A versĂ£o topo de linha alĂ©m de mais equipada consegue tambĂ©m a mĂ¡gica de levar mais duas pessoas sem perder espaço

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Toyota

Todo mundo jĂ¡ passou por momentos de admiraĂ§Ă£o e espanto quando viu algo que nĂ£o entendeu direito, esse Ă© um dos pilares do ilusionismo, uma das partes mais legais do que conhecemos como mĂ¡gica, Ă© uma das mais antigas formas de entretenimento, acredita-se que surgiu no Antigo Egito e encanta as pessoas atĂ© hoje.


MĂ¡gica mesmo foi o que a Toyota conseguiu fazer com um de seus modelos mais queridos, a SW4 SRX Diamond Ă© uma dessas criações que surpreendem pelo acabamento e atĂ© quem jĂ¡ testou outras versões (vocĂª pode lembrar AQUI) fica espantado, foi o que aconteceu comigo durante a semana em que avaliei o modelo.


Olhando assim por fora, ela nĂ£o mostra nada de muito diferente para as suas irmĂ£s menos equipadas, Ă© por dentro que estĂ¡ o segredo. NĂ£o na parte mecĂ¢nica que continua sendo a mesma campeĂ£ de sempre, montada na unidade da Argentina ela estĂ¡ equipada com traĂ§Ă£o 4x4, motor 1GD 2.8 litros, 16 vĂ¡lvulas, com 177 cv e 45,9 kgfm de torque, Intercooler, cĂ¢mbio automĂ¡tico de seis velocidades, mas Ă© na parte traseira que a diferença aparece.


É ali que esses japoneses espertinhos conseguiram fazer a mĂ¡gica de colocar mais dois passageiros, aumentando para 7 a capacidade de pessoas que a SW4 SRX Diamond pode levar, todos protegidos e confortĂ¡veis em seus lugares. Detalhe: o porta-malas, quando vocĂª nĂ£o precisar usar os bancos, volta ser todo seu, como por mĂ¡gica.


Por se tratar do modelo topo de linha, claro que vem com tudo que tem na prateleira, a enorme capacidade off-road que a Toyota coloca neste modelo faz com que se tenha nas mĂ£os um verdadeiro SUV, que Ă© bom na cidade, no campo e na praia. A SW4 SRX Diamond vem equipada com todos os itens na versĂ£o base, Ă© a Ăºnica com sistema de som JBL® com 10 alto-falantes e um subwoofer, bancos, portas e painel com revestimento em couro, sistema de ventilaĂ§Ă£o nos assentos dianteiros, ABS, EBD, BAS, A-TRC, VSC, sensor de estacionamento traseiro, TSC, HAC, DAC, coluna de direĂ§Ă£o com regulagem de altura e profundidade, vidros e espelhos externos elĂ©tricos, retrovisor eletrocrĂ´mico, ar-condicionado digital, Sistema MultimĂ­dia Toyota Play com tela de 7” touchscreen, GPS integrado, TV Digital, leitor de DVD, rĂ¡dio com CD Player/MP3, cĂ¢mera de rĂ©, Bluetooth®, conexĂ£o USB, AUX, comandos no volante, computador de bordo alĂ©m de seleĂ§Ă£o de modo de conduĂ§Ă£o entre ECO e POWER.


É um carro grande, na cidade ele se sai muito bem, Ă© Ă¡gil nas manobras e seus recursos eletrĂ´nicos ajudam muito na hora de estacionar em vagas menos amistosas. A conversa entre os componentes mecĂ¢nicos faz com que a economia de diesel na cidade seja muito significativa e seu nĂ­vel de poluiĂ§Ă£o seja tĂ£o ou menor atĂ© que a gasolina. Optei por andar no modo ECO dentro de SĂ£o Paulo, isso impacta bastante na economia, jĂ¡ que nessa configuraĂ§Ă£o, as marchas sĂ£o trocadas mais rapidamente e as rotações sĂ£o sempre baixas. Segundo dados do computador de bordo, fiz uma mĂ©dia de 9,8 km/l, desta vez com 4 pessoas a bordo o tempo todo e o ar-condicionado sempre ligado.


Em rodovia a SW4 SRX Diamond Ă© um carro que impõe respeito e nĂ£o deixa a peteca cair em comparaĂ§Ă£o ao desempenho que os modelos sedĂ£ apresentam, ela Ă© muito mais confortĂ¡vel e tem muita força disponĂ­vel. Fiz na estrada um percurso de vai e volta de SĂ£o Paulo atĂ© RibeirĂ£o Pires, pela Rodovia Anchieta, que tem velocidade mĂ¡xima em alguns trechos de 110 km/h, optei por usar o tempo todo o modo POWER. Esta Ă© uma configuraĂ§Ă£o mais nervosa, as marchas demoram mais para serem trocadas, se quiser, pode usar as borboletas para adiantar a mudança, e seu desempenho assusta, nĂ£o tem cavalo dormindo debaixo do capĂ´.


Isso tem um preço, o consumo aumenta, mesmo usando o Cruise Control nĂ£o existe diferença de controlar no pedal do acelerador. Com dados do computador de bordo, o consumo ficou em 11,7 km/l, com 4 pessoas a bordo, ar-condicionado ligado e algumas bagagens, mas pode acreditar, ele vira um aviĂ£o na estrada!


A SW4 SRX Diamond tem preço sugerido de R$ 279.990,00 com frete incluso, 3 anos de garantia, 4 cores, revisĂ£o expressa, assistĂªncia 24 horas, faz parte do Ciclo Toyota e, diferentemente do ilusionismo, nĂ£o engana aos olhos e aquece o coraĂ§Ă£o, a qualidade Ă© real!


Ficha Técnica

Equipamentos