Renault celebra 15 anos de produĂ§Ă£o no Brasil 

Marca vive seu melhor momento n o PaĂ­s e Ă© o 2º maior mercado da Renault no mundo

Texto e fotos: Renault

Hoje a Renault comemora 15 anos de produĂ§Ă£o no Brasil e em cada um dos 1,8 milhĂ£o de veĂ­culos produzidos, um motivo para celebrar.Primeira newcomer a acreditar no potencial do mercado brasileiro, sua relaĂ§Ă£o com o paĂ­s remonta Ă  dĂ©cada de 60, quando os primeiros modelos Gordini e Interlagos circularam por suas ruas e estradas, produzidos sob licença pela Willis Overland. E, a partir da inauguraĂ§Ă£o da sua primeira fĂ¡brica, dia 4 de dezembro de 1998, a Renault iniciou uma nova etapa em sua trajetĂ³ria de sucesso, garantindo um lugar entre os principais fabricantes brasileiros de automĂ³veis.
O ParanĂ¡, estado que acolheu e apoiou a iniciativa da implantaĂ§Ă£o da Renault no Brasil, foi o local escolhido para sediar a nova planta, em SĂ£o Jose dos Pinhais, regiĂ£o metropolitana, de Curitiba. Ali, em março de 1996 foi lançada a pedra fundamental, marcando o inĂ­cio das obras. Na ocasiĂ£o, o entĂ£o presidente do Grupo Renault, Louis Schweitzer e o presidente da Renault do Brasil, Pierre Poupel, estavam acompanhados de Viviane Senna, que veio prestigiar a justa homenagem preparada pela Renault ao seu irmĂ£o, o piloto Ayrton Senna, dando nome ao complexo industrial.
Dois anos e meio depois jĂ¡ estavam em sendo montados os primeiros modelos que surpreenderiam o mercado brasileiro pela inovaĂ§Ă£o e modernidade. O modelo ScĂ©nic, primeiro Renault fabricado no Brasil , inaugurou o segmento das minivans no PaĂ­s e, assim como Clio, que veio logo em seguida, destacou-se pelo design inovador e tambĂ©m pela preocupaĂ§Ă£o com a segurança: foram os primeiros veĂ­culos com airbag de sĂ©rie produzidos no PaĂ­s.
Depois da fĂ¡brica de veĂ­culos de passeio, em 1999, o Complexo Ayrton Senna inaugurou a fĂ¡brica de motores e, em 2001, a fĂ¡brica de veĂ­culos comerciais leves, da Aliança Renault-Nissan, produzindo veĂ­culos das duas marcas. Com capacidade instalada de produĂ§Ă£o de 60 mil veĂ­culos por ano, seu volume acumulado de produĂ§Ă£o jĂ¡ ultrapassa os 250.000 veĂ­culos. Juntas, as trĂªs fĂ¡bricas jĂ¡ produziram, nestes 15 anos, cerca de 1.8 milhĂ£o de veĂ­culos e 2,9 milhões de motores. 
Consolidada a estrutura de produĂ§Ă£o, as conquistas foram sendo alcançadas ao longo desses 15 anos de Brasil. Desde que a primeira ScĂ©nic saiu rodando da linha de montagem, a Renault realizou 12 7 lançamentos, assumiu a quinta posiĂ§Ă£o entre as montadoras do PaĂ­s (7% de participaĂ§Ă£o mĂ©dia de mercado nos Ăºltimos cinco meses) e o nĂºmero de colaboradores cresceu mais de 10 vezes, chegando a 6.500 empregos diretos, gerando ainda outros 2 5 mil indiretos sĂ³ no ParanĂ¡. AlĂ©m disso, desde 2011, o Brasil tornou-se o segundo maior mercado da marca no mundo, atrĂ¡s apenas da França.
“Hoje a Renault Ă© uma empresa brasileira, nossos produtos sĂ£o referĂªncia em seus segmentos, geramos oportunidades de emprego e renda e contribuĂ­mos com a evoluĂ§Ă£o da sociedade, o que nos orgulha muito”, destaca Olivier Murguet, presidente da Renault do Brasil.

Plano estratĂ©gico de crescimento 

A Renault realizou importantes conqui stas no mercado brasileiro nestes 15 anos, posicionando-se entre as 5 principais montadoras do PaĂ­s, e continua evoluindo. Seu market share avançou significativamente nos Ăºltimos anos, alcançando mĂ©dias de crescimento superiores Ă s do mercado. Em 2012, por exemplo, seu crescimento foi de 24%, 4 vezes maior que o do mercado (6%). Nos Ăºltimos meses chegou a uma participaĂ§Ă£o mĂ©dia de 7% (a meta Ă© alcançar 8% atĂ© 2016). AlĂ©m d isso, o Sandero estĂ¡ entre os 8 veĂ­culos mais vendidos do PaĂ­s e os modelos Duster e Logan fazem sucesso em seus segmentos
Este sucesso foi alcançado graças Ă  sua estratĂ©gia de crescimento, baseada em trĂªs pilares: AmpliaĂ§Ă£o da rede de concessionĂ¡rias, AmpliaĂ§Ă£o e renovaĂ§Ă£o da gama de produtos e Aumento da capacidade instalada. A rede de concessionĂ¡rias, fundamental para o crescimento das vendas, ganhou 100 novas lojas sĂ³ nos Ăºltimos 3 anos, e os planos de expansĂ£o continuam. O ano de 2013 deve encerrar com 40 novas lojas, ou seja, 17% a mais que 2012, totalizando 275 revendas (cobertura de 83% do territĂ³rio nacional).
Quanto Ă  ampliaĂ§Ă£o e renovaĂ§Ă£o da gama, desde 2011 foram lançados mais de 20 novidades. Em 2013, a Renault apresentou dois novos produtos: o Novo Master, totalmente reformulado – mesmo modelo comercializado na Europa, capaz de receber mais de 70 diferentes configurações - e o Novo Logan, que chega com inovaĂ§Ă£o acessĂ­vel, mais conforto, sofisticaĂ§Ă£o e design moderno, sem perder as caracterĂ­sticas que o consagraram, como robustez, baixo custo de manutenĂ§Ă£o,espaço interno e trĂªs anos de garantia. AtĂ© 2016 a Renault deverĂ¡ realizar 9 novos lançamentos.

Mais de R$ 6 bi lhões em investimentos 

Ao longo desses 15 anos, o Complexo Ayrton Senna precisou adaptar-se ao ritmo de crescimento do mercado e da prĂ³pria marca. Somados os investimentos iniciais atĂ© os mais recentes, foram aplicados na operaĂ§Ă£o brasileira cerca de R $ 6 bilhões.As inversões mais recentes, destinadas ao aumento da capacidade de produĂ§Ă£o, somaram R$ 500 milhões(de um total de 1,5 bilhĂ£o para o perĂ­odo 2010-2015).
Realizada em tempo recorde - apenas 2 meses – estas obras aumentaram a capacidade de produĂ§Ă£o do Complexo Ayrton Senna de 280 mil para 380 mil veĂ­culos por ano, somadas as capacidades da fĂ¡brica de veĂ­culos de passeio, que apĂ³s a ampliaĂ§Ă£o passou de 220 mil unidades anuais para 320 mil, e a de veĂ­culos utilitĂ¡rios leves, cuja capacidade de produĂ§Ă£o Ă© de 60 mil veĂ­culos por ano.
Estes investimentos contemplaram tambĂ©m a construĂ§Ă£o de um novo Centro de PreparaĂ§Ă£o LogĂ­stica (35.000 m² e 12 metros de altura). É importante destacar que a conquista de novos patamares de produĂ§Ă£o vem acompanhada tambĂ©m da geraĂ§Ă£o de novos empregos. Desde 2011 foram abertos 1.200 novos postos de trabalho, e hoje a Renault conta com cerca de 6.500 colaboradores diretos.

Engenharia e design

AlĂ©m de uma boa estrutura de vendas e de produĂ§Ă£o, o crescimento da marca pressupõe tambĂ©m uma gama de produtos sempre renovada e adaptada ao estilo e ao gosto do consumidor. Por i sso, a Renault investiu fortemente tambĂ©m no desenvolvimento do capital humano, implantando no Brasil estruturas de ponta em engenharia e design.
No Complexo Ayrton Senna encontra-se o Renault Tecnologia AmĂ©ricas (RTA), um centro de engenharia estruturado em 2007, que conta hoje com cerca de 600 engenheiros no Brasil focados em novas tecnologias, entre elas as que permitem a construĂ§Ă£o de propulsores cada vez mais econĂ´micos e eficientes. Graças ao trabalho do RTA, a Renault se destaca no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular com seis modelos nota A em consumo de combustĂ­vel.
JĂ¡ o Renault Design America Latina (RDAL), inaugurado em 2008, estĂ¡ localizado na cidade de SĂ£o Paulo. Trata-se do primeiro estĂºdio de design da marca no continente americano, colocando o Brasil no seleto grupo de 5 paĂ­ses escolhidos para abrigarem os centros de criaĂ§Ă£o nesta Ă¡rea em todo o mundo. 

Mais prĂ³xima da sociedadee do meio ambiente

A Renault Ă© uma empresa que estar sem pre prĂ³xima da sociedade. Para assegurar a sua participaĂ§Ă£o em ações que visam a melhoria de vida dos brasileiros e a preservaĂ§Ă£o da biodiversidade, em 2010, durante o SalĂ£o do AutomĂ³vel de SĂ£o Paulo, foi lançado o Instituto Renault. Nestes 3 anos de atuaĂ§Ă£o, o Instituto desenvolveu esforços e apoiou iniciativas focadas na melhoria da qualidade de vida das pessoas, acumulando investimentos da ordem de R$ 9 milhões, impactando direta ou indiretamente mais de 300 mil pessoas.
AtravĂ©s do Instituto, a Renault se aproxima ainda mais das comunidades onde atua e pode traçar ações planejadas, capazes de dar uma nova perspectiva e melhorar a qualidade de vida de crianças, jovens e adultos. O Instituto Renault atua em quatro eixos principais: EducaĂ§Ă£o, Segurança no TrĂ¢nsito, Desenvolvimento Social e Diversidade e Sustentabilidade Ambiental e mobilidade.
No Ă¢mbito institucional, a Renault firmou os direitos de naming rights de importantes instituições. Em SĂ£o Paulo, obteve o direito sobre o nome do principal palco da cidade de SĂ£o Paulo, hoje denominado Teatro Renault, destinado Ă s grandes montagens da Broadway. Em Curitiba, a marca dĂ¡ nome ao Expo Renault Barigui, um centro de exposições instalado no principal parque da capital paranaense, o Parque Barigui. Neste ano, a Renault patrocinou o Festival de Teatro de Curitiba, o maior do gĂªnero no PaĂ­s e patrocinarĂ¡ tambĂ©m a tradicional escola de samba AcadĂªmicos do Salgueiro para o Carnaval 2014, cujo tema serĂ¡ a criaĂ§Ă£o do mundo.

Cuidados ambientais

Os cuidados com o meio ambiente fizeram da Renault do Brasil uma das montadoras com a maior Ă¡rea preservada do PaĂ­s: 60% de seus 2,5 milhões de m² sĂ£o de matas nativas, com presença de mais de 140 espĂ©cies de mamĂ­feros, aves, peixes, anfĂ­bios e rĂ©pteis. Hoje 100% de seus resĂ­duos industriais sĂ£o gerenciados: 95% Ă© reciclado e o restante reprocessado. O Complexo Ayrton Senna possui a certificaĂ§Ă£o ambiental 14.001 desde 2003.

Pioneirismo em mobilidade zero emissĂ£o

A Renault, lĂ­der mundial na comercializaĂ§Ă£o de veĂ­culos movidos Ă  eletricidade,estĂ¡ dando passos importantes na difusĂ£o da tecnologia dos veĂ­culos zero emissĂ£o tambĂ©m no Brasil. AtĂ© o momento, 40 unidades jĂ¡ foram comercializadas junto a instituições que tĂªm projetos ligados ao uso dessa tecnologia: CPFL Energia (2 unidades) Itaipu Binacional (32 unidades do Twizzy) e FedEx  (6 unidades do modelo Kangoo Z.E. Maxi).
No Ă¢mbito da Aliança Renault-Nissan, que estĂ¡ investindo 4 bilhões de euros par a desenvolver veĂ­culos que nĂ£o utilizam petrĂ³leo como c ombustĂ­vel e podem ser recarregados com energia pura e renovĂ¡vel, jĂ¡ foram comercializados mais de 100.000 carros com emissĂ£o zero, em pouco menos de trĂªs anos de mercado, o que Ă© mais do que foi comercializado por todas as demais montadoras juntas.

Renault – fatos e nĂºmeros

Investimentos 
R$ 6 bilhões investidos desde o inĂ­cio das operações (jĂ¡ inclui o R$ 1,5 bilhĂ£o do ci clo 2010-2015) 
Faturamento 
R$ 13,8 bilhões em 2012 
Aumento capacidade produtiva 
R$ 500 milhões em investimentos (parte do plano de R$ 1,5 bilhĂ£o entre 2010 e 2015 ) 
ProduĂ§Ă£o de mais 100 mil carros/ano (totalizando d e 380.000 carros/ano) 
ExportaĂ§Ă£o 
Maior exportadora do ParanĂ¡, foram R$ 2,2 bi em exportaĂ§Ă£o em 2012 com: 
Mais de 54.000 carros exportados para 7 paĂ­ses 
E mais de 135.000 motores exportados 
HistĂ³rico: mais de 350.000 carros exportados

Recursos Humanos

Colaboradores 
6.500 empregos diretos 
25.000 empregos indiretos sĂ³ no ParanĂ¡ - Cerca de 600 engenheiros no Renault Tecnologia AmĂ©ricas em Curitiba (1.000 nas AmĂ©ricas) 
1.200 novos empregos gerados nos Ăºltimos 2 anos 
BenefĂ­cios sociais 
R$ 55 milhões em benefĂ­cios aos colaboradores e dependentes (assistĂªncia mĂ©dica e odontolĂ³gica, seguro de vida, transporte, alimentaĂ§Ă£o, treinamento). 
AssistĂªncia mĂ©dica e odontolĂ³gica 
R$ 22 milhões em assistĂªncia mĂ©dica e odontolĂ³gica em 2012 
Mais de 100 mil consultas/ano 
Transporte Privado 
R$ 12,7 milhões/ano - 200 linhas de Ă´nibus/entrada ao dia 
AlimentaĂ§Ă£o 
137 mil refeições/mĂªs 
Treinamento 
R$ 2,6 milhões - 153 mil horas/ano 
Escolas conveniadas com a Renault: FAMEC/ ENSITEC/SENAC/ UTFPR 

Cronologia

1996 
29 março acontece cerimĂ´nia de Lançamento da pedra fundamental em Ă¡rea de SĂ£o JosĂ© dos Pinhais –PR, que marca o inĂ­cio das obras de construĂ§Ă£o do Complexo Ayrton Senna. 
1997 
Criado o Centro de Treinamento de JundiaĂ­ 
Inaugurado armazĂ©m de peças de JundiaĂ­ (novas instalações em 2001) 
1998 
Dia 4 Dezembro inaugurada a primeira fĂ¡brica do Complexo Ayrton Senna de VeĂ­culos de Passeio (CVP), com as presenças do Pres. da RepĂºblica, Fernando Henrique Cardoso, Gov . Estado PR Jaime Lerner, e Louis Schweitzer. Presidente do Grupo Renault e de Viviane Senna, irmĂ£ do piloto e presidente do Instituto Ayrton Senna. 
600 colaboradores diretos 
58 pontos de vendas – concessionĂ¡rias 
542 veĂ­culos de passeio produzidos no ano 
1,2% de participaĂ§Ă£o de mercado 
1999 
Lançamento da ScĂ©nic - que inaugura o segmento das Minivans no Brasil – e tambĂ©m do Clio Hatch 5 portas. 
Todos os modelos saem de linha com airbag - 1ª montadora do Brasil a adotar esta prĂ¡tica. 
Dezembro - Inaugurada a FĂ¡brica de Motores do Complexo Ayrton Senna. 
1.400 colaboradores diretos 
100 pontos de vendas – concessionĂ¡rias 
2,6% de participaĂ§Ă£o de mercado 
2000 
InĂ­cio produĂ§Ă£o motores 1.6 16V (K4) e 1.0 16V (D4) 
FĂ¡brica de Motores 30.000 motores produzidos 
Lançamento do Clio Sedan 2.200 colaboradores diretos 
138 pontos de vendas – concessionĂ¡rias 
3,8% de participaĂ§Ă£o de mercado 
2001 
Dezembro InauguraĂ§Ă£o da FĂ¡brica de Comerciais Leves – primeira a operar pe la Aliança Renault Nissan – produĂ§Ă£o do Master e das Nissans Frontier e Xterra 
InauguraĂ§Ă£o do ArmazĂ©m Central de Peças. 
150.000 veĂ­culos de passeio e comerciais leves 
2.800 colaboradores diretos 
180 pontos de vendas – concessionĂ¡rias 
4,6% de participaĂ§Ă£o de mercado 
2002
ProduĂ§Ă£o atinge 32 veĂ­culos por hora 
InĂ­cio produĂ§Ă£o ScĂ©nic re-estilizada 
FĂ¡ ;brica de Motores inicia a produĂ§Ă£o Motor 1.0 8V 
250 mil motores produzidos/acumulado 
2.600 colaboradores diretos 
182 pontos de vendas – concessionĂ¡rias 
200.000 veĂ­culos de passeio e comerciais leves produzidos 
4,3% de participaĂ§Ă£o de mercado 
Lançamento da FĂ³rmula Renault e Copa Clio no Brasil 
2003    
InĂ­cio produĂ§Ă£o das novas gerações do Clio Hatch 5p e Clio Sedan 
Lançamento Clio Hatch 3p 
2.500 colaboradores diretos 
174 pontos de vendas – concessionĂ¡rias 
4,3% de participaĂ§Ă£o de mercado 
2004 
Inicia a produĂ§Ă£o do motor 1.6 16v  bicombustĂ­vel. 
600.000 motores produzidos /acumulado 
Lançado o Clio c/motor hi-flex 1.6 16v 
2.600 colaboradores diretos 
3 ,6% de participaĂ§Ă£o de mercado 
148 pontos de vendas – concessionĂ¡rias 
350.000 veĂ­culos de passeio e comerciais leves produzidos 
3,6% de participaĂ§Ă£o d e mercado 
2005 
InĂ­cio das operações do ArmazĂ©m de Peças de SĂ£ ;o JosĂ© dos Pinhais 
Lançamento dos veĂ­culos equipados com motores 1.0 flexfuel. 
2.700 colaboradores diretos 
146 pontos de vendas – concessionĂ¡rias 
2,9% de participaĂ§Ă£o de mercado 
2006 
Inicia produĂ§Ă£o MĂ©gane Sedan e MĂ©gane Grand Tour 
500.000 veĂ­culos de passeio e comerciais leves 
Atingimento da marca de 1.000.000 de motores produzidos 
3.000 colaboradores diretos 
147 pontos de vendas – concessionĂ¡rias 
2,8% participaĂ§Ă£o de mercado 
2007 
Inicia produĂ§Ă£o do Logan e do Sandero 
Fim de produĂ§Ă£o dos modelos Clio Sedan e Clio Hatch (transf. para FĂ¡brica Santa Isabel - Arg) 
InĂ­cio produĂ§Ă£o motores 1.6 8V 
Instalado Renault Tecnologia Américas no Complexo Ayrton Senna. O RTA tem por objetivo desenvolver produtos voltados às necessidades e ao perfil do consumidor latino-americano e conta hoje com uma equipe de cerca de 6 00 engenheiros.
4.400 colaboradores diretos 
152 pontos d e vendas – concessionĂ¡rias 
3,1% de participaĂ§Ă£o de mercado 
2008 
InauguraĂ§Ă£o do Design America Latina (RDAL), em SĂ£o Paul o. O RDAL foi o primeiro estĂºdio de design da marca no continente americano, que colocou o Brasil no seleto grupo de paĂ­ses escolhidos pela Renault para a abrigarem seus centros de criaĂ§Ă£o nesta Ă¡rea. 
Inicia produĂ§Ă£o do Sandero Stepway 
750.000 veĂ­culos de passeio e comerciais leves produzidos 
4 .300 colaboradores diretos 
160 pontos de vendas – concessionĂ¡rias 
4,3% de participaĂ§Ă£o de mercado
2009 
Chegada do Symbol ao mercado brasileiro 
Lançamento da nova geraĂ§Ă£o Master 
1.600.000 motores produzidos/acumulado 
Primeiro RoadShow Renault F1 em SĂ£o Paulo. 
1º Renault Experience na PUC ParanĂ¡, com participaĂ§Ă£o de aprox. 1.2 00 alunos. 
4.600 colaboradores diretos 
168 pontos de vendas – concessionĂ¡rias 
3,9% de participaĂ§Ă£o de mercado 
A Renault entra no Twitter 
2010 
InauguraĂ§Ă£o do Instituto Renaul t e do Grupo Women@Renault durante o SalĂ£o do AutomĂ³vel de SĂ£o Paulo 
Inicia produĂ§Ă£o nova versĂ£o Logan 
Fim de produĂ§Ă£o ScĂ©nic 
Fim de produĂ§Ă£o MĂ©gane Sendan 
5.000 colaboradores diretos 
175 pontos de vendas – concessionĂ¡rias 
4 ,8% de participaĂ§Ă£o de mercado 
Renault inicia sua participaĂ§Ă£o no Facebook 
2011 
Inicia produĂ§Ă£o Duster, e dos novos modelos do Sandero e Sandero Stepway 
Chegada do Fluence ao mercado Brasileiro 
Setembro 2011 Renault eleita pela 1ª vez uma das 150 melhores empresas para trabalhar segundo a Revista Exame 
Atingida a marca d e 1 milhĂ£o de veĂ­culos vendidos e 2 milhões de motores produzidos 
Aberto o terceiro turno de produĂ§Ă£o, o que motivou 1000 novas contratações. 
Brasil torna-se o 2º maior mercado da marca dentro do Grupo, superado sĂ³ pela França. 
Outubro presidente Carlos Ghosn anuncia plano de R$ 1, 5 bi para perĂ­odo 2010-2015 em evento realizado no Complexo Ayrton Senna. 
6.000 colaboradores diretos 
204 pontos de vendas - concessionĂ¡rias 
5,6% de participaĂ§Ă£o de mercado 
2012 
Firmados os naming rights do Expo Renault Barigui, em Curitiba, e do Teatro Renault, em SĂ£o Paulo. 
InauguraĂ§Ă£o do novo prĂ©dio da estamparia e inĂ­cio das operações da nova linha de cortes de chapa de aço - com capacidade para 180 mil peças por mĂªs.  
08 dezembro - paralisaĂ§Ă£o da s atividades para realizaĂ§Ă£o das obras de ampliaĂ§Ă£o do CAS. 
Maior exportadora do estado - R$ 2,3 bilhões de exportações de carros e motores. 
Em 2012 crescimento de 24%, 4 vezes mais do que o mercado 
Fim de produĂ§Ă£o MĂ©gane Grand Tour 
1 milhĂ£o de fĂ£s no facebook 
InauguraĂ§Ă£o do primeiro Renault Minuto e Renault Pro+ 
InĂ­cio do projeto MĂ£e na DireĂ§Ă£o 
6.500 colaboradores diretos 
235 pontos de vendas 
1.600.000 veĂ­culos de passeio e comerciais leves produzidos. 
Venda de 241 mil veĂ­culos 6,6% de participaĂ§Ă£o de mercado 
2013 
Fevereiro (07) retomada a produĂ§Ă£o da CVP – fim das obras de ampliaĂ§Ă£o. 
InauguraĂ§Ă£o da nova fĂ¡brica de automĂ³veis, responsĂ¡vel pela produĂ§Ă£o dos modelos Duster, Sandero e Logan, cuja capacidade de produĂ§Ă£o p assa de 220.000 para 320.000 unidades anuais. A fĂ¡brica de comerciais leves mantem sua capacidade em 60 mil veĂ­culos por ano. 
Inaugurado o Centro de PreparaĂ§Ă£o LogĂ­stica (CPL). Totalmente novo, o centro recebe peças e componentes de mais de 140 fornecedores, em um movimento mĂ©dio diĂ¡rio de 200 caminhões e 25 contĂªineres. 
Renault Ă© patrocinadora do o Festival de Teatro de Curitiba, o maior do gĂªnero no paĂ­s. 
Lançamento do Novo Master e do Novo Logan. 
15 anos de produĂ§Ă£o no Brasil