EXCLUSIVO: Ayrton Senna vai virar nome de praça

Corrigindo um erro histórico, o prefeito de São Paulo vai inaugurar um espaço com o nome do maior herói nacional

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Arquivo

Impossível não se lembrar do ídolo, mesmo as novas gerações que não foram testemunhas de suas façanhas pelas pistas do mundo e querer reverenciar aquele que, por ironia do destino, acabou nos deixando no dia do trabalho, trabalhando.


O paulista Ayrton Senna da Silva era um homem sempre ligado à velocidade, em qualquer tipo de veículo, na terra, na água, no ar e mesmo brincando, afinal de contas, para ele a brincadeira e os momentos de lazer também eram coisa muito séria.


Pouca gente sabe que o "Beco" ou "O Rei de Mônaco" ou "Magic Senna" ou "Rei da Chuva", era um praticante do automodelismo e aeromodelismo de primeira hora, adorava disputar corridas em pistas de autorama, seja no Brasil ou mesmo no exterior, onde morou durante boa parte de sua vitoriosa carreira e onde praticava também seus vôos com modelos de aviões de controle remoto.


O sucesso nas pistas acabou virando motivo para a criação de vários autoramas que fizeram a alegria das crianças dos anos 80/90, sua postura de vencedor sempre esteve ligada ao que existe de mais moderno na tecnologia da aviação de lazer e ele era um freqüentador assíduo do Modelódromo do Ibirapuera. Eu soube dele uma vez, durante uma entrevista que fiz, que depois da fama tinha o hábito de ir disfarçado praticar um pouco no autorama que lá se encontra, na verdade um dos melhores do mundo.


Sabendo dessa paixão e criando finalmente uma homenagem à altura do ídolo, o prefeito de São Paulo, João Doria Jr. resolveu fazer uma ação ousada: a praça onde o modelódromo está instalado, que tem o nome de Dwight D. Eisenhower, aquele general americano que comandou os pracinhas brasileiros na segunda guerra mundial, vai mudar de nome assim como o local, será agora a Praça Ayrton Senna juntamente com o Centro Desportivo Municipal, que também vai receber o nome do nosso maior herói.


A homenagem de bronze "Velocidade, Alma e Emoção" criada pela escultora Melinda Garcia hoje se encontra em um local de difícil acesso ao público e aos turistas que visitam a cidade. Ela será removida da pequena praça atrás da entrada do Complexo Viário Ayrton Senna onde está desde 1995 para ser restaurada e será incorporada ao novo espaço novinha em folha. Lá os fãs do campeão poderão interagir com a obra, como acontece em várias partes do mundo, livre de pichações e dos “colecionadores” da bandeira estilizada, que já foi furtada tantas vezes que até causou desistência da prefeitura em repor o ornamento.


A inauguração está marcada para o dia 01 de Maio com a presença de Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna que colabora com a prefeitura municipal para a realização deste que será, finalmente, a correção do maior erro histórico com relação ao piloto, por tudo que representou e representa para o esporte e para os brasileiros, não era justo deixar longe do povo a homenagem daquele que nos deu tantas alegrias nas manhãs de domingo.

Eduardo Abbas. Tecnologia do Blogger.