Audi:
mais de 1,57 milhões de unidades vendidas em 2013
· Vendas globais subiram 8,3%,
graças à forte demanda pela nova família A3 e os modelos SUV’s da linha
Q
· CEO
da Audi Ruper Stadler: “Mais de 600.000 novos clientes em quatro
anos”
· Diretor de Vendas Luca de Meo: “Em
2013, a Audi bateu recordes de vendas em mais de 40 mercados e se tornou a marca
premium líder no Reino Unido pela primeira vez”
Texto e fotos: Audi
Novo recorde para a AUDI AG: em 2013, a marca
comercializou cerca de 1.575.500 veículos no mundo todo, 8,3% a mais do que em
2012. As vendas da montadora premium aumentaram em mais de 100.000 unidades pelo
quarto ano consecutivo. Os grandes incentivadores do crescimento do ano passado
foram os três maiores mercados de exportação da Audi, os quais registraram
crescimento de dois dígitos: a China subiu 21,2%, os Estados Unidos subiram
13,5% e o Reino Unido 14,9%. Na Europa e na China, a marca das quatro argolas
liderou novamente o segmento premium em 2013, como a marca mais vendida. A Audi
concluiu o ano com um crescimento de 18,4% para cerca de 130.700 entregas
globais em dezembro, aumentando as vendas em todas as regiões do mundo, em
comparação com o mesmo período de 2012.
“Atingimos
um marco importante para a Audi neste ano que passou: alcançamos nossa meta
estratégica de 1,5 milhões de entregas dois anos antes do previsto, e, na
verdade, excedemos-a confortavelmente”, diz Rupert Stadler, CEO da AUDI AG:
“Isso significa que, somente nos últimos quatro anos, a Audi atraiu mais de
600.000 novos consumidores”. Luca de Meo, membro do Conselho de Gerenciamento de
Vendas da AUDI AG, enfatiza a dimensão global da performance da empresa: “A Audi
atingiu novos recordes de vendas em mais de 40 mercados no ano passado. No Reino
Unido, nos tornamos a marca premium líder pela primeira
vez.”
Em
2013, o crescimento da Audi foi acelerado pelo sucesso da nova geração dos
modelos A3. As vendas totais da linha cresceram 18,6%, para cerca de 202.300
entregas. O modelo Sedan, o mais novo membro da família, entrou em venda nos
primeiros mercados em Setembro. Na China e nos Estados Unidos, a nova geração do
A3 será lançada a partir do segundo trimestre de 2014. Os SUVs Q3, Q5 e Q7
também registraram um forte crescimento em entregas no ano passado, com o Audi
Q5 claramente superando as vendas de seus competidores premium. No total, a
venda de SUVs Audi cresceu 23,8% para cerca de 438.400 automóveis entregues aos
clientes. A Audi vai expandir sua linha de modelos Q nos próximos
anos.
Nos
Estados Unidos, as vendas de todos os modelos Audi cresceram 13,5% para
158.061 veículos no ano passado. O maior crescimento foi do Q5, 40.8% e do SUV
full-size Q7, o qual as vendas subiram 45,1%. Neste ano, o Q3 irá se juntar ao
portfólio de SUVs disponíveis no mercado americano. Assim como em 2011 e 2012, a
Audi quebrou, mais uma vez, novos recordes nos Estados Unidos em todos os meses
de 2013, ultrapassando o marco de 150.000 entregas pela primeira vez no fim do
ano. Desde 2009, a companhia vem aumentando suas vendas anuais em mais de 90%. A
performance dinâmica da Audi na América do Norte também é confirmada pelo total
de vendas de 2013 no México, que subiu 23,5% para 11,712 unidades e faz
da Audi a fabricante número um no mercado premium mexicano pelo terceiro ano
seguido.
Na
Europa, a Audi vendeu cerca de 732.300 automóveis em 2013 (-0,9%) e foi
novamente a marca premium mais vendida no continente. Com este resultado, os
negócios para a marca das quatro argolas foram mais robustos que a performance
total do mercado e pouco abaixo do nível recorde de 2012, quando a Audi atingiu
seu maior número de vendas na Europa. No ambiente de mercado negativo da
Alemanha, as entregas em 2013 também permaneceram abaixo do recorde
registrado no ano anterior: a AUDI AG entregou 250.025 automóveis para seus
clientes em seu mercado de origem, 5% a menos que em 2012. Porém, um crescimento
substancial foi relatado na Rússia, que se tornou o sétimo maior mercado
de vendas da Audi, com 36.150 unidades entregues (+7,9%). No Reino Unido,
142.039 clientes receberam as chaves para seu novo Audi, representando um
crescimento de 14,9%, o que marcou uma primeira vez muito especial: a Audi se
tornou a marca premium mais vendida no Reino Unido pela primeira vez em 2013, e
dobrou suas vendas naquele mercado em um período de dez anos. Em 2003, o total
de vendas da Audi UK foi de 70.107 automóveis. A AUDI AG confirmou sua posição
de liderança no segmento premium em mercados que foram especialmente afetados
pela crise econômica: na Itália, onde as vendas declinaram 6,1% para
47.007 carros, na França, onde a queda total foi de 8,3% para 57.012
entregas e na Espanha (-3,2% para 34.977 carros).
Na
China, a Audi continua a estender sua presença no mercado e bater
facilmente sua meta anual de vender mais de 450.000 automóveis. Até o final de
Dezembro, 491.989 consumidores chineses optaram por um Audi, 21,2% a mais do que
no ano anterior. Este crescimento foi fortalecido pelo lançamento do Q3
construído localmente, em abril. 2013 viu 42.501 clientes chineses se tornaram
novos donos de uma SUV compacta Q3. Junto com seu irmão mais velho, o Q5, os
dois modelos Sedan mais populares da Audi também atingiram um crescimento de
dois dígitos: vendas do A4 L aumentaram 20% para 120.450 automóveis, e vendas do
A6 L aumentaram 15,3% para 153.163. Adicionalmente, A AUDI AG expandiu em 2013
sua muito-procurada linha de modelos de alta performance na China, com modelos
como o S6, o S7 Sportback e o RS 5 Cabriolet sendo introduzidos ao
mercado.
A
Audi também fechou o ano passado com uma performance de vendas positiva em
outros mercados importantes da região Ásia-Pacífico. No Japão, a companhia
vendeu 28.735 carros, 20,1% a mais do que em 2012. Crescimento na Coreia do Sul
atingiu 32,7%, com 20.031 novos carros vendidos. Apesar das difíceis condições
de mercado na Índia, a Audi vendeu 10.002 carros (+11,1%) lá, se tornando a
primeira marca premium a superar a marca de 10.000 entregas. Japão, Coreia do
Sul e Índia são, consequentemente, três dos mais de 40 mercados nos quais a
marca das quatro argolas atingiu um novo recorde de vendas em
2013.
Vendas
da
AUDI AG |
Em
dezembro
|
|
Cumulativo
|
|||
|
2013
|
2012
|
Mudança
de 2012
|
2013
|
2012
|
Mudança
de 2012
|
Mundial
|
130,700
|
110,383
|
+18.4%
|
1,575,500
|
1,455,123
|
+8.3%
|
Europa
|
47,900
|
45,226
|
+6.0%
|
732,300
|
739,030
|
-0.9%
|
-
Alemanha
|
15,813
|
16,913
|
-6.5%
|
250,025
|
263,163
|
-5.0%
|
-
Reino Unido
|
7,193
|
4,760
|
+51.1%
|
142,039
|
123,640
|
+14.9%
|
-
França
|
4,118
|
5,193
|
-20.7%
|
57,012
|
62,202
|
-8.3%
|
-
Itália
|
3,526
|
3,791
|
-7.0%
|
47,007
|
50,085
|
-6.1%
|
-
Espanha
|
1,555
|
1,763
|
-11.8%
|
34,977
|
36,139
|
-3.2%
|
-
Rússia
|
2,585
|
2,194
|
+17.8%
|
36,150
|
33,512
|
+7.9%
|
EUA
|
17,013
|
14,841
|
+14.6%
|
158,061
|
139,310
|
+13.5%
|
México
|
1,336
|
1,240
|
+7.7%
|
11,712
|
9,482
|
+23.5%
|
Ásia-Pacífico
|
56,700
|
41,380
|
+37.0%
|
579,100
|
478,879
|
+20.9%
|
-
China (incl. Hong Kong)
|
48,325
|
35,279
|
+37.0%
|
491,989
|
405,838
|
+21.2%
|
-
Índia
|
856
|
931
|
-8.1%
|
10,002
|
9,003
|
+11.1%
|
0 Comentários