Com uma nova premissa de atuação no aftermarket, a Valeo Service, empresa especialista no mercado de reposição, apresenta agora uma base com seis importantes pilares de atuação

Texto e fotos: Valeo
  • Especialista em produto: Nós oferecemos ao mercado brasileiro uma das mais amplas ofertas com 9 linhas; (9 linhas para veículos leves e 7 para linha pesada.)
  • Especialista em suporte técnico: com suporte constante tanto para reparadores e profissionais da reposição, quando para motoristas e consumidores finais.
  • Especialista em marketing: com apoio aos clientes com ações promocionais e de incentivo de vendas.
  • Especialista em atendimento ao cliente: com uma equipe de especialistas, pronta para atender aos clientes.
  • Especialista em logística: com entregas dos produtos certos, no tempo certo, graças aos 2 centros logístico na América do Sul (Brasil e Argentina) totalizando 30 centros de distribuição espalhados em todo o mundo.
  • Especialista Digital: tem como objetivo melhorar a experiência dos clientes com a marca por meio de soluções como o Catálogo Eletrônico e outras iniciativas que serão desenvolvidas ao longo do ano.

Palhetas VALEO, novas aplicações e conectores
Reconhecidas no mercado por sua alta qualidade e baixo custo, a linha de palhetas CX ganha 15 novas referências, passando a ter uma cobertura de cerca de 90% da frota de veículos.


Na linha de palhetas Flat Blade, a novidade fica por conta da família Evollution. A partir de agora, as palhetas contarão com quatro adaptadores para atender uma frota ainda maior de veículos, chegando a mais de 90% de cobertura de mercado.Os novos adaptadores foram desenvolvidos para aplicações em carros que possuem grande frota no mercado nacional como o Chevrolet Onix, Volkswagen Fox, Gol, Saveiro e Voyage, Renault Sandero e Logan, Ford Fiesta e Focus, além de modelos importados das marcas BMW Serie 1, Audi A4, Mercedes-Benz R251, entre outros.


Motor do sistema de limpa vidros
A partir de agora a Valeo Service também disponibiliza no mercado de reposição os motores do sistema de limpa vidros. O lançamento chega ao mercado com mais de 20 referências que atendem cerca de 6 milhões de veículos como o Volkswagen Gol, Hyundai HB20, Chevrolet Onix, Renault Clio, Fiat Uno e vários outros modelos. Esse é um segmento em que a Valeo já atua no mercado original, sendo a única marca produtora no Brasil de sistema de limpadores de para-brisas que possui motores, linkage, braços e palhetas em seu portfólio. A partir de agora, toda a tecnologia, qualidade e durabilidade dos motores, já presente nas montadoras, estará disponível também no aftermarket.

Valeo Service anuncia ampliação de portfólio de embreagens na Automec
Fabricante mundial de embreagens, a Valeo Service anuncia uma ampliação do seu portfólio durante a Au-tomec 2017, com o kit de embreagem para o Chevrolet Onix, carro mais vendido do Brasil em 2015 e 2016 (ANFAVEA 2016). A novidade complementa a gama de embreagens Valeo Service na reposição, onde a marca tem mais de 95% de cobertura, aplicável dentre os cinco veículos com maior frota no Brasil: Volkswagen Gol, Fiat Palio, Fiat Uno, Ford Fiesta e Chevrolet Celta.
Essa extensão da gama vai de acordo com a nova estratégia da Valeo Service ‘Nós cuidamos de você’, que visa garantir uma experiência satisfatória a toda a cadeia de clientes da empresa. Como uma força mundial no segmento de embreagens, e em plena expansão no Brasil, acreditamos que ouvir as necessidades do aftermarket é uma forma de cuidado com distribuidores, varejistas, reparadores e consumidores finais que confiam no nosso know-how para oferecer produtos de qualidade para veículos importantes do mercado brasileiro.

Vans
No segmento de embreagens para veículos comerciais leves, a Valeo Service conta ainda com o diferencial de ter a melhor cobertura original no mercado de Vans. São 12 referências com aplicação para veículos das principais marcas do mercado: Iveco Daily, Peugeot Boxer e Partner, Renault Traffic e Master, Fiat Ducato, Asia Towner, Kia Besta, Bongo , Sportage, GM Space Van, com as mesmas características e qualidade dos produtos presentes nas montadoras para o mercado de reposição.

Tecnologias
As embreagens Valeo Service seguem os mais severos padrões de qualidade exigidos pelas montadoras e são reconhecidas por sua excelência. Os produtos contam com um revestimento diferenciado que apresentam performance superior à média do mercado. Por esse motivo, as próprias fabricantes de veículos exigem a utili-zação dos materiais da companhia. Além disso, o material de fricção Valeo utiliza a água como solvente, o que elimina um material tóxico que pode ser nocivo à saúde. As peças também possuem características únicas que proporcionam mais durabilidade, conforto e segurança ao motorista.


O formato exclusivo da ponta do diafragma, patenteado pela Valeo, é um desses aspectos. Por possibilitar uma maior área de apoio para o rolamento e um contato mais uniforme das peças, o desgaste entre o mancal e o diafragma é menor, aumentando a durabilidade do produto.
Já a mola de condução da embreagem, também patenteada pela Valeo, tem formato exclusivo, em uma peça única, minimizando os riscos de ruptura e proporcionando maior conforto na arrancada e mais segurança nas trocas de marcha.

Mudança de tecnologia para reguladores de voltagem
Outra novidade apresentada pela empresa é a mudança de tecnologia dos reguladores de voltagem para alternadores de mono-função para multi-função. Com a isso, os mecanismos, além de monitorar e controlar a tensão corrente produzida passam a ter diversas outras funções, como a de reduzir o consumo da bateria em até 50%, quando o veículo está em repouso, a multi-função mono-função de preservar o alternador e demais equipamentos eletrônicos em caso de superaquecimento e de evitar picos de energia. Além disso, essa peça é responsável, por exemplo, por desligar o ar-condicionado de um carro 1.0L na subida, garantindo um melhor desempenho.


Os reguladores multi-função contam ainda com um circuito diferenciado, projeto exclusivo da Valeo, que dispensa o uso de diodos de excitação – um dispositivo elétrico – controlando perfeitamente a tensão máxima da bateria. Por sermos uma empresa presente também no mercado das montadoras, trabalhamos fortemente no desenvolvimento de novas tecnologias como essa, pois torna nossos produtos mais competitivos. Dessa forma, é essencial que o mercado de reposição priorize a utilização de peças originais, uma vez que componentes de segunda linha não possuem a mesma tecnologia e durabilidade.
Já disponível no mercado de reposição, essa inovação pode ser aplicada em algumas das principais montadoras do País, como Ford, Volkswagen, Peugeot, Renault, Fiat e Chevrolet.

Nova tecnologia para motores de partida
Atenta às necessidades do setor, a Valeo também desenvolveu uma nova tecnologia para motores de partida, chamada TSC. Inovadora, a solução permite um aumento de 30% da potência e redução de até 20% em volume em comparação a tecnologia anterior, D7E. Essa novidade reúne em um único produto tudo o que o mercado busca otimizar em seus projetos, que é um maior desempenho com menos material. Trata-se de uma tendência de mercado que foi antecipada pela Valeo.


Esses benefícios da tecnologia TSC ocorrem graças à utilização de imãs permanentes no lugar das bobinas de campo, outro pioneirismo da Valeo. Essa medida proporciona um menor con-sumo de corrente na partida e ocupa menor volume na máquina. Como o sistema de imãs permanentes não utiliza energia elétrica, existe uma melhora significativa na eficiência do motor de partida.

Valeo Service mostra seu portfólio de produtos para arrefecimento de motor na Automec
Marca com a oferta de produtos originais mais diversificada do mercado para sistemas de arrefecimento do motor, a Valeo Service apresenta, durante a Automec 2017, seu portfólio completo de com-ponentes da linha formado por: radiadores, aditivos, intercoolers, GMVs (Motor/Helice/Defletor), con-densadores, blowers, compressores, radiadores de aquecimento, evaporadores e válvulas de expansão. Dentre as novidades que poderão ser conferidas pelos visitantes da feira estão os recém-lançados itens para a linha Ford, que atendem veículos de grande expressão no mercado brasileiro como o Ka, Fiesta e Ecosport.


A Valeo Service investe de forma contínua na renovação do seu portfólio. Em 2016, por exemplo, tivemos lançamentos em todos os meses na linha de arrefecimento do motor por acreditarmos que é nosso papel cuidar das necessidades dos nossos clientes do aftermarket.


Com cobertura de quase 30 milhões de veículos leves da frota brasileira e de cerca de 75% dos top 20 carros mais vendidos no Brasil em 2016, as peças da Valeo Service contam com a mesma qualidade e tecnologia dos produtos originais. Dessa forma, garantem ao reparador automotivo mais segurança na hora da escolha. A facilidade na montagem também é um benefício, já que os componentes têm as mesmas características técnicas e visuais daqueles que vem de fábrica.


Produzidos em alumínio, os radiadores Valeo Service têm performance superior em relação aos equipa-mentos produzidos em material reciclado. Essa característica interfere na durabilidade da peça, que além de proporcionar excelente troca térmica, permite ao radiador maior resistência às vibrações. Por ser um componente que está diretamente ligado ao bom funcionamento do motor, é essencial que se atente aos fatores de qualidade como esse. No ano passado fomos eleitos pelo quarto ano consecutivo como a marca de radiadores mais lembrada do aftermarket (Prêmio SINDIREPA – Melhores do Ano), prova da excelência das peças Valeo Service.


Além disso, os radiadores Valeo Service estão disponíveis no mercado com as tecnologias me-cânica e brasada, atendendo às especificações de cada aplicação requisitada pela montadora. Observamos que, no Brasil, as montadoras ainda optam pela mecânica, devido ao custo de produção que torna o produto mais competitivo. A Valeo é uma das únicas fabricantes originais que continua trabalhando com radiadores mecânicos, o que proporcionou que a marca ganhasse projetos importantes de montadoras para veículos leves que serão lançados nos próximos cinco anos.


Aditivos
Fundamental para o controle da temperatura do sistema de arrefecimento, os aditivos, também chamados de soluções arrefecedoras da Valeo Service, atendem ao mais alto padrão de qualidade, estando disponíveis no mercado nas versões orgânicas e inorgânicas e tanto em soluções concentradas ou pronto para uso. Os aditivos inorgânicos têm vida útil de aproximadamente 30 mil quilômetros, enquanto os orgânicos, de 240 mil quilômetros.


O aditivo, além de controlar a temperatura do sistema, tem também a fun-ção de proteger metais e borrachas do carro da ação corrosiva da água. Na ausência da solução, o radiador é o primeiro componente a apresentar pro-blema como sinais de desgaste e ineficiência. Borrachas, mangueiras e outros itens do sistema de arrefecimento também podem manifestar defeitos como ressecamentos, rachaduras e vazamentos ao longo do tempo, sem o uso do componente.

Climatização
Atenta a uma demanda do mercado, a Valeo Service apresenta, durante a Automec 2017, duas novas referências em con-densadores. As novidades, que integram a linha de climatização da especialista em aftermarket, contemplam veículos da Volkswagen e Ford com grande participação na frota nacional como o Gol, Parati, Saveiro, Ecosport e Fiesta.


Estima-se que hoje, cerca de 50% da frota brasileira de veículos leves possuem ar-condicionado, sendo que mais de 90% dos veículos fabricados no país possuem o equipamento, que deixou de ser encarado como um artigo de luxo para se tornar um componente padrão. Alinhada com essa ideia, a Valeo está expandindo a sua linha. Recentemente, por exemplo, adquiriu uma fábrica produtora de blowers, a fim de atender as necessidades do mercado.
No último semestre de 2016, a companhia já havia aumentado seu portfólio de aplicações com condensadores para o Renault Logan, Sandero e Fluence, além de compressores para a Mercedes-Benz Sprinter, Mitsubish L200, Renault Master, Volvo XC60 e Volkswagen Golf.


Além dos compressores e condensadores, a Valeo Service disponibiliza no mercado de reposição outros itens que compõem o ar-condicionado como blowers, válvulas de expansão, evaporadores e radiadores de aquecimento.
A empresa, que também atua no mercado original e é referência pela alta performance e qualidade, possui ainda projetos nas três categorias de produtos existentes no mercado: ventilação, ventilação com aquecimento e ar-condicionado completo, oferecendo aos clientes do aftermarket seu portfólio completo de produtos.

Iluminação
Com mais de 500 referências em componentes para iluminação, a Valeo Service destaca os produtos da marca Cibié durante a Automec 2017. Com um portfólio completo que contempla faróis principais, auxiliares e de neblina, além de lanternas laterais e traseiras, os produtos Cibié, marca da Valeo Service, estão disponíveis no mercado de reposição para importantes aplicações da frota nacional como o Volkswagen Gol, Fiat Palio, Chevrolet Onix, Chevrolet Cruze e Honda Civic, contemplando as tecnologias Halógena, Xenon e LED.


Os faróis e lanternas da marca são produzidos sob os mais rígidos processos exigidos pelas montadoras, garantindo mais durabilidade e qualidade às peças. A maior parte dos produtos distribuídos no Brasil fabricados nas plantas de São Paulo e Córdoba (Argentina).


Homologados pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os componentes Valeo atendem às especificações exigidas pela resolução 692/88, que estabelecem requisitos referen-tes aos sistemas de iluminação e sinalização de veículos.
Além disso, por ser um produto original, o farol Valeo tem excelente estanqueidade – impedindo a entrada de água mesmo sob pressão – proteção contra o efeito corrosivo por salinidade e alta resis-tência às vibrações. Tudo graças ao nosso proces-so produtivo diferenciado que preza pela melhor performance possível dos componentes. Outro fator importante é o reconhecimento que temos dos próprios clientes quanto a diferenciação de qualidade e baixíssimo nível de garantia que, sem dúvida é nossa maior satisfação.
A tecnologia utilizada nos componentes da marca permite ainda um controle da luminosidade em pontos específicos, melhor condição de regulagem e evitam o ofuscamento em luz baixa. São detalhes que tornam o dia a dia e a dirigibilidade do motorista muito mais seguros.

Chave de Seta
A Automec 2017 será palco da linha de chave de seta da Valeo Service, empresa especialista do setor automotivo voltada ao aftermarket. A empresa apresentará, durante o evento, seu portfólio, que possui aplicações para veículos leves e pesados. Líder mundial no mercado original de chave de seta, a empresa também é referência no desenvolvimento do componente para a reposição e vem crescendo no segmento graças a demanda do mercado por qualidade original.


Seguindo uma necessidade do aftermarket, temos aumentado a nossa participação no setor com essa linha. Todos os nossos produtos da reposição são originais, ou seja, passam pelos mesmos rigorosos processos de fabricação daqueles usa-dos nos projetos da montadora, garantindo ao consumidor componentes altamente tecnológicos e de qualidade superior.
A chave de seta é responsável por ativar a sinalização e a iluminação do veículo, que estão diretamente relacionados à se-gurança e que são de uso obrigatório, de acordo com os artigos 196 e 230 do Código de Trânsito Brasileiro. Por esse motivo, em caso de mau funcionamento elétrico, sobrecarga mecânica, falha de conexão ou de quebra da peça, a substituição é fundamental para o bom funcionamento do automóvel.
A Valeo Service disponibiliza no mercado de reposição o conjunto de chave de seta completo e as alavancas, dando ao reparador automotivo e ao varejo mais flexibilidade de acordo com as suas demandas.
Com o foco no desenvolvimento de veículos autônomos, a companhia tem criado diversas soluções que envolvem o sistema de chave de seta. São tecnologias que, a princípio, estão sendo testadas, mas que servem como know-how e base para o aprimoramento de produtos dessa linha.

Novas aplicações de embreagens Valeo Service para caminhões MAN Volkswagen Constellation e Scania Série 3
Referência na fabricação e desenvolvimento de tecnologias para embreagens de veículos pesados, a Valeo Service apre-senta, durante a Automec 2017, duas novidades para o setor. Dentre os lançamentos estão os kits de embreagem (395mm) para os veículos MAN Volkswagen Constellation 24-280 e 17-280. Os veículos foram líderes de vendas nos últimos três anos e têm uma frota circulante de aproximadamente 15 mil veículos no Brasil.


A novidade, desenvolvida especialmente para o aftermarket, atende a uma demanda do mercado e encrementa a cober-tura da frota de veículos pesados por produtos Valeo Service. Seguindo esse mesmo princípio, a marca apresenta também novas embreagens (430mm) para o Scania Série 3, que figura entre os caminhões mais vendidos nos últimos 20 anos, contando com uma frota de aproximadamente 16 mil veículos no País.
Como uma empresa que cuida do mercado de reposição, estamos sempre atentos às principais necessidades dos nossos clientes. Além dessas duas grandes novidades, lançamos em 2016 22 novas referências de discos de embreagem, o que comprova nosso compromisso constante de buscar soluções para o segmento automotivo.

Diferenciais e tecnologias
Fabricadas com os mais rígidos processos de produção e com características exclusivas, as embreagens para veículos pesados Valeo têm como diferencial a qualidade. A empresa detém a tecnologia chamada de Steel Back, presente nas embreagens alta performance, e que oferece mais desempenho e menor custo de manutenção ao condutor. No mercado de reposição, essa tecnologia pode ser encontrada em veículos de frotas importantes, nas aplicações para caminhões Mercedes-Benz O500 e OF1721.


Aplicadas geralmente em ônibus, que apresentam um uso mais severo da embreagem, essas tecnologias conferem a robustez necessária para equipar caminhões, que precisam de maior resistência para o transporte de grandes cargas.
Com o Steel Back a performance do disco é muito superior, por conta da chapa de condução ser colada ao revestimento. Proporcionando uma maior espessura – aproximadamente 15% a mais do que as convencionais – o componente garante mais resistência à centrifugação, além de conferir cerca de 40% a mais de durabilidade dos discos.
Outro diferencial de alguns produtos Valeo são os revestimentos, reconhecidos pelo mercado por sua qualidade e desempenho, sendo mais uma solução da empresa especialista em componentes para veículos pesados.
A linha de pesados conta ainda com o diferencial do cubo estriado Valeo, que passa por um tratamento térmico por indução durante a sua fabricação, diminuindo a chance de quebra. A peça, localizada no meio do disco, tem a função de ligar a embreagem entre o câmbio e o motor, sendo a primeira a apresentar problemas quando não é tratada adequadamente. Outro fato importante é que a carcaça da embreagem da Valeo possui espessura de 6mm, enquanto a maioria dos itens disponíveis no mercado de reposição têm espessura de 4,5m.
Isso faz com que o componente tenha menos chance de empenar e, consequentemente, ser descartada, característica muito atrativa para o aftermarket.