A capital chilena reĂºne uma sĂ©rie de atrações turĂ­sticas e hĂ¡ opções de hospedagem para quem pretende passar o Natal e o Ano Novo por lĂ¡

Texto e fotos: Hotel Galerias

Santiago do Chile Ă© aquela cidade que todo mundo tem um roteiro de cabeça ou conhece alguĂ©m que jĂ¡ esteve por lĂ¡, principalmente por conta da temporada de inverno, quando as estações de esqui recebem um nĂºmero significativo de brasileiros. Mas a capital chilena vai muito alĂ©m da neve, a começar pela belĂ­ssima proximidade com Cordilheira dos Andes, que emoldura a cidade, e a chance de entrar em contato com a cultura do paĂ­s, sua gastronomia e realizar tours nos principais cartões postais. Tudo isso a apenas 4 horas de aviĂ£o de SĂ£o Paulo. Confira abaixo:

1 - PLAZA DE ARMAS
É o “coraĂ§Ă£o da cidade”, onde chilenos e turistas se encontram todos os dias. A regiĂ£o abriga os principais edifĂ­cios histĂ³ricos da capital como o PalĂ¡cio Presidencial de La Moneda, a Catedral Metropolitana, o prĂ©dio da Prefeitura de Santiago, o Correio Central, a Casa Colorada, o Museu de Santiago, o antigo prĂ©dio do Congresso Nacional, a Real Casa de Aduanas, o Museu PrĂ©-Colombiano, o Tribunal de Justiça, o PalĂ¡cio da Corte Real e o Museu HistĂ³rico Nacional. Ufa! Atrações para um dia inteiro!  Plaza de Armas, Santiago.

2 - MERCADO CENTRAL
Bateu a fome? O Mercado Central Ă© um monumento histĂ³rico que oferece o melhor da comida chilena, principalmente os sabores do Oceano PacĂ­fico, que banha o paĂ­s de norte a sul. Ele tambĂ©m estĂ¡ prĂ³ximo da Plaza de Armas e Ă© uma parada perfeita para repor ar energias na hora do almoço, se vocĂª vai passar o dia na regiĂ£o. San Pablo, 967.

3 - CERRO SAN CRISTOBAL E CASA DE PABLO NERUDA
Localizado no bairro boĂªmio de Bellavista, o Cerro San Cristobal oferece vista panorĂ¢mica da cidade de Santiago com a Cordilheira do Andes ao fundo, alĂ©m de ser um local sagrado, onde estĂ¡ a estĂ¡tua da Virgem da Imaculada ConceiĂ§Ă£o, com 22,5 m de altura, do pedestal ao topo. A subida Ă© por meio de um bondinho centenĂ¡rio, chamado pelos chilenos de funicular, ou de bicicleta, passeio este que os santiaguinos adoram. No meio do percurso hĂ¡ uma parada, para quem quer conhecer o zoolĂ³gico da cidade.  Pertinho dali, a duas quadras da entrada do funicular, fica a Casa Museo La Chascona, onde morou o famoso poeta chileno Pablo Neruda. Fernando MĂ¡rquez de La Plata, 0192.


4 - VALLE DE COLCHAGUA
Se tem um lugar dessa lista que vai agradar a todos, esse lugar Ă© a VinĂ­cola Santa Cruz, localizada no Valle de Colchaga, a apenas duas horas de Santiago e a primeira regiĂ£o chilena a começar o cultivo de uvas e a fabricaĂ§Ă£o de vinhos. LĂ¡, Ă© obrigatĂ³rio o turista começar com um dos diferentes tours que sĂ£o oferecidos pela vinĂ­cola, conhecendo todo o processo de fabricaĂ§Ă£o do vinho. Mas hĂ¡ muito mais para se fazer! A vinĂ­cola oferece um passeio de telefĂ©rico atĂ© o topo do Cerro ChamĂ¡n, de onde Ă© possĂ­vel apreciar o monumento Puerta del Sol e observar algumas caracterĂ­sticas das culturas indĂ­genas Mapuche, Aymara e Rapa Nui. Se a noite cair, a programaĂ§Ă£o Ă© a visita ao ObservatĂ³rio AstronĂ´mico Cerro ChĂ¡man, que abriga um museu de meteoritos. Mas quem tem medo de altura pode optar por conhecer o Museu do AutomĂ³vel, prĂ³ximo da entrada da vinĂ­cola, que exibe uma coleĂ§Ă£o de carros antigos mostrando um pouco da evoluĂ§Ă£o automotiva no tempo e sua relaĂ§Ă£o com o desenvolvimento social do paĂ­s. Depois de tanta atividade, melhor dar uma parada no restaurante da VinĂ­cola Santa Cruz para mais um pouco de vinho, dessa vez acompanhado de diversos tipos de empanadas ou do tradicional “pastel de choclo” (torta de milho verde). Fundo El Peral s/n.

5 - SKY COSTANERA
É o prĂ©dio mais alto da AmĂ©rica Latina, com 300 metros de altitude e uma vista de 360 graus de Santiago a partir do mirante localizado no Ăºltimo andar. SĂ£o 61 andares mais um lance de escada rolante para chegar ao topo, mas uma boa parte do trajeto pode ser feito em menos de um minuto por meio dos elevadores. O prĂ©dio Ă© integrado ao complexo do shopping Mall Costanera Center, localizado no bairro da Providencia, que recebeu o apelido de “Sanhattan”, uma mescla de Santiago com Manhattan, por conta dos arranha-cĂ©us modernos que caracterizam o bairro mais cosmopolita da cidade. AndrĂ©s Bello, 2425.

Onde se hospedar em Santiago?


HOTEL GALERIAS
Localizado no centro de Santiago, onde estĂ£o as principais atividades comerciais e culturais da cidade, o Hotel Galerias Ă© a opĂ§Ă£o para quem pretende entender melhor a dinĂ¢mica do lugar e o estilo da capital chilena. A hospedagem oferece piscina ao ar livre, bar de vinhos, passeios culturais e gastronomia internacional e chilena, inspirada na rica tradiĂ§Ă£o de sabores da terra e do mar. San Antonio, 65.


O Hotel Galerias tambĂ©m oferece pacotes de Natal e RĂ©veillon para quem quer unir as delĂ­cias de Santiago e regiĂ£o com as das festas de fim de ano.


Serviço
Hotel Galerias
San Antonio, 65 - Santiago, RegiĂ³n Metropolitana - Chile
Contato: 56 224707400