MARCOPOLO
LANÇA NOVO TORINO E DESTACA A EVOLUÇÃO DO
SEU URBANO DE MAIOR SUCESSO
Modelo
completa 30 anos e representa a evolução de um clássico
Texto e fotos: Secco Consultoria
Poucos veículos comerciais produzidos pela indústria de ônibus
brasileira e mundial têm vida tão longa – 30 anos – e atingiram volume de
produção superior a 100 mil unidades. Com esses atributos de sucesso de
mercado, a Marcopolo lança o novo Torino, modelo urbano mais bem-sucedido em
toda a história da indústria automobilística brasileira.
O novo do Torino inova pelo design
contemporâneo, com novos conjuntos ópticos traseiro e frontal que incluem luz
diurna, e pela tecnologia aplicada a favor da funcionalidade, com sistema
multiplex redesenhado, painel de instrumentos com tela colorida de LCD de 3,5
polegadas e sistema de ar-condicionado opcional.
Outros destaques do novo modelo é que o
veículo foi concebido para oferecer conforto e segurança para os passageiros,
menores custos operacional e de
manutenção para o operador, além de mais ergonomia e praticidade para motorista
e cobrador. Os para-choques dianteiro e traseiro, em três partes, possuem novo
material que absorve melhor os impactos e o assoalho, dividido em painéis
removíveis, facilitam a manutenção e a reparação. No caso do piso, os serviços
podem ser realizados sem a necessidade de remoção das poltronas.
O projeto para desenvolvimento do novo
Torino envolveu as equipes de design, engenharia, produção, área comercial e
marketing da Marcopolo Caxias do Sul e Marcopolo Rio. Foram mais de dois anos e
R$ 40 milhões em investimentos para o desenvolvimento do modelo na definição do
novo estilo, fabricação dos primeiros protótipos e dos processos produtivos a
serem aplicados na planta do Rio. O veículo recebeu importantes mudanças e
aperfeiçoamentos que resultaram na ampliação do conforto e da segurança para
passageiros, cobrador e motorista, visual moderno e harmonioso, maior robustez
e resistência de sua estrutura.
Design
contemporâneo
As novas linhas do Torino são
avançadas, dinâmicas e equilibradas. O veículo é apresentado como uma evolução
dos atuais modelos urbanos Marcopolo, com a modernização de linhas, já
presentes no Viale BRT.
A harmonia do desenho é realçada pelos
elementos estéticos que destacam a robustez de construção e ao mesmo tempo
criam empatia com os passageiros. A nova geração substitui a lançada no mercado
em 2007 e ganhou um novo conjunto óptico dos faróis em bloco único, com luzes
de sinalização diurnas em LEDs, faróis de neblina opcionais e novas grades, que
permitem melhor escoamento do ar para a refrigeração do motor e do interior do
veículo. O amplo itinerário garante melhor visualização e leitura, e o desenho
lateral, limpo, proporciona maior visibilidade para o motorista e os
passageiros.
Na traseira, o desenho do novo Torino
segue a premissa da funcionalidade e do visual limpo. O vigia traseiro tem
vidro plano e está mais alto, o que aumenta a sua resistência e o conforto para
os passageiros sentados na última fileira de poltronas. O brake-light integrado
amplia a segurança no trânsito. Já o conjunto óptico traseiro segue a tendência
de design introduzida no mercado pela Marcopolo, com formato vertical e luzes
em LEDs.
Tecnologia
em favor da funcionalidade
No projeto, a equipe de desenvolvimento
de novos produtos da Marcopolo procurou conceber um veículo com a aplicação da
tecnologia em favor da funcionalidade. Os cuidados com a redução dos custos
operacionais, do tempo de manutenção e de maior leveza do veículo foram importantes
focos no trabalho de desenvolvimento do modelo.
Por intermédio de inovações focadas nas
informações obtidas em pesquisas realizadas no campo junto ao operador, ao
passageiro e à tripulação, a empresa utilizou modernos conceitos para tornar
mais rápidos e mais baratos os serviços de manutenção e de reparação. E o
projeto permitiu a redução no peso do veículo, com menor consumo de
combustível, o que favorece a sustentabilidade, a preservação ambiental e a
economia na operação.
Internamente, o Torino recebeu
melhorias na posição da poltrona e dos comandos do motorista, que garantem
fácil alcance aos instrumentos e propiciam operação confortável e segura.
Merecem destaques o novo painel de instrumentos, com display LCD colorido de
3,5” de alta resistência e com acionamento touchscreen (toque na tela), e o
sistema multiplex redesenhado para atender necessidades crescentes do
transporte urbano em eletrônica embarcada.
Para proporcionar mais ergonomia, os
postos de trabalho do novo Torino são mais espaçosos. O veículo oferece mais
conforto térmico e acústico, com insuflador para o motorista e o cobrador, e
novo janelão tem mais eficiente captação de ar. A posição do motorista foi
redesenhada e dispõe de ampla área para o painel de controle, além de console
com porta-objetos.
Outras novidades que proporcionam menor
custo de manutenção e facilitam a limpeza são o assoalho, dividido em painéis
removíveis, e os pés das poltronas tipo cantilever, que permitem a realização
de reparos no piso, sem a necessidade de remoção das poltronas. Os
revestimentos da carroceria também são de fácil limpeza, alta durabilidade e
baixo custo de reparação.
Para os passageiros, o conforto também
foi ampliado, com maior largura interna, que garante amplo espaço para circulação,
e iluminação interna em LEDs. As poltronas City ficaram mais ergonômicas,
contando com novos apoios de cabeça, que facilitam a movimentação dos
passageiros, além de nova decoração. A moderna família de poltronas também
conta com opção de encosto alto. Outra inovação é o sistema de campainha com
acionamento de chamada de parada por botão (sem fio).
Evolução
de um clássico
Desde a concepção da primeira geração
do Torino, em 1983, a Marcopolo sempre teve como objetivo projetar um veículo
urbano robusto e que aliasse visual moderno e atraente, com segurança, conforto
e extrema confiabilidade. O Torino foi remodelado nos anos de 1989, 1994, 1999
e 2007, acompanhando as tendências e necessidades de cada época, o que o torna
um clássico da indústria brasileira de ônibus.
O conceito “Evolução de um clássico”
aplicado na nova geração amplia as características básicas que também envolvem
funcionalidade, sustentabilidade e redução dos custos de operação e de
manutenção. São esses atributos e qualidades que possibilitaram o sucesso
alcançado pelo Torino no Brasil e no exterior nos seus 30 anos de existência.
O design e a concepção do Torino são de
um veículo robusto e extremamente confiável. Esta é a sua imagem e foi com essa
premissa que a Marcopolo desenvolveu o novo Torino, mantendo sua identidade de
produto competitivo no mercado. As características do Torino fazem dele um
produto de excelente relação custo/benefício, reconhecida pelos empresários do
setor de transporte urbano de passageiros.
Opções
de chassis
Com capacidade para acomodar até 47
passageiros sentados, mais condutor e cobrador, o Torino foi desenvolvido para
ser montado sobre os principais chassis do mercado. Será oferecido inicialmente
apenas com opções de motor dianteiro e, de acordo com o modelo de chassi, pode
ter comprimento total de 13.280 mm, altura de 3.285 mm (com sistema de
ar-condicionado no teto) e largura de 2.545 mm.
O urbano Marcopolo Torino conta com
serviços da maior rede de assistência técnica e pós-venda do mercado brasileiro
de ônibus que cobre todo o território nacional e países do exterior. Essa
cobertura garante tranquilidade ao empresário operador de transporte que pode
contar com toda a experiência da Marcopolo e oferta de serviços de elevado
padrão de qualidade.
0 Comentários