O Parque Eólico da Honda Energy do Brasil comemora, em novembro, dois anos de funcionamento e comprova o acerto de uma iniciativa inédita na indústria automotiva nacional

Texto e fotos: Honda

Motivada pelo compromisso da fabricante em assegurar o bem-estar das futuras gerações, a Honda construiu um parque eólico próprio e passou a incorporar energia limpa e renovável na fabricação de seus automóveis, deixando uma mensagem positiva sobre a viabilidade de processos produtivos sustentáveis, que reduzem a emissão de poluentes no meio ambiente.


O empreendimento já registrou geração acima de 125.000 MWh e permitiu que mais de 12.415 toneladas de CO2 deixassem de ser emitidos no meio ambiente. Durante a 29ª edição do Salão do Automóvel, uma réplica dos aerogeradores da Honda Energy do Brasil estará exposta no estande.
O parque eólico da Honda, situado em Xangri-Lá (RS), produz energia suficiente para atender toda demanda de energia elétrica do complexo de Sumaré, interior de São Paulo, onde se localizam a sede administrativa da marca na América do Sul, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Honda na região, além da fábrica de automóveis, que opera, atualmente, em sua capacidade produtiva plena de 120 mil veículos ao ano. O fornecimento de energia também alcança o escritório da marca no Morumbi, na capital paulista. O edifício de 26.000 m2 possui seis pavimentos e dois níveis de subsolo e é a sede da Honda Serviços Financeiros (HSF) - operação composta pelo Banco Honda, o Consórcio Honda e Seguros Honda, além de abrigar as áreas relacionadas às vendas de motocicletas e produtos de força.