Renault celebra 15 anos de produĂ§Ă£o no Brasil
Marca vive seu melhor momento n o PaĂs e Ă© o 2º maior mercado da Renault no mundo
Texto e fotos: Renault
Hoje a Renault comemora 15 anos de produĂ§Ă£o no Brasil e em cada um dos 1,8 milhĂ£o de veĂculos produzidos, um motivo para celebrar.Primeira newcomer a acreditar no potencial do mercado brasileiro, sua relaĂ§Ă£o com o paĂs remonta Ă dĂ©cada de 60, quando os primeiros modelos Gordini e Interlagos circularam por suas ruas e estradas, produzidos sob licença pela Willis Overland. E, a partir da inauguraĂ§Ă£o da sua primeira fĂ¡brica, dia 4 de dezembro de 1998, a Renault iniciou uma nova etapa em sua trajetĂ³ria de sucesso, garantindo um lugar entre os principais fabricantes brasileiros de automĂ³veis.
O ParanĂ¡, estado que acolheu e apoiou a iniciativa da implantaĂ§Ă£o da Renault no Brasil, foi o local escolhido para sediar a nova planta, em SĂ£o Jose dos Pinhais, regiĂ£o metropolitana, de Curitiba. Ali, em março de 1996 foi lançada a pedra fundamental, marcando o inĂcio das obras. Na ocasiĂ£o, o entĂ£o presidente do Grupo Renault, Louis Schweitzer e o presidente da Renault do Brasil, Pierre Poupel, estavam acompanhados de Viviane Senna, que veio prestigiar a justa homenagem preparada pela Renault ao seu irmĂ£o, o piloto Ayrton Senna, dando nome ao complexo industrial.
Dois anos e meio depois jĂ¡ estavam em sendo montados os primeiros modelos que surpreenderiam o mercado brasileiro pela inovaĂ§Ă£o e modernidade. O modelo ScĂ©nic, primeiro Renault fabricado no Brasil , inaugurou o segmento das minivans no PaĂs e, assim como Clio, que veio logo em seguida, destacou-se pelo design inovador e tambĂ©m pela preocupaĂ§Ă£o com a segurança: foram os primeiros veĂculos com airbag de sĂ©rie produzidos no PaĂs.
Depois da fĂ¡brica de veĂculos de passeio, em 1999, o Complexo Ayrton Senna inaugurou a fĂ¡brica de motores e, em 2001, a fĂ¡brica de veĂculos comerciais leves, da Aliança Renault-Nissan, produzindo veĂculos das duas marcas. Com capacidade instalada de produĂ§Ă£o de 60 mil veĂculos por ano, seu volume acumulado de produĂ§Ă£o jĂ¡ ultrapassa os 250.000 veĂculos. Juntas, as trĂªs fĂ¡bricas jĂ¡ produziram, nestes 15 anos, cerca de 1.8 milhĂ£o de veĂculos e 2,9 milhões de motores.
Consolidada a estrutura de produĂ§Ă£o, as conquistas foram sendo alcançadas ao longo desses 15 anos de Brasil. Desde que a primeira ScĂ©nic saiu rodando da linha de montagem, a Renault realizou 12 7 lançamentos, assumiu a quinta posiĂ§Ă£o entre as montadoras do PaĂs (7% de participaĂ§Ă£o mĂ©dia de mercado nos Ăºltimos cinco meses) e o nĂºmero de colaboradores cresceu mais de 10 vezes, chegando a 6.500 empregos diretos, gerando ainda outros 2 5 mil indiretos sĂ³ no ParanĂ¡. AlĂ©m disso, desde 2011, o Brasil tornou-se o segundo maior mercado da marca no mundo, atrĂ¡s apenas da França.
“Hoje a Renault Ă© uma empresa brasileira, nossos produtos sĂ£o referĂªncia em seus segmentos, geramos oportunidades de emprego e renda e contribuĂmos com a evoluĂ§Ă£o da sociedade, o que nos orgulha muito”, destaca Olivier Murguet, presidente da Renault do Brasil.
Plano estratégico de crescimento
A Renault realizou importantes conqui stas no mercado brasileiro nestes 15 anos, posicionando-se entre as 5 principais montadoras do PaĂs, e continua evoluindo. Seu market share avançou significativamente nos Ăºltimos anos, alcançando mĂ©dias de crescimento superiores Ă s do mercado. Em 2012, por exemplo, seu crescimento foi de 24%, 4 vezes maior que o do mercado (6%). Nos Ăºltimos meses chegou a uma participaĂ§Ă£o mĂ©dia de 7% (a meta Ă© alcançar 8% atĂ© 2016). AlĂ©m d isso, o Sandero estĂ¡ entre os 8 veĂculos mais vendidos do PaĂs e os modelos Duster e Logan fazem sucesso em seus segmentos
Este sucesso foi alcançado graças Ă sua estratĂ©gia de crescimento, baseada em trĂªs pilares: AmpliaĂ§Ă£o da rede de concessionĂ¡rias, AmpliaĂ§Ă£o e renovaĂ§Ă£o da gama de produtos e Aumento da capacidade instalada. A rede de concessionĂ¡rias, fundamental para o crescimento das vendas, ganhou 100 novas lojas sĂ³ nos Ăºltimos 3 anos, e os planos de expansĂ£o continuam. O ano de 2013 deve encerrar com 40 novas lojas, ou seja, 17% a mais que 2012, totalizando 275 revendas (cobertura de 83% do territĂ³rio nacional).
Quanto Ă ampliaĂ§Ă£o e renovaĂ§Ă£o da gama, desde 2011 foram lançados mais de 20 novidades. Em 2013, a Renault apresentou dois novos produtos: o Novo Master, totalmente reformulado – mesmo modelo comercializado na Europa, capaz de receber mais de 70 diferentes configurações - e o Novo Logan, que chega com inovaĂ§Ă£o acessĂvel, mais conforto, sofisticaĂ§Ă£o e design moderno, sem perder as caracterĂsticas que o consagraram, como robustez, baixo custo de manutenĂ§Ă£o,espaço interno e trĂªs anos de garantia. AtĂ© 2016 a Renault deverĂ¡ realizar 9 novos lançamentos.
Mais de R$ 6 bi lhões em investimentos
Ao longo desses 15 anos, o Complexo Ayrton Senna precisou adaptar-se ao ritmo de crescimento do mercado e da prĂ³pria marca. Somados os investimentos iniciais atĂ© os mais recentes, foram aplicados na operaĂ§Ă£o brasileira cerca de R $ 6 bilhões.As inversões mais recentes, destinadas ao aumento da capacidade de produĂ§Ă£o, somaram R$ 500 milhões(de um total de 1,5 bilhĂ£o para o perĂodo 2010-2015).
Realizada em tempo recorde - apenas 2 meses – estas obras aumentaram a capacidade de produĂ§Ă£o do Complexo Ayrton Senna de 280 mil para 380 mil veĂculos por ano, somadas as capacidades da fĂ¡brica de veĂculos de passeio, que apĂ³s a ampliaĂ§Ă£o passou de 220 mil unidades anuais para 320 mil, e a de veĂculos utilitĂ¡rios leves, cuja capacidade de produĂ§Ă£o Ă© de 60 mil veĂculos por ano.
Estes investimentos contemplaram tambĂ©m a construĂ§Ă£o de um novo Centro de PreparaĂ§Ă£o LogĂstica (35.000 m² e 12 metros de altura). É importante destacar que a conquista de novos patamares de produĂ§Ă£o vem acompanhada tambĂ©m da geraĂ§Ă£o de novos empregos. Desde 2011 foram abertos 1.200 novos postos de trabalho, e hoje a Renault conta com cerca de 6.500 colaboradores diretos.
Engenharia e design
AlĂ©m de uma boa estrutura de vendas e de produĂ§Ă£o, o crescimento da marca pressupõe tambĂ©m uma gama de produtos sempre renovada e adaptada ao estilo e ao gosto do consumidor. Por i sso, a Renault investiu fortemente tambĂ©m no desenvolvimento do capital humano, implantando no Brasil estruturas de ponta em engenharia e design.
No Complexo Ayrton Senna encontra-se o Renault Tecnologia AmĂ©ricas (RTA), um centro de engenharia estruturado em 2007, que conta hoje com cerca de 600 engenheiros no Brasil focados em novas tecnologias, entre elas as que permitem a construĂ§Ă£o de propulsores cada vez mais econĂ´micos e eficientes. Graças ao trabalho do RTA, a Renault se destaca no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular com seis modelos nota A em consumo de combustĂvel.
JĂ¡ o Renault Design America Latina (RDAL), inaugurado em 2008, estĂ¡ localizado na cidade de SĂ£o Paulo. Trata-se do primeiro estĂºdio de design da marca no continente americano, colocando o Brasil no seleto grupo de 5 paĂses escolhidos para abrigarem os centros de criaĂ§Ă£o nesta Ă¡rea em todo o mundo.
Mais prĂ³xima da sociedadee do meio ambiente
A Renault Ă© uma empresa que estar sem pre prĂ³xima da sociedade. Para assegurar a sua participaĂ§Ă£o em ações que visam a melhoria de vida dos brasileiros e a preservaĂ§Ă£o da biodiversidade, em 2010, durante o SalĂ£o do AutomĂ³vel de SĂ£o Paulo, foi lançado o Instituto Renault. Nestes 3 anos de atuaĂ§Ă£o, o Instituto desenvolveu esforços e apoiou iniciativas focadas na melhoria da qualidade de vida das pessoas, acumulando investimentos da ordem de R$ 9 milhões, impactando direta ou indiretamente mais de 300 mil pessoas.
AtravĂ©s do Instituto, a Renault se aproxima ainda mais das comunidades onde atua e pode traçar ações planejadas, capazes de dar uma nova perspectiva e melhorar a qualidade de vida de crianças, jovens e adultos. O Instituto Renault atua em quatro eixos principais: EducaĂ§Ă£o, Segurança no TrĂ¢nsito, Desenvolvimento Social e Diversidade e Sustentabilidade Ambiental e mobilidade.
No Ă¢mbito institucional, a Renault firmou os direitos de naming rights de importantes instituições. Em SĂ£o Paulo, obteve o direito sobre o nome do principal palco da cidade de SĂ£o Paulo, hoje denominado Teatro Renault, destinado Ă s grandes montagens da Broadway. Em Curitiba, a marca dĂ¡ nome ao Expo Renault Barigui, um centro de exposições instalado no principal parque da capital paranaense, o Parque Barigui. Neste ano, a Renault patrocinou o Festival de Teatro de Curitiba, o maior do gĂªnero no PaĂs e patrocinarĂ¡ tambĂ©m a tradicional escola de samba AcadĂªmicos do Salgueiro para o Carnaval 2014, cujo tema serĂ¡ a criaĂ§Ă£o do mundo.
Cuidados ambientais
Os cuidados com o meio ambiente fizeram da Renault do Brasil uma das montadoras com a maior Ă¡rea preservada do PaĂs: 60% de seus 2,5 milhões de m² sĂ£o de matas nativas, com presença de mais de 140 espĂ©cies de mamĂferos, aves, peixes, anfĂbios e rĂ©pteis. Hoje 100% de seus resĂduos industriais sĂ£o gerenciados: 95% Ă© reciclado e o restante reprocessado. O Complexo Ayrton Senna possui a certificaĂ§Ă£o ambiental 14.001 desde 2003.
Pioneirismo em mobilidade zero emissĂ£o
A Renault, lĂder mundial na comercializaĂ§Ă£o de veĂculos movidos Ă eletricidade,estĂ¡ dando passos importantes na difusĂ£o da tecnologia dos veĂculos zero emissĂ£o tambĂ©m no Brasil. AtĂ© o momento, 40 unidades jĂ¡ foram comercializadas junto a instituições que tĂªm projetos ligados ao uso dessa tecnologia: CPFL Energia (2 unidades) Itaipu Binacional (32 unidades do Twizzy) e FedEx (6 unidades do modelo Kangoo Z.E. Maxi).
No Ă¢mbito da Aliança Renault-Nissan, que estĂ¡ investindo 4 bilhões de euros par a desenvolver veĂculos que nĂ£o utilizam petrĂ³leo como c ombustĂvel e podem ser recarregados com energia pura e renovĂ¡vel, jĂ¡ foram comercializados mais de 100.000 carros com emissĂ£o zero, em pouco menos de trĂªs anos de mercado, o que Ă© mais do que foi comercializado por todas as demais montadoras juntas.
Renault – fatos e nĂºmeros
Investimentos
R$ 6 bilhões investidos desde o inĂcio das operações (jĂ¡ inclui o R$ 1,5 bilhĂ£o do ci clo 2010-2015)
Faturamento
R$ 13,8 bilhões em 2012
Aumento capacidade produtiva
R$ 500 milhões em investimentos (parte do plano de R$ 1,5 bilhĂ£o entre 2010 e 2015 )
ProduĂ§Ă£o de mais 100 mil carros/ano (totalizando d e 380.000 carros/ano)
ExportaĂ§Ă£o
Maior exportadora do ParanĂ¡, foram R$ 2,2 bi em exportaĂ§Ă£o em 2012 com:
Mais de 54.000 carros exportados para 7 paĂses
E mais de 135.000 motores exportados
HistĂ³rico: mais de 350.000 carros exportados
Recursos Humanos
Colaboradores
6.500 empregos diretos
25.000 empregos indiretos sĂ³ no ParanĂ¡ - Cerca de 600 engenheiros no Renault Tecnologia AmĂ©ricas em Curitiba (1.000 nas AmĂ©ricas)
1.200 novos empregos gerados nos Ăºltimos 2 anos
BenefĂcios sociais
R$ 55 milhões em benefĂcios aos colaboradores e dependentes (assistĂªncia mĂ©dica e odontolĂ³gica, seguro de vida, transporte, alimentaĂ§Ă£o, treinamento).
AssistĂªncia mĂ©dica e odontolĂ³gica
R$ 22 milhões em assistĂªncia mĂ©dica e odontolĂ³gica em 2012
Mais de 100 mil consultas/ano
Transporte Privado
R$ 12,7 milhões/ano - 200 linhas de ônibus/entrada ao dia
AlimentaĂ§Ă£o
137 mil refeições/mĂªs
Treinamento
R$ 2,6 milhões - 153 mil horas/ano
Escolas conveniadas com a Renault: FAMEC/ ENSITEC/SENAC/ UTFPR
Cronologia
1996
29 março acontece cerimĂ´nia de Lançamento da pedra fundamental em Ă¡rea de SĂ£o JosĂ© dos Pinhais –PR, que marca o inĂcio das obras de construĂ§Ă£o do Complexo Ayrton Senna.
1997
Criado o Centro de Treinamento de JundiaĂ
Inaugurado armazém de peças de Jundiaà (novas instalações em 2001)
1998
Dia 4 Dezembro inaugurada a primeira fĂ¡brica do Complexo Ayrton Senna de VeĂculos de Passeio (CVP), com as presenças do Pres. da RepĂºblica, Fernando Henrique Cardoso, Gov . Estado PR Jaime Lerner, e Louis Schweitzer. Presidente do Grupo Renault e de Viviane Senna, irmĂ£ do piloto e presidente do Instituto Ayrton Senna.
600 colaboradores diretos
58 pontos de vendas – concessionĂ¡rias
542 veĂculos de passeio produzidos no ano
1,2% de participaĂ§Ă£o de mercado
1999
Lançamento da ScĂ©nic - que inaugura o segmento das Minivans no Brasil – e tambĂ©m do Clio Hatch 5 portas.
Todos os modelos saem de linha com airbag - 1ª montadora do Brasil a adotar esta prĂ¡tica.
Dezembro - Inaugurada a FĂ¡brica de Motores do Complexo Ayrton Senna.
1.400 colaboradores diretos
100 pontos de vendas – concessionĂ¡rias
2,6% de participaĂ§Ă£o de mercado
2000
InĂcio produĂ§Ă£o motores 1.6 16V (K4) e 1.0 16V (D4)
FĂ¡brica de Motores 30.000 motores produzidos
Lançamento do Clio Sedan 2.200 colaboradores diretos
138 pontos de vendas – concessionĂ¡rias
3,8% de participaĂ§Ă£o de mercado
2001
Dezembro InauguraĂ§Ă£o da FĂ¡brica de Comerciais Leves – primeira a operar pe la Aliança Renault Nissan – produĂ§Ă£o do Master e das Nissans Frontier e Xterra
InauguraĂ§Ă£o do ArmazĂ©m Central de Peças.
150.000 veĂculos de passeio e comerciais leves
2.800 colaboradores diretos
180 pontos de vendas – concessionĂ¡rias
4,6% de participaĂ§Ă£o de mercado
2002
ProduĂ§Ă£o atinge 32 veĂculos por hora
ProduĂ§Ă£o atinge 32 veĂculos por hora
InĂcio produĂ§Ă£o ScĂ©nic re-estilizada
FĂ¡ ;brica de Motores inicia a produĂ§Ă£o Motor 1.0 8V
250 mil motores produzidos/acumulado
2.600 colaboradores diretos
182 pontos de vendas – concessionĂ¡rias
200.000 veĂculos de passeio e comerciais leves produzidos
4,3% de participaĂ§Ă£o de mercado
Lançamento da FĂ³rmula Renault e Copa Clio no Brasil
2003
InĂcio produĂ§Ă£o das novas gerações do Clio Hatch 5p e Clio Sedan
Lançamento Clio Hatch 3p
2.500 colaboradores diretos
174 pontos de vendas – concessionĂ¡rias
4,3% de participaĂ§Ă£o de mercado
2004
Inicia a produĂ§Ă£o do motor 1.6 16v bicombustĂvel.
600.000 motores produzidos /acumulado
Lançado o Clio c/motor hi-flex 1.6 16v
2.600 colaboradores diretos
3 ,6% de participaĂ§Ă£o de mercado
148 pontos de vendas – concessionĂ¡rias
350.000 veĂculos de passeio e comerciais leves produzidos
3,6% de participaĂ§Ă£o d e mercado
2005
InĂcio das operações do ArmazĂ©m de Peças de SĂ£ ;o JosĂ© dos Pinhais
Lançamento dos veĂculos equipados com motores 1.0 flexfuel.
2.700 colaboradores diretos
146 pontos de vendas – concessionĂ¡rias
2,9% de participaĂ§Ă£o de mercado
2006
Inicia produĂ§Ă£o MĂ©gane Sedan e MĂ©gane Grand Tour
500.000 veĂculos de passeio e comerciais leves
Atingimento da marca de 1.000.000 de motores produzidos
3.000 colaboradores diretos
147 pontos de vendas – concessionĂ¡rias
2,8% participaĂ§Ă£o de mercado
2007
Inicia produĂ§Ă£o do Logan e do Sandero
Fim de produĂ§Ă£o dos modelos Clio Sedan e Clio Hatch (transf. para FĂ¡brica Santa Isabel - Arg)
InĂcio produĂ§Ă£o motores 1.6 8V
Instalado Renault Tecnologia Américas no Complexo Ayrton Senna. O RTA tem por objetivo desenvolver produtos voltados às necessidades e ao perfil do consumidor latino-americano e conta hoje com uma equipe de cerca de 6 00 engenheiros.
4.400 colaboradores diretos
152 pontos d e vendas – concessionĂ¡rias
3,1% de participaĂ§Ă£o de mercado
2008
InauguraĂ§Ă£o do Design America Latina (RDAL), em SĂ£o Paul o. O RDAL foi o primeiro estĂºdio de design da marca no continente americano, que colocou o Brasil no seleto grupo de paĂses escolhidos pela Renault para a abrigarem seus centros de criaĂ§Ă£o nesta Ă¡rea.
Inicia produĂ§Ă£o do Sandero Stepway
750.000 veĂculos de passeio e comerciais leves produzidos
4 .300 colaboradores diretos
160 pontos de vendas – concessionĂ¡rias
4,3% de participaĂ§Ă£o de mercado
2009
Chegada do Symbol ao mercado brasileiro
Lançamento da nova geraĂ§Ă£o Master
1.600.000 motores produzidos/acumulado
Primeiro RoadShow Renault F1 em SĂ£o Paulo.
1º Renault Experience na PUC ParanĂ¡, com participaĂ§Ă£o de aprox. 1.2 00 alunos.
4.600 colaboradores diretos
168 pontos de vendas – concessionĂ¡rias
3,9% de participaĂ§Ă£o de mercado
A Renault entra no Twitter
2010
InauguraĂ§Ă£o do Instituto Renaul t e do Grupo Women@Renault durante o SalĂ£o do AutomĂ³vel de SĂ£o Paulo
Inicia produĂ§Ă£o nova versĂ£o Logan
Fim de produĂ§Ă£o ScĂ©nic
Fim de produĂ§Ă£o MĂ©gane Sendan
5.000 colaboradores diretos
175 pontos de vendas – concessionĂ¡rias
4 ,8% de participaĂ§Ă£o de mercado
Renault inicia sua participaĂ§Ă£o no Facebook
2011
Inicia produĂ§Ă£o Duster, e dos novos modelos do Sandero e Sandero Stepway
Chegada do Fluence ao mercado Brasileiro
Setembro 2011 Renault eleita pela 1ª vez uma das 150 melhores empresas para trabalhar segundo a Revista Exame
Atingida a marca d e 1 milhĂ£o de veĂculos vendidos e 2 milhões de motores produzidos
Aberto o terceiro turno de produĂ§Ă£o, o que motivou 1000 novas contratações.
Brasil torna-se o 2º maior mercado da marca dentro do Grupo, superado sĂ³ pela França.
Outubro presidente Carlos Ghosn anuncia plano de R$ 1, 5 bi para perĂodo 2010-2015 em evento realizado no Complexo Ayrton Senna.
6.000 colaboradores diretos
204 pontos de vendas - concessionĂ¡rias
5,6% de participaĂ§Ă£o de mercado
2012
Firmados os naming rights do Expo Renault Barigui, em Curitiba, e do Teatro Renault, em SĂ£o Paulo.
InauguraĂ§Ă£o do novo prĂ©dio da estamparia e inĂcio das operações da nova linha de cortes de chapa de aço - com capacidade para 180 mil peças por mĂªs.
08 dezembro - paralisaĂ§Ă£o da s atividades para realizaĂ§Ă£o das obras de ampliaĂ§Ă£o do CAS.
Maior exportadora do estado - R$ 2,3 bilhões de exportações de carros e motores.
Em 2012 crescimento de 24%, 4 vezes mais do que o mercado
Fim de produĂ§Ă£o MĂ©gane Grand Tour
1 milhĂ£o de fĂ£s no facebook
InauguraĂ§Ă£o do primeiro Renault Minuto e Renault Pro+
InĂcio do projeto MĂ£e na DireĂ§Ă£o
6.500 colaboradores diretos
235 pontos de vendas
1.600.000 veĂculos de passeio e comerciais leves produzidos.
Venda de 241 mil veĂculos 6,6% de participaĂ§Ă£o de mercado
2013
Fevereiro (07) retomada a produĂ§Ă£o da CVP – fim das obras de ampliaĂ§Ă£o.
InauguraĂ§Ă£o da nova fĂ¡brica de automĂ³veis, responsĂ¡vel pela produĂ§Ă£o dos modelos Duster, Sandero e Logan, cuja capacidade de produĂ§Ă£o p assa de 220.000 para 320.000 unidades anuais. A fĂ¡brica de comerciais leves mantem sua capacidade em 60 mil veĂculos por ano.
Inaugurado o Centro de PreparaĂ§Ă£o LogĂstica (CPL). Totalmente novo, o centro recebe peças e componentes de mais de 140 fornecedores, em um movimento mĂ©dio diĂ¡rio de 200 caminhões e 25 contĂªineres.
Renault Ă© patrocinadora do o Festival de Teatro de Curitiba, o maior do gĂªnero no paĂs.
Lançamento do Novo Master e do Novo Logan.
15 anos de produĂ§Ă£o no Brasil
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