SALÃO DO AUTOMÓVEL - NISSAN - Com muitas novidades, Nissan mostra no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2016 que continua acelerando no Brasil


  • 12ª geração da picape Frontier é um dos destaques do estande;
  • Nissan Kicks ganha uma nova versão, a SV Limited, e nova opção de duas cores para avaliação do público;
  • Nissan Concept 2020 VGT: das telas dos vídeo games para a realidade;
  • March Special Edition e Versa Sportech mostram a versatilidade dos compactos produzidos em Resende (RJ).

Texto e fotos: Nissan

Mesmo após um ano intenso, com o lançamento de vários modelos e tecnologias novos, e com o patrocínio do maior evento esportivo do mundo, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, a Nissan acelera mais no 29º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, o maior e mais importante evento do setor da América Latina, que ocorre entre os dias 10 e 20 de novembro, no pavilhão do São Paulo Expo. Sob o seu conceito de Mobilidade Inteligente para todos os segmentos, a Nissan apresentará importantes produtos.


Os destaques da Nissan no Salão de São Paulo 2016
Nova Nissan Frontier
A 12ª geração da Nissan Frontier faz sua primeira aparição pública no mercado brasileiro. Com a reputação de forte e inteligente, a totalmente nova Frontier é a melhor picape já produzida pela Nissan em seus 80 anos de tradição nesse segmento. Além da modernidade, do design totalmente novo e robusto, a peça-chave dessa nova geração é a estrutura ainda mais resistente, com um chassi reforçado, quatro vezes mais durável, ao mesmo tempo que é mais leve e eficiente. Com oito barras transversais, conta um outro chassi sobreposto por dentro com soldas contínuas, chamado de duplo "C". Assim, o veículo fica ainda mais resistente às tensões da torção da carroceria.


Uma combinação de tecnologias permite extrair o máximo em desempenho no fora-de-estrada e garantir uma condução confortável, enquanto itens inéditos para o modelo estão a serviço do condutor. Entre eles, o Controle Automático de Descida (HDC) e o Sistema de Auxílio de Partida em Rampa (HSA). Ambos sistemas atuam automaticamente nos freios do veículo para controlar descidas íngremes ou saídas do carro da imobilidade em subidas. A picape está sendo mostrada na versão cabine dupla com tração 4x4 e que é equipada com o novo e moderno motor diesel 2.3 com duplo turbo, de 190 cavalos de potência.


Nissan Kicks SV Limited
O crossover global da Nissan, que vem fazendo sucesso no mercado brasileiro desde seu lançamento em agosto por conta do seu design de ponta, versatilidade e itens tecnológicos únicos, terá outra novidade que amplia a sua linha: a versão SV Limited. Prevista para estar à venda no mercado brasileiro a partir do fim de novembro, a nova opção do modelo mantém o mesmo design marcante e que chama a atenção por onde passa e diversos itens inovadores, como os bancos com tecnologia "gravidade zero"; painel TFT (único no segmento) com 12 telas que mostram informações de funções como computador de bordo, configurações do sistema de áudio, detalhes sobre economia de combustível e comandos para configuração do Estabilizador Ativo de Carroceria (Active Ride Control); além de ar-condicionado automático, sistema multimídia integrado ao sistema de navegação por GPS, ajuste de altura e profundidade da coluna de direção, sistemas ISOFIX e LATACH de fixação de cadeiras, entre outros.

Nissan Kicks "2-Tone"
O Nissan Kicks também aparece em uma versão que serve de estudo de tendência com nova opção de combinação de duas cores. Com carroceria na cor preta e teto cinza, a novidade está sendo avaliada para uma eventual produção em Resende. Antes do salão, aliás, a Nissan convidou internautas a votar em uma das quatro opções de duas cores apresentadas no Facebook e Twitter oficiais da marca para tentar adivinhar qual delas estaria no Salão. A ação foi a mais comentada e compartilhada na página oficial do Facebook da Nissan após os Jogos Olímpicos.


Nissan Concept 2020 Vision Gran Turismo
O Nissan Concept 2020 Vision Gran Turismo é um carro-conceito com um dos desenhos mais radicais já vistos. Criado para ser um modelo de vídeo game por designers da Nissan na Europa, inspirou engenheiros da Nissan no Japão a torna-lo realidade. Ele é parte do cultuado jogo Gran Turismo® 6 (GT6™), do console Sony PlayStation®. Esta versão do modelo foi revelada ano passado no Salão do Automóvel de Tóquio.

Nissan March Special Edition
O compacto produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) mostra sua versatilidade em uma versão muito especial: a Special Edition. Com foco na esportividade e no acabamento premium, trata-se de um ensaio de estilo que tem, entre outros itens, a carroceria pintada em vermelho e o teto e colunas em preto, mesma cor usada nos retrovisores com luzes de direção integradas. As rodas são calçadas em pneus de perfil esportivo. Os para-choques ganham um desenho inédito com um perfil mais esportivo e agressivo e, na traseira, o carro conta com um aerofólio. Esta versão especial é mais um ensaio de estilo desenvolvido pelo Nissan Design America Rio (NDA-R), que foi aberto No Rio de Janeiro em 2013 para contribuir para os futuros projetos da marca.

Nissan Versa Sportech
Da criatividade da equipe do estúdio-satélite de design do Rio também nasceu o Nissan Versa Sportech, que traz itens estéticos que deixam o modelo mais esportivo. Na frente, o para-choque com desenho especial deixa o carro com aparência mais baixa, bem ao estilo esportivo, enquanto a lateral ganha saias. As rodas escurecidas em tom metálico são calçadas em pneus de perfil baixo. O interior traz acabamento de couro nos bancos, com padrão exclusivo.


Nissan GT-R 2017
O "Godzilla" estará no estande da Nissan pela primeira vez como um modelo da linha da marca no Brasil. O superesportivo japonês agora é importado oficialmente. Com visual renovado tanto por fora quanto por dentro, o GT-R 2017 teve também os principais itens de performance da condução aprimorados, entre eles o chassi reforçado e o motor biturbo V6 3.8 24V, com 572 cv, 20 cavalos a mais que o modelo anterior.
Eduardo Abbas. Tecnologia do Blogger.