Motor é destinado às motocicletas da próxima geração da marca; desenvolvimento foi realizado em conjunto pelos centros tecnológicos da marca no Reino Unido e na Índia

Texto e fotos: Royal Enfield

A Royal Enfield, líder mundial no segmento de motocicletas de média cilindrada (de 250cc a 750cc), revelou hoje o seu primeiro motor de dois cilindros em seu novo centro tecnológico (UKTC – United Kingdom Technology Center) em Leicestershire, no Reino Unido. A nova unidade tem 650cc e será utilizada na nova geração de motocicletas da Royal Enfield. O objetivo principal de sua concepção foi desenvolver uma plataforma global que leve o legado e as características da marca a um patamar ainda mais moderno.


O novo motor é desenvolvido pelo UKTC da Royal Enfield no Reino Unido, apoiado pela equipe de desenvolvimento de produtos deRoyal Enfield 650cc Chennai, na Índia. Foi projetado para oferecer o equilíbrio certo entre potência e torque, para assegurar uma experiência de condução fácil e suave. A ampla margem de torque – de 52Nm - tornará a pilotagem da nova linha de motocicletas da marca descomplicada e macia, sem a necessidade de trocas frequentes de marcha. A potência é de 47 cv.


A plataforma traça um elo entre os modelos atuais da Royal Enfield e a nova geração que está por vir. É o ponto central da linha de motocicletas que será lançada em breve e promete revigorar e expandir o segmento de motocicletas de média cilindrada, trazendo o característico estilo de puro motociclismo. Tem dois cilindros paralelos, em quatro tempos, com comando único de cabeçote, refrigerado a ar e com 648 cilindradas. O motor é refinado, com boa capacidade para estradas e desenvolvido para se destacar nas mais variáveis condições que possam ser apresentadas.
Permanece simples, de acordo com o legado dos motores Royal Enfield refrigerados a ar. Proporciona um visual clássico, mais limpo e elegante, com menos componentes e menos peso, mas foi também desenvolvido para alcançar um alto nível de requinte moderno. Os dois tubos e as aletas de refrigeração de visual clássico mantém a essência da marca, trazendo um chamativo impacto visual.


Tão relevante quanto a suas especificações técnicas é seu som. O característico ronco dos monocilíndricos da Royal Enfield foi mantido para garantir que o novo motor ofereça uma trilha sonora similar à que faz parte da história da marca. Todas as variáveis que contribuíssem para chegar a este som foram consideradas, resultando em um motor silencioso, que ecoa no tom certo.
Toda a plataforma, incluindo o motor e o chassi, foi submetida a testes rigorosos durante o programa de desenvolvimento. Testes de laboratório e banco foram desenvolvidos, além de testes em provas, pistas de corrida e estradas.

Por dentro do motor dois cilindros de 650cc da Royal Enfield
O foco do desenvolvimento foi dar torque adequado e distribuído amplamente ao longo da variação de rotações, para que os motociclistas possam aproveitar qualquer momento sem a necessidade de mudança excessiva de marchas. Há uma série de elementos, começando nas profundezas do motor, que tornam esse resultado possível. Um virabrequim criado em peça única - inédito em uma Royal Enfield - garante a força e a capacidade de controlar o torque do motor de dois cilindros. O motor tem taxa de compressão de 9.5:1 e o sistema de injeção eletrônica de combustível assegura que sua alimentação seja suave, acessível e disponível em todos os momentos. Como resultado, o motor é potente e fácil de usar.


A estrutura utiliza fluxo de ar ambiente combinado com o óleo do motor para manter a temperatura em um nível adequado, excluindo a necessidade de radiador, flange, ventoinha e outros componentes. Isso mantém o motor limpo e essencialmente puro, como a experiência que fornece. A estrutura tem ordem de disparo de 270 graus, proporcionando um alto grau entrega de potência do motor, e o uso de um balancim diminuirá as vibrações da nova linha de motocicletas.


Especificações do motor
Tipo Dois cilindros em linha, 648 cilindradas, quatro tempos, manivela de 270 graus, comando único de cabeçote e refrigerado a ar
Potência 47 cv @ 7100rpm
Torque 52Nm @ 4000rpm
Curso de Biela x Diâmetro de Pistão 78mm x 67.8mm
Taxa de compressão 9.5:1
Caixa de câmbio Seis marchas
Gestão de combustível Injeção eletrônica
Sistema de ignição TCI