De 12 de maio a 2 de junho  a oportunidade única de desfrutar do   festival conhecido em todo o mundo e o maior evento musical da República Tcheca

Texto e fotos: CCCR — CzechTourism

Há mais de  70 anos, o festival internacional de música, Primavera de Praga faz parte dos mais representativos eventos culturais da República Tcheca. A apresentação dos  melhores artistas, orquestras sinfônicas e de câmara  e concertos do mundo é algo exclusivo. Superou mudanças de regime e as dramáticas mudanças culturais de sete décadas; tudo graças a espectadores que apreciaram e ainda apreciam a verdadeira qualidade artística


Primavera de Praga surgiu durante as primeiras celebrações do fim da Segunda Guerra Mundial e, desde então, tem atraído os fãs de música e excelentes artistas. Sua estréia internacional no festival em 1946 para 1947, foi estrelada pelo célebre diretor Leonard Bernstein.
Entre outros famosos intérpretes estão, por exemplo, os violinistas David Oistrach, Yehudi Menuhin o Shlomo Mintz. Pianistas como Svjatoslav Richter, Artur Rubinstein e Rudolf Firkušný. Ou vocalistas como Galina Višněvská, que encontrou na Primavera de Praga seu companheiro profissional e sentimental Mstislav Rostropovič, Elisabeth Schwarzkopf, Dagmar Pecková e Magdalena Kožená, Peter Schreier, Luciano Pavarotti e Peter Dvorský.


Os concertos e espetáculos que acontecem durante o festival se espalham por toda Praga porque além de boa música, também pode-se descobrir as belezas históricas de mosteiros, igrejas e museus. O monumental Rudolfinum continua a ser o centro do festival , às margens do rio Moldava (Vltava)  e a jóia arquitetonica de estilo Art Nouveau, a Casa Municipal (Obecni dum - na imagem).