O Natal estĂ¡ chegando e Ă© uma Ă©poca cheia de celebrações e festanças deliciosas!

Texto e fotos: Global Vision Access

NĂ£o sĂ£o apenas as pessoas que se preparam para a data, os destinos turĂ­sticos tambĂ©m capricham nas decorações e experiĂªncias para tornar este momento ainda mais mĂ¡gico. Veja como alguns locais estĂ£o se preparando para receber os visitantes em Ă©pocas natalinas:


MĂ´naco
Com uma decoraĂ§Ă£o de Natal impecĂ¡vel no mĂªs de dezembro, a praça em frente ao famoso Cassino de Monte-Carlo se transforma e ganha muitas novas cores e luzes. Uma vila de natal tambĂ©m Ă© montada no porto, com ringue de patinaĂ§Ă£o, desfiles e um mercado com artesanato local. Os hotĂ©is do paĂ­s preparam pacotes especiais para a data. O icĂ´nico cinco estrelas Hermitage Monte-Carlo, por exemplo, oferece um Natal em famĂ­lia, com direito a presentes e Ă¡rvore de Natal no quarto das crianças, chĂ¡ da tarde e workshops criativos no dia 24 de dezembro e a ceia na sala Belle Époque. Mais informações no site.


Barbados
O Natal Ă© uma das Ă©pocas favoritas dos bajans, como sĂ£o popularmente chamados os locais da ilha. É um Ă³timo momento para uma viagem, jĂ¡ que muitas casas estĂ£o decoradas para as festas e a capital, Bridgetown, fica iluminada em tons de verde e vermelho. Eles tambĂ©m possuem suas prĂ³prias tradições, sejam quitutes, atividades, decoraĂ§Ă£o ou mĂºsicas. Todo mesa tĂ­pica de Natal barbadiana contĂ©m o “Great Cake”, bolo feito de diversas frutas secas, especiarias e bebidas, como o rum e vinho do porto; o “Jug Jug”, um prato salgado de influĂªncia escocesa, feito de ervilhas verdes, farinha de milho, ervas e carne salgada; e presunto cozido com cravo e regado com molho. Uma boa pedida para quem visita a ilha nesta Ă©poca Ă© se hospedar em villas, mansões com vĂ¡rios quartos onde cabe a famĂ­lia toda e garante diversĂ£o e privacidade nas festas de fim de ano.


Noruega
O Natal Ă© chamado “jul” na Noruega. Os preparativos para as celebrações começam bem no inĂ­cio de dezembro, com os biscoitos natalinos sendo assados nos fornos, com a compra de presentes e a limpeza das casas e apartamentos. Uma variedade de concertos de Natal sĂ£o organizados em igrejas e centros de espetĂ¡culos por todo o paĂ­s.  As celebrações de Santa LĂºcia, no dia 13 de dezembro tem destaque entre as crianças nas escolas e jardins de infĂ¢ncia. NĂ£o Ă© preciso dizer que o dia mais especial Ă© a Noite de Natal (24 de dezembro), quando as famĂ­lias organizam grandes jantares. No cardĂ¡pio predominam especialidades locais como "ribbe" (costelas de porco) or "pinnekjøtt" (costelas de carneiro) ou, em algumas partes da Noruega; bacalhau. Muitos restaurantes tambĂ©m oferecem estes pratos nas semanas que antecedem o Natal. Se vocĂª quer experimentar os biscoitos natalinos da Noruega, vocĂª poderĂ¡ procurar por "goro", "krumkaker" ou "berlinekrans" nas padarias e supermercados.


Seychelles
Natal em Seychelles significa passar um delicioso perĂ­odo com toda a famĂ­lia, em praias paradisĂ­acas e com banquetes deliciosos. O espĂ­rito natalino toma conta do arquipĂ©lago e as decorações das lojas, casas e ruas começam a surgir, cheios de luzes e artesanatos locais. AlĂ©m da atmosfera mĂ¡gica que as festas de fim de ano proporcionam, o Natal vai ter um pano de fundo ainda mais especial em Seychelles e todos podem ter diversas experiĂªncias na viagem, como snorkelling em Ă¡guas cristalinas, trilhas na natureza preservada e passeios de barcos a vĂ¡rias ilhas do arquipĂ©lago.