Prévia dos pneus de 2020 no Circuíto das Américas
Texto e fotos: Pirelli
À medida que a Fórmula 1 se desloca do México para os Estados Unidos, a mesma indicação de pneus usada na Cidade do México foi selecionada para Austin. O composto C2 como o White Hard, o C3 como o Yellow Médio e o C4 como o Red Soft.
O Circuito das Américas, que se juntou ao calendário da F1 em 2012, apenas três anos antes do retorno do México, tem características muito diferentes da etapa anterior, com uma reputação de corridas emocionantes e imprevisíveis. As sessões de treinos livres de sexta-feira serão particularmente importantes neste fim de semana, uma vez que, pela primeira vez, as equipes vão experimentar os pneus P Zero de 2020.
Características da pista
- Os pilotos terão a possibilidade de testar os pneus de 2020 na sexta-feira em Austin, na especificação do próximo ano que foi definida na sequência de uma série de testes dedicados, com o último realizado em Barcelona, no início deste mês, envolvendo as três melhores equipes. Cada piloto terá dois jogos de pneus macios de 2020, apenas para utilização durante o TL1 e o TL2.
- O pneu mais duro nomeado para o GP dos Estados Unidos é um nível mais duro do que o usado em 2018, quando foram escolhidos os pneus Soft, Supersoft e Ultrasoft. Esta seleção deve ajudar a garantir uma diferença de desempenho mais espaçada entre os três compostos.
- A estratégia de uma parada, trocando o Ultrasoft pelo Soft, foi a vencedora no ano passado com Kimi Raikkonen na Ferrari. Max Verstappen foi o segundo, saindo de 18º no grid, com uma estratégia de troca do composto Soft pelo Supersoft, enquanto Lewis Hamilton foi o terceiro, com duas paradas.
- Há uma grande variedade de curvas no traçado anti-horário do Circuito das Américas, com o grampo para cima da Curva 1 se destacando como a curva de assinatura de Austin.
- O desgaste e a degradação são médios para todos os circuitos utilizados durante a época, tornando os três pneus a partir do meio da gama uma escolha particularmente adequada. Tanto a corrida quanto os recordes gerais datam do ano passado estabelecidos por Lewis Hamilton.
- O clima no Texas pode ser extremamente variável nesta época do ano, indo de sol brilhante a condições semelhantes a tufões que cancelaram sessões inteiras no passado.
Sets selecionados por piloto
Mario Isola, gerente mundial de motorsport da Pirelli: “Austin sempre foi conhecido por fazer um grande show dentro e fora da pista. Este ano é particularmente significativo, pois é onde as equipes vão testar os pneus do próximo ano pela primeira vez durante os treinos livres de sexta-feira. Isto, naturalmente, é apenas um gostinho inicial do composto macio C4 2020, antes que as equipes testem a gama homologada completa dos pneus do próximo ano no teste de dois dias em dezembro, após o GP de Abu Dhabi, como de costume. Austin contém um pouco de tudo em termos de diferentes tipos de curvas, com asfalto bastante representativo também, por isso deve ser um bom lugar para experimentar estes novos pneus pela primeira vez”.
Pneus selecionados





0 Comentários