• O maior e mais versátil modelo da MINI em seus 57 anos de história chegará ao Brasil no segundo semestre de 2017;
  • Seu desenvolvimento, concluído recentemente, traduz avanços consideráveis em termos de espaço, funcionalidade, esportividade e características premium;
  • MINI Countryman traz assistente pessoal de mobilidade e ajuda motorista a não esquecer de objetos perdidos.

Texto e fotos: BMW Group

A nova geração do MINI Countryman acaba de alçar uma posição única entre seus concorrentes diretos do mercado premium. Tudo graças ao seu design poderosamente expressivo, formas externas voltadas para garantir eficiência de consumo e emissões, agilidade de condução inigualável, e à versão mais recente do sistema de tração nas quatro rodas ALL4, capaz de garantir uma dirigibilidade prazerosa e que vai além das estradas asfaltadas. Além disso, o novo MINI Countryman é o primeiro modelo da marca a ser disponibilizado com motorização híbrida plug-in, que equipa a inédita versão MINI Cooper S E Countryman ALL4.


Com lançamento confirmado para o Salão de Los Angeles, nos Estados Unidos, no próximo dia 18 de novembro, e chegada ao mercado europeu em fevereiro de 2017, o novo MINI Countryman também será comercializado em outros mercados além da Europa a partir de março. No Brasil, o novo MINI Countryman será lançado no segundo semestre de 2017.

20 centímetros mais longo que o antecessor
O novo MINI Countryman é cerca de 20 centímetros mais longo que seu antecessor e cerca de 3 cm mais largo. Sua distância entre eixos foi ampliada em 7,5 cm. Este crescimento resulta em um aumento significativo do espaço para cinco ocupantes, bem como no claro incremento da capacidade e versatilidade para acomodar bagagens. O assento do motorista, em posição elevada, garante uma visibilidade excelente e um prazer ao volante sem igual. Seus encostos são rebatíveis na proporção 40:20:40. Ele também proporciona um ângulo de inclinação variável, de modo a oferecer conforto e espaço adicional de armazenamento na parte traseira. A capacidade do porta-malas é de 450 litros, podendo ser ampliado, quando necessário, para um volume total de 1.309 l – 220 l a mais que o modelo anterior.

MINI Countryman: um modelo de sucesso de origem tradicional
A denominação do modelo faz com que a nova geração do MINI Countryman esteja firmemente enraizada na tradição da marca britânica. Uma variante particularmente versátil do clássico MINI chegou a ostentar o mesmo nome já na década de 1960: o Austin Seven Countryman. Ele, assim como o Morris Mini-Traveller, com seu design idêntico, possuía um interior muito versátil, e alcançou status 'cult' conservado até os dias atuais, graças à versão com painéis feitos de madeira, popularmente conhecida como Woody. Quando foi lançado, em 2010, o MINI Countryman também oferecia outras formas de desfrutar do prazer na condução, característica da marca. Foi o primeiro MINI com quatro portas, cinco lugares e que registrou mais de 540 mil unidades vendidas em todo o mundo.


Proporções poderosas, caráter robusto
A nova geração do MINI Countryman vai ainda mais longe em termos de versatilidade, agilidade e caráter premium. Graças às suas proporções poderosas, o modelo exibe uma presença particularmente distinta. Sua aura inconfundível é definida por uma distância em relação ao solo maior e pela posição de dirigir elevada, ainda mais enfatizada pelo visual externo e pelos racks para bagagem no teto. Os contornos precisos sobre as superfícies criam um jogo atraente de luz e sombra e que ressaltam as formas atléticas do carro, além da orientação vertical da carroceria. A gama de cores da carroceria inclui opções nas tonalidades Island Azul e Marrom Chestnut, ambas oferecidas pela primeira vez em um MINI. "Fundamentalmente, o novo MINI Countryman cresceu em tamanho. Mas ainda foi possível manter as proporções típicas de um MINI", explica Julius Schluppkotten, Gerente de Projeto do MINI Countryman.
Numerosos elementos de design específicos do modelo, como a marcante linha de teto, que lembra um capacete, as luzes traseiras verticais, a grade do radiador hexagonal e os grandes faróis foram submetidos a um desenvolvimento evolutivo. A luz indicadora de direção (pisca), posicionada nas laterais, apresenta forma de seta. Já as barras do teto, de alumínio acetinado, combinam com a parte superior das soleiras prateadas, dando assim uma maior ênfase visual à altura do veículo. As linhas horizontais dominam a parte traseira, com o conjunto óptico disposto verticalmente e fornecendo um contraste atraente.

Faróis de LED com anel de iluminação diurna periférica
O contorno marcante dos faróis de formato circular é outra característica típica da marca. Suas linhas ligeiramente assimétricas, arredondadas e distintas combinam com perfeição à grade do radiador para criar uma vista frontal inconfundível. Os faróis auxiliares, de série, estão integrados às tomadas de ar. Conjuntos equipados com LED são oferecidos em algumas versões e pela primeira vez estão integrados ao redor dos faróis.


Mais espaço para um ambiente premium
No interior do Novo MINI Countryman é evidente o aumento de espaço em um ambiente premium, assim como o painel e o moderno conceito de condução refletem os avanços alcançados com a mudança da geração. Tanto o condutor quanto o passageiro desfrutam de mais espaço para a cabeça e os ombros, assim como a maior amplitude de ajustes dos assentos. Nas versões mais equipadas será disponibilizada a regulagem elétrica do assento do motorista e do acompanhante, incluindo função de memória no do condutor. As colunas estreitas da carroceria e a posição elevada dos assentos proporcionam uma ótima visibilidade ao manobrar o veículo. A traseira do novo MINI Countryman conta com três assentos individuais. O ângulo de abertura das portas traseiras aumentou em comparação ao do modelo anterior e, agora, permitem acesso mais fácil e cômodo ao habitáculo. Além disso, o espaço para as pernas está mais generoso.
A grande capacidade para acomodar objetos também contribui para otimizar a funcionalidade do veículo. Tanto nas portas dianteiras quanto nas traseiras é possível acomodar garrafas de até 1 litro. Todo o console central, que se estende desde o painel de instrumentos, possui uma bandeja porta-objetos integrado e dois suportes para copos na frente da alavanca de câmbio. "O interior do novo MINI Countryman enfatiza a adequação do carro para famílias como um veículo principal. A sensação de exclusividade interna também foi significativamente melhorada", explica Julius Schluppkotten.

Design característico da posição de condução
Com uma estrutura horizontal distinta, linhas alargadas e superfícies com dimensões generosas, o desenho característico do cockpit realça o caráter robusto do novo MINI Countryman. Além dos materiais de alta qualidade e acabamento irretocável, comandos modernos e ergonomicamente posicionados contribuem para um ambiente exclusivo. O painel central circular, outra característica da MINI, é contornado por um anel de LEDs que exibem luzes de acordo com as situações de condução. Estes recursos fazem parte do pacote MINI Excitement, que também inclui luz ambiente em LED e a projeção luminosa do logotipo da MINI a partir do espelho retrovisor externo do lado do motorista e que surge ao travar ou destrancar as portas.

Lançamento com quatro motores
O novo MINI Countryman estreia com uma gama de motores a combustão concebida recentemente e formada por duas opções; ambos dotados de tecnologia MINI TwinPower Turbo. São eles, um três cilindros, a gasolina, e 1.499 cc, com potência de 136 cavalos e torque de 220 Nm; e um de quatro cilindros, também a gasolina, e 1.998 cc, com potência 192 cv e torque de 280 Nm. A gama do novo MINI Countryman agrega também a inédita versão híbrida MINI Cooper S E Countryman ALL4, equipado com motor a gasolina de três cilindros e 1.499 cc, com potência de 136 cv, acoplado a um motor elétrico, com 88 cv, totalizando 224 cv e 385 Nm de torque.
O MINI Cooper Countryman conta com uma transmissão automática Steptronic, de seis velocidades. O novo MINI Cooper S Countryman, por sua vez, dispõe ainda de uma caixa Steptronic de oito marchas.
A mais recente geração de motores e transmissões proporciona ao novo MINI Countryman um aprimoramento explícito no comportamento, bem como melhorias consideráveis em termos de condução e números de desempenho. O MINI Cooper S Countryman ALL4, equipado com câmbio Steptronic de oito marchas, é capaz de acelerar de 0 (zero) a 100 km/h em 7,2 segundos, ou 0,9 s mais rápido que o modelo anterior. Apesar da evolução significativa, não apenas na tocada esportiva, mas também no espaço, conforto e na oferta de acessórios, praticamente todas as versões do motor demonstram uma eficiência maior de consumo de combustível em comparação a seu respectivo antecessor.

Novo sistema de tração ALL4: rápido e preciso, compacto e eficiente
A mais recente versão do sistema de tração nas quatro rodas ALL4, também contribui para o novo MINI Countryman atingir níveis extraordinários de eficiência. Ele não só reage com rapidez e precisão em situações de dirigibilidade, que mudam a todo o momento, como também é compacto e oferece alto nível de rendimento interno. Ele é composto por uma unidade de tomada de força integrada ao diferencial dianteiro, uma árvore de transmissão direcionada ao eixo traseiro e uma embreagem Hang-On, capaz de enviar a dose exata de tração para as rodas traseiras. O controle eletrônico do sistema está conectado ao Controle Eletrônico de Estabilidade (DSC), que detecta a necessidade de demanda de distribuição de força desde o início. Assim, a tração ALL4 é capaz de otimizar a tração e a estabilidade em condições adversas e sobre qualquer tipo de superfície assim como agilidade em tomadas dinâmicas de curva.

Diversão na medida: controle eletrônico dos amortecedores e MINI Driving Modes
A estrutura de alta tecnologia do conjunto da suspensão do novo MINI Countryman combina o consagrado princípio composto por um eixo dianteiro com amortecedor helicoidal e eixo multilink traseiro, com um tipo de estrutura otimizada de acordo com sua rigidez e peso, além de uma adaptação específica para este modelo capaz de oferecer o máximo de agilidade e dirigibilidade precisa. Além disso, a direção eletromecânica, com função Servotronic, atuam em conjunto com um sistema de freios potente e o controle de estabilidade DSC. O pacote de itens de série do modelo inclui rodas de liga leve de 17 aa 19 polegadas.
Algumas versões do novo MINI Countryman também contarão com controle de amortecimento eletrônico que pode ser acionado por meio do MINI Driving Modes. Um botão giratório, posicionado próximo da alavanca de câmbio, permite selecionar três modos de condução - MID, SPORT e GREEN - que alteram na característica de condução, a rigidez do pedal do acelerador e da suspensão e o som característico do motor, além da maneira como são feitas as trocas de marcha do câmbio Steptronic.


Estreia: Instrumento central com tela sensível ao toque
Entre os equipamentos de série do novo MINI Countryman está o rádio MINI Visual Boost, que vem com tela colorida de 6,5 polegadas. O MINI Countryman pode ainda contar com o pacote Wired, que inclui sistema de navegação Professional com Touch Controller no console central, sistema de alto-falantes de alta fidelidade Harman Kardon, e tela colorida de 8,8 polegadas, sensível ao toque.

Diversão em terrenos difíceis: temporizados MINI Country
Juntamente com o pacote Wired e o sistema de navegação Professional MINI é possível utilizar outra função desenvolvida exclusivamente para o MINI Countryman, que destaca o perfil diversificado do novo modelo e de uma forma tão inovadora quanto divertida. O temporizador MINI Country registra a qualidade do piso nas ruas e estradas, assim como a inclinação de pistas íngremes, sem pavimento ou cobertas de neve. O tipo e extensão dos desafios são gravados e exibidos em gráficos na tela do instrumento central, ao mesmo tempo em que o veículo adentra em um piso irregular. "O motorista pode, em seguida, identificar no monitor de bordo quanto tempo ele dirigiu por estes trechos e com qual intensidade", explica Julius Schluppkotten.

Novidades de MINI Connected: assistente de mobilidade pessoal e MINI Find Mate também virão ao Brasil
A conectividade também entra em uma nova dimensão com o lançamento do novo MINI Countryman. O MINI Connected vai além das funções padrão de infotainment no carro para se tornar um assistente de mobilidade pessoal, como parte de um conceito holístico que fornece suporte para mobilidade individual também fora do veículo. Baseado em uma plataforma flexível, uma nuvem aberta de mobilidade, o MINI Connected integra o veículo com a vida digital do motorista via gadgets como o Apple iPhone e o Apple Watch.
No coração desta conectividade do novo MINI Countryman está o MINI Connected, o assistente de mobilidade pessoal disponível para os motoristas MINI com serviços inovadores. O conceito é simples e focado para melhorar a vida dos motoristas, planejando uma chegada sem estresse nos diferentes destinos. E a mobilidade não começa no carro: o MINI Connected informa o motorista o tempo de partida baseado nas entradas do calendário e nas informações de trânsito em tempo real.
Os dados de endereço e agenda previamente salvos pelo motorista em seu smartphone via MINI Connected são automaticamente transferidos ao MINI, sem necessidade de uma nova digitação no sistema de navegação. O MINI Connected pode também salvar lugares visitados com frequência como destinos favoritos e detecta as vias de deslocamento rotineiros, como o deslocamento diário de caso para o trabalho – a fim de informar o motorista no caso de eventos inesperados no trânsito que possam impactar o seu deslocamento.
Outra novidade é o MINI Find Mate, parte de um pacote sem fio que consiste em tags com função de acompanhamento wireless para objetos frequentemente usados como malas, cases, chaveiros e outros. O MINI Find Mate consegue encontrar a localização dos utensílios conectados ao Sistema para assegurar que o motorista não os esqueça. Este serviço de localização não é feito apenas no computador de bordo do MINI Countryman, mas também no smartphone.  Um sinal acústico pode ser ativado no veículo ou no smartphone, via conexão Bluetooth, ajudando o motorista a encontrar o objeto desejado. Se o objeto estiver fora do alcance do Bluetooth, o motorista será levado ao lugar onde a conexão foi detectada pela última vez.