TURISMO: Celebrando o Barroco na República Tcheca

Em 2017, ano da celebração da corrente do “Barroco Tcheco”, apresentamos um resumo sobre alguns dos monumentos e destinos imperdíveis, marcos destes festejos

Texto e fotos: CCCR — CzechTourism

Além da arquitetura, o barroco tcheco influenciou as belas artes, a literatura, o teatro e a música do país. Foram construídos igrejas, mosteiros, palácios e grandes castelos, os quais mudaram para sempre os perfis das cidades e povoados tchecos.  Também Praga vestiu-se com o barroco. Afinal, quem não conhece o famoso barroco desta cidade?


Dienzenhofer e Santini
Memorize estes dois nomes, porque sem as pessoas por trás deles o barroco tcheco não teria grande repercussão e reconhecimento. Entre as obras dos Dienzenhofer – o pai e o filho - no bairro Malá Strana, está a Igreja de San Nicolas. Trata-se da mais bela igreja barroca em Praga, e uma das construções barrocas mais apreciadas da Europa. Ainda em Praga, destaca-se por seu estilo próprio o conjunto denominado Loreto – com o carrilhão mundialmente conhecido; o Mosteiro de Plasy; Mosteiro Beneditino de Broumov; e o  Palácio de Ploskovice.
Raridade tcheca sem paralelo em qualquer lugar é o barroco gótico - a combinação de dois estilos que resulta em um conjunto harmonioso. O mestre do barroco gótico foi o arquiteto J.B. Santini. Muitos dos seus trabalhos foram incluídos no Patrimônio da UNESCO, como a Igreja de San Juan Nepomucký, en Zelená hora; ou a Catedral da Anunciação da Virgem Maria, em  Kutná Hora-Sedlec e a vizinha  Capela de Todos os Santos, sob a qual está o pitoresco ossuário.


Teatros, estátuas e outros
Além dos citados, a arte barroca impactou também outros setores. Por exemplo, no  Palácio de Český Krumlov você poderá ver o belo teatro barroco. Espetaculares terraças barrocas e balaustradas circundam os passeios pelo Vrtbovská e outros jardins em Malá Strana, Praga. A verdadeira galeria barroca ao ar livre, que tem trinta estátuas barrocas, é encontrada na  Ponte de Carlos; alegorias escultóricas de Virtudes e Vícios, em Kuks, e outros monumentos da UNESCO, como a Coluna da Santíssima Trindade, em Olomouc. O esplendor barroco é percebido nos interiores de palácios em Slavkov ou Brna, em Vranov nad Dyjí ou Kroměříž.
Eduardo Abbas. Tecnologia do Blogger.