Cummins Filtration mira crescimento no mercado de reposiĂ§Ă£o

Texto e fotos: Textofinal ComunicaĂ§Ă£o

Consolidada pela alta tecnologia patenteada e empregada em seus produtos, alĂ©m das vantagens do desenvolvimento integrado com motores de alta performance, a Fleetguard, pertencente Ă  Cummins, reforça durante a Automec 2017, 13ª Feira Internacional de Autopeças e Serviços, que acontece entre os dias 25 e 29 de abril, no SĂ£o Paulo Expo, em SĂ£o Paulo (SP), sua forte e marcante presença no mercado de pĂ³s-vendas, a disponibilidade de seus produtos em todo territĂ³rio brasileiro, com a expansĂ£o de pontos de vendas e portifĂ³lio da gama dotada de tecnologias globais de filtraĂ§Ă£o.


A unidade de NegĂ³cios da Cummins Brasil investiu no pĂ³s-vendas ao traçar estratĂ©gia de comercializaĂ§Ă£o para o mercado de aftermarket com foco nos equipamentos que operam no PaĂ­s fora da garantia. A fabricante de filtros e fluidos, detentora da marca Fleetguard, ampliou sua rede de distribuiĂ§Ă£o e inaugurou sĂ³ no ano passado mais 50 novos pontos espalhados estrategicamente no PaĂ­s. Atualmente, a Cummins Filtration conta com mais de 570 canais de vendas que atendem ao mercado de reposiĂ§Ă£o.
AlĂ©m de evoluir com novos parceiros, a Cummins Filtration ampliou seu portifĂ³lio em aplicações e conta atualmente com mais de 8,5 mil part numbers disponĂ­veis em todos os segmentos nos quais atua, incluindo agrĂ­cola, construĂ§Ă£o, marĂ­timo, grupos geradores, entre outros. A fabricante de filtros e fluidos carrega know how da integraĂ§Ă£o de motor e de componentes e desenvolve tecnologias patenteadas de filtraĂ§Ă£o que sĂ³ proporcionam vantagens para o usuĂ¡rio final e frotistas como o aumento do intervalo de manutenĂ§Ă£o.


Para a Fleetguard, nĂ£o basta apenas desenvolver seus produtos; Ă© preciso apresentar, testar para, assim, dar continuidade no que diz respeito Ă  evoluĂ§Ă£o. Por isso, a fabricante conta com uma sĂ©rie de tecnologias empregadas em seus produtos, como a Nanonet, presente na grande maioria dos filtros de lubrificante e combustĂ­vel Fleetguard. Esta, contĂ©m como elemento filtrante a mĂ­dia sintĂ©tica, oferecendo durabilidade superior ao remover as partĂ­culas e micropartĂ­culas contaminantes presentes no combustĂ­vel, aumentando a vida Ăºtil de todo o sistema de injeĂ§Ă£o do combustĂ­vel. A deposiĂ§Ă£o de fibra sintĂ©tica faz com que o elemento filtrante ofereça proteĂ§Ă£o inigualĂ¡vel e crie uma barreira capaz de reter 98,7% de partĂ­culas de atĂ© 4 micra.
JĂ¡ conhecida no mercado por ser o elemento filtrante do filtro separador de Ă¡gua Diesel Pro®, a tecnologia multicamadas StrataPore® Ă© capaz de remover as partĂ­culas menores que causam mais danos ao motor, reduzindo o desgaste em atĂ© 60%, alĂ©m de trazer mais resistĂªncia e durabilidade para todo o sistema.Tolerante a contaminantes orgĂ¢nicos, o Stratapore® oferece aumento de intervalos de troca e menor custo do refil, jĂ¡ que por se tratar de um produto ambientalmente amigĂ¡vel, requer somente a substituiĂ§Ă£o do elemento filtrante da hora da manutenĂ§Ă£o.


A uniĂ£o das mĂ­dias NanoNet® e StrataPore® tambĂ©m resultou em uma nova categoria de filtros Fleetguard. Inovador, o filtro de Ă³leo lubrificante LF 14000 Ă© mais eficiente na filtragem devido a maior capacidade de retenĂ§Ă£o dos contaminantes. As tecnologias das mĂ­dias combinadas apresentam estrutura reforçada e o Fleetguard LF 14000 entrega eficiĂªncia de 99% (@ 30micra) na retenĂ§Ă£o de contaminantes. Sua capacidade alcança resultado de atĂ© 31% em termos de eficiĂªncia quando comparado com seus concorrentes, permitindo reduĂ§Ă£o do custo operacional ao elevar a proteĂ§Ă£o do sistema de lubrificaĂ§Ă£o e consequentemente ampliar o intervalo de troca.
Para os seus filtros de ar, a Cummins Filtration desenvolveu um elemento filtrante que contĂ©m nanofibras para fornecer a proteĂ§Ă£o adequada aos motores. Denominada NanoForce™, trata-se de uma excelente alternativa de filtragem de ar mais avançada para equipamentos pesados movidos a diesel da indĂºstria atualmente, operando com 99,99% de eficiĂªncia. Como resultado, maior proteĂ§Ă£o para os motores aliada a menor interrupĂ§Ă£o para manutenĂ§Ă£o e baixo custo da operaĂ§Ă£o.

Holset lança família de turbocompressores e de peças sobressalentes VGT
InĂ­cio das vendas passa a valer a partir do segundo semestre e consiste no atuador eletrĂ´nico e conjunto central. Objetivo da marca Ă© minimizar custos de manutenĂ§Ă£o. FamĂ­lia de turbos Holset tambĂ©m cresceu e, hoje, fabricante atende ao mercado com turbos que equipam motores que variam entre 2,5 litros e 95 litros. JĂ¡ a linha de produĂ§Ă£o Reman opera em sua capacidade mĂ¡xima.


Na Automec a Holset anuncia o inĂ­cio das vendas de peças sobressalentes para a manutenĂ§Ă£o de turbos dotados da tecnologia VGT (Geometria VariĂ¡vel) no mercado de aftermarket. A fabricante de turbocompressores e marca pertencente Ă  Cummins comemora ainda a ampliaĂ§Ă£o de seu portifĂ³lio de produtos com as novas famĂ­lias de turbos HE150 e HE250. A gama de produtos turbos remanufaturados Reman tambĂ©m cresceu, passando de 13 para 35 Part Numbers diferentes, ou seja, um aumento de 169%.
Com o inĂ­cio da importaĂ§Ă£o dos componentes isolados da tecnologia VGT, a Holset passa a oferecer a partir do segundo semestre deste ano o atuador eletrĂ´nico e o conjunto central no mercado de reposiĂ§Ă£o. De acordo com Ellen Costa, lĂ­der de vendas de aftermarket da Cummins Turbo Technologies para AmĂ©rica Latina, “nosso objetivo Ă© minimizar os custos de manutenĂ§Ă£o dos turbos Holset VGT oferecidos 100% para a frota automotiva, permitindo com que nossos produtos sejam reparados sem a necessidade da troca completa da peça, eliminando tambĂ©m o descarte prematuro no meio ambiente”.
Com o inĂ­cio das vendas dos novos componentes no mercado brasileiro, a Holset tambĂ©m vai disponibilizar aos seus Distribuidores, que serĂ£o submetidos a treinamentos, uma nova ferramenta de manutenĂ§Ă£o. Denominada e-tool, esta consiste em um software capaz de mapear as condições das peças dos turbocompressores, como calibraĂ§Ă£o, condições eletrĂ´nicas e necessidade de troca.
E sĂ£o as novas famĂ­lias de turbocompressores Holset que prometem movimentar o mercado de reposiĂ§Ă£o. A marca colocou no mercado os novos Holset HE150, utilizado em aplicações para motores de 2,5 litros a 5 litros para atender Ă  crescente demanda de veĂ­culos leves, incluindo aqueles que requerem certificaĂ§Ă£o de emissões em chassis para veĂ­culos de atĂ© 3,5 toneladas; bem como a nova famĂ­lia de turbo chamada Holset HE250 para aplicações mĂ©dias para motores de 5 litros a 7 litros.


Em seu portfĂ³lio total de produtos, a Holset atende ao mercado de motores com turbocompressores aplicados em motores com potĂªncias que variam entre 2,5 litros e 95 litros, incluindo arquiteturas de geometria fixa, wastegate (valvulados), geometria variĂ¡vel e diferentes sistemas de 2 estĂ¡gios.
Com a vantagem do desenvolvimento integrado com motores de alta performance, a Cummins Turbo Technologies aposta na tendĂªncia “downsizing” de motores, com o desenvolvimento de plataformas de turbos que entregam a mesma ou atĂ© maior eficiĂªncia para o motor quando comparado com um turbo maior, com vantagens como menor peso, melhor consumo de combustĂ­vel e capacidade de atender nĂ­veis de emissões mais rigorosos.

Holset Reman – Para ampliar ainda mais a sua penetraĂ§Ă£o no mercado de reposiĂ§Ă£o, a Holset incrementou recentemente a sua linha de turbocompressores remanufaturados Reman. AlĂ©m de intensificar a importaĂ§Ă£o de mais componentes Holset da China e dos EUA e operar a fĂ¡brica em Guarulhos (SP) em sua capacidade mĂ¡xima, a Cummins Turbo Technologies ampliou sua oferta de turbos remanufaturados, passando de 13 para 35 Part Numbers diferentes.


Ainda segundo Ellen Costa, “nossa estratĂ©gia dentro da linha Reman Ă© de adequaĂ§Ă£o para atender com excelĂªncia e alta disponibilidade de nossos produtos o mercado de reposiĂ§Ă£o, com componentes que sejam mais acessĂ­veis, tragam custo benefĂ­cio aos nossos clientes com a qualidade garantida pela marca Holset”. A famĂ­lia Holset Reman recebeu componentes para os turbos de geometria fixa e wastegate, elevando o portfĂ³lio das tecnologias de aplicações.
“Hoje o nosso principal foco, a remanufatura Ă© um mercado em expansĂ£o no mundo e no Brasil e estĂ¡ tomando proporções cada vez maiores e, por isso, precisamos estar alinhados para participar desse share. O turbo e o conjunto central remanufaturados podem ser atĂ© 40% mais econĂ´micos quando comparado a um produto novo, com a mesma garantia de fĂ¡brica”, finaliza a lĂ­der.

Cummins prioriza negĂ³cios ReCon com foco no crescimento de vendas
O objetivo da fabricante Ă© mostrar, na prĂ¡tica, para o pĂºblico presente e ao mercado como um todo que a linha ReCon preza pela confiabilidade, tecnologia e traz ainda a garantia de ter sob o capĂ´ um produto da marca. Peças genuĂ­nas da gama tambĂ©m estarĂ£o expostas no estande da fabricante durante a feira.  Em sua nova polĂ­tica de oferta, a Cummins, por sua vez, mira o crescimento de vendas: alĂ©m de deixar os preços de seus produtos mais competitivos, estabeleceu um processo de logĂ­stica reversa para toda a linha de modo a facilitar os negĂ³cios.


“Valorizamos mais o motor usado para contribuir com fluidez no processo de troca, alĂ©m de estarmos mais flexĂ­veis no recebimento destes produtos, uma vez que temos know-how quando o assunto Ă© remanufatura e somos reconhecidos por oferecermos produtos ReCon extremamente confiĂ¡veis que contam com assistĂªncia tĂ©cnica com cobertura nacional”, diz Pedro Silva, analista de Marketing da Cummins Brasil. Com o aumento de motores usados, a Cummins eleva a disponibilidade dos equipamentos no mercado de reposiĂ§Ă£o acelerando ainda mais o processo de troca.


A linha ReCon Ă© ampla e conta com motorizações de atĂ© 9 litros, entre 170 e 400 hp de potĂªncia. JĂ¡ a linha ReCon de peças genuĂ­nas traz injetores, mĂ³dulos de controle do motor, bomba de combustĂ­vel de alta pressĂ£o e cabeçotes. E se o objetivo Ă© favorecer seus clientes disponibilizando a linha a custo competitivo e facilitando a logĂ­stica de troca, a fabricante de motores tambĂ©m acredita e investe em seus produtos ReCon devido a seu apelo ambiental. Ao submeter seus motores e peças no processo de remanufatura, a Cummins elimina a necessidade do descarte no meio ambiente. AlĂ©m desta grande vantagem, vale destacar tambĂ©m a garantia de fĂ¡brica para o usuĂ¡rio final, de trĂªs anos, como a dos novos produtos.


Cobertura de manutenĂ§Ă£o em toda AmĂ©rica Latina e a atualizaĂ§Ă£o tecnolĂ³gica realizada por quem desenvolve, cria e aperfeiçoa constantemente seus produtos estĂ£o disponĂ­veis aos clientes Cummins. Os motores e componentes sĂ£o produzidos para assegurar a mesma performance e desempenho dos produtos novos Cummins.