Grande, confortĂ¡vel, econĂ´mica e muito segura, mas nem tudo Ă© perfeito

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Toyota

A coisa mais difĂ­cil do mundo Ă© agradar um grande nĂºmero de pessoas, fazer com que o fruto do seu trabalho seja entendido e respeitado desde que a honestidade nĂ£o seja colocada em xeque. A perfeiĂ§Ă£o nĂ£o existe, mas podemos encontrar algumas coisas que se aproximam muito dela, principalmente quando se montam automĂ³veis, esses tĂªm por obrigaĂ§Ă£o servir e proteger seus ocupantes da melhor maneira possĂ­vel.


Durante uma semana eu pude avaliar esse veĂ­culo impar, a SW4 Diesel Ă© muito mais que a uniĂ£o de peças para se montar um carro, Ă© o que existe de melhor em cada detalhe para se construir uma das mais bem criadas obras da engenharia de mobilidade que se tem notĂ­cia. NĂ£o Ă© Ă  toa que a Toyota vem ganhando espaço em todos os segmentos que ela resolveu investir aqui no Brasil, afinal de contas, pode demorar, mas um dia seu esforço serĂ¡ reconhecido.


Diante deste quadro, testar esse SUV em condições de usuĂ¡rio final Ă© um enorme prazer, seus concorrentes sempre tropeçam em algum motivo para que esse modelo seja sempre considerado na hora da compra, a aparente simplicidade tem elementos fortes que a colocam em evidĂªncia, a versĂ£o SRX Ă© a topo de linha, 4X4 e vem preparada para 7 confortĂ¡veis lugares, ou seja, alĂ©m de “parruda” dĂ¡ pra acomodar a famĂ­lia toda.


No lançamento desta versĂ£o, que vocĂª pode lembrar AQUI, houve uma enorme mudança que deixou o carro mais eficiente, o motor diesel Toyota 1GD, de 2.8 litros, 177 cv de potĂªncia, 45,9 kgfm, Intercooler e com o cĂ¢mbio automĂ¡tico de seis velocidades sĂ£o uma dupla de sucesso, por isso fui andar pela cidade com esse carrĂ£o.


O conforto para o motorista e os passageiros Ă© excelente, os Ă³timos bancos em todas as sete posições, inclusive na Ăºltima fileira que tem uma posiĂ§Ă£o mais elevada do assoalho e acomoda duas pessoas sem maiores problemas. A SW4 Diesel se movimenta pelas ruas e avenidas da cidade muito bem, tem rĂ¡pida resposta quando o conjunto mecĂ¢nico Ă© exigido, Ă© fĂ¡cil de manobrar quando se procura vagas e o melhor de tudo Ă© que nĂ£o sofre com as irregularidades do asfalto, nem mesmo a buraqueira de SĂ£o Paulo causa incĂ´modos sempre, isso tudo aliado a um consumo mĂ©dio, segundo dados do computador de bordo, de 10,1 km/l conseguidos dirigindo em modo ECO.


Na estrada a coisa melhora ainda mais, o acabamento Ă© muito bom e dĂ¡ opĂ§Ă£o inclusive para os passageiros usarem ou nĂ£o o ar condicionado em cada divisĂ£o da SW4 Diesel. Lembra que eu falei da aparente simplicidade? Pois Ă©, nĂ£o existe exagero na quantidade e distribuiĂ§Ă£o de equipamentos, o volante multifunções, sistema de Ă¡udio com tela touchscreen de 7”, navegador por satĂ©lite (GPS), TV digital, DVD, MP3, Bluetooth® e seis alto-falantes, alĂ©m do display multifuncional colorido de 4.2” no painel de instrumentos que dĂ¡ todas as informações do computador e bordo, Ă¡udio, navegaĂ§Ă£o, temperatura exterior e avaliaĂ§Ă£o do modo de conduĂ§Ă£o sĂ£o colocados de forma harmĂ´nica na cabine.


É muito requintado, tem detalhes sĂ³ encontrados em sedĂ£s de luxo, como o “Smart Entry System” que abre ou fecha as portas no pequeno botĂ£o da maçaneta, chave inteligente, igniĂ§Ă£o “Push Start Button”, abertura e fechamento elĂ©trico do porta-malas, saĂ­da 220V (100W) e controle de velocidade de cruzeiro.


Viajando pela Regis Bittencourt em direĂ§Ă£o Ă  Itapecerica da Serra, a SW4 Diesel Ă© um carro muito seguro e firme na conduĂ§Ă£o, a estrada tem um pequeno trecho urbano e a parte de maior velocidade Ă© de 110 km/h com curvas fechadas e subidas suaves, mas que exigem uma velocidade constante por ter um enorme trĂ¡fego de caminhões pesados indo e vindo do sul do paĂ­s. Controlar no acelerador Ă© muito fĂ¡cil, ele responde com rapidez e se for necessĂ¡ria uma reduĂ§Ă£o de marcha para facilitar uma ultrapassagem, as borboletas atrĂ¡s do volante facilitam muito a operaĂ§Ă£o.


Com o Cruise Control ligado, fiz um trajeto de volta Ă  SĂ£o Paulo pelo Rodoanel Mario Covas e conseqĂ¼entemente andei por um perĂ­odo maior na funĂ§Ă£o automĂ¡tica do SW4 Diesel. Com 4 pessoas a bordo, ar condicionado ligado e encarando uma chuva de primavera, todos os sistemas funcionam muito bem e sem sustos, consegui fazer uma mĂ©dia, segundo dados do computador de bordo, de 14,2 km/l, alternando em alguns momentos do modo ECO para o POWER.


Foram mais de 300 km rodados e o consumo ficou entre ¾ e meio tanque, se conduzido em condições normais certamente a autonomia serĂ¡ acima dos 900 km e com tudo de bom que essa nave oferece em suas viagens.


A SW4 Diesel SRX com 7 lugares tem 3 anos de garantia, 5 cores, revisĂ£o expressa, assistĂªncia 24 horas, faz parte do Ciclo Toyota, mas como eu disse no começo, nada Ă© perfeito, o preço fechado de R$ 252.790 pode atĂ© parecer salgado, porĂ©m segurança, economia e conforto para vocĂª e sua famĂ­lia, tem preço?



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