Após lançamento no Salão do Automóvel, novo BMW M140i estreia nas concessionárias do País


  • Versão 2017 do hatch esportivo traz novo motor de seis cilindros mais potente;
  • Compacto chega ao País com preço sugerido de R$ 267.950,00.

Texto e fotos: BMW Group

Lançado oficialmente no 29º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, realizado este mês, o BMW M140i faz sua estreia diante das vitrines do País nesta semana. O hatchback esportivo, que estreou em meados deste ano na Europa, chega à rede de concessionárias autorizadas da BMW com preço sugerido de R$ 267.950,00. E, entre as principais novidades do BMW M140i, disponível com cinco portas, está o novo motor TwinPower Turbo, de seis cilindros em linha, 3.0 litros, a gasolina, capaz de desenvolver 340 cv de potência máxima, totalizando um ganho de 14 cv em relação ao motor que equipa a versão anterior do modelo. Porém, os benefícios não se restringem apenas ao aumento da potência. O novo seis cilindros conta com aprimoramentos referentes ao consumo de combustível e nível de emissões.


Em termos de desempenho, a nova geração do motor TwinPower Turbo proporciona uma aceleração mais ágil e rápida em comparação às unidades anteriores do BMW Série 1 M Performance. Agora, o conjunto motriz é capaz de fazer com que o BMW M140i acelere de 0 (zero) a 100 km/h em 4,6 segundos – um ganho de 0,3 segundos mais rápido que o modelo anterior –, com níveis de consumo e emissões até 7% menores.
A nova geração do motor TwinPower Turbo se destaca das demais graças às suas respostas instantâneas, vigor em altas rotações e eficiência de consumo exemplar. Sua entrega de potência dinâmica é acompanhada de um belo e intenso ronco característico de um motor seis cilindros BMW. Sua estrutura conta com cárter e cabeçotes feitos de alumínio, além de um novo isolamento acústico. A sobrealimentação do turbocompressor TwinScroll, integrado a um coletor de escape em aço fundido, é extremamente eficiente devido ao seu formato compacto e à presença de um intercooler indireto.
O sistema de variação do tempo de abertura das válvulas Valvetronic, de última geração, fornece um controle de carga particularmente preciso, melhorando a capacidade de resposta e eficiência do motor. E associada à mais recente atualização da tecnologia M TwinPower Turbo está o sistema de comando de válvulas variável duplo-Vanos para admissão e escape. Também contribuindo para selar o equilíbrio excepcionalmente fino entre o prazer na condução e o consumo de combustível para este conjunto estão a bomba d'água, que opera sob demanda, uma bomba de óleo de vazão variável, direção elétrica, função Auto Start Stop, regeneração de energia dos freios e diversas outras soluções desenvolvidas sob a bandeira da BMW EfficientDynamics.
Outro atributo que faz com que o novo motor entregue uma aceleração extremamente dinâmica é o fato de ele gerar força em uma ampla faixa de rotações. A nova unidade motriz tem torque máximo de 500 Nm, entre 1.520 e 4.500 rpm, e uma potência máxima de 340 cv a 5.500 rpm.
As inovações tecnológicas desenvolvidas para aumentar o prazer na condução e aperfeiçoar a eficiência também residem no trabalho em transferir a potência do motor para as rodas traseiras. A transmissão esportiva Steptronic, de oito velocidades, é capaz de realizar múltiplas reduções de marcha, proporcionando trocas mais dinâmicas e respostas particularmente ágeis para manobras de aceleração. O câmbio também dispõe de hastes atrás do volante para trocas de marcha (Paddle Shifts). O Controle de Partida (Launch Control) é capaz de entregar uma aceleração otimizada da sem perda de tração. Neste caso, a gestão da transmissão atua em conjunto com o sistema de navegação do veículo, analisando a situação de acordo com o perfil de condução e determinando o momento ideal para as mudanças de marcha.
Assim como sua tecnologia de motorização, os pacotes de equipamentos do BMW M140i são voltados à melhoria do desempenho e a proporcionar uma melhor experiência ao volante. Ele conta com suspensão esportiva M adaptável e rebaixada em 10 milímetros, controles de estabilidade e tração, faróis full-LED adaptativos, conjunto de freios M Sport e direção esportiva variável com função Servotronic.
As rodas são de liga leve, medem 18 polegadas e exibem design exclusivo com cinco raios duplos. Já o kit aerodinâmico inclui capas dos espelhos retrovisores de acabamento em cinza metálico M Performance. A gama de cores externas oferece sete tonalidades diferentes, sendo uma opção sólida (Branco Alpino) e outras seis metálicas (Preto Safira, Cinza Mineral, Vermelho Melbourne, Prata Glacier, Laranja Valencia e Azul Estoril).
O interior do hatch traz bancos esportivos em couro Dakota – com ajustes elétricos e de lombar, acabamentos em alumínio escovado e volante M revestido de couro, sistema de som Harman Kardon com 12 alto falantes e potência de 360W, sistema de navegação Professional com iDrive Touch Controler, Comfort Access, câmera de ré e sensores de chuva, com acionamento automático dos faróis baixos, e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro. Integram ainda o pacote o ar-condicionado automático digital dual zone e o teto solar elétrico.
Eduardo Abbas. Tecnologia do Blogger.