Grande, confortĂ¡vel, econĂ´mica e
muito segura, mas nem tudo Ă© perfeito
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Toyota
A coisa mais difĂcil do mundo Ă©
agradar um grande nĂºmero de pessoas, fazer com que o fruto do seu trabalho seja
entendido e respeitado desde que a honestidade nĂ£o seja colocada em xeque. A
perfeiĂ§Ă£o nĂ£o existe, mas podemos encontrar algumas coisas que se aproximam
muito dela, principalmente quando se montam automĂ³veis, esses tĂªm por obrigaĂ§Ă£o
servir e proteger seus ocupantes da melhor maneira possĂvel.
Durante uma semana eu pude
avaliar esse veĂculo impar, a SW4 Diesel
Ă© muito mais que a uniĂ£o de peças para se montar um carro, Ă© o que existe de
melhor em cada detalhe para se construir uma das mais bem criadas obras da engenharia
de mobilidade que se tem notĂcia. NĂ£o Ă© Ă toa que a Toyota vem ganhando espaço em todos os segmentos que ela resolveu
investir aqui no Brasil, afinal de contas, pode demorar, mas um dia seu
esforço serĂ¡ reconhecido.
Diante deste quadro, testar esse SUV em condições de usuĂ¡rio final Ă© um
enorme prazer, seus concorrentes sempre tropeçam em algum motivo para que esse
modelo seja sempre considerado na hora da compra, a aparente simplicidade tem
elementos fortes que a colocam em evidĂªncia, a versĂ£o SRX Ă© a topo de linha, 4X4 e vem preparada para 7 confortĂ¡veis
lugares, ou seja, alĂ©m de “parruda”
dĂ¡ pra acomodar a famĂlia toda.
No lançamento desta versĂ£o, que
vocĂª pode lembrar AQUI,
houve uma enorme mudança que deixou o carro mais eficiente, o motor diesel Toyota 1GD, de 2.8 litros , 177 cv de
potĂªncia, 45,9 kgfm, Intercooler e com o cĂ¢mbio automĂ¡tico de seis velocidades
sĂ£o uma dupla de sucesso, por isso fui andar pela cidade com esse
carrĂ£o.
O conforto para o motorista e os
passageiros Ă© excelente, os Ă³timos bancos em todas as sete posições, inclusive na
Ăºltima fileira que tem uma posiĂ§Ă£o mais elevada do assoalho e acomoda
duas pessoas sem maiores problemas. A SW4
Diesel se movimenta pelas ruas e avenidas da cidade muito bem, tem rĂ¡pida
resposta quando o conjunto mecĂ¢nico Ă© exigido, Ă© fĂ¡cil de manobrar quando se
procura vagas e o melhor de tudo Ă© que nĂ£o sofre com as irregularidades do
asfalto, nem mesmo a buraqueira de SĂ£o Paulo causa incĂ´modos sempre, isso tudo aliado
a um consumo médio, segundo dados do computador de bordo, de 10,1 km/l
conseguidos dirigindo em modo ECO.
Na estrada a coisa melhora ainda
mais, o acabamento Ă© muito bom e dĂ¡ opĂ§Ă£o inclusive para os passageiros usarem
ou nĂ£o o ar condicionado em cada divisĂ£o da SW4 Diesel. Lembra que eu falei da aparente simplicidade? Pois Ă©,
nĂ£o existe exagero na quantidade e distribuiĂ§Ă£o de equipamentos, o volante
multifunções, sistema de Ă¡udio com tela touchscreen de 7” , navegador por satĂ©lite
(GPS), TV digital, DVD, MP3, Bluetooth® e seis alto-falantes, alĂ©m do display
multifuncional colorido de 4.2”
no painel de instrumentos que dĂ¡ todas as informações do computador e bordo,
Ă¡udio, navegaĂ§Ă£o, temperatura exterior e avaliaĂ§Ă£o do modo de conduĂ§Ă£o sĂ£o colocados de forma harmĂ´nica na cabine.
É muito requintado, tem detalhes sĂ³
encontrados em sedĂ£s de luxo, como o “Smart
Entry System” que abre ou fecha as portas no pequeno botĂ£o da maçaneta, chave
inteligente, igniĂ§Ă£o “Push Start Button”,
abertura e fechamento elĂ©trico do porta-malas, saĂda 220V (100W) e controle de velocidade de cruzeiro.
Viajando pela Regis Bittencourt
em direĂ§Ă£o Ă Itapecerica da Serra, a SW4
Diesel Ă© um carro muito seguro e firme na conduĂ§Ă£o, a estrada tem um
pequeno trecho urbano e a parte de maior velocidade Ă© de 110 km/h com curvas
fechadas e subidas suaves, mas que exigem uma velocidade constante por ter um
enorme trĂ¡fego de caminhões pesados indo e vindo do sul do paĂs. Controlar no
acelerador Ă© muito fĂ¡cil, ele responde com rapidez e se for necessĂ¡ria uma
reduĂ§Ă£o de marcha para facilitar uma ultrapassagem, as borboletas atrĂ¡s do
volante facilitam muito a operaĂ§Ă£o.
Com o Cruise Control ligado, fiz
um trajeto de volta Ă SĂ£o Paulo pelo Rodoanel Mario Covas e conseqĂ¼entemente
andei por um perĂodo maior na funĂ§Ă£o automĂ¡tica do SW4 Diesel. Com 4 pessoas a bordo, ar condicionado ligado e
encarando uma chuva de primavera, todos os sistemas funcionam muito bem e sem
sustos, consegui fazer uma média, segundo dados do computador de bordo, de 14,2
km/l, alternando em alguns momentos do modo ECO para o POWER.
Foram mais de300 km rodados e o consumo
ficou entre ¾ e meio tanque, se conduzido em condições normais certamente a
autonomia serĂ¡ acima dos 900
km e com tudo de bom que essa nave oferece em suas
viagens.
A SW4 Diesel SRX com 7 lugares tem 3 anos de garantia, 5 cores, revisĂ£o expressa, assistĂªncia 24 horas, faz parte do Ciclo Toyota, mas como eu disse no começo, nada Ă© perfeito, o preço fechado de R$ 252.790 pode atĂ© parecer salgado, porĂ©m segurança, economia e conforto para vocĂª e sua famĂlia, tem preço?
Foram mais de
A SW4 Diesel SRX com 7 lugares tem 3 anos de garantia, 5 cores, revisĂ£o expressa, assistĂªncia 24 horas, faz parte do Ciclo Toyota, mas como eu disse no começo, nada Ă© perfeito, o preço fechado de R$ 252.790 pode atĂ© parecer salgado, porĂ©m segurança, economia e conforto para vocĂª e sua famĂlia, tem preço?
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