FORD INICIA AS VENDAS DA LINHA NOVO FOCUS 2014

Com preço a partir de R$60.990, a Ford inicia na prĂ³xima semana a venda da Nova Linha Focus 2014, com o objetivo de crescer no mercado de carros mĂ©dios do PaĂ­s. Os veĂ­culos sĂ£o totalmente novos e foram apresentados hoje para a imprensa brasileira em Mendoza, na Argentina, nas opções hatch e sedĂ£

Texto e fotos: Ford

"A Linha Focus 2014 traz para os carros mĂ©dios a tecnologia mais avançada voltada para a segurança, conforto e conveniĂªncia, a preços altamente competitivos", afirmou Steven Armstrong, presidente da Ford Brasil.


Eles serĂ£o comercializados com a opĂ§Ă£o dos motores 2.0 Flex com injeĂ§Ă£o direta ou 1.6 Flex com duplo comando de vĂ¡lvulas variĂ¡vel. Ou seja, trazem os mais modernos motores do mercado em desempenho e economia de combustĂ­vel.
"A Ford investiu muito nesses modelos que serĂ£o produzidos na AmĂ©rica do Sul. Foram mais de US$200 milhões na fĂ¡brica de Pacheco para trazer o que hĂ¡ de mais moderno no setor automotivo", disse o executivo.
A Linha Novo Focus traz conteĂºdo completo desde as suas versões iniciais e a meta Ă© manter a liderança dos hatches mĂ©dios e brigar pela ponta nos sedĂ£s. Para isso, a Ford oferece um arsenal de equipamentos raramente encontrado nos seus competidores.
Em termos de segurança oferece seis airbags – frontais, laterais e de cortina –, sistema AdvanceTrac com controle eletrĂ´nico de traĂ§Ă£o e estabilidade para mais aderĂªncia e auxĂ­lio em frenagens, assistente de partida em rampas e aviso de pressĂ£o baixa dos pneus.
AlĂ©m dos avançados motores, o Novo Focus conta com transmissĂ£o sequencial PowerShift de seis velocidades e dupla embreagem (de sĂ©rie no 2.0 e opcional  no 1.6), suspensĂ£o traseira independente Multilink, piloto automĂ¡tico e limitador de velocidade eletrĂ´nico.

  
Toda a linha vem com SYNC Media System com comandos de voz em portuguĂªs, com conexĂ£o Bluetooth para celular, entradas USB e auxiliar, CD/MP3-player com seis alto-falantes. HĂ¡ tambĂ©m uma versĂ£o SYNC MyFord Touch com sistema de navegaĂ§Ă£o, entrada RCA para Ă¡udio-vĂ­deo e som Sony Premium com nove alto-falantes. 
Entre os opcionais, oferece chave com sensores de presença para acesso inteligente e partida sem chave Ford Power, bancos com ajuste elĂ©trico em seis posições, sistema de estacionamento automĂ¡tico, cĂ¢mera de rĂ©, sensores dianteiro e traseiro de estacionamento, farĂ³is de Xenon com lavador, iluminaĂ§Ă£o auxiliar em curvas, luzes diurnas de LED e teto solar. 
Seu design arrojado projeta esportividade, atitude e movimento, incluindo rodas de liga leve de 16 ou 17 polegadas, com exclusivo design esportivo e na cor preta adiamantada na versĂ£o topo.


Motores, transmissões, suspensĂ£o
As duas novas opções de motores – 2.0 Duratec Direct Flex e Sigma 1.6 TiVCT Flex – sĂ£o exemplos de alta tecnologia. Com bloco, cabeçote e cĂ¡rter em alumĂ­nio, eles aprimoram o desempenho sem deixar de lado a economia. O 2.0 Duratec Direct Flex, com injeĂ§Ă£o direta bicombustĂ­vel e duplo comando de vĂ¡lvulas independente e variĂ¡vel, gera 178 cv com etanol e 175 cv com gasolina e torque de 221/211 Nm, respectivamente. Ele Ă© o primeiro flex com injeĂ§Ă£o direta no mundo e nĂ£o necessita de qualquer recurso auxiliar para a partida com etanol a frio, usando somente a compressĂ£o do motor. 


O alto torque da versĂ£o 2.0 dĂ¡ agilidade ao Sedan e uma pegada esportiva ao Hatch. A sonoridade do motor contribui para a sua conduĂ§Ă£o empolgante.
O Sigma 1.6 TiVCT Flex, com duplo comando de vĂ¡lvulas independente e variĂ¡vel, entrega 135 cv (etanol) e 131 cv (gasolina) e torque de 169/164 Nm, respectivamente. Ele conta com o sistema "Easy-Start", que tambĂ©m dispensa o tradicional "tanquinho" na partida a frio.


ConteĂºdo, versões, preço
O Novo Focus oferece o melhor conjunto da categoria, com versões criadas para atender diferentes perfis de clientes. O modelo Hatch oferece duas opções de motores: 2.0 com transmissĂ£o sequencial PowerShift nas versões SE e Titanium; e Sigma 1.6 Flex nas versões S e SE, com transmissĂ£o manual de cinco velocidades ou PowerShift (opcional).
O Hatch 1.6 S com transmissĂ£o manual, duplo airbag, freios ABS, rodas de liga leve de 16 polegadas e sistema SYNC parte de R$60.990. Com a opĂ§Ă£o da transmissĂ£o PowerShift e sistema AdvanceTrac, sai por R$66.990.
O Hatch 1.6 SE acrescenta itens como quatro airbags, tela de 4,2 polegadas e bancos de couro, por R$63.990. Com a opĂ§Ă£o da transmissĂ£o PowerShift e sistema AdvanceTrac, sai por R$69.990, e acrescentando o motor 2.0 Duratec Direct Flex o preço Ă© R$72.990. O Hatch Titanium 2.0 inclui cĂ¢mera de rĂ©, SYNC com tela de 8 polegadas e navegaĂ§Ă£o e rodas de liga leve exclusivas, por R$79.990.


O Sedan vem exclusivamente com motor 2.0 Duratec Direct Flex e transmissĂ£o sequencial PowerShift de seis velocidades, nos catĂ¡logos S, SE e Titanium.
O Sedan S dispõe de duplo airbag, freios ABS com distribuiĂ§Ă£o eletrĂ´nica de frenagem (EBD), sistema AdvanceTrac com controle eletrĂ´nico de estabilidade e traĂ§Ă£o, assistente de partida em rampas, aviso de pressĂ£o baixa dos pneus e SYNC Media System, por R$69.990. O Sedan SE custa R$74.990 e o Sedan Titanium sai por R$81.990.
Tanto o Sedan como o Hatch contam com o pacote SE Plus, que por R$3.000 traz: seis airbags, chave com sensor de presença para acesso inteligente e partida sem chave Ford Power, sensor de chuva, acendimento automĂ¡tico dos farĂ³is, espelho retrovisor eletrocrĂ´mico, retrovisores com rebatimento elĂ©trico e ar-condicionado automĂ¡tico e digital com controle individual de temperatura para motorista e passageiro.
O topo de linha Titanium tambĂ©m tem um pacote de opcionais Plus, composto por farĂ³is de Xenon, luzes diurnas de LED, farĂ³is auxiliares em curvas, teto solar elĂ©trico, sistema de estacionamento automĂ¡tico e banco do motorista com ajuste elĂ©trico em seis posições, por R$8.000.