Maior e totalmente novo.
É o Fiat Fiorino 2014 que chega ao mercado
Texto e fotos: Fiat
LĂder do segmento por 23 anos
consecutivos e reconhecido como o comercial leve com o melhor custo-benefĂcio da
categoria, o novo Fiat Fiorino ficou mais moderno, atraente, econĂ´mico, seguro e
funcional. A chegada de uma plataforma mais atual e exclusiva fez com que ele
realçasse ainda mais as suas boas caracterĂsticas de veĂculo de trabalho. O Novo
Fiorino cresceu no tamanho, ganhou maior capacidade para transportar cargas,
agora leva atĂ© 650 kg, e recebeu uma nova motorizaĂ§Ă£o mais potente ― 1.4 EVO
flex ―, o que aumenta a sua agilidade e versatilidade nos centros urbanos,
garantindo que ele continue a ser a melhor opĂ§Ă£o tanto para as pequenas empresas
quanto para os grandes frotistas.
A nova carroceria do Fiorino,
projetada no Brasil pelo Centro Estilo Fiat, recebeu um visual com linhas mais
fluidas e arredondadas, similares às do Novo Uno, que melhoraram a estética e a
aerodinĂ¢mica do veĂculo. Totalmente remodelado internamente, ele ficou mais
confortĂ¡vel e funcional. TambĂ©m chega ainda mais completo, trazendo novos itens
de segurança e conforto em sua lista de equipamentos. Reunindo conteĂºdos
presentes em um carro de passeio a uma excelente capacidade de
carga.
ReferĂªncia de mercado e com quase
1 milhĂ£o de unidades produzidas desde seu lançamento, em 1980, o Fiat Fiorino
sempre foi pensado e projetado para enfrentar com tranquilidade e confiabilidade
as mais diversas condições de trabalho solicitadas pelo dia a dia. E isso é
plenamente reconhecido pelos clientes. Agora, com as novas mudanças, o Novo
Fiorino 1.4 EVO Flex 2014 ficou mais moderno, bonito, prĂ¡tico, confortĂ¡vel,
econĂ´mico e seguro. E melhor, mantendo o tĂtulo de melhor custo-benefĂcio do
mercado.
Maior, mais bonito e
moderno
O Fiat Fiorino 2014 chega
totalmente novo. Com a nova plataforma mais moderna, o comercial leve da Fiat
cresceu em tamanho, ficando 200 mm mais comprido, 21 mm mais largo, 27 mm mais
alto e com um entre-eixos 140 mm maior. Ou seja, o modelo que jĂ¡ era referĂªncia
em tamanho no segmento ficou ainda melhor. Sua capacidade de carga também foi
ampliada, passando a transportar até 650 quilos, e suas formas mais fluidas
melhoram a estĂ©tica e a aerodinĂ¢mica, proporcionando um maior size impression ao
modelo. Acompanhando o pacote de evoluções programado para o veĂculo, sua
suspensĂ£o traseira tambĂ©m Ă© inteiramente nova, com concepĂ§Ă£o e arquitetura
derivadas da picape Strada, oferecendo mais segurança e conforto ao
dirigir.
O design do Fiat Fiorino 2014 foi
baseado no premiado conceito “Round Square” do Novo Uno. Ele traz um visual mais
agressivo e novas soluções para o habitĂ¡culo de carga que reforçam as suas
caracterĂsticas de robustez e versatilidade.
Sua frente mais moderna e
robusta, similar a do Novo Uno, vem com o para-choque na cor preta, que
opcionalmente pode vir pintado na cor do carro. Sob ele foi posicionado um novo
defletor aerodinĂ¢mico, que tem a funĂ§Ă£o de melhorar o fluxo de ar sob o carro e
diminuir o consumo de combustĂvel.
Os frisos de proteĂ§Ă£o laterais,
de série, reforçam a robustez do modelo e também protegem a lateral, trazendo a
marca Fiorino na parte traseira do friso. Os novos espelhos retrovisores
externos, com maior tamanho, permitem a ampliaĂ§Ă£o do campo de visĂ£o no trĂ¢nsito
e nas manobras. A lateral do compartimento de carga também traz estampado o
“Quadrado Redondo”, reforçando o conceito “Round Square” do novo design do
modelo.
As lanternas traseiras ficaram
maiores e mais funcionais, melhorando a sinalizaĂ§Ă£o e a segurança. O novo
para-choque traseiro estĂ¡ mais resistente e sua conformaĂ§Ă£o estĂ©tica faz com que
ele se incorpore às laterais. Agora ele também é funcional, vem na cor preta,
mas pode ser pintado na cor do carro. O Novo Fiorino passa a oferecer sensor de
estacionamento como item opcional, um conforto ainda maior nas manobras do dia a
dia.
Destaque para as portas do
compartimento de carga assimĂ©tricas com abertura de 180°, que traz ainda a marca
Fiat estampada na tampa. Elas oferecem abertura em dois estĂ¡gios. Em uma
primeira fase ficam travadas quando formam um Ă¢ngulo de 90º em relaĂ§Ă£o Ă
carroceria; depois de destravadas, podem ser abertas (180º) totalmente. A
maçaneta da porta foi posicionada verticalmente, facilitando a sua abertura e o
manuseio de cargas. Opcionalmente as portas traseiras podem vir providas de
vidros, oferecendo melhor visibilidade. Nesse caso, automaticamente, o Fiorino
passa a contar com vidro na parede divisĂ³ria.
Para proteger e acomodar da
melhor forma os volumes transportados, o novo Fiat Fiorino vem, de série, com os
seguintes equipamentos: forraĂ§Ă£o integral do assoalho de vĂ£o de carga,
recobrimentos laterais parciais de plĂ¡stico, “bate carga” reforçado, luz do vĂ£o
de carga com trĂªs posições de funcionamento (acendimento vinculado Ă abertura da
porta, acendimento forçado, desligamento forçado) e ganchos para a fixaĂ§Ă£o da
carga.
As rodas do Novo Fiorino tĂªm
medidas de 5,5 x 14” e calçam pneus maiores do que os da versĂ£o anterior.
Receberam os 175/70 R14, reforçados, e com baixa resistĂªncia ao rolamento, o que
colabora para a reduĂ§Ă£o do consumo de combustĂvel.
Interno confortĂ¡vel e
prĂ¡tico
O interior do Fiorino 2014 também
foi inteiramente renovado, com design mais moderno, novo acabamento e novos
conteĂºdos que elevam o nĂvel de sofisticaĂ§Ă£o do produto. Ainda melhorou a
ergonomia, o acesso aos comandos e a praticidade interna, com a maior quantidade
de porta-objetos espalhados pelo veĂculo.
O painel, também derivado do Novo
Uno, recebeu um novo quadro de instrumentos com melhor visualizaĂ§Ă£o. Ele traz
duas alternativas para o consumidor: base e luxo. A versĂ£o base vem com
velocĂmetro, indicadores de combustĂvel e temperatura (digitais) e hodĂ´metro
totalizador e parcial. Na versĂ£o de acabamento luxo ele conta com: velocĂmetro,
indicadores de combustĂvel e temperatura (digitais), hodĂ´metro totalizador e
parcial, conta-giros e trip computer. O painel também conta com um porta-objetos
posicionado do lado esquerdo do motorista, mas que Ă© substituĂdo por botões de
comando quando o utilitĂ¡rio for equipado com trip computer. A tomada de força de
12V é item de série.
O console central do Novo Fiorino
foi projetado de forma a incorporar um porta-copos duplo, e o pomo da alavanca
de mudanças de marchas é o mesmo que vem no Novo Uno. No novo teto da cabine
estĂ¡ localizado um console porta-objetos, de sĂ©rie, que tambĂ©m abriga a luz de
iluminaĂ§Ă£o do interior.
Os bancos receberam novo desenho
e novos tecidos na sua forraĂ§Ă£o. Eles sĂ£o mais ergonĂ´micos e confortĂ¡veis, sendo
que o do motorista pode vir equipado com regulagem de altura. Também oferece
como opcional volante com regulagem de altura e apĂ³ia-pĂ© para o motorista. Os
painéis das portas agora foram equipados com bolsa porta-objetos/garrafas,
oferecendo maior praticidade na acomodaĂ§Ă£o de itens no interior do
veĂculo.
Mais potente, Ă¡gil e
econĂ´mico
O Fiorino 2014 vem equipado com
um novo motor mais potente e econĂ´mico. Ele faz com que o utilitĂ¡rio da Fiat
fique mais Ă¡gil e transporte sua carga com menor esforço. O motor 1.4 EVO Flex
tem excelente torque nas baixas rotações e baixĂssimo consumo de combustĂvel.
Ele recebeu nota “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do INMETRO,
o que o coloca entre os mais eficientes e econĂ´micos do paĂs. Agora ele
desenvolve potĂªncia de 85 cv a 5.750 rpm (gasolina) e 88 cv a 5.750 rpm
(etanol); e seu torque Ă© de 12,4 kgfm a 3.500 rpm (gasolina) e 12,5 kgfm a 3.500
rpm (etanol).
Um veĂculo comercial
muito mais completo
O Novo Fiorino 1.4 EVO Flex
modelo 2014 passa a contar com duas novas cores sĂ³lidas (Vermelho Alpine e Preto
Vulcano) que se juntam ao Branco Banchisa e a metĂ¡lica Prata
Bari.
Muito mais completo, ele traz uma
lista de equipamentos que o deixam ainda mais confortĂ¡vel e seguro, com
conteĂºdos inĂ©ditos no segmento de comerciais leves. Airbag duplo, freios ABS,
sensor de estacionamento, ar-condicionado, direĂ§Ă£o hidrĂ¡ulica, computador de
bordo, farĂ³is de neblina, rĂ¡dio USB MP3/WMA com RDS, travas elĂ©tricas, vidros
elétricos dianteiros com one-touch (subida e descida) para o motorista; brake
light; para-brisas degradĂª, alça de segurança do lado passageiro, alerta de
manutenĂ§Ă£o programada (luz espia), Drive by Wire (controle eletrĂ´nico da
aceleraĂ§Ă£o), porta-luvas iluminado sĂ£o alguns deles. Uma ampla lista, com itens
que levam o bem-estar aos ocupantes a bordo do novo modelo.
O Novo Fiorino estarĂ¡ disponĂvel
tambĂ©m na versĂ£o ambulĂ¢ncia, mas adaptado somente
externamente.
O consumidor poderĂ¡ contar ainda
com um grande leque de alternativas de personalizaĂ§Ă£o para o Novo Fiorino. Entre
os principais, destacam-se os acessĂ³rios Mopar, como porta-Ă³culos, rede elĂ¡stica
para o banco, alarme, pedaleiras esportivas, farol de neblina, sensor de
estacionamento, entre muitos outros.
Diante dos atributos citados
acima e com o reconhecido baixo valor de manutenĂ§Ă£o do modelo, o Novo Fiorino
conta ainda com a garantia contratual de um ano sem limite de quilometragem e a
assistĂªncia 24 horas Confiat, que executa serviços de urgĂªncia como reboque e
socorro mecĂ¢nico. SĂ£o mais de 600 pontos de atendimento Fiat, entre
concessionĂ¡rias e postos assistenciais, espalhados por todo o paĂs para dar o
suporte necessĂ¡rio ao proprietĂ¡rio do Novo Fiorino 2014.
0 ComentĂ¡rios