O verão é uma estação muito aguardada pelos holandeses, não só pelos dias de sol, mas também pelos inúmeros festivais que se espalham pelo país, com programações ecléticas ou com temas específicos

Texto e fotos: Holland.com

Confira a seleção dos principais eventos de junho a agosto


Pinkpop - 3 a 5 de junho
Em sua 48º edição, o mais antigo festival anual do mundo ocorre entre os dias 3 e 5 de junho e continua com sua tradição de levar grandes nomes da música ao sul da Holanda. Do rock ao pop, passando pelo rap e a música eletrônica, o Pinkpop deste ano é liderado por Justin Bieber, Green Day e Kings of Leon. System of a Down, o ex- oásis Liam Gallagher, o eletro-pop de MØ, o rapper Sean Paul e o DJ número 1 do mundo Martin Garrix também estão na programação. Outro destaque do evento é a exibição de Gutterdämmerung, o "filme mudo mais barulhento da Terra", protagonizado por estrelas do rock como Iggy Pop, Slash, Josh Homme e o saudoso Lemmy Kilmister.  O festival acontece em Landgraaf, no sul da Holanda, e disponibiliza espaço de camping para até 50 mil pessoas.


Oerol Festival – 9 a 18 de junho
Não há muitos festivais que podem dizer que dominam uma ilha, mas Oerol Festival, sim. Localizado em Terschelling, na região da Frísia, o evento, com duração de dez dias, reúne espetáculos de teatro, performances musicais e apresentações de rua. Celeiros, galpões, ruas ou até mesmo as dunas se tornam palco para as manifestações artísticas. Essa atmosfera festiva atrai milhares de visitantes, que ainda aproveitam para visitar o Brandaris, o farol mais antigo da Holanda.


Festival Classique – 15 a 25 de junho
O centro de Haia transforma-se em uma grande sala de concertos ao ar livre para o Festival Classique. É uma oportunidade única para desfrutar de performances de música clássica, ao mesmo tempo em que descobre a arquitetura única e histórica da cidade. O coração do festival é o palco Hofvijver, uma estrutura separada da audiência que flutua na lagoa ao lado dos impressionantes edifícios do parlamento. Um dos edifícios ao redor da lagoa é 'het Torentje', a “pequena torre”, onde fica o escritório do primeiro-ministro da Holanda desde 1982. A Mauritshuis, galeria real que hospeda obras-primas da Era de Ouro, está localizado ao lado. O objetivo do festival é tornar a música clássica acessível a todos. Também é possível encontrar atrações em inúmeros outros locais pela cidade, como um Mc Donald’s uma cafeteria e até o Prison Gate Museum, museu que reconta a história política do país.

Best Kept Secret - 16 a 18 de junho
Criado em 2013, o Best Kept Secret já se tornou um dos principais festivais da Europa, com uma programação que reúne nomes consagrados da música alternativa. O line-up de 2017 é liderado pelos aclamados Radiohead e Arcade Fire. James Blake, Run the Jewels e The Thurston Moore Group também fazem parte da festa que acontece em meio a natureza, no safari Beekse Bergen, o maior zoológico de vida selvagem do Benelux. Para aproveitarem ainda mais a atmosfera única e sustentável do evento, visitantes podem acampar ou, se preferirem um pouco mais de conforto, reservar tendas equipadas com colchão de ar e roupa de cama.


Parkpop – 25 de junho
Todos os anos, no último domingo de junho, o Parkpop, festival de música pop, é realizado em Haia. Desde sua criação, em 1981, esse evento gratuito tem se tornado cada vez mais popular, atraindo amantes da música para o Zuiderpark, um dos principais pontos de lazer da cidade. Alison Moyet, Henk & Melle e Jon Tarifa são os destaques do festival, que também mantém a tradição de abrir espaço para bandas iniciantes, que garantem seu lugar no palco na competição "Road to Parkpop".


North Sea Jazz Festival – 7 a 9 de julho
O melhor do jazz tradicional de Nova Orleans, swing, bop, free jazz, fusion, jazz avant-garde, jazz eletrônico, blues, gospel, funk, soul, R&B, beat e latino se reúne todos os anos no tradicional North Sea Jazz Festival, em Roterdã. Realizado desde 1976, se tornou o principal evento do gênero da Holanda e um dos mais importantes da Europa. Entre 7 e 9 de julho o evento contará com apresentações de Norah Jones, Jamiroquai, Solange, Mary J. Blige, entre outros.

Rotterdam Unlimited - 25 a 29 de julho
Em 2013, o Summer Carnival e Dunya, dois eventos amados de Roterdã, fundiram-se para formar o Rotterdam Unlimited, festival cultural de cinco dias que mistura música, dança, teatro e carnaval, realizado no centro da cidade. Entre as atrações estão apresentações musicais de artistas famosos, um colorido desfile de carnaval em meio a uma batalha dos bumbos e a ‘eleição da rainha’".


Noorderzon Performing Arts Festival – 17 a 27 de agosto
O curioso Noorderzon Performing Arts Festival é um evento internacional que  apresenta uma combinação de arte de vanguarda e um festival de verão tradicional. Realizado em Groningen, maior cidade do norte da Holanda, o Noorderzon ocorre de 17 até 27 de agosto e tem capacidade para receber até 135 mil pessoas.


Lowlands – 18 a 20 de agosto
Outro festival de verão tradicional da Holanda é o Lowlands. Realizado em Biddinghuizen, a uma hora de Amsterdã, apresenta rock, pop, dance e hip-hop, além de cinema e teatro para cerca de 55 mil visitantes que se dividem nos mais de 200 shows espalhados por diferentes palcos. Há até mesmo o Lowlands College, onde se discutem assuntos polêmicos com grandes políticos, cientistas e empresários. Esse ano o festival ocorre entre 18 a 20 de agosto com programação variada, que inclui Mumford & Sons, the XX, Iggy Pop entre outros artistas.