TURISMO: O que esperar do Museu Subaquático de Arte de Cancun

Cerca de 500 esculturas antropomórficas, localizadas entre 3 e 7 metros de profundidade, podem ser visitadas nas águas cristalinas da Península de Yucatán

Texto e fotos: Consejo de Promoción Turistica

Um projeto ousado e bastante diferente ganhou vida em 2009, nas águas que banham Cancun, Isla Mujeres e Punta Nizuc, localizado junto ao Parque Nacional Marinho de Cancun. Trata-se do Museu Subaquático de Arte (MUSA), criado para mesclar arte e ciência ambiental e que hoje conta com cerca de 500 esculturas permanentes que formam a maior atração de arte artificial subaquática do mundo.


A ideia veio do escultor britânico Jason Taylor de Caires que questionou: se durante décadas navios afundados contribuíram para produzir os recifes de corais, por que não então usar esculturas? O material utilizado nas obras não polui o meio ambiente e favorece o crescimento de recifes de corais, preservando os animais que ali habitam e contribuindo para um turismo mais sustentável. É possível encontrar centenas de figuras antropomórficas debaixo d'água que se tornarão, juntas, nos próximos anos, um enorme recife.

Como visitar
Que tal ir a bordo de uma embarcação com fundo de vidro para avistar essas obras de arte? Ideal para ir com as crianças, você navegará pelas regiões subaquáticas mais lindas da região da Península de Yucatán e poderá apreciar as centenas de artes fixas.
Outra possibilidade é praticar snorkel pela Aquaworld. Alugue o equipamento ou leve o seu próprio, e nade pelas redondezas, apreciando a vida marinha e as curiosidades das esculturas - que variam de poses de figuras de pessoas sozinhas e em grupo, poses realizando atividades do cotidiano e até mesmo um fusca.
Os mais aventureiros encontram sua vez fazendo um mergulho de cilindro, ótimo para realizar fotos embaixo d'água cristalina. Tome cuidado para não encostar nas artes, visto que isso poderia degradar a escultura e retardar a formação de recifes de corais. Não esqueça de mergulhar sem óleos, hidratantes e protetor solar no corpo que irão poluir a água.

Idealizadores
O projeto foi fundado por Jaime González Cano, Diretor do Parque Nacional Marinho; Roberto Díaz Abraham, então presidente da Associação Náutica de Cancun; e o escultor inglês Jason de Caires Taylor.

Serviço
Endereço: Blvd. Kukulcan Km. 15.3, Zona Hotelera, Cancún (México)
Telefone: +52 998 206 0182
Horário: de acordo com a época do ano.
Eduardo Abbas. Tecnologia do Blogger.