• Na segunda sessão, Lewis Hamilton bate o melhor tempo do ano passado no Red Bull Ring;
  • Baixo uso e degradação fazem do composto macio uma escolha viável para a corrida;
  • Condições climáticas incertas prevalecem. Esse deve ser o cenário para o resto do fim de semana.

Texto e fotos: Pirelli

Lewis Hamilton, da Mercedes, cravou o tempo mais rápido do dia no TL2, com 1m05s483, com pneu ultramacio. Essa marca supera, com folga, a melhor volta vista no Classificatório do ano passado, que foi registrada no Q2.


Assim como foi o caso em 2016, o clima foi instável no Red Bull Ring. Houve algumas gotas de chuva entre as sessões, mas nada que afetasse as condições da pista significativamente. O TL2 começou com a temperatura do asfalto em 40º C. No fim da sessão, caiu para 36º C, com o céu nublado.
Com um asfalto liso e uma superfície de baixa aderência, o uso e a degradação foram mínimos. Praticamente não houve granulação. Com isso, uma estratégia de apenas uma parada pode ser considerada.
Mario Isola, líder de competições de veículos da Pirelli: "Não houve nenhuma grande surpresa nos treinos livres de hoje na Áustria. Os compostos macio, supermacio e ultramacio foram para a pista e apresentaram uma performance de acordo com nossas expectativas. Com uma pista tão curta em termos de tempo e relativamente poucas curvas, a diferença de tempo de volta entre os compostos no Red Bull Ring se mostraram menores do que esperávamos a partir dos dados que obtivemos em simulações. Isso coloca o maci0 como uma opção viável para a corrida, particularmente para os que cogitam apenas uma parada. Entretanto, a maioria dos pilotos escolheu um número baixo de jogos deste pneu. Alguns deles já planejam guarda-los para o domingo. Como sempre, o clima tem sido um ponto de interrogação. A expectativa é de que essa incerteza prevaleça para o resto do fim de semana, o que obviamente terá um profundo efeito adicional na estratégia.”

Treino Livre 1

Treino Livre 2

Treino Livre 1 – Melhor tempo por composto

Treino Livre 2 – Melhor tempo por composto

Stints mais longos por composto (voltas)

Estatísticas de hoje dos pneus
*Quantidade de quilômetros percorridos, por todos os pilotos, nos treinos livres 1 e 2
**Por composto, somados todos os pilotos