Bosch apresenta soluções integradas e inteligentes na 13ª Automec

Texto e fotos: Bosch

A Bosch, uma lĂ­der mundial no mercado de reposiĂ§Ă£o automotiva, apresentarĂ¡ as novidades do seu amplo portfĂ³lio de autopeças, equipamentos de teste, softwares e hardware de diagnĂ³sticos, serviços e treinamentos durante a 13ª Automec 2017.


Dentro do conceito “Parts, Bytes & Services” (Peças, Equipamentos e Serviços), o pĂºblico poderĂ¡ conhecer as soluções integradas da Bosch para a adequada manutenĂ§Ă£o tanto da linha leve (veĂ­culos de passeio) quanto pesados (Ă´nibus e caminhões). Os produtos de reposiĂ§Ă£o da Bosch seguem o mesmo padrĂ£o de qualidade e tecnologia dos equipamentos originais, com uma ampla e diversificada gama de componentes que cobrem 85% da frota circulante no Brasil.
O estande da Bosch estĂ¡ localizado na rua principal do evento e destacarĂ¡ as tendĂªncias de conectividade, alĂ©m das tecnologias que serĂ£o apresentadas por meio de sistemas completos aplicados em estruturas que simulam veĂ­culos, favorecendo a demonstraĂ§Ă£o dos seus diferenciais.
Diariamente haverĂ¡ uma programaĂ§Ă£o especial de palestras e demonstrações tĂ©cnicas com consultores da marca, cujos conteĂºdos tambĂ©m serĂ£o transmitidos ao vivo no Facebook “Bosch - Por Dentro do Carro” e no canal do Youtube “Autopeças Bosch”. Para esta ediĂ§Ă£o da feira, a empresa desenvolveu o aplicativo “Bosch Eventos Autopeças”, no qual estarĂ£o disponĂ­veis a agenda de ações, dados sobre os produtos e outras informações, facilitando o contato com os visitantes e tambĂ©m com os profissionais que nĂ£o puderem visitar a Automec. O download gratuito estĂ¡ disponĂ­vel no Google Play e Apple Store.

Oficinas conectadas
Os veĂ­culos do futuro estarĂ£o cada vez mais automatizados, conectados e eletrificados e passarĂ£o a ter sistemas que irĂ£o melhorar a segurança e a experiĂªncia do usuĂ¡rio no dia a dia, principalmente nos grandes centros urbanos. Com isso, tanto os profissionais quanto as oficinas mecĂ¢nicas deverĂ£o estar preparados para acompanharem essas mudanças e tendĂªncias com o objetivo de aplicarem os conhecimentos na reparaĂ§Ă£o automotiva.


Na Automec 2017, a Bosch demonstrarĂ¡ soluções e conceitos presentes em uma oficina conectada, onde o processamento de dados, a Internet das Coisas (IoT) e o aumento da conexĂ£o entre os produtos irĂ£o proporcionar aumento no potencial de desenvolvimento dos negĂ³cios e mais eficiĂªncia no atendimento dos clientes.
A ideia Ă© que, por meio de inovações tecnolĂ³gicas e de equipamentos adequados, seja mais Ă¡gil identificar a necessidade de manutenĂ§Ă£o e realizar os reparos. Dentre as novidades, estĂ¡ o software Connected Repair, que conecta todos os equipamentos Bosch jĂ¡ disponĂ­veis na oficina trazendo eficiĂªncia, automaĂ§Ă£o e produtividade no dia a dia. Outra novidade Ă© a Plataforma de Realidade Aumentada Comum (CAP), que permite a integraĂ§Ă£o fĂ¡cil e rĂ¡pida de conteĂºdos digitais e visuais da documentaĂ§Ă£o tĂ©cnica de uso comum da oficina.


Segurança e monitoramento da frota tambĂ©m serĂ£o temas presentes no estande da Bosch. A empresa mostrarĂ¡ de forma interativa o funcionamento do eCall Retrofit, um produto que contribui para salvar vidas, reduzindo em atĂ© 60% o tempo de atendimento de socorro em caso de ocorrĂªncias graves no transito, segundo dados sobre mobilidade da ComissĂ£o Europeia. AlĂ©m disso, duas versões do Bosch Vehicle Link, dispositivo para monitoramento de veĂ­culos com diversas possibilidades de recursos customizĂ¡veis, serĂ£o apresentadas aos visitantes.

Parceira preferencial
Ser a parceira preferencial das oficinas mecĂ¢nicas estĂ¡ na essĂªncia da Bosch. Por isso, na Automec 2017 o pĂºblico poderĂ¡ conhecer de perto toda a estrutura de uma oficina da Rede Bosch Service, com foco no know-how em produtos e serviços que a empresa alemĂ£ disponibiliza para o mercado, alĂ©m de lançamentos em equipamentos de diagnose e reparaĂ§Ă£o que estĂ£o alinhados Ă s novas demandas do mercado reparaĂ§Ă£o automotiva.
“Atuamos para apoiar as oficinas e seus profissionais em um Ă¢mbito de 360º, com suporte completo e oferecendo muito mais que soluções em peças, serviços, equipamentos e treinamentos, mas tambĂ©m incluindo sistemas para a gestĂ£o do negĂ³cio como um todo”, destaca Delfim Calixto, vice-presidente da divisĂ£o Automotive Aftermarket da Robert Bosch para a AmĂ©rica Latina. O executivo acrescenta ainda que ter conhecimento em administraĂ§Ă£o de empresas Ă© tĂ£o essencial para se sobressair em um mercado cada vez mais competitivo quanto ter equipamentos, tecnologias e profissionais qualificados para prestar serviços de qualidade, com a rapidez e assertividade.
A Bosch possui a maior rede de oficinas autorizadas do paĂ­s. As redes Bosch Car Service, Bosch Diesel Center, Bosch Truck Service, Original Auto Center e Rede Diesel System sĂ£o oficinas multimarcas que oferecem, em um Ăºnico lugar, uma ampla gama de serviços de manutenĂ§Ă£o, com qualidade e garantia de peças originais para as linhas leves e pesadas.

TradiĂ§Ă£o, credibilidade e qualidade
Durante a Automec, a Bosch lançarĂ¡ oficialmente sua campanha nacional “Com Bosch eu me garanto”, que reforça o compromisso de tradiĂ§Ă£o, credibilidade e qualidade que existe entre a marca e o mecĂ¢nico. Protagonistas da aĂ§Ă£o, os profissionais – clientes reais da Bosch – contam suas experiĂªncias e a relaĂ§Ă£o de parceria que mantĂªm com os produtos e serviços da Bosch. AlĂ©m das peças de marketing off-line, foram produzidos vĂ­deos com narrativas reais que estarĂ£o disponĂ­veis nas redes sociais.


A nova campanha, que trata-se da continuidade do conceito de ações iniciado pela Bosch em 2011, valoriza os mecĂ¢nicos e o papel decisivo que eles tĂªm na escolha do produto a ser aplicado nos veĂ­culos e visa estreitar o diĂ¡logo com os profissionais da cadeia de reparaĂ§Ă£o - varejistas, distribuidores de autopeças, alĂ©m de contemplar os clientes finais.

Equipamentos de teste e diagnose
No evento, a Bosch tambĂ©m apresentarĂ¡ lançamentos em equipamentos de teste e softwares de diagnose para o mercado de reposiĂ§Ă£o. Entre as novidades estĂ£o o alinhador FWA 6620, a balanceadora WBE 260 e a desmontadora TCE 420, alĂ©m da recicladora de ar-condicionado ACS 810.

Soluções em autopeças
No evento, as linhas completas de produtos, alĂ©m de lançamentos e ampliaĂ§Ă£o de portfĂ³lio, estarĂ£o expostas em estruturas que simulam veĂ­culos e o pĂºblico poderĂ¡ consultar os tĂ©cnicos da Bosch sobre os diferenciais de cada soluĂ§Ă£o, com destaque para:


A linha de freios estĂ¡ ainda mais completa com as novas pastilhas cerĂ¢micas. Dentre os benefĂ­cios deste tipo de componente estĂ£o: maior eficiĂªncia, durabilidade, estabilidade na frenagem, menor quantidade de resĂ­duos na roda e o sistema antirruĂ­do que absorve as vibrações que ocorrem durante a frenagem.


Outro destaque sĂ£o os sensores de velocidade para veĂ­culos equipados com ABS. SĂ£o 40 itens direcionados para aplicações em diversos modelos das linhas leve e comercial leve, cujo foco Ă© garantir direĂ§Ă£o e frenagem mais seguras, contribuindo com a prevenĂ§Ă£o de acidentes.
JĂ¡ no segmento de sistemas a gasolina, dentre as novidades estĂ¡ a bobina plĂ¡stica, direcionada para aplicaĂ§Ă£o nos veĂ­culos da GM: Agile, Cobalt, Spin e S10.
A Bosch tambĂ©m lançou o kit de bomba de combustĂ­vel F 000 TE1 1B2 para atender a frota de Cobalt, Onix e Prisma com motores 1.4 e 1.8. Esta soluĂ§Ă£o Ă© exclusiva e pioneira da marca alemĂ£, pois atĂ© entĂ£o nĂ£o havia no mercado de reparaĂ§Ă£o independente um item especialmente desenvolvido para atender esses veĂ­culos.


Pioneira no desenvolvimento da sonda lambda, a Bosch disponibiliza ao mercado seis novos modelos do componente para veĂ­culos da Fiat, Ford, Jeep. Com conectores especĂ­ficos por montadoras, que visam proporcionar mais agilidade e assertividade no momento da troca, todo o programa atende 100% dos requisitos dos fabricantes de automĂ³veis.


Na linha elĂ©trica, o produto de destaque Ă© o relĂ© de acendimento automĂ¡tico de farĂ³is. Apresentado recentemente, o dispositivo Ă© acionado em aproximadamente sete segundos apĂ³s a partida do veĂ­culo. DisponĂ­vel em duas versões (12 e 24 volts), o motorista nĂ£o precisa mais se preocupar em ligar os farĂ³is e o componente Ă© desativado automaticamente assim que o veĂ­culo Ă© desligado.


A Bosch tambĂ©m conta com um programa de baterias que visa atender as diferentes necessidades do mercado, considerando que os veĂ­culos tĂªm cada vez mais sistemas que consomem energia e demandam nĂ­veis de potĂªncia variados. O modelo S6 oferece alta performance para veĂ­culos leves e pesados. Totalmente livre de manutenĂ§Ă£o e com a avançada tecnologia de grades estampadas, esta bateria assegura alta durabilidade e desempenho, alĂ©m de proporcionar maior poder de arranque, energia e resistĂªncia Ă  vibraĂ§Ă£o graças ao revestimento da massa ativa com lĂ£ de vidro e de conexões internas reforçadas.


JĂ¡ as baterias estacionĂ¡rias sĂ£o soluções que a Bosch disponibiliza para aplicações que exigem uma corrente constante durante um grande perĂ­odo de tempo, sendo direcionadas para aplicações em UPS/no-break, pabx, centrais telefĂ´nica, sinalizaĂ§Ă£o e iluminaĂ§Ă£o de emergĂªncia, armazenamento de energia solar, vigilĂ¢ncia eletrĂ´nica, alarmes etc.


Criadas pela Bosch em 1902, a empresa investe fortemente em pesquisa e desenvolvimento das velas de igniĂ§Ă£o para que possam acompanhar a evoluĂ§Ă£o dos motores. A linha de velas Bosch Ă© a Ăºnica com tratamento de nĂ­quel na carcaça em 100% dos produtos, o que oferece maior resistĂªncia contra corrosĂ£o, proporcionando mais segurança ao processo de retirada da vela no momento da troca ou revisĂ£o. Na Automec 2017, os profissionais poderĂ£o verificar os diferenciais dos oito tipos de velas que a Bosch disponibiliza no mercado: comum (convencional com eletrodo em nĂ­quel Ă­trio), V Groove, Super 4, IrĂ­dio, Platina, Duplo IrĂ­dio, Dupla Platina e para motocicletas.


A Bosch tem ainda uma completa linha de filtros de combustĂ­vel, Ă³leo, ar, cabine, separadores de combustĂ­vel e sistema de refrigeraĂ§Ă£o. Os produtos possuem papel filtrante especial com alta durabilidade, que proporciona elevado grau de separaĂ§Ă£o de impurezas para garantir a proteĂ§Ă£o do motor, do sistema de injeĂ§Ă£o, a tranquilidade e saĂºde dos ocupantes do veĂ­culo. No evento, serĂ£o apresentados os novos itens do portfĂ³lio de filtros de cabine e de Ă³leo, que chegam para favorecer ainda mais as aplicações na frota circulante nacional.

Bosch amplia portfĂ³lio de palhetas e lança novidades na Automec 2017
O pĂºblico poderĂ¡ conferir o lançamento da Aerofit SD, que chega ao mercado para complementar a cobertura de frota atendida pela linha Aerofit, desenvolvida originalmente para limpadores de para-brisa que possuem braços de conexĂ£o tipo gancho, que pode ser instalado de forma rĂ¡pida e segura graças ao adaptador prĂ©-montado. Os novos itens SD possuem conexões especiais para suprir as demandas veĂ­culos das marcas Citröen, Fiat e Volkswagen, com foco em aplicações dianteiras.


O principal benefĂ­cio das palhetas Aerofit Ă© sua performance de limpeza superior e silenciosa, jĂ¡ que o spoilier aerodinĂ¢mico garante estabilidade e mantĂ©m a pressĂ£o uniforme em todo o para-brisa. AlĂ©m disso, por ter tecnologia flat blade (siliconada) e sem partes metĂ¡licas expostas, o produto tem uma vida Ăºtil mais longa.
JĂ¡ para o segmento de pesados, a Bosch amplia o programa exclusivo de palhetas com opções adicionais dentro das linhas Aerotwin e Eco. Pioneira em oferecer produtos siliconados para o segmento, as soluções da marca possuem outros diferenciais, como: esguicho integrado, conexões do tipo sela (com parafuso), maior durabilidade e eficiĂªncia, alĂ©m de melhor relaĂ§Ă£o custo-benefĂ­cio.

Linha Reman
A Bosch irĂ¡ expor sua linha de injetores Common Rail remanufaturados que atende diversas frotas de Ă´nibus e caminhões, seguindo as mesmas normas de controle de qualidade de fabricaĂ§Ă£o do produto original, proporcionando garantia, durabilidade e desempenho.


Os injetores remanufaturados Bosch sĂ£o totalmente reindustrializados. Isso significa que cada produto usado que retorna Ă  fĂ¡brica Ă© completamente desmontado e todos os componentes passam por testes, sendo substituĂ­dos os itens desgastados, garantindo, assim, a mesma qualidade e durabilidade de um injetor novo. Os injetores Common Rail Reman Bosch proporcionam soluções rĂ¡pidas para o mercado - veĂ­culo parado por menos tempo na oficina - e possibilita que a empresa recolha do mercado as peças usadas e contaminadas, efetuando o descarte correto dos componentes que nĂ£o serĂ£o mais reutilizados.


Durante a Automec 2017, a Bosch tambĂ©m lançarĂ¡ sua nova linha de bombas UP remanufaturadas, que garantem menor consumo, alĂ©m de performance e durabilidade.