A Meritor, principal fornecedora de eixos e sistemas para o drivetrain de veĂ­culos comerciais na AmĂ©rica do Sul, marca presença na Automec, principal evento da AmĂ©rica Latina focado em autopeças, equipamentos e serviços para veĂ­culos leves e pesados, que acontece entre os dias 25 e 29 de abril, no SP Expo, em SĂ£o Paulo

Texto e fotos: SD&Press Consultoria

As novidades ficam por conta da apresentaĂ§Ă£o de seus mais recentes lançamentos, como a linha de Ă³leos destinada Ă  lubrificaĂ§Ă£o de eixos diferenciais e a Universidade Meritor, uma plataforma de cursos gratuitos Ă  distĂ¢ncia.


A linha de Ă³leos destinada Ă  lubrificaĂ§Ă£o de eixos diferenciais Ă© o mais recente lançamento da Meritor para o mercado de reposiĂ§Ă£o. Os produtos jĂ¡ estĂ£o disponĂ­veis em duas versões: sintĂ©tico (especificaĂ§Ă£o 75W90) e mineral (especificaĂ§Ă£o 85W140). A grande diferença entre as duas versões Ă© que apesar da mineral ser a mais comum do mercado, sobretudo por atender perfeitamente as demandas dos componentes que necessitam de lubrificaĂ§Ă£o, o intervalo de troca ocorre com uma quilometragem menor. JĂ¡ a versĂ£o sintĂ©tica possui um pacote de aditivos que proporciona aumento de vida Ăºtil e menor variaĂ§Ă£o de viscosidade, evitando que o seu estado seja alterado de acordo com o uso. Por essa razĂ£o possui uma maior durabilidade, aumentando o intervalo de trocas.


Outra novidade apresentada pela sistemista Ă© a Universidade Meritor, uma plataforma de cursos gratuitos Ă  distĂ¢ncia divididos em trĂªs mĂ³dulos focados em perfis distintos. O primeiro mĂ³dulo Ă© um treinamento aberto com a apresentaĂ§Ă£o de dados institucionais, do portfĂ³lio de produtos, de novas tecnologias, cuidados na lubrificaĂ§Ă£o de componentes e identificaĂ§Ă£o de itens originais. O segundo traz informações voltadas aos tĂ©cnicos, com vĂ­deo-aulas sobre a montagem e a desmontagem de cada linha. Para finalizar, o terceiro mĂ³dulo conta com aulas presenciais de conteĂºdo prĂ¡tico, que vĂ£o desde a apresentaĂ§Ă£o de linhas de produtos Meritor, passando pelo seu funcionamento, anĂ¡lise de falhas, atĂ© a montagem e desmontagem do eixo diferencial.


A empresa tambĂ©m destaca durante o evento as jĂ¡ consagradas cruzetas Meritor que proporcionam reparo rĂ¡pido, pois todas estĂ£o acompanhadas pelos kits de fixaĂ§Ă£o.


JĂ¡ em relaĂ§Ă£o Ă s novas tecnologias, a sistemista apresenta o inovador eixo inteligente, que pode ser aplicado em qualquer configuraĂ§Ă£o de caminhões traçados. Trata-se do eixo Detachable Tandem, que possibilita o desengate do eixo trativo num tandem, e que por consequĂªncia, permite que o eixo traseiro, trativo, seja levantado sempre que o veĂ­culo estiver descarregado.
Como principais vantagens podem ser notadas a reduĂ§Ă£o do consumo de combustĂ­vel de 4%, se comparado Ă  utilizaĂ§Ă£o do veĂ­culo com os dois eixos no solo, alĂ©m de melhorar a dirigibilidade, pela flexibilidade de transformĂ¡-lo para a configuraĂ§Ă£o com um eixo trativo somente. Outra vantagem que pode ser percebida Ă© a reduĂ§Ă£o do desgaste dos pneus, jĂ¡ que ao suspender o eixo, elimina-se o atrito com o solo. O sistema desenvolvido pela Meritor pode ser aplicado em qualquer configuraĂ§Ă£o de veĂ­culo traçado.
“Durante a Automec iremos expor as novidades da Meritor voltadas ao mercado de reposiĂ§Ă£o, sempre focando na melhor relaĂ§Ă£o custo benefĂ­cio para o usuĂ¡rio final, oferecendo capacitaĂ§Ă£o tĂ©cnica, qualidade, preços competitivos e a tradiĂ§Ă£o indiscutĂ­vel de quem estĂ¡ presente no mercado brasileiro hĂ¡ mais de 60 anos”, afirma Luis Marques, Gerente SĂªnior de Marketing e Aftermarket da Meritor para AmĂ©rica do Sul.