamento de Vendas do up!, que Ă© o maior jĂ¡ realizado em toda histĂ³ria da marca no Brasil, que jĂ¡ tem 60 anos no PaĂ­s. A grandiosidade do treinamento estĂ¡ alinhada Ă  importĂ¢ncia do carro, que marcarĂ¡ o inĂ­cio de uma nova era para a Volkswagen do Brasil. O up! serĂ¡ o veĂ­culo mais inovador de seu segmento no mercado brasileiro, sendo o compacto mais seguro fabricado no Brasil e tambĂ©m o carro equipado mais econĂ´mico do PaĂ­s. AlĂ©m disso, o up! chegarĂ¡ para ser referĂªncia em termos de design e desempenho.


A estratĂ©gia inĂ©dita de Treinamento de Vendas do up! inclui um nĂºmero recorde de 3.620 vendedores e gerentes de vendas da Rede Volkswagen, que serĂ£o treinados presencialmente em oito espaços, em todo o Brasil. A Volkswagen Ă© a marca que conta com a maior Rede de ConcessionĂ¡rias do PaĂ­s, com cerca de 650 pontos de vendas.
Para comportar os workshops de Treinamento de Vendas do up!, a marca utiliza pela primeira vez a estrutura completa de todos os seus Centros Regionais de Treinamento jĂ¡ inaugurados em SĂ£o Paulo (SP), GoiĂ¢nia (GO), SĂ£o JosĂ© do Rio Preto (SP), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR), envolvendo todas as regionais de vendas da marca no PaĂ­s. AtĂ© mesmo os Centros Regionais de Treinamento da Volkswagen no Rio de Janeiro (RJ) e em Belo Horizonte (MG), que serĂ£o inaugurados oficialmente a partir de março, jĂ¡ terĂ£o suas estruturas utilizadas em primeira mĂ£o para o treinamento do up!, em fevereiro. Em um futuro prĂ³ximo, a marca tambĂ©m terĂ¡ um Centro de Treinamento em Recife. No total, Volkswagen estĂ¡ investindo R$ 20 milhões na abertura de seus oito Centros de Treinamento no Brasil, sendo que cinco jĂ¡ foram inaugurados oficialmente. Os espaços reproduzem fielmente o ambiente de concessionĂ¡rias, contando com o que hĂ¡ de mais inovador em tecnologia e equipamentos. “O up! Ă© o carro mais aguardado do ano e representa o inĂ­cio de uma nova era para a Volkswagen do Brasil. O up! serĂ¡ referĂªncia em termos de design, desempenho, consumo e segurança; Ă© um carro que vai alĂ©m, em seu segmento; por esse motivo, estamos promovendo um treinamento de excelĂªncia, que vai alĂ©m e estĂ¡ compatĂ­vel Ă  grandiosidade do produto. Investir na qualificaĂ§Ă£o de nosso time de vendas Ă© investir na satisfaĂ§Ă£o do nosso cliente”, afirma a vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil, Jutta Dierks.


Os treinamentos tiveram inĂ­cio no dia 20 de janeiro e seguem atĂ© 15 de fevereiro, com vĂ¡rias turmas. Com atividades teĂ³ricas e prĂ¡ticas, os workshops abordam conhecimento e posicionamento do veĂ­culo, tecnologia, argumentos de vendas, comparativo com a concorrĂªncia, test-drive, atendimento e satisfaĂ§Ă£o do cliente.
Segundo o diretor de Desenvolvimento da Rede da Volkswagen do Brasil, Dieter Strass, o Treinamento de Vendas do up! Ă© um marco para a empresa: “É o maior Treinamento de Vendas de um produto jĂ¡ realizado pela Volkswagen do Brasil. Pela primeira vez, 3.620 profissionais de nosso time de vendas estĂ£o sendo treinados presencialmente, com detalhamento sobre atributos do carro, como inovaĂ§Ă£o e  tecnologia. As atividades teĂ³ricas e prĂ¡ticas estĂ£o alinhadas aos padrões de treinamento da Matriz da Volkswagen, na Alemanha, garantindo alto nĂ­vel de qualificaĂ§Ă£o”, diz Dieter Strass.

Estratégia inovadora
A estratĂ©gia de Treinamento de Vendas do up! conta com outras atividades inovadoras, alĂ©m da sĂ©rie de workshops presenciais nos Centros Regionais de Treinamento da Volkswagen no Brasil, que jĂ¡ teve inĂ­cio.
Recursos de treinamento on-line tambĂ©m estarĂ£o disponĂ­veis para os profissionais de vendas das concessionĂ¡rias Volkswagen. Um deles Ă© o “Website Garagem”, que apresenta as inĂºmeras tecnologias inovadoras do up!, alĂ©m de permitir a simulaĂ§Ă£o de comparativos com modelos da concorrĂªncia. Por meio do site, os vendedores da Rede Volkswagen podem consultar detalhes sobre o up! via computador, tablet ou smartphone. O “Website Garagem” foi desenvolvido pela Academia Volkswagen, a Ă¡rea da empresa responsĂ¡vel pela qualificaĂ§Ă£o dos profissionais da Rede de ConcessionĂ¡rias da marca.
Outra ferramenta on-line Ă© o “E-training”. Trata-se de um curso interativo sobre o up!, que oferece a todos os funcionĂ¡rios da Rede de ConcessionĂ¡rias Volkswagen amplo conhecimento sobre o veĂ­culo e seus atributos. O “E-training” foi montado com base nos treinamentos da Matriz da Volkswagen, na Alemanha, garantindo um trabalho de alta qualidade, alinhado aos padrões mundiais da marca Volkswagen.
Dois guias impressos tambĂ©m serĂ£o distribuĂ­dos aos profissionais das concessionĂ¡rias Volkswagen, garantindo a excelĂªncia dos serviços e a satisfaĂ§Ă£o dos clientes. O “Livreto Argumentos de Venda” serĂ¡ distribuĂ­do a todos os vendedores da Rede Volkswagen no Brasil, trazendo as principais argumentações de vendas e conhecimento sobre o produto.
O “Guia de Entrega 5 Tempos” reforça, junto ao time de vendas, informações detalhadas sobre o up! e sobre como operar todos os itens de inovaĂ§Ă£o presentes no veĂ­culo. Dessa forma, o vendedor estarĂ¡ preparado para esclarecer, na hora da entrega do veĂ­culo 0km, possĂ­veis dĂºvidas dos clientes, que poderĂ£o desfrutar ao mĂ¡ximo de toda tecnologia oferecida pelo modelo Volkswagen.

Volkswagen up! Ă© o carro equipado mais econĂ´mico do Brasil
O up! chegarĂ¡ ao mercado brasileiro com um importante reconhecimento de qualidade e eficiĂªncia energĂ©tica: a melhor classificaĂ§Ă£o no PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem) do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) entre os modelos equipados com motor flexĂ­vel, direĂ§Ă£o assistida e ar-condicionado.
O modelo obteve classificaĂ§Ă£o “A” (verde) no PBE 2014 e atingiu o consumo energĂ©tico (mĂ©dia E22/E100) de apenas 1,57 MJ/km, conforme norma NBR 7024. O PBE estabelece que, se a montadora planeja comercializar mais de 33% dos veĂ­culos com ar-condicionado e direĂ§Ă£o assistida, o consumo de energia desses equipamentos deve ser considerado para obtenĂ§Ă£o dos resultados.
De acordo com essas normas, o up! Ă© capaz de rodar atĂ© 13,2 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina (E22) e atĂ© 9,1 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada, com etanol (E100), valores obtidos conforme norma NBR 7024 e corrigidos pela Portaria INMETRO nº 10/2012.
O motor 1.0l de trĂªs cilindros que equipa o up!, que foi lançado ano passado no Fox BlueMotion, oferece excelentes nĂ­veis de consumo e desempenho – qualidades que lhe garantiram o prĂªmio de “Motor do Ano 2014”, concedido por um jĂºri formado por jornalistas especializados e engenheiros. A premiaĂ§Ă£o Ă© uma das mais importantes da indĂºstria automobilĂ­stica brasileira.
Com 999 cm³ de cilindrada, o motor 1.0l do up! Ă© Total Flex, capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustĂ­veis em qualquer proporĂ§Ă£o. Sua potĂªncia mĂ¡xima Ă© de 75 cv (55 kW) a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82 cv (60 kW) Ă  mesma rotaĂ§Ă£o, com etanol.
O torque mĂ¡ximo Ă© de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol), e ocorre a partir de 3.000 rpm e se mantĂ©m por longa faixa de rotações. JĂ¡ a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque mĂ¡ximo estĂ¡ disponĂ­vel.
Essa ampla faixa de distribuiĂ§Ă£o do torque merece destaque, pois melhora o desempenho em baixos regimes e dĂ¡ fĂ´lego para retomadas de velocidade, alĂ©m de tornar o up! um veĂ­culo extremamente econĂ´mico.

Volkswagen up! Ă© o compacto mais seguro fabricado no Brasil
O up! recebeu a melhor pontuaĂ§Ă£o no Latin NCAP, organizaĂ§Ă£o que avalia a segurança dos veĂ­culos. O modelo obteve cinco estrelas na proteĂ§Ă£o para adultos e quatro estrelas para crianças. Mais uma vez, o excelente conceito de segurança da Volkswagen Ă© reconhecido internacionalmente.
Para que o up! possa oferecer esse elevado nĂ­vel de segurança aos ocupantes, foram aplicados em sua construĂ§Ă£o modernos recursos tĂ©cnicos, como a combinaĂ§Ă£o de aços conformados a quente em pontos determinados de sua carroceria, alĂ©m de aços de ultra-alta e de alta resistĂªncia, visando manter o baixo peso da estrutura e a segurança elevada do veĂ­culo.
O modelo tambĂ©m serĂ¡ equipado de sĂ©rie, em todas as suas versões, com sistemas ISOFIX® e top-tether para fixaĂ§Ă£o de dispositivos de retenĂ§Ă£o infantis (cadeirinhas). AlĂ©m disso, o up! tambĂ©m trarĂ¡ indicador visual e sonoro de desafivelamento dos cintos de segurança dianteiros.

PadrĂ£o global de segurança
O up! produzido no Brasil segue no Latin NCAP a trajetĂ³ria de sucesso do up! europeu, o que evidencia o alto nĂ­vel de qualidade do modelo brasileiro. O up! fabricado na Europa obteve a melhor nota em avaliações do Euro NCAP, com cinco estrelas. Nesse quesito, o up! estabelece uma nova referĂªncia em termos de segurança para o mercado brasileiro.