AUTOMEC: Bosch na Automec

Bosch apresenta soluções integradas e inteligentes na 13ª Automec

Texto e fotos: Bosch

A Bosch, uma líder mundial no mercado de reposição automotiva, apresentará as novidades do seu amplo portfólio de autopeças, equipamentos de teste, softwares e hardware de diagnósticos, serviços e treinamentos durante a 13ª Automec 2017.


Dentro do conceito “Parts, Bytes & Services” (Peças, Equipamentos e Serviços), o público poderá conhecer as soluções integradas da Bosch para a adequada manutenção tanto da linha leve (veículos de passeio) quanto pesados (ônibus e caminhões). Os produtos de reposição da Bosch seguem o mesmo padrão de qualidade e tecnologia dos equipamentos originais, com uma ampla e diversificada gama de componentes que cobrem 85% da frota circulante no Brasil.
O estande da Bosch está localizado na rua principal do evento e destacará as tendências de conectividade, além das tecnologias que serão apresentadas por meio de sistemas completos aplicados em estruturas que simulam veículos, favorecendo a demonstração dos seus diferenciais.
Diariamente haverá uma programação especial de palestras e demonstrações técnicas com consultores da marca, cujos conteúdos também serão transmitidos ao vivo no Facebook “Bosch - Por Dentro do Carro” e no canal do Youtube “Autopeças Bosch”. Para esta edição da feira, a empresa desenvolveu o aplicativo “Bosch Eventos Autopeças”, no qual estarão disponíveis a agenda de ações, dados sobre os produtos e outras informações, facilitando o contato com os visitantes e também com os profissionais que não puderem visitar a Automec. O download gratuito está disponível no Google Play e Apple Store.

Oficinas conectadas
Os veículos do futuro estarão cada vez mais automatizados, conectados e eletrificados e passarão a ter sistemas que irão melhorar a segurança e a experiência do usuário no dia a dia, principalmente nos grandes centros urbanos. Com isso, tanto os profissionais quanto as oficinas mecânicas deverão estar preparados para acompanharem essas mudanças e tendências com o objetivo de aplicarem os conhecimentos na reparação automotiva.


Na Automec 2017, a Bosch demonstrará soluções e conceitos presentes em uma oficina conectada, onde o processamento de dados, a Internet das Coisas (IoT) e o aumento da conexão entre os produtos irão proporcionar aumento no potencial de desenvolvimento dos negócios e mais eficiência no atendimento dos clientes.
A ideia é que, por meio de inovações tecnológicas e de equipamentos adequados, seja mais ágil identificar a necessidade de manutenção e realizar os reparos. Dentre as novidades, está o software Connected Repair, que conecta todos os equipamentos Bosch já disponíveis na oficina trazendo eficiência, automação e produtividade no dia a dia. Outra novidade é a Plataforma de Realidade Aumentada Comum (CAP), que permite a integração fácil e rápida de conteúdos digitais e visuais da documentação técnica de uso comum da oficina.


Segurança e monitoramento da frota também serão temas presentes no estande da Bosch. A empresa mostrará de forma interativa o funcionamento do eCall Retrofit, um produto que contribui para salvar vidas, reduzindo em até 60% o tempo de atendimento de socorro em caso de ocorrências graves no transito, segundo dados sobre mobilidade da Comissão Europeia. Além disso, duas versões do Bosch Vehicle Link, dispositivo para monitoramento de veículos com diversas possibilidades de recursos customizáveis, serão apresentadas aos visitantes.

Parceira preferencial
Ser a parceira preferencial das oficinas mecânicas está na essência da Bosch. Por isso, na Automec 2017 o público poderá conhecer de perto toda a estrutura de uma oficina da Rede Bosch Service, com foco no know-how em produtos e serviços que a empresa alemã disponibiliza para o mercado, além de lançamentos em equipamentos de diagnose e reparação que estão alinhados às novas demandas do mercado reparação automotiva.
“Atuamos para apoiar as oficinas e seus profissionais em um âmbito de 360º, com suporte completo e oferecendo muito mais que soluções em peças, serviços, equipamentos e treinamentos, mas também incluindo sistemas para a gestão do negócio como um todo”, destaca Delfim Calixto, vice-presidente da divisão Automotive Aftermarket da Robert Bosch para a América Latina. O executivo acrescenta ainda que ter conhecimento em administração de empresas é tão essencial para se sobressair em um mercado cada vez mais competitivo quanto ter equipamentos, tecnologias e profissionais qualificados para prestar serviços de qualidade, com a rapidez e assertividade.
A Bosch possui a maior rede de oficinas autorizadas do país. As redes Bosch Car Service, Bosch Diesel Center, Bosch Truck Service, Original Auto Center e Rede Diesel System são oficinas multimarcas que oferecem, em um único lugar, uma ampla gama de serviços de manutenção, com qualidade e garantia de peças originais para as linhas leves e pesadas.

Tradição, credibilidade e qualidade
Durante a Automec, a Bosch lançará oficialmente sua campanha nacional “Com Bosch eu me garanto”, que reforça o compromisso de tradição, credibilidade e qualidade que existe entre a marca e o mecânico. Protagonistas da ação, os profissionais – clientes reais da Bosch – contam suas experiências e a relação de parceria que mantêm com os produtos e serviços da Bosch. Além das peças de marketing off-line, foram produzidos vídeos com narrativas reais que estarão disponíveis nas redes sociais.


A nova campanha, que trata-se da continuidade do conceito de ações iniciado pela Bosch em 2011, valoriza os mecânicos e o papel decisivo que eles têm na escolha do produto a ser aplicado nos veículos e visa estreitar o diálogo com os profissionais da cadeia de reparação - varejistas, distribuidores de autopeças, além de contemplar os clientes finais.

Equipamentos de teste e diagnose
No evento, a Bosch também apresentará lançamentos em equipamentos de teste e softwares de diagnose para o mercado de reposição. Entre as novidades estão o alinhador FWA 6620, a balanceadora WBE 260 e a desmontadora TCE 420, além da recicladora de ar-condicionado ACS 810.

Soluções em autopeças
No evento, as linhas completas de produtos, além de lançamentos e ampliação de portfólio, estarão expostas em estruturas que simulam veículos e o público poderá consultar os técnicos da Bosch sobre os diferenciais de cada solução, com destaque para:


A linha de freios está ainda mais completa com as novas pastilhas cerâmicas. Dentre os benefícios deste tipo de componente estão: maior eficiência, durabilidade, estabilidade na frenagem, menor quantidade de resíduos na roda e o sistema antirruído que absorve as vibrações que ocorrem durante a frenagem.


Outro destaque são os sensores de velocidade para veículos equipados com ABS. São 40 itens direcionados para aplicações em diversos modelos das linhas leve e comercial leve, cujo foco é garantir direção e frenagem mais seguras, contribuindo com a prevenção de acidentes.
Já no segmento de sistemas a gasolina, dentre as novidades está a bobina plástica, direcionada para aplicação nos veículos da GM: Agile, Cobalt, Spin e S10.
A Bosch também lançou o kit de bomba de combustível F 000 TE1 1B2 para atender a frota de Cobalt, Onix e Prisma com motores 1.4 e 1.8. Esta solução é exclusiva e pioneira da marca alemã, pois até então não havia no mercado de reparação independente um item especialmente desenvolvido para atender esses veículos.


Pioneira no desenvolvimento da sonda lambda, a Bosch disponibiliza ao mercado seis novos modelos do componente para veículos da Fiat, Ford, Jeep. Com conectores específicos por montadoras, que visam proporcionar mais agilidade e assertividade no momento da troca, todo o programa atende 100% dos requisitos dos fabricantes de automóveis.


Na linha elétrica, o produto de destaque é o relé de acendimento automático de faróis. Apresentado recentemente, o dispositivo é acionado em aproximadamente sete segundos após a partida do veículo. Disponível em duas versões (12 e 24 volts), o motorista não precisa mais se preocupar em ligar os faróis e o componente é desativado automaticamente assim que o veículo é desligado.


A Bosch também conta com um programa de baterias que visa atender as diferentes necessidades do mercado, considerando que os veículos têm cada vez mais sistemas que consomem energia e demandam níveis de potência variados. O modelo S6 oferece alta performance para veículos leves e pesados. Totalmente livre de manutenção e com a avançada tecnologia de grades estampadas, esta bateria assegura alta durabilidade e desempenho, além de proporcionar maior poder de arranque, energia e resistência à vibração graças ao revestimento da massa ativa com lã de vidro e de conexões internas reforçadas.


Já as baterias estacionárias são soluções que a Bosch disponibiliza para aplicações que exigem uma corrente constante durante um grande período de tempo, sendo direcionadas para aplicações em UPS/no-break, pabx, centrais telefônica, sinalização e iluminação de emergência, armazenamento de energia solar, vigilância eletrônica, alarmes etc.


Criadas pela Bosch em 1902, a empresa investe fortemente em pesquisa e desenvolvimento das velas de ignição para que possam acompanhar a evolução dos motores. A linha de velas Bosch é a única com tratamento de níquel na carcaça em 100% dos produtos, o que oferece maior resistência contra corrosão, proporcionando mais segurança ao processo de retirada da vela no momento da troca ou revisão. Na Automec 2017, os profissionais poderão verificar os diferenciais dos oito tipos de velas que a Bosch disponibiliza no mercado: comum (convencional com eletrodo em níquel ítrio), V Groove, Super 4, Irídio, Platina, Duplo Irídio, Dupla Platina e para motocicletas.


A Bosch tem ainda uma completa linha de filtros de combustível, óleo, ar, cabine, separadores de combustível e sistema de refrigeração. Os produtos possuem papel filtrante especial com alta durabilidade, que proporciona elevado grau de separação de impurezas para garantir a proteção do motor, do sistema de injeção, a tranquilidade e saúde dos ocupantes do veículo. No evento, serão apresentados os novos itens do portfólio de filtros de cabine e de óleo, que chegam para favorecer ainda mais as aplicações na frota circulante nacional.

Bosch amplia portfólio de palhetas e lança novidades na Automec 2017
O público poderá conferir o lançamento da Aerofit SD, que chega ao mercado para complementar a cobertura de frota atendida pela linha Aerofit, desenvolvida originalmente para limpadores de para-brisa que possuem braços de conexão tipo gancho, que pode ser instalado de forma rápida e segura graças ao adaptador pré-montado. Os novos itens SD possuem conexões especiais para suprir as demandas veículos das marcas Citröen, Fiat e Volkswagen, com foco em aplicações dianteiras.


O principal benefício das palhetas Aerofit é sua performance de limpeza superior e silenciosa, já que o spoilier aerodinâmico garante estabilidade e mantém a pressão uniforme em todo o para-brisa. Além disso, por ter tecnologia flat blade (siliconada) e sem partes metálicas expostas, o produto tem uma vida útil mais longa.
Já para o segmento de pesados, a Bosch amplia o programa exclusivo de palhetas com opções adicionais dentro das linhas Aerotwin e Eco. Pioneira em oferecer produtos siliconados para o segmento, as soluções da marca possuem outros diferenciais, como: esguicho integrado, conexões do tipo sela (com parafuso), maior durabilidade e eficiência, além de melhor relação custo-benefício.

Linha Reman
A Bosch irá expor sua linha de injetores Common Rail remanufaturados que atende diversas frotas de ônibus e caminhões, seguindo as mesmas normas de controle de qualidade de fabricação do produto original, proporcionando garantia, durabilidade e desempenho.


Os injetores remanufaturados Bosch são totalmente reindustrializados. Isso significa que cada produto usado que retorna à fábrica é completamente desmontado e todos os componentes passam por testes, sendo substituídos os itens desgastados, garantindo, assim, a mesma qualidade e durabilidade de um injetor novo. Os injetores Common Rail Reman Bosch proporcionam soluções rápidas para o mercado - veículo parado por menos tempo na oficina - e possibilita que a empresa recolha do mercado as peças usadas e contaminadas, efetuando o descarte correto dos componentes que não serão mais reutilizados.


Durante a Automec 2017, a Bosch também lançará sua nova linha de bombas UP remanufaturadas, que garantem menor consumo, além de performance e durabilidade.
Eduardo Abbas. Tecnologia do Blogger.