Insistir em ligar o carro pode superaquecer e comprometer a vida Ăºtil do impulsor de partida e de outros componentes

Texto e fotos: ZEN

A chegada da estaĂ§Ă£o mais fria do ano exige alguns cuidados especiais para nĂ£o danificar alguns componentes do veĂ­culo. De acordo com os tĂ©cnicos da ZEN, fabricante de impulsores de partida, a atenĂ§Ă£o deve ser redobrada na hora de fazer o motor funcionar. Insistir em ligar o carro, pode superaquecer e comprometer a vida Ăºtil de impulsor de partida e de outros componentes do propulsor.


Por isso, nos dias em que as temperaturas estiverem mais baixas, Ă© recomendĂ¡vel dar um tempo entre uma partida e outra, caso ocorra uma demora na igniĂ§Ă£o. “HĂ¡ casos em que a insistĂªncia pode danificar componentes como o induzido, porta-escovas e solenoide. Em casos extremos, pode atĂ© mesmo ocasionar um princĂ­pio de incĂªndio”, alerta o responsĂ¡vel por testes na Ă¡rea de laboratĂ³rio experimental da ZEN, Allan Maurici.
Segundo o tĂ©cnico, o impulsor de partida Ă© um item instalado junto ao motor e que serve para acionar o propulsor atĂ© que comecem as explosões. Caso sofra uma avaria, Ă© necessĂ¡rio trocĂ¡-lo numa oficina de confiança e sua substituiĂ§Ă£o leva, em mĂ©dia, de duas a trĂªs horas.

Recomendações
Os motores de partida sĂ£o projetados para operar continuamente por um tempo mĂ¡ximo de 30 segundos. Caso o motor de combustĂ£o nĂ£o entre em funcionamento ao final deste perĂ­odo, Ă© necessĂ¡rio aguardar por, no mĂ­nimo, dois minutos para que ocorra o devido resfriamento da peça.
Em relaĂ§Ă£o Ă  manutenĂ§Ă£o preventiva, um dos principais cuidados deve ser com o Ă³leo lubrificante, respeitando sempre os perĂ­odos de troca. “No inverno, hĂ¡ um aumento na viscosidade do Ă³leo, que fica mais denso e, consequentemente, gera maior atrito entre as partes mĂ³veis do motor”, explica Maurici.
AlĂ©m disso, Ă© importante solicitar ao mecĂ¢nico uma checagem bem rigorosa nos parafusos de fixaĂ§Ă£o do motor de partida e tambĂ©m na parte elĂ©trica, como a bateria do carro, que deve estar em boas condições, jĂ¡ que sem energia o motor de partida pode nĂ£o funcionar corretamente.
Outra dica Ă© verificar o indicador de carga, alĂ©m de checar se os cabos elĂ©tricos estĂ£o bem conectados. “É preciso tambĂ©m ficar atento aos ruĂ­dos anormais durante a partida, ao funcionamento de todas as luzes de alerta no painel e no correto funcionamento dos sistemas elĂ©trico do carro. AlĂ©m disso, os proprietĂ¡rios de veĂ­culos flex, que abastecem com etanol, devem verificar o nĂ­vel de gasolina no reservatĂ³rio auxiliar de partida”, finaliza Maurici.