AUTOMEC: Cummins na Automec

Cummins Filtration mira crescimento no mercado de reposição

Texto e fotos: Textofinal Comunicação

Consolidada pela alta tecnologia patenteada e empregada em seus produtos, além das vantagens do desenvolvimento integrado com motores de alta performance, a Fleetguard, pertencente à Cummins, reforça durante a Automec 2017, 13ª Feira Internacional de Autopeças e Serviços, que acontece entre os dias 25 e 29 de abril, no São Paulo Expo, em São Paulo (SP), sua forte e marcante presença no mercado de pós-vendas, a disponibilidade de seus produtos em todo território brasileiro, com a expansão de pontos de vendas e portifólio da gama dotada de tecnologias globais de filtração.


A unidade de Negócios da Cummins Brasil investiu no pós-vendas ao traçar estratégia de comercialização para o mercado de aftermarket com foco nos equipamentos que operam no País fora da garantia. A fabricante de filtros e fluidos, detentora da marca Fleetguard, ampliou sua rede de distribuição e inaugurou só no ano passado mais 50 novos pontos espalhados estrategicamente no País. Atualmente, a Cummins Filtration conta com mais de 570 canais de vendas que atendem ao mercado de reposição.
Além de evoluir com novos parceiros, a Cummins Filtration ampliou seu portifólio em aplicações e conta atualmente com mais de 8,5 mil part numbers disponíveis em todos os segmentos nos quais atua, incluindo agrícola, construção, marítimo, grupos geradores, entre outros. A fabricante de filtros e fluidos carrega know how da integração de motor e de componentes e desenvolve tecnologias patenteadas de filtração que só proporcionam vantagens para o usuário final e frotistas como o aumento do intervalo de manutenção.


Para a Fleetguard, não basta apenas desenvolver seus produtos; é preciso apresentar, testar para, assim, dar continuidade no que diz respeito à evolução. Por isso, a fabricante conta com uma série de tecnologias empregadas em seus produtos, como a Nanonet, presente na grande maioria dos filtros de lubrificante e combustível Fleetguard. Esta, contém como elemento filtrante a mídia sintética, oferecendo durabilidade superior ao remover as partículas e micropartículas contaminantes presentes no combustível, aumentando a vida útil de todo o sistema de injeção do combustível. A deposição de fibra sintética faz com que o elemento filtrante ofereça proteção inigualável e crie uma barreira capaz de reter 98,7% de partículas de até 4 micra.
Já conhecida no mercado por ser o elemento filtrante do filtro separador de água Diesel Pro®, a tecnologia multicamadas StrataPore® é capaz de remover as partículas menores que causam mais danos ao motor, reduzindo o desgaste em até 60%, além de trazer mais resistência e durabilidade para todo o sistema.Tolerante a contaminantes orgânicos, o Stratapore® oferece aumento de intervalos de troca e menor custo do refil, já que por se tratar de um produto ambientalmente amigável, requer somente a substituição do elemento filtrante da hora da manutenção.


A união das mídias NanoNet® e StrataPore® também resultou em uma nova categoria de filtros Fleetguard. Inovador, o filtro de óleo lubrificante LF 14000 é mais eficiente na filtragem devido a maior capacidade de retenção dos contaminantes. As tecnologias das mídias combinadas apresentam estrutura reforçada e o Fleetguard LF 14000 entrega eficiência de 99% (@ 30micra) na retenção de contaminantes. Sua capacidade alcança resultado de até 31% em termos de eficiência quando comparado com seus concorrentes, permitindo redução do custo operacional ao elevar a proteção do sistema de lubrificação e consequentemente ampliar o intervalo de troca.
Para os seus filtros de ar, a Cummins Filtration desenvolveu um elemento filtrante que contém nanofibras para fornecer a proteção adequada aos motores. Denominada NanoForce™, trata-se de uma excelente alternativa de filtragem de ar mais avançada para equipamentos pesados movidos a diesel da indústria atualmente, operando com 99,99% de eficiência. Como resultado, maior proteção para os motores aliada a menor interrupção para manutenção e baixo custo da operação.

Holset lança família de turbocompressores e de peças sobressalentes VGT
Início das vendas passa a valer a partir do segundo semestre e consiste no atuador eletrônico e conjunto central. Objetivo da marca é minimizar custos de manutenção. Família de turbos Holset também cresceu e, hoje, fabricante atende ao mercado com turbos que equipam motores que variam entre 2,5 litros e 95 litros. Já a linha de produção Reman opera em sua capacidade máxima.


Na Automec a Holset anuncia o início das vendas de peças sobressalentes para a manutenção de turbos dotados da tecnologia VGT (Geometria Variável) no mercado de aftermarket. A fabricante de turbocompressores e marca pertencente à Cummins comemora ainda a ampliação de seu portifólio de produtos com as novas famílias de turbos HE150 e HE250. A gama de produtos turbos remanufaturados Reman também cresceu, passando de 13 para 35 Part Numbers diferentes, ou seja, um aumento de 169%.
Com o início da importação dos componentes isolados da tecnologia VGT, a Holset passa a oferecer a partir do segundo semestre deste ano o atuador eletrônico e o conjunto central no mercado de reposição. De acordo com Ellen Costa, líder de vendas de aftermarket da Cummins Turbo Technologies para América Latina, “nosso objetivo é minimizar os custos de manutenção dos turbos Holset VGT oferecidos 100% para a frota automotiva, permitindo com que nossos produtos sejam reparados sem a necessidade da troca completa da peça, eliminando também o descarte prematuro no meio ambiente”.
Com o início das vendas dos novos componentes no mercado brasileiro, a Holset também vai disponibilizar aos seus Distribuidores, que serão submetidos a treinamentos, uma nova ferramenta de manutenção. Denominada e-tool, esta consiste em um software capaz de mapear as condições das peças dos turbocompressores, como calibração, condições eletrônicas e necessidade de troca.
E são as novas famílias de turbocompressores Holset que prometem movimentar o mercado de reposição. A marca colocou no mercado os novos Holset HE150, utilizado em aplicações para motores de 2,5 litros a 5 litros para atender à crescente demanda de veículos leves, incluindo aqueles que requerem certificação de emissões em chassis para veículos de até 3,5 toneladas; bem como a nova família de turbo chamada Holset HE250 para aplicações médias para motores de 5 litros a 7 litros.


Em seu portfólio total de produtos, a Holset atende ao mercado de motores com turbocompressores aplicados em motores com potências que variam entre 2,5 litros e 95 litros, incluindo arquiteturas de geometria fixa, wastegate (valvulados), geometria variável e diferentes sistemas de 2 estágios.
Com a vantagem do desenvolvimento integrado com motores de alta performance, a Cummins Turbo Technologies aposta na tendência “downsizing” de motores, com o desenvolvimento de plataformas de turbos que entregam a mesma ou até maior eficiência para o motor quando comparado com um turbo maior, com vantagens como menor peso, melhor consumo de combustível e capacidade de atender níveis de emissões mais rigorosos.

Holset Reman – Para ampliar ainda mais a sua penetração no mercado de reposição, a Holset incrementou recentemente a sua linha de turbocompressores remanufaturados Reman. Além de intensificar a importação de mais componentes Holset da China e dos EUA e operar a fábrica em Guarulhos (SP) em sua capacidade máxima, a Cummins Turbo Technologies ampliou sua oferta de turbos remanufaturados, passando de 13 para 35 Part Numbers diferentes.


Ainda segundo Ellen Costa, “nossa estratégia dentro da linha Reman é de adequação para atender com excelência e alta disponibilidade de nossos produtos o mercado de reposição, com componentes que sejam mais acessíveis, tragam custo benefício aos nossos clientes com a qualidade garantida pela marca Holset”. A família Holset Reman recebeu componentes para os turbos de geometria fixa e wastegate, elevando o portfólio das tecnologias de aplicações.
“Hoje o nosso principal foco, a remanufatura é um mercado em expansão no mundo e no Brasil e está tomando proporções cada vez maiores e, por isso, precisamos estar alinhados para participar desse share. O turbo e o conjunto central remanufaturados podem ser até 40% mais econômicos quando comparado a um produto novo, com a mesma garantia de fábrica”, finaliza a líder.

Cummins prioriza negócios ReCon com foco no crescimento de vendas
O objetivo da fabricante é mostrar, na prática, para o público presente e ao mercado como um todo que a linha ReCon preza pela confiabilidade, tecnologia e traz ainda a garantia de ter sob o capô um produto da marca. Peças genuínas da gama também estarão expostas no estande da fabricante durante a feira.  Em sua nova política de oferta, a Cummins, por sua vez, mira o crescimento de vendas: além de deixar os preços de seus produtos mais competitivos, estabeleceu um processo de logística reversa para toda a linha de modo a facilitar os negócios.


“Valorizamos mais o motor usado para contribuir com fluidez no processo de troca, além de estarmos mais flexíveis no recebimento destes produtos, uma vez que temos know-how quando o assunto é remanufatura e somos reconhecidos por oferecermos produtos ReCon extremamente confiáveis que contam com assistência técnica com cobertura nacional”, diz Pedro Silva, analista de Marketing da Cummins Brasil. Com o aumento de motores usados, a Cummins eleva a disponibilidade dos equipamentos no mercado de reposição acelerando ainda mais o processo de troca.


A linha ReCon é ampla e conta com motorizações de até 9 litros, entre 170 e 400 hp de potência. Já a linha ReCon de peças genuínas traz injetores, módulos de controle do motor, bomba de combustível de alta pressão e cabeçotes. E se o objetivo é favorecer seus clientes disponibilizando a linha a custo competitivo e facilitando a logística de troca, a fabricante de motores também acredita e investe em seus produtos ReCon devido a seu apelo ambiental. Ao submeter seus motores e peças no processo de remanufatura, a Cummins elimina a necessidade do descarte no meio ambiente. Além desta grande vantagem, vale destacar também a garantia de fábrica para o usuário final, de três anos, como a dos novos produtos.


Cobertura de manutenção em toda América Latina e a atualização tecnológica realizada por quem desenvolve, cria e aperfeiçoa constantemente seus produtos estão disponíveis aos clientes Cummins. Os motores e componentes são produzidos para assegurar a mesma performance e desempenho dos produtos novos Cummins.
Eduardo Abbas. Tecnologia do Blogger.