• Valtteri Bottas conquista a Pole usando Ultrasoft e marca o novo recorde no Red Bull Ring;
  • Mercedes e Ferrari começarão com Supersoft, as mesmas táticas adotadas no último fim de semana na França;
  • Apenas um Pit Stop é a estratégia mais provável e com uma com uma janela de parada longa.

Texto e fotos: Pirelli

A primeira Pole Position de Valtteri Bottas na temporada, com o tempo de 1m03.130s fez o piloto da Mercedes marcar um novo recorde no Red Bull Ring, o tempo foi conseguido no Q3 com pneus Ultrasoft P Zero Purple ganhando também o prêmio Pirelli Pole Position, que foi entregue pelo tricampeão mundial Nelson Piquet e último piloto a vencer com a Pirelli (Canadá 1991) antes da empresa italiana retornar à Fórmula 1 em 2011.


O Ultrasoft foi usado principalmente durante a classificação, mas tanto os pilotos da Mercedes como os da Red Bull optaram por passar pelo Q2 usando pneus Supersoft (como foi o caso na França há uma semana), com isso, vão começar amanhã o GP com esse composto, eles são os quatro únicos no top 10 com essa opção. Com uma degradação razoavelmente baixa e tempo seco esperado para a corrida, uma estratégia um Pit Stop é a opção mais provável para a maioria dos pilotos, porém já houve algumas variações táticas na classificação.


Mario Isola, gerente mundial de Motorsport da Pirelli: "Exatamente como esperávamos, as posições foram muito disputadas, especialmente no meio do grupo, graças ao tempo de volta muito rápido. O intervalo entre os três compostos não é muito amplo e os níveis reduzidos de degradação abrem a possibilidade de diferentes estratégias. Os pilotos da Mercedes e da Red Bull serão os únicos no top 10 a partir de pneus Supersoft, ligeiramente mais lento, por isso a primeira parte será particularmente muito interessante. Esperamos estratégias quase que exclusivamente para um único Pit Stop, com diferentes variações e com uma grande janela para a parada ".

Como os pneus se comportaram hoje

Pneus disponíveis para a corrida