A versĂ£o renovada do SUV Ă© cheia
de tecnologia, conforto e segurança, impossĂvel nĂ£o se apaixonar
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Honda
Esses modelos sĂ£o atualmente o
sonho de consumo de 9 entre 10 compradores, sĂ£o carros altos, espaçosos e
carregam o que se tem de melhor em tecnologia de conduĂ§Ă£o e diversĂ£o. Os SUV´s caĂram
realmente no gosto do brasileiro, que invariavelmente opta pelo modelo na hora
de pensar na famĂlia e nas viagens confortĂ¡veis que eles proporcionam.
Com o mercado desse segmento em
alta, surgem aqueles modelos que, digamos, tem cara de um e corpo de outro, os
famosos “me engana que eu gosto!”. NĂ£o
Ă© esse o caso, o CR-V nasceu para
brilhar e tem no DNA todo o bom gosto e desenvolvimento da Honda, Ă© um carro superior em tecnologia e muito requintado, dĂ¡
prazer de dirigir e aquela vontade louca de morar dentro.
Durante 10 dias eu testei CRV-V ELX 4x4, modelo top de linha que tĂªm
alguns opcionais, jĂ¡ vem todo montado do jeito que deve ser, sĂ³ alguns acessĂ³rios
podem fazer uma personalizaĂ§Ă£o, mas na verdade, o carro tem tanta coisa que se
pensar bem nem Ă© preciso.
Testei o carro na cidade e na
maior parte do tempo em rodovias, afinal de contas, esse Ă© um modelo mais utilizado
nessas condições. Na cidade, com transito e estacionamento nem sempre
generosos, o carro se porta como um sedĂ£ alto, tem o conforto de modelos mais
caros e nĂ£o deixa nada a desejar quando se precisa de porta-malas para carregar
compras ou bagagens.
A cidade de SĂ£o Paulo tem vias de
velocidade muito reduzida, algumas avenidas tĂªm limite de 50 km/h , ideal para se usar
o Cruise Control sem correr o risco de ser multado. Mesmo nos interminĂ¡veis congestionamentos,
a viagem Ă© sempre agradĂ¡vel e muito calma, graças Ă excelente isolaĂ§Ă£o acĂºstica,
os barulhos externos praticamente nĂ£o existem. Manobrar em vagas apertadas
nunca Ă© bom, mas a ajuda da cĂ¢mera de rĂ© multivisĂ£o e os grandes retrovisores
laterais ajudam, e muito, nas manobras mais complicadas.
NĂ£o Ă© um carro que nasceu para
quebrar o recorde de baixo consumo, o motor 2.0 16V SOHC i-VTEC com tecnologia FlexOne desenvolve 155 cv de potĂªncia a 6.300 rpm e torque de 19,5
kgf.m a 4.800 rpm, com etanol e sĂ£o 150 cv a 6.300 rpm e 19,3 kgf.m a 4.700 rpm
com gasolina. Testei o modelo abastecido com etanol, na cidade ele fez
excelentes 6,4 km/l, segundo dados do computador de bordo, claro que ajudado
pela transmissĂ£o automĂ¡tica de cinco marchas e a opĂ§Ă£o por se dirigir na funĂ§Ă£o
ECON, que ajuda muito a manter uma
regularidade de baixo consumo.
A parte mecĂ¢nica e eletrĂ´nica nĂ£o
pĂ¡ra por aĂ, ele tem traĂ§Ă£o 4x4 “Real Time”, que percebe e corrige
automaticamente a falta de aderĂªncia nas rodas em terrenos escorregadios e
acidentados, controle de traĂ§Ă£o/estabilidade VSA (Vehicle Stability Assist) e o sistema de direĂ§Ă£o MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power
Steering), que interpreta o movimento do motorista, favorecendo ou enrijecendo
o esterço da direĂ§Ă£o, Ă© equipado com o HSA
(Hill Start Assist) e toda essa sopa de letras funcionando em conjunto garantem
eficiĂªncia, economia e segurança.
Na estrada, utilizando o Rodoanel
em direĂ§Ă£o a Mogi
das Cruzes, deu para sentir toda a força do motor nas ultrapassagens de caminhões
e carros mais lentos. O CR-V atinge
rapidamente a velocidade mĂ¡xima permitida e utilizando o Cruise Control, fica
muito fĂ¡cil manter a constĂ¢ncia e a economia de combustĂvel. Com dados
fornecidos pelo computador de bordo, o CR-V
fez uma média de 9,3 km/l, poucas vezes reduziu as marchas e garantiu uma
viagem muito tranqĂ¼ila e confortĂ¡vel.
Falando em conforto, os itens
instalados no carro sĂ£o os mais modernos e prĂ¡ticos que a montadora dispõe em
seus modelos mais caros, entre eles a partida feita por botĂ£o no painel jĂ¡ que
utiliza chave de presença. O sistema multimĂdia tem tela de 7” multi touchscreen, navegador GPS
integrado, luzes de navegaĂ§Ă£o diurna em LED, rodas aro 17” com pneus 225/65, console
central modular, ar-condicionado digital dual zone, entrada HDMI, teto solar elétrico
e sensor de chuva e crepuscular, entre os itens de segurança, o CR-V tem airbags
frontais, laterais e de cortina para motorista e passageiro da frente.
É uma tranqĂ¼ilidade percorrer
cerca de 130 km
em uma rodovia boa, mas quando se entra em uma vicinal com apenas uma pista
para ir e outra voltando, Ă© que ele mostra realmente o seu lado mais bravo. Com
trĂ¢nsito intenso e poucas faixas abertas para a ultrapassagem, o CR-V mostra a força do motor 2.0. Em
curtos espaços, a reduĂ§Ă£o de marchas e retomada de velocidades sĂ£o feitas com
muita segurança e rapidamente, nĂ£o deixando dĂºvidas para o motorista que o trecho
Ă© suficiente para a manobra. Nesta situaĂ§Ă£o, optei por nĂ£o usar a funĂ§Ă£o ECON por necessitar de respostas mais rĂ¡pidas,
e o carro nĂ£o decepciona dando atĂ© a impressĂ£o de se tratar de um motor mais
forte.
Ele traz o pacote Honda de trĂªs anos de garantia sem
limite de quilometragem, assistĂªncia 24 horas, financiamento pelo banco Honda, 5 cores Ă escolha sendo duas
delas novas (Modern Steel Metallic (cinza
metĂ¡lico) e Red Copper Pearl (vermelho perolizado)) o preço sugerido de R$
145.800,00 alĂ©m do fato de vocĂª estar dentro de um SUV de verdade, pois quem
vive de ficĂ§Ă£o Ă© o cinema!
Ficha TĂ©cnica
0 ComentĂ¡rios