Volkswagen Amarok ganha novos recursos de segurança e mais tecnologia na linha 2014
 
  • Todas as versões cabine dupla passam a ter sistema Isofix para cadeirinhas de crianças
  • Terceiro apoio de cabeça e cinto de segurança central automĂ¡tico de trĂªs pontos no banco traseiro tambĂ©m passam a ser itens de sĂ©rie para a cabine dupla.
  • VersĂ£o Highline passa a trazer de sĂ©rie controle eletrĂ´nico de estabilidade (ESC), assistente para partidas em rampas (HSA), controle automĂ¡tico de descida (HDC) e farĂ³is de neblina com luzes dinĂ¢micas para manobras
  • CĂ¢mera traseira e airbags laterais figuram entre os novos opcionais
  • Espelhos retrovisores externos com rebatimento elĂ©trico de sĂ©rie para a Highline

Texto e fotos: Volkswagen
 
A Volkswagen estĂ¡ lançando a linha 2014 da pick-up Amarok, que passa a oferecer mais tecnologia. Todas as versões do modelo começam a chegar Ă s concessionĂ¡rias da marca em novembro com maior lista de equipamentos de sĂ©rie e novos opcionais. Entre os destaques estĂ¡ a configuraĂ§Ă£o Highline, topo de linha, que agora passa a contar de sĂ©rie com controle eletrĂ´nico de estabilidade (ESC), assistente para partidas em rampas (HSA), controle automĂ¡tico de descida (HDC)  e farĂ³is de neblina com luzes dinĂ¢micas para manobras – recurso inĂ©dito entre as picapes mĂ©dias no Brasil.


Os farĂ³is de neblina com luzes dinĂ¢micas para manobras realçam o campo de visibilidade do motorista. Sempre que o veĂ­culo realizar uma curva, o farol de neblina iluminarĂ¡ (em velocidades de atĂ© 40 km/h) a lateral da via em que a roda estiver se virando, permitindo um reconhecimento mais rĂ¡pido de eventuais obstĂ¡culos durante a manobra. O recurso Ă© oferecido como opcional para a versĂ£o Trendline,
Outra novidade para a versĂ£o Highline Ă© a opĂ§Ă£o de ser equipada com airbags laterais para tĂ³rax e cabeça, alĂ©m do duplo airbag frontal (item de sĂ©rie em todas as versões da pick-up). As bolsas do airbag para tĂ³rax e cabeça (uma Ăºnica bolsa que cobre as regiões do tĂ³rax e da cabeça) se localizam no encosto dos bancos dianteiros e proporcionam maior proteĂ§Ă£o em colisões laterais.


Outro recurso tecnolĂ³gico introduzido para a versĂ£o topo de linha Ă© o rebatimento elĂ©trico dos espelhos retrovisores, o que facilitarĂ¡ estacionar a pick-up em vagas mais estreitas. Com os espelhos rebatidos a largura Ă© reduzida em 17 cm.
A fim de tornar as manobras da pick-up mais seguras, a Amarok Highline, que jĂ¡ tem como item de sĂ©rie um exclusivo (no segmento) sistema de sensores de estacionamento dianteiros e traseiros com OPS (Optical Parking System), passa a ofertar como opcional a cĂ¢mera traseira.


O banco traseiro da Amarok cabine dupla passa a contar com o terceiro apoio de cabeça  e com o cinto de segurança central automĂ¡tico de trĂªs pontos.
Outro importante aprimoramento na segurança da Amarok é a oferta do sistema Isofix para todas as suas versões. A linha 2014 da pick-up passa a ter de série o sistema de ancoragem para dois assentos de crianças nas posições laterais do banco traseiro.
Tanto a Amarok Highline como a Trendline recebem na linha 2014 um novo quadro de instrumentos (cluster) incorporando o novo computador de bordo com oito funções (tempo de viagem, consumo instantĂ¢neo, consumo mĂ©dio, autonomia, distĂ¢ncia percorrida, velocidade mĂ©dia, alerta de velocidade e temperatura do Ă³leo do motor).
O novo quadro de instrumentos, alĂ©m de contar com nova serigrafia e iluminaĂ§Ă£o branca, traz detalhes cromados e indicadores analĂ³gicos da temperatura do lĂ­quido de arrefecimento do motor e do nĂ­vel de combustĂ­vel. AlĂ©m destas, o novo quadro de instrumentos tambĂ©m apresenta as seguintes funções: indicador individual de portas e tampa do motor abertas, temperatura externa, indicaĂ§Ă£o da marcha utilizada e recomendações de trocas de marchas e do prĂ³ximo serviço e troca de Ă³leo, velocidade secundĂ¡ria e reserva de combustĂ­vel.
Por falar em interatividade, o novo volante multifuncional tambĂ©m faz parte da lista de sĂ©rie da Amarok Highline 2014. O recurso, que possibilita ao motorista acionar os controles do som e do sistema de telefone sem tirar as mĂ£os do volante, tambĂ©m estĂ¡ disponĂ­vel como opcional para a versĂ£o Trendline.
O indicador de trocas de marcha, recurso antes exclusivo dos modelos com cĂ¢mbio manual, passa a ser item de sĂ©rie tambĂ©m na Amarok Highline e a Amarok Trendline com transmissĂ£o automĂ¡tica de oito marchas. O indicador funciona apenas apĂ³s a alavanca do cĂ¢mbio ser colocada na posiĂ§Ă£o de trocas manuais. O recurso indica, por meio da tela central do painel de instrumentos, a marcha ideal a ser engatada, priorizando a economia de combustĂ­vel.

Versões
A Amarok Ă© oferecida em sete opções de configuraĂ§Ă£o, entre carroceria cabine simples e cabine dupla, traĂ§Ă£o 4x2 e traĂ§Ă£o 4x4, transmissĂ£o manual de seis marchas ou automĂ¡tica de oito marchas.
Na versĂ£o S da pick-up – oferecida em configurações de cabine simples (com traĂ§Ă£o 4x2 ou 4x4) e de dupla (traĂ§Ă£o 4x4) – o motor 2.0 TDI conta com um turbocompressor e tem potĂªncia de 140 cv, que surgem a 3.500 rpm. O torque Ă© de 34,7 kgfm, disponĂ­vel a partir de 1.600 rpm.
Nas versões SE, Trendline e Highline, o motor 2.0 TDI tem dois turbos, o que eleva sua potĂªncia para 180 cv. O torque mĂ¡ximo Ă© de 40,8 kgfm a 1.500 rpm, com o cĂ¢mbio manual de 6 marchas. Com o cĂ¢mbio automĂ¡tico de 8 marchas (recurso opcional para a versĂ£o Trendline e de sĂ©rie na Highline), o torque mĂ¡ximo Ă© de 42,8 kgfm a 1.750 rpm.


Desde a versĂ£o S, a Amarok traz de sĂ©rie uma extensa lista de equipamentos, entre os quais direĂ§Ă£o hidrĂ¡ulica, ar-condicionado Climatic, bancos do motorista e do passageiro com ajuste de altura, volante com ajuste de altura e distĂ¢ncia, preparaĂ§Ă£o para rĂ¡dio com 2 alto-falantes, freios ABS (com funĂ§Ă£o “off-road”, BAS – Sistema de AssistĂªncia Ă  Frenagem; e EBD – Distribuidor EletrĂ´nico da Força de Frenagem), TCS (Sistema de Controle de TraĂ§Ă£o), airbags dianteiros, entre outros. A pick-up tambĂ©m conta de sĂ©rie com bloqueio eletrĂ´nico do diferencial  (EDL) e o sistema de alĂ­vio de peso da tampa traseira.