Aos 37 anos com motor de Ăºltima
geraĂ§Ă£o, o Novo Gol mais uma vez me surpreende, como aconteceu com o primeiro
modelo
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Volkswagen / Eduardo Abbas
Quando ele surgiu no começo dos
anos 1980 eu jĂ¡ era um consumidor de automĂ³veis, nĂ£o fazia idĂ©ia que esse seria
um dos maiores sucessos da montadora, impressionante saber que ele Ă© o primeiro
e Ăºnico carro brasileiro a ultrapassar a marca de 5 milhões de unidades
produzidas até hoje, superando o Fusca em
vendas, mas o que me deixa mais feliz Ă© ter feito parte deste sucesso
adquirindo durante esse tempo algumas unidades para uso pessoal.
A sua capacidade de renovaĂ§Ă£o e
adaptaĂ§Ă£o Ă s novidades tecnolĂ³gicas transformaram a mais solida base de um
carro nacional no maior mutante automotivo, ele estĂ¡ sempre na vanguarda, nĂ£o Ă©
possĂvel hoje imaginar uma frota nacional sem o Gol. E tome transformaĂ§Ă£o, agora ele empresta o motor de seu irmĂ£o
mais novo, o UP! para se tornar
muito mais eficiente e volta ao passado, com aquelas duas imensas portas que
inauguraram o modelo no Brasil.
Esse foi um teste mais demorado,
foram 20 dias com o objetivo de avaliar o carro em condições de cidade, afinal
de contas, sempre que se fala em comprar um Gol, a frase que vem Ă cabeça Ă© “economia de combustĂvel”, hoje os mais afrescalhados tratam como “eficiĂªncia energĂ©tica”, no fundo Ă© a
mesma coisa, quanto vamos rodar com um tanque de gasolina ou etanol? Mas nĂ£o
houve estrada? Sim, um pequeno trecho que na verdade foi sĂ³ para comprovar o desempenho
em condições de velocidade constante.
Claro que a cidade serĂ¡ SĂ£o Paulo
e seu trĂ¢nsito infernal, Ă s vezes ele colabora, mas em grande parte do tempo Ă©
uma dificuldade se locomover de uma regiĂ£o para outra. O modelo Trendline Ă© o de entrada, sem muitos
acessĂ³rios ou itens de conforto na sua origem (antigamente essa configuraĂ§Ă£o
era conhecida como “pĂ© de boi”), mas
o modelo que testei contava com dois itens opcionais: ar condicionado,
necessĂ¡rio nesse verĂ£o e Interatividade
'Media', que permite usar o hands free quando se precisa falar ao telefone.
Bom, vamos lĂ¡, abastecido com gasolina comum fui para as ruas, o motor 1.0l de trĂªs cilindros Total Flex, da famĂlia EA211, jĂ¡ Ă© um velho conhecido, Ă© o mesmo que equipa o UP! e tĂªm 999 cm³ de cilindrada, potĂªncia mĂ¡xima Ă© de 75 cv (55 kW) a 6.250 rpm com gasolina, e de 82 cv (60 kW) com etanol. Sua grande vantagem Ă© o torque mĂ¡ximo de 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol) em 3.000 rpm a 3.800 rpm, sendo que a partir de 2.000 rpm 85% jĂ¡ estĂ¡ disponĂvel. Sabe o que quer dizer isso? Em regimes baixos ele nĂ£o precisa de tanta força, por isso ele vive te solicitando para trocar as marchas para uma mais alta, o cĂ¢mbio de 5 velocidades tem relações mais longas e economizar combustĂvel Ă© inevitĂ¡vel. E nĂ£o significa ser manco, essa belezinha vai de0 a
100 km/h
em apenas 12,3 segundos (etanol).
Bom, vamos lĂ¡, abastecido com gasolina comum fui para as ruas, o motor 1.0l de trĂªs cilindros Total Flex, da famĂlia EA211, jĂ¡ Ă© um velho conhecido, Ă© o mesmo que equipa o UP! e tĂªm 999 cm³ de cilindrada, potĂªncia mĂ¡xima Ă© de 75 cv (55 kW) a 6.250 rpm com gasolina, e de 82 cv (60 kW) com etanol. Sua grande vantagem Ă© o torque mĂ¡ximo de 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol) em 3.000 rpm a 3.800 rpm, sendo que a partir de 2.000 rpm 85% jĂ¡ estĂ¡ disponĂvel. Sabe o que quer dizer isso? Em regimes baixos ele nĂ£o precisa de tanta força, por isso ele vive te solicitando para trocar as marchas para uma mais alta, o cĂ¢mbio de 5 velocidades tem relações mais longas e economizar combustĂvel Ă© inevitĂ¡vel. E nĂ£o significa ser manco, essa belezinha vai de
Andar em velocidades menores te
dĂ¡ oportunidade de usufruir tudo que o carro proporciona em conforto e
dirigibilidade, Ă© fĂ¡cil de manobrar em vagas pouco amistosas e a direĂ§Ă£o
hidrĂ¡ulica Ă© quase ou tĂ£o leve quanto uma elĂ©trica. Com isso, descobrir lugares na cidade fica mais simples e sua atenĂ§Ă£o nĂ£o precisa ser somente voltada ao
comando da mĂ¡quina. Foi assim que encontrei, escondido em Moema, um local onde
todos os domingos Ă© servido um brunch no sistema self service: o Pont des Arts, que fica na Avenida SabiĂ¡, 168.
Note que Ă© um local incrustado
entre prédios de apartamentos em uma rua calma do bairro da zona Centro-Sul da
cidade, a fachada deste ponto de eventos nĂ£o dĂ¡ idĂ©ia do que te espera lĂ¡
dentro, Ă© um local onde os filhos de duas e quatro pernas sĂ£o bem-vindos e tem
seu espaço reservado.
Evidentemente que parei para
fazer outro tipo de test drive, é um café colonial adaptado ao gosto do
brasileiro, principalmente o paulista, que desde setembro de 2015 pode
desfrutar a enorme variedade de comidas e bebidas Ă disposiĂ§Ă£o de quem no
domingo nĂ£o quer ter trabalho na cozinha e consegue emendar o cafĂ© da manhĂ£ com
o almoço e atĂ© esquecer o jantar, meu caso lĂ³gico!
Evidente que minha atraĂ§Ă£o Ă©
pelos pĂ£es de batata recheados com catupiri, pĂ£o de queijo e a tapioca com
trĂªs sabores salgados e dois doces. Mas tem tudo para todos os gostos,
incluindo os sucos detox, salgados de vĂ¡rios sabores, frios, queijos,
sobremesas e, quem ainda quer encarar algo mais substancioso, tem o tradicional
macarrĂ£o e escondidinho, tudo comandado e preparado pelo trio PatrĂcia/Marcel/Elzinha.
Aqui, evidentemente, nĂ£o houve a
menor preocupaĂ§Ă£o com eficiĂªncia energĂ©tica, muito menos qual o consumo de
kg/cal, mas voltando ao Novo Gol,
esse sim surpreendeu positivamente, sendo que dos 470 km rodados com o modelo,
90% foram em trechos urbanos, com o ar condicionado ligado e encarando
congestionamentos e vias de velocidade baixa.
Em rodovia foram alguns poucos
quilĂ´metros, que podem ser considerados “vias
rĂ¡pidas de deslocamento”, pois esse modelo de duas portas tem uma excelente
relaĂ§Ă£o custo-benefĂcio e em muitas das vezes, Ă© utilizado em frotas
comerciais onde ser rĂ¡pido, econĂ´mico e funcional Ă© fundamental. O Novo Gol conta com novos pĂ¡ra-choques,
novos farĂ³is e novas lanternas destacam as linhas horizontalizadas, incorpora
novidades tecnolĂ³gicas como vidros elĂ©tricos, travamento central, limpador,
lavador e desembaçador do vidro traseiro com temporizador, cinto de segurança
traseiro retrĂ¡til, rodas de 14 polegadas com pneus de baixa resistĂªncia ao
rolamento, alerta de nĂ£o-utilizaĂ§Ă£o do cinto de segurança e o instrumento
combinado que indica a marcha e a necessidade imediata da troca.
Ele nĂ£o tem computador de
bordo nesta versĂ£o, apenas indicador da quilometragem percorrida, medidor
de combustĂvel, conta-giros e temperatura, a conta do consumo Ă© sua, entĂ£o pode
fazer: foram 470 km
com meio tanque gasto, ou seja, 27,5 litros de gasolina, a média é de 17,09
km/l, tĂ¡ bom ou quer mais? Provavelmente vou ter que correr o dobro disso para
gastar metade do que comi no brunch, dĂ¡ pra perceber que o carro Ă© muito mais
econĂ´mico que o motorista que o conduz...
O Novo Gol Trendline 1.0 tem
3 anos de garantia completa, 5 anos da lataria, revisões planejadas,
financiamento direto, 7 cores, 4 tipos de opcionais, agendamento de test drive,
preço inicial sugerido de R$ 36.550 e aquela velha mania que perdura desde os
anos 80: surpreender esse velho e faminto jornalista.
Ficha técnica
0 ComentĂ¡rios