• VeĂ­culo foi projetado para promover uma experiĂªncia amigĂ¡vel ao usuĂ¡rio;
  • Sua InteligĂªncia Artificial avançada aprende com o motorista;
  • Novo veĂ­culo serĂ¡ testado no JapĂ£o nos prĂ³ximos anos.

Texto e fotos: Toyota

Imagine se os veĂ­culos do futuro fossem amigĂ¡veis e focados em vocĂª. Essa Ă© a visĂ£o por trĂ¡s do Concept-i da Toyota, anunciado ontem na CES - Consumer Electronics Show de 2017, em Las Vegas. O inovador carro conceito demonstra a visĂ£o da Toyota para o futuro: os veĂ­culos devem priorizar as pessoas.


O Concept-i foi criado em torno da filosofia do "calor cinĂ©tico", uma teoria que prega que a tecnologia de mobilidade deve ser acolhedora e, acima de tudo, divertida. O veĂ­culo foi desenhado pela CALTY Design Research, em Newport Beach; aliada Ă  tecnologia de usabilidade desenvolvida pelo Innovation Hub, em SĂ£o Francisco – laboratĂ³rios de desenvolvimento de tecnologia da Toyota, localizados na CalifĂ³rnia, EUA. Como resultado, o carro conceito foi criado com foco na construĂ§Ă£o de uma experiĂªncia de usuĂ¡rio imersiva. AlĂ©m disso, o Concept-i traz um avançado sistema de InteligĂªncia Artificial (IA) que antecipa as necessidades dos motoristas.


"Na Toyota, reconhecemos que a questĂ£o em relaĂ§Ă£o aos veĂ­culos do futuro nĂ£o Ă© se eles serĂ£o ou nĂ£o equipados com tecnologias automatizadas ou conectadas", diz Bob Carter, vice-presidente sĂªnior de operações automotivas da Toyota. "Para nĂ³s, o futuro Ă© sobre a experiĂªncia das pessoas que se envolvem com esses veĂ­culos. Com o Concept-i e o poder da InteligĂªncia Artificial, acreditamos que o carro do futuro poderĂ¡ interagir com a vida do motorista".

ConstruĂ­do em torno da relaĂ§Ă£o veĂ­culo e motorista
O coraĂ§Ă£o do Concept-i Ă© uma IA poderosa, que aprende com o motorista e constrĂ³i um relacionamento com ele. Mais do que apenas seguir padrões de caminhos e horĂ¡rios, o carro foi projetado para aprender com as emoções dos passageiros, mapeando os melhores caminhos por onde o motorista viaja. Essa combinaĂ§Ă£o dĂ¡ ao Concept-i uma capacidade excepcional de melhorar a qualidade de vida de seus usuĂ¡rios.


AlĂ©m disso, o conceito traz uma avançada tecnologia de direĂ§Ă£o autĂ´noma que, aliada Ă  IA, melhora a segurança da conduĂ§Ă£o - combinando estĂ­mulos visuais e tĂ¡ticos que diminuem o tempo de resposta do veĂ­culo. Os motoristas terĂ£o as opções de direĂ§Ă£o automĂ¡tica ou manual, de acordo com suas preferĂªncias, ao mesmo tempo em que o Concept-i monitora continuamente a atenĂ§Ă£o do motorista e as condições da estrada. O objetivo do novo veĂ­culo Ă© auxiliar o motorista a trafegar em condições cada vez menos perigosas.

Projetado para tornar a tecnologia mais humana
Para garantir que a tecnologia permaneça acolhedora e acessĂ­vel, os designers do laboratĂ³rio CALTY construĂ­ram o Concept-i de dentro para fora, pensando primeiro na interface do usuĂ¡rio, a IA apelidada de "Yui".
Yui foi desenhada para se relacionar com diferentes culturas ao redor do globo. O painel central Ă© o foco de Yui dentro do veĂ­culo, mas seu interior com linhas fluĂ­das que abraçam todos os ocupantes tambĂ©m foi projetado para aumentar a capacidade de comunicaĂ§Ă£o da InteligĂªncia Artificial. Yui usa luz, sons e atĂ© o toque para se comunicar com todos a bordo.


Na verdade, o Concept-i tenta evitar mostrar seus avisos e informações apenas na tela principal do console central. A comunicaĂ§Ă£o do motorista com Yui Ă© feita por meio de luzes coloridas e pequenas projeções, que sĂ£o posicionadas de acordo com a mensagem que estĂ¡ sendo passada. Luzes acenderĂ£o na coluna lateral para chamar a atenĂ§Ă£o do motorista, se outro veĂ­culo estiver no ponto cego do retrovisor, por exemplo. Essa nova tecnologia ajudarĂ¡ o motorista a manter sua total atenĂ§Ă£o na estrada.
O Concept-i tambĂ©m foi desenvolvido para reagir com o mundo ao seu redor. Yui aparece nos painĂ©is exteriores da porta para cumprimentar motoristas de outros veĂ­culos e pedestres, na medida em que eles se aproximam. A traseira do carro tambĂ©m Ă© interativa e avisa aos outros motoristas da estrada sobre a direĂ§Ă£o da prĂ³xima curva, ou mesmo se existe um perigo potencial Ă  frente. A parte dianteira sinaliza se o Concept-i estĂ¡ na direĂ§Ă£o automatizada ou manual.

Veja aqui o vĂ­deo divulgado sobre o Concept-i.
O Concept-i começarĂ¡ a ser testado no JapĂ£o nos prĂ³ximos anos.