3 ilhas, muitas opções e o calor do Caymankind

Texto e fotos: Cayman Islands Department of Tourism

O arquipĂ©lago das Ilhas Cayman Ă© um territĂ³rio ultramarino britĂ¢nico no Caribe formado por trĂªs ilhas: a Grand Cayman, que Ă© a maior de todas; a Cayman Brac; e a Little Cayman. O idioma oficial Ă© o InglĂªs, a moeda local Ă© o Cayman dĂ³lar (KYD) e a sua localizaĂ§Ă£o Ă© muito conveniente para os brasileiros assĂ­duos de Miami, pois as ilhas ficam a pouco mais de uma hora de vĂ´o da cidade.


As Ilhas Cayman se destacam por nĂ£o serem uma opĂ§Ă£o all-inclusive no Caribe, Ă© um destino onde os visitantes sĂ£o encorajados a imergir na cultura local em busca de experiĂªncias, seja relaxando na praia ou em um spa, fazendo compras ou aproveitando uma das mais de 200 opções de restaurantes – nĂºmero que impressiona quando comparado ao tamanho das ilhas. AlĂ©m disso, a Ă³tima qualidade de serviço e da comida, rendem ao destino a fama de capital gastronĂ´mica do Caribe.
A qualidade dos serviços em Cayman Ă© unanimidade no Caribe, e a razĂ£o disso Ă© o Caymankind – a gentileza caimanesa, em traduĂ§Ă£o livre. O povo caimanĂªs Ă© conhecido como o mais acolhedor da regiĂ£o por seu sorriso e gentileza marcantes, sendo o Caymankind um dos tesouros das ilhas e da cultura local. Uma curiosidade Ă© que mais de 135 nacionalidades convivem nas ilhas, e toda essa diversidade de nações promove uma experiĂªncia cultural rica, cosmopolita e inesquecĂ­vel aos seus visitantes.


Uma ilha cosmopolita para aproveitar a gastronomia, as compras e os passeios. Grand Cayman Ă© a maior das trĂªs ilhas, sĂ£o cerca de 197 km² de Ă¡rea com aproximadamente 35 quilĂ´metros de comprimento e 6 quilĂ´metros de largura. Para termos de comparaĂ§Ă£o, Ă© quase o dobro da ilha de Manhattan, em Nova York.
A maioria dos hotĂ©is de rede estĂ£o concentrados nessa ilha, taĂ­s como o The Ritz-Carlton, o Grand Cayman Marriott Beach Resort, o The Westin Grand Cayman Seven Mile Beach Resort & Spa e o  Wyndham Grand Cayman Reef Resort. Grand Cayman abriga a capital do paĂ­s, a cidade de George Town, com muitas das melhores opções comerciais e gastronĂ´micas de todo o Caribe. Uma Ă³tima opĂ§Ă£o para quem quer fazer compras Ă© a regiĂ£o de Camana Bay que conta com algumas das principais lojas locais. As Ilhas Cayman sĂ£o tax free – isentas de impostos –, excelente para compras de artigos finos como relĂ³gios, jĂ³ias, Ă³culos e perfumes de grandes marcas.
A praia mais badalada em Grand Cayman Ă© a Seven Mile Beach, extensa e de Ă¡gua cristalina onde ficam os principais resorts e restaurantes internacionais. Do outro lado da baia estĂ¡ Rum Point, na costa norte, o lugar ideal para praticar snorkel, descansar nas redes, relaxar na areia sob a sombra das Ă¡rvores e tomar os melhores drinks em um ambiente mais casual.


Para chegar a esse santuĂ¡rio natural Ă© preciso pegar um voo em Grand Cayman, leva cerca de 30 minutos para cruzar os 143 quilĂ´metros que separam as ilhas. A distĂ¢ncia compensa para aqueles que buscam contato com a vida selvagem, praticamente intacta ao longo dos anos. Com um valioso patrimĂ´nio terrestre e marĂ­timo pronto para ser desbravado pelos viajantes mais aventureiros, em trilhas e cavernas imponentes. A ilha mede cerca de 19 quilĂ´metros de comprimento e 2 quilĂ´metros de largura, com Ă¡rea de aproximadamente 36 km² e seu ponto mais alto estĂ¡ a 46 metros acima do nĂ­vel do mar. A observaĂ§Ă£o de pĂ¡ssaros, o mergulho esportivo e o snorkel sĂ£o as principais atrações dessa ilha.
O voo atĂ© Cayman Brac operado pela companhia local, Cayman Airways, Ă© uma atraĂ§Ă£o Ă  parte por proporcionar uma vista aĂ©rea impressionante. As passagens nĂ£o sĂ£o caras e Ă© muito comum encontrar moradores locais que vĂ£o de uma ilha Ă  outra para descansar ou trabalhar. É possĂ­vel percorrer essa ilha em algumas horas e voltar Ă  Grand Cayman no mesmo dia, embora muitos visitantes prefiram passar uma noite para vivenciar o local em sua plenitude.


Privacidade, experiĂªncias de mergulho e luxo na medida certa Ă© o que define Little Cayman, a menor das trĂªs ilhas. Destino preferido dos fotĂ³grafos, amantes da natureza e mergulhadores profissionais do mundo inteiro, a ilha estĂ¡ situada a oito quilĂ´metros ao oeste de Cayman Brac com cerca de dezesseis quilĂ´metros de extensĂ£o e um pouco mais de um quilĂ´metro e meio de largura, sua Ă¡rea total Ă© de cerca de 26 km².
Little Cayman tem menos de 170 moradores e oferece muita privacidade aos seus visitantes, Ă© como estar em uma ilha particular. O luxo estĂ¡ nos hotĂ©is, muitos sĂ£o administrados pelos prĂ³prios donos que se preocupam em oferecer a cada viajante uma experiĂªncia personalizada e uma estrutura Ă³tima para quem deseja praticar mergulho, tanto para mergulhadores experientes quanto para iniciantes.
Todos os restaurantes da ilha desfrutam de uma vista impressionante que, associada Ă  experiĂªncia gastronĂ´mica, proporciona momentos de luxo inesquecĂ­veis. O voo entre Cayman Brac e Little Cayman provavelmente serĂ¡ o mais curto que vocĂª jĂ¡ experimentou, com apenas 5 minutos de duraĂ§Ă£o via Cayman Airways.
As Ilhas Cayman sĂ£o o novo destino que os Brasileiros precisam visitar para conhecer um Caribe diferente, cosmopolita, seguro e com muito Caymankind.