Transmissão para veículos comerciais ZF Ecomid comemora aniversário duplo

- Aproximadamente 750.000 unidades foram produzidas mundialmente, sendo 500.000 destas na unidade de Bouthéon, na França  
- Transmissão mecânica para veículos comerciais convence pela eficiência e rentabilidade

Texto e fotos: ZF

Duas razões representam o sucesso em nível mundial da Ecomid, a transmissão mecânica para veículos comerciais da ZF: a produção que ultrapassou meio milhão de unidades e o sucesso comercial do produto. A ZF já produziu, aproximadamente, 750.000 sistemas de transmissão desse modelo mundialmente. A fábrica da ZF em Bouthéon, na França, foi a principal planta industrial a contribuir com esta marca – no início de dezembro de 2013, a unidade de número 500.000 de transmissores de nove velocidades saiu da linha de produção francesa, onde aproximadamente 500 funcionários trabalharam para garantir as entregas aos clientes. 


As 750.000 unidades mundiais de Ecomid são o resultado de processos de produção estáveis, aliados aos altos requisitos de qualidade da ZF. Ao mesmo tempo, o aniversário representa o sucesso contínuo da completa transmissão mecânica sincronizada. "Estamos orgulhosos pelo fato de que 500.000 unidades ZF Ecomid já estão em operação pelas estradas de Bouthéon”, explica Winfried Gründler, responsável pela Tecnologia de Sistemas de Transmissão para Caminhões e Vans na divisão de Tecnologia de Veículos Comerciais da ZF. A empresa fornece as transmissões Ecomid produzidas em Bouthéon para clientes da Europa, além de exportar para alguns países.
Junto com a instalação francesa, três outras unidades da ZF garantem o sucesso mundial das transmissões: Sorocaba (no Brasil), Pune (na Índia) e Naberezhnye Chelny (na Rússia). Nessas localidades, a Ecomid é adaptada aos requisitos individuais de cada mercado, de acordo com o princípio design-to-market, e são produzidas para os respectivos mercados locais.
A ZF lançou em 1985 a Ecomid, que já foi renovada tecnicamente diversas vezes desde então. A versão atual com nove marchas foi projetada para caminhões pesados e de médio porte, com variação de torque entre 1.100 e 1.300 Nm. A transmissão apresenta uma engrenagem de arranque muito potente – a marcha crawler –, a qual possibilita uma dirigibilidade rentável com baixo consumo de combustível.
Graças à ótima transmissão de energia, engates de marcha menores e baixo nível de ruído, a ZF Ecomid conquista operadores de frota e motoristas por todo o mundo. Além disso, recursos opcionais como o sistema pneumático de troca de marchas, e o sistema Intarder de frenagem por transmissão, amplia a segurança e o conforto durante a operação. Em combinação com uma vasta gama de PTOs (tomadas de força), a Ecomid é capaz de preencher todos os requisitos de qualidade.