Iveco Daily movido a gĂ¡s natural serĂ¡ testado pelo Martins, maior atacadista do Brasil 

Com reduĂ§Ă£o de 84% da emissĂ£o do NOx, 25% menos CO2 e 96% menos material particulado, se comparado com um veiculo diesel Euro 3, o Iveco Daily movido 100% a GĂ¡s Natural Veicular (GNV) serĂ¡ testado pelo grupo Martins a partir deste mĂªs. O acordo firmado entre a montadora e o maior atacadista do Brasil foi oficializado hoje, 18 de dezembro, durante evento de comemoraĂ§Ă£o dos 60 anos do Martins, em UberlĂ¢ndia, quando tambĂ©m foi entregue um Hi-Way usado para tracionar a carreta-escola itinerante da Universidade Martins de Varejo e celebrada a marca de 1.000 caminhões Iveco na frota da empresa

Texto e fotos: Iveco

O modelo Daily FurgĂ£o GNV 35S14G Ă© um protĂ³tipo desenvolvido pela Iveco e que foi testado em parceria com a BHTrans (empresa de transporte e trĂ¢nsito de Belo Horizonte), Fetcemg/Setcemg (Sindicato das Empresas de Transporte de Carga do Estado de Minas Gerais) e a Gasmig (Companhia de GĂ¡s de Minas Gerais).


“O Daily GNV Ă© ideal para serviços de distribuiĂ§Ă£o e logĂ­stica urbana e ainda traz vantagens que vĂ£o alĂ©m das significativas reduções de emissĂ£o de gases de efeito estufa. Entre elas, estĂ¡ a diminuiĂ§Ă£o de ruĂ­dos em 6 decibĂ©is em relaĂ§Ă£o ao mesmo motor diesel”, explica o gestor de InovaĂ§Ă£o da Iveco, Fabio Nicora.
Durante seis meses, o veĂ­culo serĂ¡ utilizado em Belo Horizonte no segmento de entregas rĂ¡pidas de produtos leves. A expectativa Ă© realizar aproximadamente 20 entregas, num total de 100 quilĂ´metros por dia. “Em um cenĂ¡rio de competitividade, atualizar e desenvolver Ă© uma questĂ£o de sobrevivĂªncia, por isso temos uma Ă¡rea atuante de projetos e desenvolvimento”, afirma o diretor geral do atacadista distribuidor Martins, Walter Faria.
Com uma frota de 1.200 veĂ­culos, sendo 66% deles da Iveco, o protĂ³tipo movido a GNV corresponde ao projeto de diminuiĂ§Ă£o na emissĂ£o de gases de efeito estufa do Martins. “Mudamos o perfil da frota e implantamos a GestĂ£o On Line, onde estĂ¡ prevista uma reduĂ§Ă£o de 8% na emissĂ£o de CO2. Optamos por testar o Daily GNV, principalmente, por questões ambientais e custo. Esperamos que esta parceria com a Iveco seja um diferencial na busca de soluĂ§Ă£o para melhoria do meio ambiente”, comenta Walter.

Testes
A tecnologia de combustĂ­vel alternativo continua sendo testada em cidades brasileiras. AlĂ©m do Martins, a partir de janeiro de 2014 seis empresas de SĂ£o Paulo, selecionadas pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de SĂ£o Paulo e RegiĂ£o (SETCESP), poderĂ£o conferir o desempenho de uma Daily Chassi Cabine. SerĂ£o seis meses de rodagem no Estado, um mĂªs em cada empresa, numa parceria com a Companhia de GĂ¡s de SĂ£o Paulo (ComgĂ¡s) e a Truckvan.
Estas nĂ£o sĂ£o as primeiras avaliações e parcerias realizadas com o Daily GNV. Entre julho de 2012 e novembro de 2013, o veĂ­culo foi testado pela  Patrus Transportes, conseguindo atingir atĂ© 36 entregas por dia, registrando uma mĂ©dia de 20 entregas/dia no perĂ­odo. Ao todo, foram rodados 29.000 quilĂ´metros na regiĂ£o metropolitana de Belo Horizonte.
Para o gerente de ManutenĂ§Ă£o da Patrus, Julio Delfim, o furgĂ£o Iveco movido a GNV atendeu bem Ă s expectativas e gerou uma economia de 12,7 % nas despesas com combustĂ­vel, se comparado com veĂ­culos de mesma capacidade com motor a diesel, numa situaĂ§Ă£o similar de operaĂ§Ă£o durante os 17 meses de teste. “Com esta economia, conseguimos ainda transportar 17,5% a mais em peso  no perĂ­odo, mantendo o mesmo desempenho em veĂ­culos semelhantes movidos a diesel”, afirma.
Na ocasiĂ£o, o acordo entre a Iveco e a Patrus integrava o projeto LOG/BH, da BHTrans, com a finalidade de avaliar melhorias da mobilidade e da qualidade do trĂ¢nsito da capital mineira,especialmente em relaĂ§Ă£o Ă s entregas urbanas.As medições do desempenho, consumo de combustĂ­vel, resistĂªncia e performance do Iveco Daily GNV foram feitas pelo NĂºcleo de Transporte da Escola de Engenharia (Nucletrans) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
HĂ¡ quatro anos, o Iveco Daily versĂ£o furgĂ£o movido a gĂ¡s natural veicular (GNV) foi premiado como a “Van Verde 2009” por ser capaz de reduzir em atĂ© 62% as emissões de CO2 quando comparado a um motor a diesel normal.AlĂ©m disso, o Iveco Daily GNV tornou-se o primeiro veĂ­culo comercial europeu a alcançar restritas metas estipuladas pela norma Euro 6. O prĂªmio foi concedido pela revista inglesa Fleet Van, uma das maiores do mundo no gĂªnero.

Mercado
Embora esteja em testes no Brasil, o Daily movido a GNV Ă© um veĂ­culo com grande Ăªxito comercial na Europa, atestando a excelĂªncia da Iveco no desenvolvimento de soluções movidas a energias alternativas. “No ano passado, as vendas no mercado europeu superaram 900  veĂ­culos, quase o dobro do volume comercializado em 2011. AlĂ©m disso, de 2008 a 2012, jĂ¡ somamos 3.397 Dailys vendidos somente na Europa, um nĂºmero bastante expressivo para o segmento”, comenta Karina Esteves, gerente de PortfĂ³lio de Produto da Iveco.
Atualmente, a AmĂ©rica Latina Ă© foco na introduĂ§Ă£o dessa tecnologia. Somente na Venezuela, mais de 130 veĂ­culos modelo Daily (importados da Europa) e 100 veĂ­culos modelo Eurocargo (produzidos na Argentina) estĂ£o rodando pelo paĂ­s em serviços para transporte de passageiros.
A Iveco Ă© a maior fabricante mundial de veĂ­culos comerciais movidos a GNV. AtĂ© hoje, mais de 12 mil unidades a gĂ¡s natural, de diferentes modelos, jĂ¡ foram comercializadas em diversos paĂ­ses. SĂ£o milhares de veĂ­culos em vĂ¡rios tipos de aplicações. Boa parte da frota de caminhões para coleta de lixo em Madri (Espanha), por exemplo, Ă© formada por veĂ­culos IvecoStralis movidos por este tipo de combustĂ­vel.

Demais projetos
Paralelamente, a Iveco coordena outros projetos dedicados Ă  tecnologia de combustĂ­vel alternativo. Um deles Ă© o teste com o Tector GNV, em parceria com a Sulgas, Revita/SolvĂ­, DLMU Porto Alegre e PUC-RS. “Os testes terminaram em março deste ano e tiveram duraĂ§Ă£o de seis meses. O veĂ­culo rodou 18.000 km na aplicaĂ§Ă£o de coleta de resĂ­duos em Porto Alegre”, escalarece ogestor de InovaĂ§Ă£o da Iveco, FĂ¡bio Nicora.
Para aplicaĂ§Ă£o no setor canavieiro, um protĂ³tipo do Trakker Bi-Fuel, primeiro caminhĂ£o diesel-etanol do mundo, rodou a safra 2011, em parceria com a empresa RaĂ­zen, e conseguiu reduzir o custo operacional do veiculo em 6%, comparado com mesmo veĂ­culo movido a diesel, ao operar com a mistura de 40% do diesel com etanol. Segundo Nicora, o objetivo agora Ă© aumentar a taxa de substituiĂ§Ă£o etanol X diesel para reduzir ainda mais o custo operacional relacionado com o diesel.
Ainda no campo da motorizaĂ§Ă£o alternativa, a Iveco desenvolve o projeto Minibus ElĂ©trico, apresentado na feira TranspĂºblico 2013, em julho deste ano. O projeto tem seis linhas de pesquisa, sendo que uma delas Ă© especĂ­fica para estudar o impacto dos veĂ­culos elĂ©tricos na rede de distribuiĂ§Ă£o de energia elĂ©trica da Cemig (Companhia EnergĂ©tica de Minas Gerais). Os testes durarĂ£o 12 meses.
“Ainda temos outros testes em andamento em SĂ£o Bernardo do Campo (SP), Curitiba (PR) e SĂ£o Paulo (SP) e outras empresas jĂ¡ demonstraram interesse nos veĂ­culos da Iveco movidos a GNV”, finaliza.