Já pode parar com a choradeira, o
novo modelo da Toyota chega com todos aqueles apêndices eletrônicos que todo
mundo exigia
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Toyota
Ufa, finalmente os críticos de
plantão vão ter que procurar outro motivo para criticar o carro mais vendido no
mundo, mas garanto, vai ser difícil encontrar algo que desabone e que seja mais
ou menos no Corolla 2018, desta vez a
ousadia ficou em bem clara em todas as etapas.
Como já é praxe, fui gentilmente
convidado a participar desse novo marco do sedã aqui no Brasil, o seu
lançamento teve requintes hollywoodianos bem ao estilo do filme LA LA Land, o lugar onde a magia
acontece. Com muita luz, painéis que se moviam, dança, música e claro, a
estrela da noite. Nada mais justo do que essa homenagem ao cavalheiro cinqüentão
que esta mais jovem, dinâmico e pronto para enfrentar seus concorrentes diretos
com tudo que tem direito.
A magia da noite não se resumiu
na apresentação do novo carro e do show com dançarinos e cantores, quem lá
esteve foi agraciado com a surpresa de se ter todos os modelos fabricados aqui
lado a lado, incluindo também uma versão de 1968 que esta sendo restaurado pela
Toyota em todos os seus detalhes.
Mais uma vez a prática japonesa
de ouvir para melhorar foi colocada usada na renovação do Corolla 2018, Steve St. Angelo,
CEO da Toyota para a América Latina e Caribe e Chairman da Toyota do Brasil agradeceu mais uma vez a colaboração dos jornalistas, fato esse
que se repete, pois na renovação do Etios
já havíamos sido surpreendidos com a informação que nossas matérias e críticas
foram o combustível para renovar o modelo compacto, é uma prática muito
americana deste que é um dos Yankees mais brasileiros que eu conheço.
Bom, mas vamos falar do carro,
que foi apresentado juntamente com o novo presidente da Toyota do Brasil, o peruano Rafael
Chang tem sobrenome chinês, DNA japonês, e promete ser tão apaixonado pelo
nosso país como seu antecessor e seu atual chefe.
E lá vem ele! É na verdade um
novo carro, o Corolla 2018 teve
alterações na parte dianteira com um conjunto de faróis e grade reestilizados,
na traseira novas lanternas de LED e olhando de fora ele parece até ter
diminuído de tamanho, mas é só impressão, na verdade ele ficou mais marcado por
causa dos vincos e frisos que o deixaram mais bonito.
Na parte mecânica foram algumas
alterações na suspensão e recalibragem da direção elétrica, todo o conjunto que
já era sucesso não teve mudanças, tanto que ele manteve as duas opções de motor:
o 1.8L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de
16 válvulas, 144 cv com etanol e 139 cv com gasolina, ambas a 6.000 rpm, torque
de 18,6 kgfm com etanol e 17,7 kgfm com gasolina, sempre a 4.800 rpm e o 2.0L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16
válvulas, 154 cv com etanol e 143 cv com gasolina, ambas a 5.800 rpm, torque de
20,7 kgfm a 4.800 rpm com etanol e 19,4 kgfm a 4.000 rpm com gasolina, dois
tipos de transmissão a manual de seis velocidades e a automática Multi-Drive
com sete marchas e a tecla “Sport Mode”
que altera o mapeamento do software de gerenciamento da transmissão faz o Corolla 2018 ficar mais esportivo.
Desde a versão de entrada, o
carro conta com rodas de aro 17”
que garantem maior estabilidade e também um novo aprimoramento do isolamento
acústico, foi adicionada uma camada de borracha no revestimento do painel
corta-fogo e feltros nos painéis das portas, isso contribuiu para a redução do
nível de ruído interno, o carro é muito mais silencioso mesmo em rotações mais
altas e em locais de transito pesado.
Por dentro também tem novidade
desde a versão de entrada, o acabamento é com partes revestidas de couro na cor
preta, cinza e a nova linho claro e novos difusores do ar-condicionado,
cromados e redondos, o painel de instrumentos recebeu alterações gráficas e o
multimídia Toyota Play ganhou tela
de LCD de 7”
sensível ao toque.
A vasta quantidade de
equipamentos coloca o Corolla 2018
em um nível superior, tem computador de bordo com seis funções, coluna de
direção com regulagem de altura e profundidade, ar-condicionado digital, Smart
Entry, Push Start – sistema de partida sem chave, retrovisor interno
eletrocrômico, antena shark fin, acendimento automático dos faróis, painel de
instrumentos com tela TFT colorida de 4,2” , sistema de navegação GPS, TV digital, câmera
de ré, limpador do pára-brisa com sensor de chuva, banco do motorista com
regulagem elétrica e retrovisores externos eletrorretráteis.
Não falta falar de nada? Sim,
faltam as novidades que sempre provocavam choradeira de alguns consumidores e de
jornalistas do setor. Muita gente não se conformava com a falta de alguns
recursos eletrônicos que o modelo deveria ter, mas acalmai-vos, ó exigentes
criaturas, a Toyota os incluiu e
ainda tem um “bônus”: os itens de
segurança como o desejado Controle Eletrônico de Estabilidade (VSC), o amado Controle Eletrônico de
Tração (TRC) e o sempre querido
Assistente de Subida (HAC), e pra
não ter algum outro tipo de choro, dois airbags do tipo cortina foram incluídos
na linha toda, isso mesmo, de série, tá bom assim?
Se tá bom, que tal testar? Então
vamos ao contato com a máquina! O teste se dividiu em dois, uma parte urbana e
rodoviária para comprovar o melhoramento do novo isolamento e dos ajustes de
suspensão e um na pista, esse no kartódromo da Aldeia da Serra, onde os outros
sistemas inseridos no carro vão trabalhar como se deve.
Na primeira parte, caminho de
ida, a Marginal Pinheiros e a rodovia Castelo Branco são os rumos. Já dá pra
perceber que o carro ficou mais silencioso mesmo, com as janelas fechadas o
barulho externo quase não existe, é possível conversar sem precisar gritar. O
ruído de rolamento e do conjunto mecânico está muito mais baixo, nem parece que
o carro está ligado.
O desempenho mudou bastante, o Corolla 2018 agora é um carro mais “na mão”, sua direção não é mole nem dura demais, a suspensão e as novas rodas maiores garantem uma ótima empunhadura quando se dirige em condições de anda-pára-anda ou mesmo quando se pode desenvolver uma velocidade mais alta, como na estrada.
O desempenho mudou bastante, o Corolla 2018 agora é um carro mais “na mão”, sua direção não é mole nem dura demais, a suspensão e as novas rodas maiores garantem uma ótima empunhadura quando se dirige em condições de anda-pára-anda ou mesmo quando se pode desenvolver uma velocidade mais alta, como na estrada.
No nosso destino, o Kartódromo da
Aldeia da Serra, é a vez de se dar algumas voltas exagerando nas condições. Eu
dei 6 voltas, duas com o carro na função ECO
e 4 na função SPORT, são regulagens
diferente, mas com resultados muito parecidos. Nas duas primeiras, mesmo com
curvas mais fechadas e retomadas pouco amistosas, o carro não “embarriga” em nenhuma curva, controlar é
muito simples e seguro, os sistemas de tração e estabilidade agem fortemente em
todo o conjunto, isso garante a motoristas com menos experiência um conforto
enorme em situações de maior risco.
Já na posição mais nervosa,
parece outro carro. O Corolla 2018
tem uma retomada melhor e posso atacar mais as curvas, já dá pra frear mais
dentro e a retomada é surpreendentemente, por isso dei 4 voltas. Olha, fica
difícil tirar o carro do prumo, mesmo atrasando a freada e fazendo a aceleração
no meio da curva o modelo nem acha que está na pista.
Alguns pingos de chuva até vieram
para animar mais a festa, mesmo assim ele nem pensou em sair do traçado. É
outra pegada, é um carro mais esportivo sem perder a elegância e tem um
conjunto muito, mas muito mais equilibrado, não fica devendo quase nada aos
seus concorrentes mais metidos.
Voltando para São Paulo depois
dessa aventura agradável com um modelo que se reinventou, fiquei pensando nos
preços sugeridos pela Toyota para o novo modelo:
Modelo
|
Versão
|
Preço
público sugerido
|
Toyota
Corolla 2018
|
R$
69.690,00
|
|
1.8L GLi
Multi-Drive
|
R$
69.990,00
|
|
1.8L GLi
Upper Multi-Drive
|
R$
90.990,00
|
|
2.0L XEi
Multi-Drive
|
R$
99.990,00
|
|
2.0L XRS
Multi-Drive
|
R$
108.990,00
|
|
2.0L
Altis Multi-Drive
|
R$
114.990,00
|
Esse cavalheiro de 50 anos já fez
44 milhões de compradores felizes desde sua estréia no mundo que, aliás,
assiste ao nascimento de um deles a cada 15 segundos no planeta Terra, quer
entrar na vida de pelo menos 60 mil brasileiros esse ano nas 266
concessionárias que a Toyota deve
ter até dezembro, foi um dos pioneiros do Ciclo
Toyota que agora também aceita incluir o seguro no plano, 7 cores para escolher, 3 anos de
garantia e já está à venda desde o dia 24 com o slogan de ser “Insuperável”, uma característica de quem
nasceu para o sucesso.
Ficha Técnica
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