• ContiPremiumContact 5 e o ContiEcoContact 5 tĂªm desempenho superior na etiqueta do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE);
  • ClassificaĂ§Ă£o por estrelas desenvolvida pela marca alemĂ£ tem por objetivo facilitar a escolha do pneu mais adequado para cada perfil de consumidor;
  • As estrelas da Continental vĂ£o alĂ©m dos critĂ©rios de desempenho identificados pelo PBE.

Texto e fotos: Continental

No momento em que entra em vigor o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), a Continental, uma das maiores fabricantes de pneus e integrante de um dos maiores grupos automotivos do mundo, apresenta os modelos ContiPremiumContact 5 e o ContiEcoContact 5, dois dos destaques de seu portfolio de passeio premium para o mercado brasileiro.


ReferĂªncia de desempenho em piso molhado com nota A na etiqueta do PBE, o ContiPremiumContact™5 conta com avançadas tecnologias como Macro-Blocks,  blocos maiores que permitem excepcional dirigibilidade e aderĂªncia, mesmo em situações extremas, em funĂ§Ă£o da maior Ă¡rea de contato nas curvas. Blocos 3D ampliam a Ă¡rea de contato, entregando a aderĂªncia necessĂ¡ria para uma frenagem segura, enquanto a nova geometria dos sulcos se encarrega do escoamento da Ă¡gua mesmo em altas velocidades, gerando um canal para a passagem da Ă¡gua.
De acordo com Elias Nogueira, supervisor comercial de desenvolvimento de produto da Continental Pneus, "uma das situações mais crĂ­ticas de direĂ§Ă£o ocorre quando a pista estĂ¡ molhada. A mistura da Ă¡gua com a sujeira e a oleosidade compromete o contato do pneus com o solo, criando o cenĂ¡rio ideal para a perda do controle do veĂ­culo. Avaliado como A por seu excepcional desempenho em pisos molhados, o ContiPremiumContact 5 entrega total segurança nas frenagens em condições adversas”.
JĂ¡ o ContiEcoContact  5, com nota B na etiqueta do PBE, Ă© o destaque da Continental em eficiĂªncia energĂ©tica e foi desenvolvido em parceria com as montadoras para vencer o duplo desafio de reduzir o consumo de combustĂ­vel e a emissĂ£o de CO2. Vale lembrar que os pneus  sĂ£o responsĂ¡veis por atĂ© 20% do consumo de combustĂ­vel de um veĂ­culo.
“As tecnologias embarcadas no ContiEcoContact 5 permitem que o pneu rode mais “frio”, ou seja, com uma absorĂ§Ă£o mĂ­nima de energia em forma de calor, reduzindo a resistĂªncia ao rolamento. Isso reduz o consumo de combustĂ­vel e diminui a  emissĂ£o de CO₂”, explica Elias Nogueira.

ClassificaĂ§Ă£o ContiStars - A  etiqueta do PBE Ă© um Ă³timo indicador em relaĂ§Ă£o Ă  resistĂªncia ao rolamento, Ă  aderĂªncia em piso molhado e ao nĂ­vel de ruĂ­do externo, mas Ă© muito importante lembrar que o projeto de um pneu leva em conta muitos outras caracterĂ­sticas de desempenho tambĂ©m relevantes para o consumidor, tais como robustez, desempenho no seco e quilometragem. Por isso, a Continental Pneus estĂ¡ introduzindo no Brasil o sistema de classificaĂ§Ă£o por estrelas (ContiStars).
“Ele contribui para que o consumidor escolha o pneu mais adequado ao seu perfil, pois cada pessoa se relaciona da uma forma diferente com o seu veĂ­culo e tem um estilo prĂ³prio de conduĂ§Ă£o. Os que dirigem mais esportivamente buscam um desempenho excepcional no seco ou no molhado. HĂ¡ os que querem maior conforto e aqueles que priorizam o consumo de combustĂ­vel e um menor impacto ambiental. As estrelas da Continental auxiliam a compra do pneu certo para cada um deles. Independente do atributo no qual o pneu mais se destaca, a segurança Ă© prioridade em todos os nossos modelos”, pondera Elias Nogueira.
Os pneus ContiPremiumContact 5 e ContiEcoContact 5 estĂ£o disponĂ­veis no Brasil nas principais medidas do aro 14 ao 17. A classificaĂ§Ă£o por estrelas da Continental Pneus pode ser conferida em detalhes no endereço www.conti.com.br.