AUTOMEC: Meritor Apresenta Novidades Na Automec 2017

A Meritor, principal fornecedora de eixos e sistemas para o drivetrain de veículos comerciais na América do Sul, marca presença na Automec, principal evento da América Latina focado em autopeças, equipamentos e serviços para veículos leves e pesados, que acontece entre os dias 25 e 29 de abril, no SP Expo, em São Paulo

Texto e fotos: SD&Press Consultoria

As novidades ficam por conta da apresentação de seus mais recentes lançamentos, como a linha de óleos destinada à lubrificação de eixos diferenciais e a Universidade Meritor, uma plataforma de cursos gratuitos à distância.


A linha de óleos destinada à lubrificação de eixos diferenciais é o mais recente lançamento da Meritor para o mercado de reposição. Os produtos já estão disponíveis em duas versões: sintético (especificação 75W90) e mineral (especificação 85W140). A grande diferença entre as duas versões é que apesar da mineral ser a mais comum do mercado, sobretudo por atender perfeitamente as demandas dos componentes que necessitam de lubrificação, o intervalo de troca ocorre com uma quilometragem menor. Já a versão sintética possui um pacote de aditivos que proporciona aumento de vida útil e menor variação de viscosidade, evitando que o seu estado seja alterado de acordo com o uso. Por essa razão possui uma maior durabilidade, aumentando o intervalo de trocas.


Outra novidade apresentada pela sistemista é a Universidade Meritor, uma plataforma de cursos gratuitos à distância divididos em três módulos focados em perfis distintos. O primeiro módulo é um treinamento aberto com a apresentação de dados institucionais, do portfólio de produtos, de novas tecnologias, cuidados na lubrificação de componentes e identificação de itens originais. O segundo traz informações voltadas aos técnicos, com vídeo-aulas sobre a montagem e a desmontagem de cada linha. Para finalizar, o terceiro módulo conta com aulas presenciais de conteúdo prático, que vão desde a apresentação de linhas de produtos Meritor, passando pelo seu funcionamento, análise de falhas, até a montagem e desmontagem do eixo diferencial.


A empresa também destaca durante o evento as já consagradas cruzetas Meritor que proporcionam reparo rápido, pois todas estão acompanhadas pelos kits de fixação.


Já em relação às novas tecnologias, a sistemista apresenta o inovador eixo inteligente, que pode ser aplicado em qualquer configuração de caminhões traçados. Trata-se do eixo Detachable Tandem, que possibilita o desengate do eixo trativo num tandem, e que por consequência, permite que o eixo traseiro, trativo, seja levantado sempre que o veículo estiver descarregado.
Como principais vantagens podem ser notadas a redução do consumo de combustível de 4%, se comparado à utilização do veículo com os dois eixos no solo, além de melhorar a dirigibilidade, pela flexibilidade de transformá-lo para a configuração com um eixo trativo somente. Outra vantagem que pode ser percebida é a redução do desgaste dos pneus, já que ao suspender o eixo, elimina-se o atrito com o solo. O sistema desenvolvido pela Meritor pode ser aplicado em qualquer configuração de veículo traçado.
“Durante a Automec iremos expor as novidades da Meritor voltadas ao mercado de reposição, sempre focando na melhor relação custo benefício para o usuário final, oferecendo capacitação técnica, qualidade, preços competitivos e a tradição indiscutível de quem está presente no mercado brasileiro há mais de 60 anos”, afirma Luis Marques, Gerente Sênior de Marketing e Aftermarket da Meritor para América do Sul.
Eduardo Abbas. Tecnologia do Blogger.