• Piloto veterano da Honda vence Helio Castroneves no duelo final da lendĂ¡ria competiĂ§Ă£o;
  • Trata-se da 12º vitĂ³ria da Honda em 17 participações na IndianĂ¡polis 500;
  • O novato Ed Jones termina em terceiro.

Texto e fotos: Honda

A Honda abriu o segundo sĂ©culo de competições no IndianĂ¡polis Motor Speedway da mesma forma que fechou os 100 anos de corrida no famoso Brickyard: com uma emocionante vitĂ³ria.


O veterano Takuma Sato liderou a prova, superando o tricampeĂ£o da Indy, Helio Castroneves, em um duelo feroz nas Ăºltimas 11 voltas, consagrando-se como o primeiro piloto japonĂªs a vencer na 101ª corrida da IndianĂ¡polis 500.
Sato estava atrĂ¡s de outro piloto Honda, Max Chilton, com Castroneves em terceiro e o excelente novato Ed Jones, em quarto. Quando a bandeira verde acenou pela Ăºltima vez para iniciar a volta 189, Sato rapidamente trilhou seu caminho Ă  frente em seu Andretti Autosport Honda. A batalha pela vitĂ³ria tornou-se um duelo de dois pilotos durante seis voltas, com Castroneves liderando e, em seguida, Sato fazendo uma ultrapassagem por fora para a liderança na Curva 1, com apenas cinco voltas restantes, segurando a vitĂ³ria com uma diferença de apenas dois dĂ©cimos.
Terminando em terceiro, Ed Jones, o campeĂ£o da Indy Lights em 2016, fez o mĂ¡ximo de sua estreia na IndianĂ¡polis 500. Apesar de ter sofrido com danos por duas vezes em seu Dale Coyne Racing Honda, devido a detritos de dois dos quatro acidentes na corrida, Jones entrou no grupo principal nas Ăºltimas 20 voltas e ultrapassou Castroneves na Ăºltima volta. Seu terceiro lugar foi melhor entre os quatro novatos na corrida deste ano.
O terceiro concorrente da Honda para a vitĂ³ria - Max Chilton, da Chip Ganassi Racing - liderou a corrida durante 50 voltas, depois de problemas no inĂ­cio da prova. Ajustes feitos durante as primeiras paradas nos boxes deixaram Chilton no mesmo ritmo dos lĂ­deres gerais, permitindo que ele liderasse a prova durante quatro ocasiões separadas nas 200 voltas.
Problemas mecĂ¢nicos eliminaram outros dois carros da Honda Andretti, com Ryan Hunter-Reay saindo da prova na volta 136, depois de liderar 28 voltas, perdendo apenas para Chilton em nĂºmero de voltas na liderança, em uma corrida com um recorde de 15 lĂ­deres diferentes. O bicampeĂ£o mundial de FĂ³rmula 1, Fernando Alonso, continuou seu impressionante desempenho de novato no "Brickyard", liderando por 27 voltas, antes de sair na volta 180.
Equipes e pilotos da IndyCar preparam-se para uma agitada agenda de trĂªs corridas nas prĂ³ximas duas semanas, começando com o fim de semana duplo  nos dias trĂªs e quatro de junho, com corridas de sĂ¡bado e domingo no circuito de rua de Belle Isle em Detroit, Michigan.