Steve St. Angelo falou sobre como o Sistema Toyota de ProduĂ§Ă£o, desenvolvido pela empresa desde a dĂ©cada de 50, vem dando resultados positivos no sistema hospitalar

Texto e Fotos: Toyota

Fruto da parceria entre a Toyota do Brasil e o Hospital Santa Cruz, a palestra “Como o Sistema Toyota de ProduĂ§Ă£o – TPS – contribui para a melhoria contĂ­nua na Ă¡rea de saĂºde” aconteceu na Ăºltima quinta-feira, dia 25 de maio. Na ocasiĂ£o, Steve St. Angelo, CEO da Toyota para a AmĂ©rica Latina e Caribe e Chairman da Toyota do Brasil e Argentina, palestrou para mĂ©dicos e profissionais da Ă¡rea da saĂºde, dando um abrangente panorama a respeito do TPS em geral e sobre os benefĂ­cios jĂ¡ obtidos no pronto atendimento do hospital apĂ³s a implementaĂ§Ă£o do sistema.


A iniciativa de aplicar um sistema com o objetivo final de atender Ă s necessidades dos pacientes dentro do menor prazo possĂ­vel, com o menor custo e o alcance da mais alta qualidade era mais um passo do Hospital Santa Cruz em busca de sua excelĂªncia. E em setembro de 2015 iniciava-se a implementaĂ§Ă£o do Sistema Toyota de ProduĂ§Ă£o no Santa Cruz, primeiro e Ăºnico hospital do Brasil a contar com a metodologia.
Com uma equipe de especialistas da montadora e colaboradores do HSC, a Ă¡rea de pronto atendimento foi o ponto de partida para observaĂ§Ă£o e anĂ¡lise. Do tempo de espera Ă  qualidade de atendimento e forma como os pacientes se deslocavam pelo local, pĂ´de-se planejar a primeira economia de tempo e recursos. E os resultados foram animadores.
Esse sistema pode ser resumido em um cultura organizacional, colocando cada coisa no seu lugar de modo que o acesso seja rĂ¡pido e no menor tempo possĂ­vel, esse tipo de organizaĂ§Ă£o dos japonense Ă© uma marca, eles sĂ£o conhecidos por seus mĂ©todos eficientes no que diz respeito ao trabalho e tambĂ©m ao homem, sempre com respeito e visando sempre melhorias. É fĂ¡cil notar que na Toyota eles nunca estĂ£o satisfeitos, sempre procuram melhorar em todos os sentidos, seja no produto final, seja no relacionamento entre os patrões e os empregados.


Implementar em um hospital a filosofia KAIZEN (melhoria contĂ­nua) foi um desafio para a montadora japonesa, sĂ£o muitas as variantes e variĂ¡veis que compõem o atendimento correto para as pessoas, mas tem tudo a ver com a mentalidade da Toyota que entende ser necessĂ¡rio nĂ£o somente fazer carros de qualidade como tambĂ©m cuidar de quem os vai dirigir, uma sinergia entre homem e mĂ¡quina.

Resultados
As intervenções realizadas pela equipe de TPS da Toyota reduziram em 22% o tempo que um enfermeiro leva para montar o kit de medicamentos dado aos pacientes. A espera por atendimento foi reduzida em pelo menos 30 minutos. O profissional passou a iniciar a medicaĂ§Ă£o mais rĂ¡pido e ganhou 11 minutos por turno com essa agilidade. JĂ¡ o deslocamento do paciente foi reduzido em 80 metros.
“Fui um estudante do TPS por 30 anos e sempre acreditei que ele poderia ser utilizado em diversas instituições e empresas. Sua maior contribuiĂ§Ă£o estĂ¡ no engajamento e desenvolvimento das pessoas. ParabĂ©ns Ă  equipe do Hospital Santa Cruz por assumir um projeto como esse, por estar aberta a novas ideias para melhorar seus processos e sua empresa e, o mais importante, melhorar a satisfaĂ§Ă£o dos clientes”, afirma Steve St.Angelo.
Esse sistema Ă© utilizado em muitos hospitais e centros de saĂºde nos Estados Unidos e CanadĂ¡, seus resultados sĂ£o sempre surpreendentes e sua aplicaĂ§Ă£o aparentemente Ă© simples, no Brasil o HSC foi o pioneiro na implementaĂ§Ă£o desse sistema, que começou no pronto-socorro e agora se estende para todos os departamentos do complexo com resultados igualmente satisfatĂ³rios. O TPS Ă© algo que podemos entender como o JapĂ£o e os japoneses deram certo, com respeito ao homem, suas criações e seu bem estar.