FÓRMULA 1: GP da Hungria - Treino Oficial

  • Sessão de classificação debaixo de chuva, foram usados Slicks, Intermediários e pneus para piso muito molhado, é esperado tempo seco para amanhã;
  • Lewis Hamilton marcou a Pole Position para a Mercedes com pneu de chuva extrema;
  • Um Pit é a estratégia mais provável, as equipes terão escolha livre de pneus para iniciar a corrida.
Texto e fotos: Pirelli

A chuva começou a cair cerca de meia hora antes do início da classificação e depois se intensificou progressivamente durante a sessão, obrigando os times a uma combinação de avaliação, oportunismo e sorte.


No Q1 foi utilizada uma mistura de pneus Slick e Intermediários, enquanto no Q2 foi a mistura foi de Intermediário e Totalmente Molhado. No Q3 todos os pilotos usaram apenas os pneus para pista molhada e o piloto da Mercedes Lewis Hamilton, definiu a Pole Position nos segundos finais. Ele recebeu o quinto Pirelli Pole Position Award da temporada das mãos do ex-piloto Jean Alesi, que ficou famoso na Fórmula 1 com um Tyrrell equipado com pneus Pirelli nos anos 90. Clima seco e altas temperaturas, semelhantes às de sexta-feira, são esperadas para o GP, como todos os pilotos usaram pneus Intermediários e para piso molhado na classificação, todos terão livre escolha dos pneus Slick para começar a corrida. Um pit stop é esperado para a maioria dos pilotos, mas isso também dependerá da temperatura da pista. O regulamento coloca os carros no parque fechado até a corrida sem que sejam permitidas mudanças, então será interessante ver a opção de ajuste das equipes, tempo seco ou molhado?


Mario Isola, gerente mundial de Motorsport da Pirelli: "As condições mistas no início da classificação, com a pista parcialmente seca e parcialmente molhada, trouxeram de volta as fases finais da última corrida em Hockenheim, com os times enfrentando condições muito diferentes. Durante a sessão, a chuva aumentou e isso tornou tudo mais claro. Amanhã se espera tempo seco, então provavelmente teremos a corrida com apenas uma parada para troca, dependendo da degradação do Ultrasoft. No entanto, como todas as equipes terão liberdade de escolher os pneus Slick, o potencial para diferentes estratégias foi aberto acrescentando outro elemento de imprevisibilidade".

Como os pneus se comportaram hoje
Eduardo Abbas. Tecnologia do Blogger.