Nova pastilha de freio, da linha Ferodo Top Premium, tem maior durabilidade e segurança, além de promover maior conforto

Texto e fotos: Secco Consultoria

A Federal-Mogul anuncia, na 13ª. AUTOMEC 2017 - Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços, que se realiza no período de 25 a 29 de abril, no São Paulo Expo - o lançamento da primeira pastilha de freio com tecnologia cerâmica produzida no Brasil (a Ferodo Top Premium), o que eleva o nível desse importante item de segurança dos veículos (o sistema de freio e seus componentes). Um de seus atributos mais importantes é a durabilidade, que proporciona aumento significativo na vida útil das pastilhas, em condições normais de uso.


Desenvolvida para o mercado de reposição e destinada a automóveis premium, nacionais e importados, a nova linha de pastilhas estará à disposição, em abril, nas redes autorizadas de vendas e serviços, em todo o Brasil e também em outros países da América do Sul.
Segundo José Roberto Alves, gerente-geral da planta da Federal-Mogul Sorocaba, o programa de lançamento da pastilha Ferodo Top Premium, com tecnologia cerâmica, exigiu um longo período de desenvolvimento e testes. Pelas diversas vantagens de eficiência e segurança que oferece, existe perspectiva de aumento de procura por esse produto, o que poderá exigir também a ampliação de sua produção para atender à expectativa de demanda do mercado.


Na Automec 2017, além do lançamento de pastilhas de cerâmica e seu portfólio de produtos já conceituados no mercado, tais como pastilhas tradicionais, sapatas, lubrificantes e fluidos para freios (DOT 3 e DOT 4), a empresa apresenta também o novo fluido de freio DOT 5.1, o qual tem uma característica importante: a de resistir a altas temperaturas (com ponto de ebulição correspondente a 260°C) , retardando o fading (fenômeno que pode ocorrer com a aplicação dos freios em condições severas, como por exemplo em descidas de serra).
Todos os que visitarem o estande da Federal-Mogul terão a oportunidade de conhecer nos detalhes a tecnologia, eficiência e outras vantagens oferecidas por esses produtos.

Tecnologia cerâmica
A matéria-prima cerâmica utilizada na produção das pastilhas Ferodo Top Premium é de altíssima tecnologia. Contribui para ampliar o padrão de segurança dos veículos, proporcionando maior estabilidade do coeficiente de atrito e, com isso, também reduz a possibilidade de ocorrência do fading - perda de eficiência, parcial ou total dos freios, por efeito de superaquecimento. Quando o freio é aplicado repetida e exaustivamente, aquece todo o seu sistema. Esse calor irradiado resulta na diminuição do coeficiente de atrito entre o disco e as pastilhas.


Além de atuar de forma contínua e suportar o calor gerado pelo processo de atrito, que pode atingir até 750°C em condições severas de frenagem, a pastilha cerâmica reduz significantemente vibrações e ruídos, transmitindo a sensação de segurança e conforto ao motorista. Outra característica presente no material cerâmico é a diminuição expressiva de sujeira nas rodas, gerada pelo acionamento do sistema de freio em contato com o disco.