• Captur tem pré-venda a partir do salão, vendas começam em fevereiro de 2017;
  • Koleos é o SUV premium de grande porte da marca;
  • SUV compacto urbano Kwid é apresentado em versão show car;
  • Novos motores 1.0 SCe e 1.6 SCe trazem mais economia com mais tecnologia.

Texto e fotos: Renault

O Salão Internacional do Automóvel de São Paulo é o palco para a apresentação de três SUVs: Captur, Koleos e Kwid.  A Renault traz, ainda, dois novos motores: 1.0 SCe (Smart Control Efficiency) de três cilindros e 1.6 SCe, que têm como destaques o baixo consumo de combustível e o prazer ao dirigir.
“Os três novos SUVs são fundamentais na nossa estratégia de continuidade de crescimento da Renault no Brasil. O novo design mundial da marca, aliado à conectividade para facilitar o dia a dia dos clientes, foram as prioridades no desenvolvimento destes produtos”, afirma Fabrice Cambolive, presidente da Renault do Brasil.


Nos últimos dois anos, a participação de mercado deste tipo de veículo praticamente dobrou no país, passando de 8% do total de carros comercializados para 15%.
Totalmente em linha com a nova identidade da Renault, os veículos têm carroceria musculosa, linhas bem marcadas, distância elevada do solo e balanços dianteiros e traseiros pequenos, oferecendo ótimos ângulos de entrada e saída.


O Salão do Automóvel marca o início da pré-venda do Captur, que chegará ao mercado em fevereiro do próximo ano. Além do design sensual e elegante com pintura biton, o veículo oferece o conforto de um verdadeiro SUV com um amplo espaço interno e contará com uma série de tecnologias que tornam a vida a bordo muito mais fácil por meio da conectividade e do acesso aos comandos do carro sem tirar a mão do volante. A lista de itens conta com controles eletrônicos de estabilidade e de tração, quatro airbags, assistente de partida em rampas, chave cartão “hands free”, retrovisores elétricos rebatíveis, entre outros itens de série.


Com o Koleos, mostrado recentemente no Salão de Paris, a Renault irá ofertar também um SUV premium de grande porte com alta tecnologia. Traz, entre outros equipamentos, alerta de ponto cego, sistema de áudio Bose e sistema multimídia com tela de 8,7”.


O Kwid, novo SUV compacto e urbano, completa a nova linha da Renault. O modelo apresentado ao público é o show car Kwid Outsider Concept, desenvolvido especialmente para o Salão de São Paulo pelo Renault Design América Latina (RDAL), com soluções que destacam a versatilidade e a robustez do veículo.


Com o know-how adquirido ao longo de uma vitoriosa história de 12 títulos mundiais da Fórmula 1, a Renault lança os motores 1.0 SCe e 1.6 SCe, que trazem uma série de novas tecnologias para garantir aos clientes economia de combustível e prazer ao dirigir. O novo motor 1.0 SCe, por exemplo, é um três cilindros, com bloco de alumínio, que traz duplo comando de válvulas variável e corrente de distribuição. O 1.6 SCe traz, assim como o 1.0 SCe, o sistema ESM (Energy Smart Management), tecnologia vinda da pistas para as ruas, que otimiza a recarga da bateria. Oferece também dispositivo Stop&Start nos modelos Sandero e Logan. Os novos motores são produzidos no Complexo Ayrton Senna, no Paraná.
“A redução no consumo de combustível chega até a 19% no motor 1.0 e a 21% no motor 1.6 em relação aos motores precedentes nos mesmos modelos. Tecnologias como o sistema ESM, também presente no 2.0 que foi recentemente atualizado, contribuem para esses excelentes resultados”, diz Márcio Melhorança, gerente geral de Engenharia Motores da Aliança Renault-Nissan.

Outras atrações


A esportividade também é um dos destaques do estande da Renault, que reúne atrações como um monoposto de Fórmula 1 R.S.16 da atual temporada, o superesportivo Renault Sport R.S. 01, que tem motor biturbo 3.6 V8 de 550 cv de potência, e o show car Sandero R.S. Grand Prix Concept, que foi desenvolvido pelo Renault Design América Latina (RDAL) em alusão à história de sucesso da marca nas pistas da Fórmula 1.


Outro show car, também desenvolvido no RDAL, é o Duster 4x4 Extreme Concept, baseado na versão 4x4 e preparado para caminhos bem radicais, com acessórios que reforçam seus principais atributos, como espaço interno, maior porta-malas da categoria, bem como a altura do solo e ângulos de entrada e saída, posicionando o Renault Duster como porta de entrada ao mundo SUV e o veículo ideal para amantes de trilhas 4x4.


Líder em veículos elétricos no mundo, com mais de 350 mil unidades vendidas, a Renault não poderia deixar de mostrar o compacto urbano ZOE, que acabou de ser mostrado no Salão de Paris, agora com maior autonomia, já que passou de 200 para 400 quilômetros, conforme ciclo europeu NEDC, e o city car Twizy, ideal para os grandes centros urbanos.


A Renault tem mantido uma presença contínua na Fórmula 1 há quase 40 anos. A marca inovou com o motor turbo na categoria, em 1977. Neste ano, a marca voltou às pistas da F1 como escuderia: Renault Sport Formula One Team, com o chassi Renault R.S. 16, que poderá ser visto de perto no Salão do Automóvel de São Paulo.