A versĂ£o renovada do SUV Ă© cheia de tecnologia, conforto e segurança, impossĂ­vel nĂ£o se apaixonar

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Honda

Esses modelos sĂ£o atualmente o sonho de consumo de 9 entre 10 compradores, sĂ£o carros altos, espaçosos e carregam o que se tem de melhor em tecnologia de conduĂ§Ă£o e diversĂ£o. Os SUV´s caĂ­ram realmente no gosto do brasileiro, que invariavelmente opta pelo modelo na hora de pensar na famĂ­lia e nas viagens confortĂ¡veis que eles proporcionam.


Com o mercado desse segmento em alta, surgem aqueles modelos que, digamos, tem cara de um e corpo de outro, os famosos “me engana que eu gosto!”. NĂ£o Ă© esse o caso, o CR-V nasceu para brilhar e tem no DNA todo o bom gosto e desenvolvimento da Honda, Ă© um carro superior em tecnologia e muito requintado, dĂ¡ prazer de dirigir e aquela vontade louca de morar dentro.


Durante 10 dias eu testei CRV-V ELX 4x4, modelo top de linha que tĂªm alguns opcionais, jĂ¡ vem todo montado do jeito que deve ser, sĂ³ alguns acessĂ³rios podem fazer uma personalizaĂ§Ă£o, mas na verdade, o carro tem tanta coisa que se pensar bem nem Ă© preciso.


Testei o carro na cidade e na maior parte do tempo em rodovias, afinal de contas, esse Ă© um modelo mais utilizado nessas condições. Na cidade, com transito e estacionamento nem sempre generosos, o carro se porta como um sedĂ£ alto, tem o conforto de modelos mais caros e nĂ£o deixa nada a desejar quando se precisa de porta-malas para carregar compras ou bagagens.


A cidade de SĂ£o Paulo tem vias de velocidade muito reduzida, algumas avenidas tĂªm limite de 50 km/h, ideal para se usar o Cruise Control sem correr o risco de ser multado. Mesmo nos interminĂ¡veis congestionamentos, a viagem Ă© sempre agradĂ¡vel e muito calma, graças Ă  excelente isolaĂ§Ă£o acĂºstica, os barulhos externos praticamente nĂ£o existem. Manobrar em vagas apertadas nunca Ă© bom, mas a ajuda da cĂ¢mera de rĂ© multivisĂ£o e os grandes retrovisores laterais ajudam, e muito, nas manobras mais complicadas.


NĂ£o Ă© um carro que nasceu para quebrar o recorde de baixo consumo, o motor 2.0 16V SOHC i-VTEC com tecnologia FlexOne desenvolve 155 cv de potĂªncia a 6.300 rpm e torque de 19,5 kgf.m a 4.800 rpm, com etanol e sĂ£o 150 cv a 6.300 rpm e 19,3 kgf.m a 4.700 rpm com gasolina. Testei o modelo abastecido com etanol, na cidade ele fez excelentes 6,4 km/l, segundo dados do computador de bordo, claro que ajudado pela transmissĂ£o automĂ¡tica de cinco marchas e a opĂ§Ă£o por se dirigir na funĂ§Ă£o ECON, que ajuda muito a manter uma regularidade de baixo consumo.


A parte mecĂ¢nica e eletrĂ´nica nĂ£o pĂ¡ra por aĂ­, ele tem traĂ§Ă£o 4x4 “Real Time”, que percebe e corrige automaticamente a falta de aderĂªncia nas rodas em terrenos escorregadios e acidentados, controle de traĂ§Ă£o/estabilidade VSA (Vehicle Stability Assist) e o sistema de direĂ§Ă£o MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering), que interpreta o movimento do motorista, favorecendo ou enrijecendo o esterço da direĂ§Ă£o, Ă© equipado com o HSA (Hill Start Assist) e toda essa sopa de letras funcionando em conjunto garantem eficiĂªncia, economia e segurança.


Na estrada, utilizando o Rodoanel em direĂ§Ă£o a Mogi das Cruzes, deu para sentir toda a força do motor nas ultrapassagens de caminhões e carros mais lentos. O CR-V atinge rapidamente a velocidade mĂ¡xima permitida e utilizando o Cruise Control, fica muito fĂ¡cil manter a constĂ¢ncia e a economia de combustĂ­vel. Com dados fornecidos pelo computador de bordo, o CR-V fez uma mĂ©dia de 9,3 km/l, poucas vezes reduziu as marchas e garantiu uma viagem muito tranqĂ¼ila e confortĂ¡vel.


Falando em conforto, os itens instalados no carro sĂ£o os mais modernos e prĂ¡ticos que a montadora dispõe em seus modelos mais caros, entre eles a partida feita por botĂ£o no painel jĂ¡ que utiliza chave de presença. O sistema multimĂ­dia tem tela de 7” multi touchscreen, navegador GPS integrado, luzes de navegaĂ§Ă£o diurna em LED, rodas aro 17” com pneus 225/65, console central modular, ar-condicionado digital dual zone, entrada HDMI, teto solar elĂ©trico e sensor de chuva e crepuscular, entre os itens de segurança, o CR-V tem airbags frontais, laterais e de cortina para motorista e passageiro da frente.


É uma tranqĂ¼ilidade percorrer cerca de 130 km em uma rodovia boa, mas quando se entra em uma vicinal com apenas uma pista para ir e outra voltando, Ă© que ele mostra realmente o seu lado mais bravo. Com trĂ¢nsito intenso e poucas faixas abertas para a ultrapassagem, o CR-V mostra a força do motor 2.0. Em curtos espaços, a reduĂ§Ă£o de marchas e retomada de velocidades sĂ£o feitas com muita segurança e rapidamente, nĂ£o deixando dĂºvidas para o motorista que o trecho Ă© suficiente para a manobra. Nesta situaĂ§Ă£o, optei por nĂ£o usar a funĂ§Ă£o ECON por necessitar de respostas mais rĂ¡pidas, e o carro nĂ£o decepciona dando atĂ© a impressĂ£o de se tratar de um motor mais forte.


Ele traz o pacote Honda de trĂªs anos de garantia sem limite de quilometragem, assistĂªncia 24 horas, financiamento pelo banco Honda, 5 cores Ă  escolha sendo duas delas novas (Modern Steel Metallic (cinza metĂ¡lico) e Red Copper Pearl (vermelho perolizado)) o preço sugerido de R$ 145.800,00 alĂ©m do fato de vocĂª estar dentro de um SUV de verdade, pois quem vive de ficĂ§Ă£o Ă© o cinema!


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