Luxo, conforto e economia, mas o SUV da montadora japonesa tem o pecado do preço salgado

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Honda

Tratar esse automóvel como SUV é respeitar a criação, ele nasceu para ser da estrada, dentro e fora dela, sua tecnologia avançada mostra que os japoneses da Honda, quando querem, fazem carros imbatíveis tanto na parte mecânica quanto na tecnológica.


Foram 7 dias desfrutando deste que é um dos mais completos carros que foram projetados para servir a todos os momentos e situações, os SUV´s pertencem a uma classe que, a cada dia que passa, ganham mais admiradores e conseqüentemente mercado, com o CR-V Touring 4X4 não seria diferente.


Essa é a 5ª geração do utilitário esportivo que usa a mesma plataforma do Accord e Civic G10, mas a parte mecânica é diferente, ele tem o motor 1,5 litro DOHC com injeção direta com Valve Timing Control (VTC) turbo alimentado, é abastecido só com gasolina, gera 190 cv de potencia e torque de 24,7 kgf.m, transmissão CVT Honda G-Shift, sistema Active Shutter Grille e tração nas quatro rodas Real Time AWD com operação completamente automática.


O CR-V Touring 4X4 passou por uma reformulação completa, o design ficou mais agressivo, a tecnologia LED está nas lanternas traseiras, faróis e nas luzes de neblina, tem a praticidade do sistema Hands Free Access Power Tailgate que permite abrir e fechar o porta-malas com um simples movimento do pé e o espaço interior aumentou 51 litros.


Ficou um carrão muito bonito, ele chama a atenção nas ruas da cidade, por onde andei não tive grandes problemas em ultrapassar valetas de profundidade grande, um carro alto sempre leva vantagem. Ele tem aquele quesito que toda mulher adora, quando se sai do CR-V Touring 4X4 a pessoa “desce”, não tem o desconforto de se estar usando saia e precisar fazer algum tipo de malabarismo.


Ele ocupa muito espaço mesmo nas ruas e avenidas, principalmente aquelas de faixas com distâncias menores que dificultam a passagem de motoboys, a maioria dos outros motoristas te olha de baixo para cima. Sua tocada é suave e seu ruído interno praticamente não existe, mesmo com seu tamanho generoso é um carro fácil de estacionar em vagas pouco amistosas, graças aos espelhos bem posicionados e a sempre querida câmera de ré.


O CR-V Touring 4X4 não é lá muito econômico, fica dentro do padrão de seus concorrentes, com dados do computador de bordo, consegui fazer a média de 8,0 km/l na cidade, ar condicionado ligado, três pessoas a bordo e andando em modo ECON o tempo todo, sem abusar das retomadas.


Na estrada ele é um carro muito interessante, quando testei a versão anterior, que você pode lembrar AQUI, eu já havia ficado impressionado com o comportamento em rodovia. Mesmo com motorização menor com o auxilio do turbo, seu desempenho não é muito diferente, o que se tem é uma troca de marchas um pouco mais freqüente.


Tecnologia e conforto não faltam ao CR-V Touring 4X4, esse modelo já vem equipado com a tela centralizada de interface TFT colorida com informações sobre o veículo (alerta de manutenção) quando trocar o óleo, filtro de ar, fluído da transmissão, velas ou líquido de arrefecimento, fazer o rodízio dos pneus, velocidade, rotação e marcha adotada, Head Up Display, sistema Display Áudio, integração e funções de telefones, GPS, tela multitouchscreen de alta resolução, partida elétrica remota, ar condicionado digital com duas zonas, Electric Parking Brake (EPB), Brake Hold, regulagem elétrica do banco do motorista com memória, teto solar elétrico.


Fiz a avaliação em estrada usando o Rodoanel Mario Covas, em um trecho de pouco mais de 100 km (ida e volta) da Rodovia dos Imigrantes até o retorno na Rodovia Régis Bittencourt, usando o Cruise Control na ida e não na volta. Como eu já fiz anteriormente, esse teste é para saber se é uma boa idéia ou não usar o recurso, no caso é sim, ele além de manter a velocidade selecionada atua como um bom auxiliar na economia de combustível.


O CR-V Touring 4X4 se comporta muito bem, é um carro seguro e muito na mão do motorista, responde prontamente as exigências em momentos de ultrapassagem. Não dá impressão de ter um motor menor, seu torque generoso e a eletrônica embarcada para garantir estabilidade permitem que você fique o tempo todo acelerando, mesmo nas curvas. O consumo foi muito bom, segundo dados do computador de bordo, na ida a média ficou em 12,4 km/l, na volta 12,6 km/l, ou seja, usar ou não o Cruise Control não vai fazer muita diferença.


Esse SUV fabricado nos Estados Unidos só é oferecido em versão única, o CR-V Touring 4X4 têm 4 cores para escolher, 3 opções de acabamento interno, Test Drive agendado, três anos de garantia, assistência 24 horas, financiamento pelo banco Honda, preço sugerido de R$ 189.000 (site da Honda de novembro/18) e já está nas concessionárias da montadora, passa lá pra conhecer!


Ficha Técnica