MARCOPOLO LANÇA NOVO TORINO E DESTACA A EVOLUĂ‡ĂƒO DO SEU URBANO DE MAIOR SUCESSO

Modelo completa 30 anos e representa a evoluĂ§Ă£o de um clĂ¡ssico

Texto e fotos: Secco Consultoria
   
Poucos veĂ­culos comerciais produzidos pela indĂºstria de Ă´nibus brasileira e mundial tĂªm vida tĂ£o longa – 30 anos – e atingiram volume de produĂ§Ă£o superior a 100 mil unidades. Com esses atributos de sucesso de mercado, a Marcopolo lança o novo Torino, modelo urbano mais bem-sucedido em toda a histĂ³ria da indĂºstria automobilĂ­stica brasileira.


O novo do Torino inova pelo design contemporĂ¢neo, com novos conjuntos Ă³pticos traseiro e frontal que incluem luz diurna, e pela tecnologia aplicada a favor da funcionalidade, com sistema multiplex redesenhado, painel de instrumentos com tela colorida de LCD de 3,5 polegadas e sistema de ar-condicionado opcional. 
Outros destaques do novo modelo Ă© que o veĂ­culo foi concebido para oferecer conforto e segurança para os passageiros, menores custos  operacional e de manutenĂ§Ă£o para o operador, alĂ©m de mais ergonomia e praticidade para motorista e cobrador. Os para-choques dianteiro e traseiro, em trĂªs partes, possuem novo material que absorve melhor os impactos e o assoalho, dividido em painĂ©is removĂ­veis, facilitam a manutenĂ§Ă£o e a reparaĂ§Ă£o. No caso do piso, os serviços podem ser realizados sem a necessidade de remoĂ§Ă£o das poltronas.


O projeto para desenvolvimento do novo Torino envolveu as equipes de design, engenharia, produĂ§Ă£o, Ă¡rea comercial e marketing da Marcopolo Caxias do Sul e Marcopolo Rio. Foram mais de dois anos e R$ 40 milhões em investimentos para o desenvolvimento do modelo na definiĂ§Ă£o do novo estilo, fabricaĂ§Ă£o dos primeiros protĂ³tipos e dos processos produtivos a serem aplicados na planta do Rio. O veĂ­culo recebeu importantes mudanças e aperfeiçoamentos que resultaram na ampliaĂ§Ă£o do conforto e da segurança para passageiros, cobrador e motorista, visual moderno e harmonioso, maior robustez e resistĂªncia de sua estrutura.
 
Design contemporĂ¢neo

As novas linhas do Torino sĂ£o avançadas, dinĂ¢micas e equilibradas. O veĂ­culo Ă© apresentado como uma evoluĂ§Ă£o dos atuais modelos urbanos Marcopolo, com a modernizaĂ§Ă£o de linhas, jĂ¡ presentes no Viale BRT. 
A harmonia do desenho Ă© realçada pelos elementos estĂ©ticos que destacam a robustez de construĂ§Ă£o e ao mesmo tempo criam empatia com os passageiros. A nova geraĂ§Ă£o substitui a lançada no mercado em 2007 e ganhou um novo conjunto Ă³ptico dos farĂ³is em bloco Ăºnico, com luzes de sinalizaĂ§Ă£o diurnas em LEDs, farĂ³is de neblina opcionais e novas grades, que permitem melhor escoamento do ar para a refrigeraĂ§Ă£o do motor e do interior do veĂ­culo. O amplo itinerĂ¡rio garante melhor visualizaĂ§Ă£o e leitura, e o desenho lateral, limpo, proporciona maior visibilidade para o motorista e os passageiros. 
Na traseira, o desenho do novo Torino segue a premissa da funcionalidade e do visual limpo. O vigia traseiro tem vidro plano e estĂ¡ mais alto, o que aumenta a sua resistĂªncia e o conforto para os passageiros sentados na Ăºltima fileira de poltronas. O brake-light integrado amplia a segurança no trĂ¢nsito. JĂ¡ o conjunto Ă³ptico traseiro segue a tendĂªncia de design introduzida no mercado pela Marcopolo, com formato vertical e luzes em LEDs.

Tecnologia em favor da funcionalidade

No projeto, a equipe de desenvolvimento de novos produtos da Marcopolo procurou conceber um veĂ­culo com a aplicaĂ§Ă£o da tecnologia em favor da funcionalidade. Os cuidados com a reduĂ§Ă£o dos custos operacionais, do tempo de manutenĂ§Ă£o e de maior leveza do veĂ­culo foram importantes focos no trabalho de desenvolvimento do modelo. 
Por intermĂ©dio de inovações focadas nas informações obtidas em pesquisas realizadas no campo junto ao operador, ao passageiro e Ă  tripulaĂ§Ă£o, a empresa utilizou modernos conceitos para tornar mais rĂ¡pidos e mais baratos os serviços de manutenĂ§Ă£o e de reparaĂ§Ă£o. E o projeto permitiu a reduĂ§Ă£o no peso do veĂ­culo, com menor consumo de combustĂ­vel, o que favorece a sustentabilidade, a preservaĂ§Ă£o ambiental e a economia na operaĂ§Ă£o.


Internamente, o Torino recebeu melhorias na posiĂ§Ă£o da poltrona e dos comandos do motorista, que garantem fĂ¡cil alcance aos instrumentos e propiciam operaĂ§Ă£o confortĂ¡vel e segura. Merecem destaques o novo painel de instrumentos, com display LCD colorido de 3,5” de alta resistĂªncia e com acionamento touchscreen (toque na tela), e o sistema multiplex redesenhado para atender necessidades crescentes do transporte urbano em eletrĂ´nica embarcada. 
Para proporcionar mais ergonomia, os postos de trabalho do novo Torino sĂ£o mais espaçosos. O veĂ­culo oferece mais conforto tĂ©rmico e acĂºstico, com insuflador para o motorista e o cobrador, e novo janelĂ£o tem mais eficiente captaĂ§Ă£o de ar. A posiĂ§Ă£o do motorista foi redesenhada e dispõe de ampla Ă¡rea para o painel de controle, alĂ©m de console com porta-objetos. 
Outras novidades que proporcionam menor custo de manutenĂ§Ă£o e facilitam a limpeza sĂ£o o assoalho, dividido em painĂ©is removĂ­veis, e os pĂ©s das poltronas tipo cantilever, que permitem a realizaĂ§Ă£o de reparos no piso, sem a necessidade de remoĂ§Ă£o das poltronas. Os revestimentos da carroceria tambĂ©m sĂ£o de fĂ¡cil limpeza, alta durabilidade e baixo custo de reparaĂ§Ă£o. 
Para os passageiros, o conforto tambĂ©m foi ampliado, com maior largura interna, que garante amplo espaço para circulaĂ§Ă£o, e iluminaĂ§Ă£o interna em LEDs. As poltronas City ficaram mais ergonĂ´micas, contando com novos apoios de cabeça, que facilitam a movimentaĂ§Ă£o dos passageiros, alĂ©m de nova decoraĂ§Ă£o. A moderna famĂ­lia de poltronas tambĂ©m conta com opĂ§Ă£o de encosto alto. Outra inovaĂ§Ă£o Ă© o sistema de campainha com acionamento de chamada de parada por botĂ£o (sem fio).

EvoluĂ§Ă£o de um clĂ¡ssico

Desde a concepĂ§Ă£o da primeira geraĂ§Ă£o do Torino, em 1983, a Marcopolo sempre teve como objetivo projetar um veĂ­culo urbano robusto e que aliasse visual moderno e atraente, com segurança, conforto e extrema confiabilidade. O Torino foi remodelado nos anos de 1989, 1994, 1999 e 2007, acompanhando as tendĂªncias e necessidades de cada Ă©poca, o que o torna um clĂ¡ssico da indĂºstria brasileira de Ă´nibus. 
O conceito “EvoluĂ§Ă£o de um clĂ¡ssico” aplicado na nova geraĂ§Ă£o amplia as caracterĂ­sticas bĂ¡sicas que tambĂ©m envolvem funcionalidade, sustentabilidade e reduĂ§Ă£o dos custos de operaĂ§Ă£o e de manutenĂ§Ă£o. SĂ£o esses atributos e qualidades que possibilitaram o sucesso alcançado pelo Torino no Brasil e no exterior nos seus 30 anos de existĂªncia. 
O design e a concepĂ§Ă£o do Torino sĂ£o de um veĂ­culo robusto e extremamente confiĂ¡vel. Esta Ă© a sua imagem e foi com essa premissa que a Marcopolo desenvolveu o novo Torino, mantendo sua identidade de produto competitivo no mercado. As caracterĂ­sticas do Torino fazem dele um produto de excelente relaĂ§Ă£o custo/benefĂ­cio, reconhecida pelos empresĂ¡rios do setor de transporte urbano de passageiros. 

Opções de chassis

Com capacidade para acomodar atĂ© 47 passageiros sentados, mais condutor e cobrador, o Torino foi desenvolvido para ser montado sobre os principais chassis do mercado. SerĂ¡ oferecido inicialmente apenas com opções de motor dianteiro e, de acordo com o modelo de chassi, pode ter comprimento total de 13.280 mm, altura de 3.285 mm (com sistema de ar-condicionado no teto) e largura de 2.545 mm. 

O urbano Marcopolo Torino conta com serviços da maior rede de assistĂªncia tĂ©cnica e pĂ³s-venda do mercado brasileiro de Ă´nibus que cobre todo o territĂ³rio nacional e paĂ­ses do exterior. Essa cobertura garante tranquilidade ao empresĂ¡rio operador de transporte que pode contar com toda a experiĂªncia da Marcopolo e oferta de serviços de elevado padrĂ£o de qualidade.