CEO da Toyota participa de palestra sobre TPS no Hospital Santa Cruz

Steve St. Angelo falou sobre como o Sistema Toyota de Produção, desenvolvido pela empresa desde a década de 50, vem dando resultados positivos no sistema hospitalar

Texto e Fotos: Toyota

Fruto da parceria entre a Toyota do Brasil e o Hospital Santa Cruz, a palestra “Como o Sistema Toyota de Produção – TPS – contribui para a melhoria contínua na área de saúde” aconteceu na última quinta-feira, dia 25 de maio. Na ocasião, Steve St. Angelo, CEO da Toyota para a América Latina e Caribe e Chairman da Toyota do Brasil e Argentina, palestrou para médicos e profissionais da área da saúde, dando um abrangente panorama a respeito do TPS em geral e sobre os benefícios já obtidos no pronto atendimento do hospital após a implementação do sistema.


A iniciativa de aplicar um sistema com o objetivo final de atender às necessidades dos pacientes dentro do menor prazo possível, com o menor custo e o alcance da mais alta qualidade era mais um passo do Hospital Santa Cruz em busca de sua excelência. E em setembro de 2015 iniciava-se a implementação do Sistema Toyota de Produção no Santa Cruz, primeiro e único hospital do Brasil a contar com a metodologia.
Com uma equipe de especialistas da montadora e colaboradores do HSC, a área de pronto atendimento foi o ponto de partida para observação e análise. Do tempo de espera à qualidade de atendimento e forma como os pacientes se deslocavam pelo local, pôde-se planejar a primeira economia de tempo e recursos. E os resultados foram animadores.
Esse sistema pode ser resumido em um cultura organizacional, colocando cada coisa no seu lugar de modo que o acesso seja rápido e no menor tempo possível, esse tipo de organização dos japonense é uma marca, eles são conhecidos por seus métodos eficientes no que diz respeito ao trabalho e também ao homem, sempre com respeito e visando sempre melhorias. É fácil notar que na Toyota eles nunca estão satisfeitos, sempre procuram melhorar em todos os sentidos, seja no produto final, seja no relacionamento entre os patrões e os empregados.


Implementar em um hospital a filosofia KAIZEN (melhoria contínua) foi um desafio para a montadora japonesa, são muitas as variantes e variáveis que compõem o atendimento correto para as pessoas, mas tem tudo a ver com a mentalidade da Toyota que entende ser necessário não somente fazer carros de qualidade como também cuidar de quem os vai dirigir, uma sinergia entre homem e máquina.

Resultados
As intervenções realizadas pela equipe de TPS da Toyota reduziram em 22% o tempo que um enfermeiro leva para montar o kit de medicamentos dado aos pacientes. A espera por atendimento foi reduzida em pelo menos 30 minutos. O profissional passou a iniciar a medicação mais rápido e ganhou 11 minutos por turno com essa agilidade. Já o deslocamento do paciente foi reduzido em 80 metros.
“Fui um estudante do TPS por 30 anos e sempre acreditei que ele poderia ser utilizado em diversas instituições e empresas. Sua maior contribuição está no engajamento e desenvolvimento das pessoas. Parabéns à equipe do Hospital Santa Cruz por assumir um projeto como esse, por estar aberta a novas ideias para melhorar seus processos e sua empresa e, o mais importante, melhorar a satisfação dos clientes”, afirma Steve St.Angelo.
Esse sistema é utilizado em muitos hospitais e centros de saúde nos Estados Unidos e Canadá, seus resultados são sempre surpreendentes e sua aplicação aparentemente é simples, no Brasil o HSC foi o pioneiro na implementação desse sistema, que começou no pronto-socorro e agora se estende para todos os departamentos do complexo com resultados igualmente satisfatórios. O TPS é algo que podemos entender como o Japão e os japoneses deram certo, com respeito ao homem, suas criações e seu bem estar.
Eduardo Abbas. Tecnologia do Blogger.