Iveco Daily
movido a gĂ¡s natural serĂ¡ testado pelo Martins, maior atacadista do
Brasil
Com reduĂ§Ă£o de 84% da emissĂ£o do NOx, 25% menos
CO2 e 96% menos material particulado, se comparado com um veiculo diesel Euro 3,
o Iveco Daily movido 100% a GĂ¡s Natural Veicular (GNV) serĂ¡ testado pelo grupo
Martins a partir deste mĂªs. O acordo firmado entre a montadora e o maior
atacadista do Brasil foi oficializado hoje, 18 de dezembro, durante evento de
comemoraĂ§Ă£o dos 60 anos do Martins, em UberlĂ¢ndia, quando tambĂ©m foi entregue um
Hi-Way usado para tracionar a carreta-escola itinerante da Universidade Martins
de Varejo e celebrada a marca de 1.000 caminhões Iveco na frota da empresa
Texto e fotos: Iveco
O modelo
Daily FurgĂ£o GNV 35S14G Ă© um protĂ³tipo desenvolvido pela Iveco e que foi testado em parceria com a BHTrans (empresa de transporte e trĂ¢nsito de Belo Horizonte),
Fetcemg/Setcemg (Sindicato das Empresas de Transporte de Carga do Estado
de Minas Gerais) e a Gasmig (Companhia de
GĂ¡s de Minas Gerais).
“O Daily GNV Ă© ideal para serviços de distribuiĂ§Ă£o e logĂstica
urbana e ainda traz vantagens que vĂ£o alĂ©m das significativas reduções de
emissĂ£o de gases de efeito estufa. Entre elas, estĂ¡ a diminuiĂ§Ă£o de ruĂdos em 6
decibĂ©is em relaĂ§Ă£o ao mesmo motor diesel”, explica o gestor de InovaĂ§Ă£o da
Iveco, Fabio Nicora.
Durante seis meses,
o veĂculo serĂ¡ utilizado em Belo Horizonte no segmento de entregas rĂ¡pidas de
produtos leves. A expectativa Ă© realizar aproximadamente 20 entregas, num total
de 100 quilĂ´metros por dia. “Em um cenĂ¡rio de competitividade, atualizar e
desenvolver Ă© uma questĂ£o de sobrevivĂªncia, por isso temos uma Ă¡rea atuante de
projetos e desenvolvimento”, afirma o diretor geral do atacadista distribuidor
Martins, Walter Faria.
Com uma frota de 1.200 veĂculos,
sendo 66% deles da Iveco, o protĂ³tipo movido a GNV
corresponde ao projeto de diminuiĂ§Ă£o na emissĂ£o de gases de efeito estufa do
Martins. “Mudamos o perfil da frota e implantamos a GestĂ£o On Line, onde estĂ¡
prevista uma reduĂ§Ă£o de 8% na emissĂ£o de CO2. Optamos por testar o
Daily GNV,
principalmente, por questões ambientais e custo. Esperamos que esta parceria com
a Iveco seja um
diferencial na busca de soluĂ§Ă£o para melhoria do meio ambiente”, comenta
Walter.
Testes
A tecnologia de
combustĂvel alternativo continua sendo testada em cidades brasileiras. AlĂ©m do
Martins, a partir de janeiro de 2014 seis empresas de SĂ£o Paulo, selecionadas
pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de SĂ£o Paulo e RegiĂ£o
(SETCESP), poderĂ£o conferir o desempenho de
uma Daily Chassi Cabine. SerĂ£o seis meses de
rodagem no Estado, um mĂªs em cada empresa, numa parceria com a Companhia de GĂ¡s
de SĂ£o Paulo (ComgĂ¡s) e a
Truckvan.
Estas nĂ£o sĂ£o as
primeiras avaliações e parcerias realizadas com o Daily GNV. Entre julho de 2012 e novembro de 2013, o veĂculo
foi testado pela Patrus Transportes,
conseguindo atingir até 36 entregas por dia, registrando uma média de 20
entregas/dia no perĂodo. Ao todo, foram rodados 29.000 quilĂ´metros na regiĂ£o
metropolitana de Belo Horizonte.
Para o gerente de
ManutenĂ§Ă£o da Patrus, Julio Delfim, o furgĂ£o Iveco movido a GNV atendeu bem Ă s expectativas e gerou uma
economia de 12,7 % nas despesas com combustĂvel, se comparado com veĂculos de
mesma capacidade com motor a diesel, numa situaĂ§Ă£o similar de operaĂ§Ă£o durante
os 17 meses de teste. “Com esta economia, conseguimos ainda transportar 17,5% a
mais em peso no perĂodo, mantendo o mesmo desempenho em veĂculos semelhantes
movidos a diesel”, afirma.
Na ocasiĂ£o, o acordo entre a
Iveco e a
Patrus integrava o
projeto LOG/BH, da
BHTrans, com a
finalidade de avaliar melhorias da mobilidade e da qualidade do trĂ¢nsito da
capital mineira,especialmente em relaĂ§Ă£o Ă s entregas urbanas.As medições do
desempenho, consumo de combustĂvel, resistĂªncia e performance do
Iveco Daily GNV foram feitas pelo NĂºcleo de
Transporte da Escola de Engenharia (Nucletrans) da Universidade Federal de Minas
Gerais (UFMG).
HĂ¡ quatro anos, o
Iveco Daily versĂ£o furgĂ£o movido a gĂ¡s natural veicular (GNV) foi
premiado como a “Van Verde 2009” por ser capaz de reduzir em atĂ© 62% as emissões
de CO2 quando comparado a um motor a diesel
normal.AlĂ©m disso, o Iveco Daily GNV tornou-se o primeiro veĂculo comercial europeu a
alcançar restritas metas estipuladas pela norma Euro 6. O prĂªmio foi concedido
pela revista inglesa Fleet Van, uma das
maiores do mundo no gĂªnero.
Mercado
Embora esteja em
testes no Brasil, o Daily movido a GNV Ă© um
veĂculo com grande Ăªxito comercial na Europa, atestando a excelĂªncia da
Iveco no desenvolvimento de soluções movidas
a energias alternativas. “No ano passado, as vendas no mercado europeu superaram
900 veĂculos, quase o dobro do volume comercializado em 2011. AlĂ©m disso, de
2008 a 2012, jĂ¡ somamos 3.397 Dailys
vendidos somente na Europa, um nĂºmero bastante expressivo para o segmento”,
comenta Karina Esteves, gerente de PortfĂ³lio de Produto da Iveco.
Atualmente, a
AmĂ©rica Latina Ă© foco na introduĂ§Ă£o dessa tecnologia. Somente na Venezuela, mais
de 130 veĂculos modelo Daily (importados da
Europa) e 100 veĂculos modelo Eurocargo
(produzidos na Argentina) estĂ£o rodando pelo paĂs em serviços para transporte de
passageiros.
A Iveco Ă© a maior fabricante mundial de veĂculos comerciais
movidos a GNV. AtĂ© hoje, mais de 12 mil unidades a gĂ¡s natural, de diferentes
modelos, jĂ¡ foram comercializadas em diversos paĂses. SĂ£o milhares de veĂculos
em vĂ¡rios tipos de aplicações. Boa parte da frota de caminhões para coleta de
lixo em Madri (Espanha), por exemplo, Ă© formada por veĂculos
IvecoStralis movidos por este tipo de
combustĂvel.
Demais projetos
Paralelamente, a
Iveco coordena outros projetos dedicados Ă
tecnologia de combustĂvel alternativo. Um deles Ă© o teste com o
Tector GNV, em parceria com a
Sulgas, Revita/SolvĂ,
DLMU Porto Alegre e PUC-RS. “Os testes terminaram em março deste ano e tiveram
duraĂ§Ă£o de seis meses. O veĂculo rodou 18.000 km na aplicaĂ§Ă£o de coleta de
resĂduos em Porto Alegre”, escalarece
ogestor de InovaĂ§Ă£o da Iveco, FĂ¡bio Nicora.
Para aplicaĂ§Ă£o no
setor canavieiro, um protĂ³tipo do Trakker
Bi-Fuel, primeiro caminhĂ£o diesel-etanol do mundo, rodou a safra 2011, em parceria com a empresa
RaĂzen, e conseguiu reduzir o custo
operacional do veiculo em 6%, comparado com mesmo veĂculo movido a diesel, ao
operar com a mistura de 40% do diesel com etanol. Segundo Nicora, o objetivo agora Ă© aumentar a taxa de substituiĂ§Ă£o
etanol X diesel para reduzir ainda mais o custo operacional relacionado com o
diesel.
Ainda no campo da
motorizaĂ§Ă£o alternativa, a Iveco desenvolve
o projeto Minibus ElĂ©trico, apresentado na feira TranspĂºblico 2013, em julho deste ano. O projeto tem seis linhas de
pesquisa, sendo que uma delas Ă© especĂfica para estudar o impacto dos veĂculos
elĂ©tricos na rede de distribuiĂ§Ă£o de energia elĂ©trica da Cemig (Companhia EnergĂ©tica de Minas Gerais). Os testes
durarĂ£o 12 meses.
“Ainda temos outros
testes em andamento em SĂ£o Bernardo do Campo (SP), Curitiba (PR) e SĂ£o Paulo
(SP) e outras empresas jĂ¡ demonstraram interesse nos veĂculos da
Iveco movidos a GNV”, finaliza.
0 ComentĂ¡rios