Axalta Coating Systems divulga edição 2013 do Relatório de Popularidade de Cores 

Relatório anual é o mais longevo e mais abrangente da indústria automotiva

Texto e Gráfico: Axalta

A Axalta Coating Systems, fabricante global de tintas automotivas e autoridade em cores e informações sobre tendências para a indústria automotiva, anunciou hoje a publicação da edição de 2013 de seu relatório anual de popularidade de cores automotivas. O relatório, elaborado desde 1953, é o mais abrangente da indústria, com rastreamento contínuo das preferências de cores nos mercados automotivos regionais. O relatório deste ano inclui a previsão da Axalta Say it with Color! das quatro megatendência de cores para designers automotivos ao redor do mundo.
 "Nossos clientes contam com nossos dados todos os anos para orientar decisões de mercado", explica David Fischer, vice-presidente de negócios globais de OEM da Axalta global. "Nossa equipe global de especialistas em cores se baseia em nossas previsões avançadas para formular a próxima geração de cores de revestimento. O resultado é uma paleta de cores em constante evolução para designers automotivos. A indústria continua evoluindo e busca oferecer inovações para clientes em todas as partes do mundo, por isso a Axalta está empenhada em estabelecer parcerias com nossos clientes para oferecer os melhores revestimentos possíveis."


Destaques de cores mundiais em 2013

O branco consolidou em 2013 sua posição como a cor automotiva mais popular entre os consumidores de todo o mundo, elevando seu nível de popularidade em seis pontos percentuais em relação ao ano anterior. Dentro do espaço do branco, 22 por cento dos veículos tinham a cor branco sólido e sete por cento eram branco pérola.  O preto foi a segunda cor mais popular no mundo, com 20 por cento das vendas, mas o efeito de preto foi o preferido em relação ao preto sólido.  Prata com 15 por cento e cinza com 12 por cento perderam popularidade, enquanto vermelho manteve-se estável em oito por cento. Os espaços de azul e marrom/bege ficaram cada um com cinco por cento do mercado global. As demais opções de cores revelaram a baixa popularidade do verde, laranja, roxo e outros espaços, embora tenha havido um pequeno aumento na área amarelo/ouro. Em geral, cores neutras têm sido muito populares na última década e estão presentes em 76 por cento dos veículos de hoje. 

América do Norte

§  Com 26 por cento, o branco continuou ganhando popularidade e permaneceu sendo a opção de cor mais popular pelo sétimo ano consecutivo.
§  Com 20 por cento, o preto também ganhou popularidade, com consumidores tendendo para o efeito de preto nos segmentos de luxo e SUV de luxo.
§  O prata manteve seu lento declínio lento junto com o cinza.
§  As duas opções de cores cromáticas mais populares são vermelho com nove por cento e azul com sete por cento.
§  O México prefere as cores neutras mais leves, com branco registrando 32 por cento e o prata, 18 por cento.
§  O preto caiu para terceiro lugar com 17 por cento no México.
§  Outras cores no México registraram queda em sintonia com as tendências gerais na América do Norte.

Europa

§  A preferência pelo branco teve aumento de cinco por cento em 2013, concentrando 29 por cento das vendas de carros novos, com branco sólido sendo a variante mais popular.
§  Com 21 por cento, o preto foi a segunda cor mais procurada, mas teve queda de popularidade em relação a 2012.
§  O interesse pelo cinza e prata diminuiu em 2013 em sintonia com as tendências globais.
§  O azul teve ligeira queda e o vermelho registrou leve aumento, o que levou ambas as cores ao patamar de sete por cento.

Ásia

§  Na Ásia, as cores neutras concentraram 75 por cento do mercado, um aumento de dois pontos percentuais em relação a 2012, mas ainda abaixo dos níveis de 2001, quando os tons neutros respondiam por 86 por cento da paleta.  O vermelho foi a cor e não neutra mais popular nos veículos.
§  O Japão continuou registrando o branco como a cor mais popular pelo sétimo ano consecutivo, seguido pelo preto e prata. A popularidade do cinza com sete por cento foi baixa em comparação com outras tendências mundiais.  O azul foi a escolha de cor mais intensa com sete por cento do mercado.
§  Na China, o preto manteve-se forte, especialmente em veículos de luxo. No entanto, o interesse pelo branco cresceu em consonância com sua popularidade global. Azul, verde e amarelo tiveram baixa popularidade em comparação com os tons de marrom e vermelho.
§  Na Coreia do Sul, o branco permaneceu sendo a preferência número uma com 32 por cento do mercado. O prata ficou com o distante segundo lugar, com 18 por cento. Cinza em terceiro lugar foi seguido pelo preto com espaços de cores mais claras dominando o mercado.
§  Prata manteve-se como a cor mais popular na Índia com 30 por cento. O branco ficou com um segundo próximo, na marca de 28 por cento, mostrando que essas cores claras são populares no clima quente. Tons de marrom/bege foram populares com 10 por cento, mas cores mais escuras como o preto tiveram pouco interesse, ocupando apenas sete por cento do mercado.

América do Sul

§  Com 29 por cento, o branco ofuscou o prata e ocupou o topo pela primeira vez desde 2001, seguido de perto pelo preto com 14 por cento.
§  Cinza e vermelho foram os seguintes no ranking de popularidade com nove por cento cada.  O vermelho permanece sendo a quinta cor mais popular desde 2002.
§  A preferência pelas cores marrom/bege, azul e verde cresceu ligeiramente.

Outros países e regiões

§  Na Rússia, o branco ocupou a principal posição no espaço de cores com 18 por cento.  Diferentemente de outros países, o verde mostrou-se bastante popular na Rússia com oito por cento do mercado.
§  Os espaços de tons claros dominaram a África, com branco, prata e cinza ocupando as posições superiores. O branco teve uma forte predominância com 43 por cento. O vermelho foi a cor não neutra mais popular com seis por cento, seguido pelo azul com quatro por cento.

Para obter mais informações sobre popularidade de cores, consulte nosso recém-lançado relatório, único em sua categoria, Six Decades of Colorful Automotive Moments - com mais de 60 anos de informações sobre popularidade de cores em quatro grandes regiões do mundo.