Executivos da Beiqi Foton Motor Company e da Foton Aumark do Brasil receberam na China autoridades do Rio Grande do Sul   
     
Os executivos da Beiqi Foton Motor Company e da Foton Aumark do Brasil receberam na China, entre os dias 02 a 05 de dezembro, uma delegaĂ§Ă£o do Rio Grande do Sul na sede da Foton, localizada no distrito de Changping, na capital Beijing

Texto e fotos: Foton Aumark

O encontro, que foi liderado por Luiz Carlos Mendonça de Barros, Presidente da Foton Aumark do Brasil, Marcio Vita, Diretor Executivo da Foton Aumark do Brasil, Luiz Carlos Paraguassu, Diretor Relações Institucionais da Foton Aumark do Brasil e Tarso Genro, Governador do Rio Grande do Sul, contou com a presença do Embaixador do Brasil em Beijing, Valdemar Carneiro LeĂ£o, alĂ©m de prefeitos, deputados estaduais, secretĂ¡rios de governos, imprensa, etc.


Durante o primeiro dia de visita, o Presidente da Foton Internacional e Vice Presidente Beiqi Foton Motor Company, Wang Xiangyin, recebeu a delegaĂ§Ă£o e explicou a importĂ¢ncia do mercado Brasileiro para os planos estratĂ©gicos da empresa.
Foram apresentadas aos convidados as seguintes informações sobre a marca: em 17 anos 5.26 Milhões de unidades de caminhões foram vendidas para 110 paĂ­ses e 5 milhões de clientes; a marca Foton tem um valor estimado em RMB  50.867 Bilhões, quase USD 1 BilhĂ£o ranking 4th na China (nĂºmeros do Ranking ChinĂªs); Ă© a nĂºmero 1 em veĂ­culos comerciais e por  10 anos consecutivos em caminhões leves; investiram 20 Bilhões RMB (USD 350 milhões) em P&D tornando seu centro de pesquisa uma referĂªncia nacional em 2004; 4.000 engenheiros trabalham no prĂ©dio de P&D para criaĂ§Ă£o e desenvolvimento de novos veĂ­culos; pretendem expandir para  8.000 engenheiros atĂ©  2020, incluĂ­do  500 experts de alto nĂ­vel  em Ă¡reas tĂ©cnicas; sua rede de venda internacional conta com 139 distribuidores em  1.500 Dealers cobrindo  110 paĂ­ses e regiões em 2012. Na China continental possui uma rede de 4.364 Dealers,  e de Importadores uma rede de serviço de 4.378 unidades cobrindo um raio de 100 km.
Em seguida, Luiz Carlos Mendonça de Barros discursou e agradeceu o Estado do Rio Grande do Sul por todo o apoio prestado atĂ© o momento no projeto da fĂ¡brica, e tambĂ©m a grande confiança depositada no Grupo Foton Aumark do Brasil. “É muito importante para o Brasil uma relaĂ§Ă£o sĂ³lida como a nossa com um importante grupo chinĂªs. Este projeto Ă© apenas um inĂ­cio de uma lista de novas oportunidades”, afirmou Mendonça de Barros.
Para encerrar os discursos do primeiro dia, Tarso Genro agradeceu a recepĂ§Ă£o, explicou a importĂ¢ncia do projeto da Foton para o estado e fez uma detalhada apresentaĂ§Ă£o da estrutura e caracterĂ­sticas do Rio Grande do Sul com um vĂ­deo e informações estatĂ­sticas. “Elogio o Presidente da Foton Aumark do Brasil, Luiz Carlos Mendonça de Barros, apontando o enorme respeito que todos tĂªm pelo empresĂ¡rio, economista e polĂ­tico no Brasil”, finaliza Genro.
No perĂ­odo da tarde, Marcio Vita, Diretor Executivo da Foton Aumark, e Ivan Pellegrin, Presidente da AGDI – Agencia GaĂºcha de Desenvolvimento e PromoĂ§Ă£o ao Investimento, receberam no Hotel Intercontinental Beijing Beichen, fornecedores de autopeças para uma apresentaĂ§Ă£o do projeto da fĂ¡brica e da oportunidade de implantar operações no Brasil, prospectando possĂ­veis sistemistas para o Estado.
No segundo dia, houve novamente com a equipe da AGDI mais uma rodada de reuniões com dois fabricantes de autopeças, e na parte da tarde, executivos da Beiqi Foton Motor Company, da Foton Aumark, e Mauro Knijnik da SDPI - Secretaria de Desenvolvimento e PromoĂ§Ă£o do Investimento – e sua equipe do Banrisul - Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A. – estiveram no China Development Bank para alinhar a parceria que as trĂªs empresas (BANRISUL, FAB e CDB) estĂ£o estruturando. A conversa foi extremamente positiva e todos reforçaram a forte intenĂ§Ă£o de cooperaĂ§Ă£o, jĂ¡ dando inĂ­cio aos trabalhos.
A comitiva do Rio Grande do Sul continua em Beijing até quinta-feira 05/12, seguindo para Wuhan e Shangai.